Ação da Rússia na Crimeia é ‘uma usurpação territorial’, diz Joe Biden

0

joebiden
ClippingO vice-presidente norte-americano, Joe Biden, acusou hoje a Rússia de uma “flagrante violação da lei internacional” na Crimeia, afirmando ainda que a ação de Moscou naquela península “não é mais do que uma usurpação territorial”.

“A Rússia arranjou um conjunto de argumentos para justificar o que não é mais do que uma usurpação territorial”, disse Biden, numa intervenção na Varsóvia, Polônia, após o Kremlin ter anunciado a integração da República da Crimeia na Federação Russa.

Na mesma declaração, Biden afirmou que Moscou fez uma “incursão militar descarada”, “impulsionou as tensões étnicas” no território ucraniano e está fazendo  “um assalto contínuo à soberania da Ucrânia”.

O vice-presidente norte-americano advertiu que se Moscou “continuar por este caminho” irá enfrentar novas sanções.

“O isolamento político e econômico da Rússia só pode aumentar se continuar por este caminho, e a Rússia irá assistir, de fato, a novas sanções por parte dos Estados Unidos e da União Europeia (UE)”, acrescentou.

O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou hoje um tratado bilateral de união com o primeiro-ministro da Crimeia, Sergui Aksionov, e outros dirigentes da península, na presença dos membros das duas câmaras do parlamento russo, dos governadores e dos membros do governo russo.

A cerimônia, transmitida pela televisão estatal, seguiu-se ao discurso de Putin sobre a Crimeia, no qual o presidente russo propôs ao Parlamento uma lei para integrar a Crimeia e a cidade de Sebastopol, base da Frota russa do Mar Negro, na Federação Russa.

FONTE: Diário Digital

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments