sábado, setembro 25, 2021

Saab RBS 70NG

Rússia acusa EUA e UE de tentarem fomentar uma revolução na Ucrânia

Destaques

Russian Foreign Minister Sergei Lavrov s

ClippingA Rússia acusou nesta quinta-feira (24) Estados Unidos e União Europeia pelo que considera a tentativa de provocar uma revolução na Ucrânia e de utilizar Kiev como “um peão no jogo geopolítico” contra Moscou.

“Na Ucrânia, Estados Unidos e União Europeia tentara, realizar uma nova ‘revolução colorida’, uma operação de mudança de regime contrária à Constituição”, disse o ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.

A Rússia chama de “revolução colorida” as mudanças de poder como a “revolução laranja” de 2004 na Ucrânia ou a “revolução rosa” um ano antes na Geórgia. Moscou sempre acusou os países ocidentais de terem provocado as revoltas nas duas ex-repúblicas soviéticas. “Além disso, poucos analistas sérios duvidam de que não se trata do destino da Ucrânia. Simplesmente utilizaram e continuam utilizando a Ucrânia como um peão no jogo geopolítico”, completou Lavrov.

“Nossos sócios ocidentais, sobretudo Estados Unidos, tentam comportar-se como vencedores da Guerra Fria e agir como se fosse possível não levar a Rússia em consideração nos assuntos europeus e fazer coisas que prejudicam diretamente os interesses da Rússia”, afirmou.

Segundo o chanceler, “trata-se de continuar com a política de contenção de nosso país, a qual, no fundo, o Ocidente nunca renunciou”, disse, utilizando um termo da época da Guerra Fria. “Basta recordar a propaganda histérica contra a Rússia difundida por Estados Unidos e Europa bem antes dos acontecimentos na Ucrânia, a vontade de prejudicar por todos os meios os Jogos Olímpicos de Sochi”, destacou.

Ativistas pró-Rússia pedem um referendo separatista no leste da Ucrânia, seguindo o exemplo da península da Crimeia, anexada recentemente à Rússia após uma consulta popular que não foi reconhecida por Kiev nem pelos países ocidentais. Washington acusa Moscou de estar por trás dos distúrbios no leste da Ucrânia.

FONTE: G1

- Advertisement -

2 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Soldat
Soldat
7 anos atrás

Os Russo estão certo quem ta fomentando toda essa bagunça sãos os Âmis e suas colonias da UE.

Uitinã
Uitinã
7 anos atrás

Uma coisa e bem certa essa tentativa de tentar isolar a Russia vai dar muita M””, vão cutucar o urso com a vara curta, e o Urso vai dar seu famoso abraço de Urso.

Últimas Notícias

Exército Brasileiro testa variante de engenharia do Guarani

Capacidade deve ser implementada em todas as brigadas mecanizadas Os primeiros testes de campo foram iniciados no Arsenal de Guerra...
- Advertisement -
- Advertisement -