Putin nega que Rússia vá reabrir posto de espionagem em Cuba

2

base-sovietica-lourdes-en-cuba-1_590x3951

ClippingO presidente russo, Vladimir Putin, negou nesta quinta-feira notícias de que a Rússia planeje reabrir uma base da era soviética em Cuba, de onde espionava os Estados Unidos nos tempos da União Soviética. Uma fonte do setor de segurança da Rússia tinha dito na quarta-feira que a Rússia havia chegado a um acordo provisório com Cuba para reabrir o posto de escuta de Lourdes, que Putin fechou em 2001. A fonte repetiu o conteúdo de uma notícia publicada inicialmente pelo diário russo Kommersant.

Mas em declarações em Brasília, depois de tomar parte na cúpula das grandes economias emergentes (Brics), última parada de um giro latino-americano, Putin negou a informação e afirmou que a Rússia não tem planos de retomar a atividade na instalação de inteligência de Lourdes. “A Rússia é capaz de cumprir suas tarefas em capacidade de defesa sem esse componente (Lourdes)”, disse ele em comentários divulgados pela agência russa Itar-Tass.

A notícia sobre a reabertura do posto havia surgido cinco dias depois de Putin visitar Havana e num momento em que as relações entre a Rússia e os Estados Unidos haviam chegado a seu ponto mais delicado desde o fim da Guerra Fria, por causa da crise na Ucrânia. A base de Lourdes, situada a 250 quilômetros da costa norte-americana, foi estabelecida em 1964, depois da crise dos mísseis em Cuba. Ela monitorava comunicações por satélite e sinais de e para submarinos e navios.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Soldat
Soldat
9 anos atrás

Bom antigamente quando era anti-Âmis..mim com certeza iria fazer festa rsrs…

Mas com o tempo noisss latinos americanos vamos aprendendo nos blogs e sites da vida que o Comunismo só está dormindo na Russia.

Então é bom o urso nem pensar em pisar em Cuba.

Usa..Usa…Usa…..

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
9 anos atrás

USA USA USA USA

Ah tá que o Tio Sam vai ficar assistindo …..

É mais fácil o Air Force One cair em cima da minha casa e eu estou a 400 km da Capital SP região de S.J. Rio Prêto/SP