Oito novos blindados devem reforçar a pacificação nas favelas do Rio

0

blindados-1

Veículos, de fabricação sul-africana, foram inspecionados pelo Exército. Carros têm recurso de desobstrução de vias, blindagem e visão noturna.

ClippingOito novos veículos táticos blindados da Polícia Civil e da PM devem entrar em operação no estado do Rio nos próximos dias. Os carros, que servirão para auxiliar os agentes durante ações policiais, foram inspecionados pelo Exército Brasileiro e pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) nesta terça-feira (24). Os equipamentos chegaram à cidade no sábado (21) e, segundo nota do governo do estado, devem ajudar a consolidar a política de pacificação nas favelas.

Ainda segundo o governo do Rio, a frota foi fabricada por uma empresa sul-africana, vencedora de um pregão internacional. Os veículos serão usados para reequipar três unidades especializadas das polícias Civil e Militar e, segundo o major Maurílio Nunes, do Bope, uma nova revisão deve ser feita pelo fabricante antes que os carros circulem nas ruas.

Do total da frota, quatro veículos serão destinados ao Bope, dois ao BPChoque (Batalhão de Choque) e dois à Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), da Polícia Civil. O governo do estado diz que os novos carros vão modernizar a segunda geração de blindados das polícias fluminenses, que atualmente contam com seis veículos.

Esses blindados têm capacidade para transportar até 13 policiais. Eles são equipados com sistema de freios ABS, tração nas quatro rodas, ar-condicionado e sistema de detecção e supressão de incêndio no motor.

Ainda segundo as autoridades, a segurança dos policiais também foi reforçada pelo sistema de blindagem, que garante cobertura a toda a tripulação. Outro ponto de destaque é o mecanismo de desobstrução de vias.

Um sistema de câmeras com visão noturna, formado por duas máquinas que funcionam em baixa luminosidade, facilita a visualização externa da tripulação. O recurso pode ajudar o acompanhamento da movimentação ao redor do blindado, por uma tela instalada no veículo.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments