Situação das Forças Armadas será discutida em Comissão Geral

13

op guarani 1 - foto EB

Brasília – A situação das Forças Armadas será tema de uma Comissão Geral a ser realizada nesta terça-feira, 11, a partir das 10h, no Plenário da Câmara dos Deputados. O objetivo é fortalecer as Forças por meio dos programas de reequipamento e modernização.

Participarão do evento, o Secretário-Geral do ministério da Defesa, Ari Matos Cardoso, representando o ministro da Defesa, Celso Amorim; o chefe do Escritório de Projetos do Estado-Maior do Exército, general Luiz Felipe Luiz Linhares Gomes, representando o general Enzo Martins Pieri, Comandante do Exército; o chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Carlos Augusto de Sousa, representando o almirante Julio Soares de Moura Neto, Comandante da Marinha; o chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, brigadeiro Hudson Costa Potiguara, representando o brigadeiro Juniti Saito, Comandante da Aeronáutica; e o ex-presidente da Frente Parlamentar da Defesa Nacional, ex-ministro e ex-deputado federal Raul Jungmann.

Na avaliação dos deputados, o tema Defesa extrapola a questão militar e não pode ser separado do processo de desenvolvimento econômico e social do país.

Os deputados entendem que a estratégia de Defesa do país é determinante para a implementação de outras políticas públicas, como a de desenvolvimento industrial e tecnológico, de combate ao tráfico de armas e drogas, e de melhoria das condições de vida dos brasileiros que moram em regiões de fronteira.

Além disso, o fortalecimento das Forças Armadas vem sendo discutido nas comissões técnicas da Câmara, principalmente na de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, no entanto, faz-se necessário um debate amplo no Plenário, com participação de especialistas e dos setores interessados no tema.

FONTE: Inforel.org

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
mbalbi69
mbalbi69
10 anos atrás

Aguardo, ansioso, o resultado. Quais as respostas e providências que os senhores parlamentares irão implementar para a garantia de continuidade dos projetos das Forças.

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Reparar a camuflagem de riscos retos ( coisa de tropa bem amadora e pouco adestrada). Padrãozinho xexelento. Ainda, a pobreza do equipamento individual. Isso que era pra ir para o exterior.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
10 anos atrás

Colombelli depois das suas aulas sobre camuflagem, sempre acabo reparando nisso nas matérias do ForTe.

E o que, de tão ruim, acaba sendo engraçado, é que há vários padrões de camuflagem usados pelos soldados, como se cada um escolhesse o que acha melhor.

Vader
10 anos atrás

Isso não é camuflagem, e “pintura de guerra” hehehe…

Aliás, combina com o uniforme Made in China…

🙂

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Aliás quero destacar que este pessoal é do RC Mec de São Borja, e nem tem o para-fal de arma orgânica. Usam o modelo convencional. Isso foi montado para ir pagar embuste na Argentina ano passado em um exercício conjunto.

O desajuste dos suspensórios também releva que são novos, pegos exclusivamente para o exercício.

Vader
10 anos atrás

No tópico, não deixa de ser ridículo fazer reuniões como essas logo após o Min da Fazenda PeTralha anunciar monumentais e históricos cortes no orçamento da Defesa, cortes estes que, entre outros, mandarão a modernização do AMX, do Guarani e do Astros 2020 para o quinto dos infernos, junto com as empresas responsáveis. Tudo isso com a complacência flácida de um Congresso vendido e que está cag. e andando pras m. que a PeTralha faz com o Orçamento da União, peça ficcional que ele, Congresso, aprova todo ano para que o PT faça com ele de gato e sapato; letra… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
10 anos atrás

O Guarani e o Astros 2020 não estariam com seus orçamentos garantido pelo PAC?

Mayuan
Mayuan
10 anos atrás

Pois é meus caros, que diferença do equipamento desses para o do que está na foto ilustrando a proteção do EB a Itaipu. Será que pelo menos esses serão equipados naquele padrão ou é só coisa de foto?

Falando sério, já vi uma penca de jogador de Airsoft melhor equipado que infante brasileiro.

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Mayuan As fotos é so embuste. Pasme, em regra o soldado brasileiro tem um cantil e um porta carregador de fuzil. Nem a dotação de munição diária dá pra levar com isso. E repito, estes da foto ainda estão cheios de embuste porque iam pra Argentina. Fizeram um rapa de equipamentos em várias unidades pra mobiliar este pessoal. Notem que na hora de fazer alarido, alardear programas, angariar dividendos eleitorais, o governo é o primeiro a fazer estardalhaço. Depois, passado algum tempo,na surdina, na calada da noite, vem os cortes, sempre o mais escondido possível. E tinha colegas por aqui,… Read more »

Vader
10 anos atrás

Rafael Oliveira
11 de março de 2014 at 19:18 #
O Guarani e o Astros 2020 não estariam com seus orçamentos garantido pelo PAC?

😉

http://www.aereo.jor.br/2014/03/11/modernizacao-do-amx-atrasa-e-outros-programas-tambem-podem-ser-afetados/

Antonio M
Antonio M
10 anos atrás

Com certeza esse e outros projetos, obras serão garantidos pelo PAC = Póstuma Armadilha Contábil …….

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
10 anos atrás

Antonio M, acho que Próxima Armadilha Contábil ficaria melhor rsrs.

Vader, vamos ver se o senhor Fontes tem razão quanto a esses dois projetos e o KC-390.

Mayuan
Mayuan
10 anos atrás

Também tenho nojo deles mas não nutro sentimentos muito melhores pelos oficiais que se prestam a montar essas farsas pra tapar o sol com a peneira. Concordo que seguem ordens, tem família pra sustentar e coisas assim mas porque não divulgam as coisas na surdina? Tá certo que boa parte da sociedade não está nem aí pra essas coisas mas tudo é questão de como se colocam os fatos. O pessoal da FAB começou a dedurar a farra do uso indevido do GTE. Não tá na hora do pessoal do EB se articular também?