Dilma diz que Exército pode agir em manifestações durante a Copa do Mundo

4

Dilma-AFP

Presidente também defendeu mudanças na legislação para coibir atos de violência durante manifestações no país

ClippingA presidente Dilma Rousseff disse na manhã de hoje que, quando necessário, o governo usará as Forças Armadas para coibir atos de violência durante a Copa do Mundo. Em entrevista a rádios de Alagoas, ela afirmou que o governo planejou medidas para reforçar, em sintonia com os Estados, a segurança nas 12 cidades-sede durante o evento esportivo, que começa em junho. “A Polícia Federal, a Força Nacional de Segurança, a Polícia Rodoviária Federal, todos os órgãos do governo federal estão prontos e orientados para agir dentro de suas competências e, se e quando for necessário, nós mobilizaremos também as Forças Armadas”, disse.

A declaração da presidente foi dada após um dos jornalistas ter perguntado sobre atos de vandalismo em protestos espalhados pelo país. Dilma afirmou ainda que os investimentos em segurança durante a Copa somam R$ 1,9 bilhão, em ações como a estruturação de sistemas de comando e controle dos órgãos de segurança pública. “Nós vamos estar muito bem preparados para garantir a segurança de todos os torcedores, dos turistas, das seleções, dos chefes de Estados que vão nos visitar, e eu tenho certeza de que vamos fazer a Copa das Copas”, afirmou.

A presidente também defendeu mudanças na legislação para coibir atos de violência durante manifestações no país. Como a Folha de S.Paulo divulgou semana passada, o governo prepara um projeto sobre o assunto. O governo teme que protestos contra a realização da Copa voltem se espalhar pelo país durante o evento. “É preciso reformar a lei e aplicar a Constituição. A Constituição garante a liberdade de manifestação, a liberdade de manifestação do pensamento, mas ela veda o anonimato. Então nós estamos trabalhando numa legislação para coibir toda forma de violência nas manifestações”, afirmou Dilma na entrevista.

Protocolo com as PMs Segundo Dilma, o governo está atuando em conjunto com secretários de Segurança Pública e comandantes da Polícia Militar em todo o país em busca de um protocolo comum de atuação durante manifestações. “Nossa meta é que o Brasil disponha de um regramento unificado, que defina melhor o uso proporcional da força por parte da polícia”, disse a presidente.

Às rádios de Alagoas ela também repudiou atos de vandalismo e disse que “pessoas que escondem o rosto para se manifestar não são democratas”, numa alusão aos “black-blocs”, que pregam a destruição de patrimônio público e privado como forma de protesto.

FONTE: correio24horas.com.br / Folhapress

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Ora, ora, suprema ironia, vejam só quem se escondendo atras do EB.

Agora o exército serve né?

Se tem medo é porque devem. Querem abafar a voz do povo e logo aqueles que se diziam “seus porta-vozes autorizados”.

Incoerência e vergonha.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

Estimado Colombelli Concordo 1000% e acrescento: 1.- Caso o AC entre nessa, será uma burrice gigante; 2.- Aquartelados em policiamento ? 3.- Controle de distúrbios faz parte do treinamento de parte das FA’s, mas vejamos: O pessoal de farda recebendo essa ampla agressão que tem acontecido e divulgada, com cobertura da imprensa achando que eles tem que reagir com flores, fazer o quê ? 4.- Cadê os “trocentos” mil homens da FNS ? 5.- Em todos os dias de jogos será feriado na cidade receptora, portanto a disponibilidade do Pol preventivo, ostensivo e do choque será muito maior. 6.- E… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
10 anos atrás

Acrescentando: 5.- Disponibilidade e cobertura física, geográfica e periférica ao evento. Tem que ser muito burro para entrar numa fria dessa. Tô imaginando um 1º Sgt bem “madurão” com um Ten e o pelotão de choque na situação descrita no item 3 no post acima, as artérias de calibre grosso com uma polegada espessa, o coração a 150/160, essa Maria Antonieta Tia Vanda não sabe o que é isso. Olha só a cara de monitora da FEBEM dela, dá licença ! O Japa tá fora, tenho certeza. O de fala pastosa e olhos vermelhos de sangue nuclear vai manchar o… Read more »

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Se os que escondem o rosto em manifestações não são democratas, o que são os que, na clandestinidade, praticaram mais de 700 homicídios, assaltos e sequestros? É muita cara de pau. Conheço razoavelmente bem a legislação e ja fiz treinamentos bem realistas de CDC. Com base nesta experiência, afirmo que não há nada na legislação que possa ser mexido para melhorar a ação da polícia. Já há lei para regular tudo isso, e bem completa, e não é com lei que se coibirá a violência, pois legislação não poderá acrescer nada mais de útil. O que falta é recursos humanos… Read more »