Exército remodela centro de inteligência para monitorar movimentos sociais

8

exercito

Leandro Mazzini

ClippingPor ordem do Alto Comando, o Centro de Informações do Exército (CIE) vai se reestruturar por completo. Já começou a reforçar as áreas de inteligência e de contra-inteligência e, o mais relevante, volta a ter papel a área de operações. O alvo prioritário do novo CIE são os monitoramentos de movimentos sociais em ebulição nas ruas.

Outra decisão do Alto Comando é que haverá também investimento em tecnologia no Centro de Guerra Cibernética, cuja sede é em Sobradinho (DF), diante da ameaça de terrorismo virtual na conjuntura atual.

A readequação era planejada há anos e surge na esteira da convulsão de atuações de black-blocs, sem-teto e sem-terra com atividades similares a guerrilhas urbanas e rurais, diante de provas de ligações destes grupos com organizações criminosas das grandes capitais.

Antigos oficiais de inteligência e de operações especiais, hoje na reserva, estão sendo convocados para treinar nos novos quadros do CIE.

CLIPPING

Há mais de 20 anos, segundo fontes, a atuação do CIE vinha se limitando a clippagem de notícias e investigações internas do Exército. Durante a ditadura militar, o CIE tinha total autonomia operacional na caçada aos adversários políticos do regime, formando uma espécie de governo paralelo.

DETALHES, NÃO

A assessoria do Exército confirma a reestruturação do Centro de Informações, mas, por motivos óbvios, não informa detalhes nem de como vai atuar daqui para a frente.

FONTE: Blog Coluna Esplanada

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
eparro
eparro
9 anos atrás

Antes tarde do que nunca! Mais de vinte anos fazendo “clipping”! A meu ver beira a inconsequência e parece um tremendo descaso com a segurança nacional. “Braço forte, mão amiga”, de quem?

Pangloss
Pangloss
9 anos atrás

Resta saber qual vai ser o uso desse monitoramento.

Vão infiltrar black blocs sabotadores, para colocar a população contra reivindicações que surgiram espontaneamente e descambaram para a violência depois do surgimento desses pangarés?

eparro
eparro
9 anos atrás

Pangloss 31 de julho de 2014 at 12:51 #

A meu ver, “…infiltrar black blocs sabotadores…” isso é caso de polícia. São as polícias Civil e Militar que precisam atuar nisso aí. Acredito que o CIE deva monitorar sim, para conhecimento, mas como auxílio às polícias.

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Em outros épocas quando se fazia isso eles os dos partidos que estão no poder tachavam de arbitrariedade, autoritarismo, antidemocracia. Na época eles manipulavam os movimentos sociais como MST em favor de suas pretensões.

Agora que estão no pode fazem a mesma coisa que criticavam. Mais uma dentre suas muitas incoerências. Dois pesos e duas medidas.

aldoghisolfi
aldoghisolfi
9 anos atrás

Em termos de guerra assimétrica e guerrilha urbana é válido. Não pode existir é falso moralismo, no sentido de cobrar e não permitir o uso das ferramentas de pagamento.

Blind Man's Bluff
Blind Man's Bluff
9 anos atrás

O ParTido preparando suas defesas contra seu próprio povo. Bela democracia, ao estilo CUbano.

Uma pena que o EB esteja fielmente envolvido.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
9 anos atrás

Caros

Colombelli
31 de julho de 2014 at 16:48 #

Blind Man’s Bluff
31 de julho de 2014 at 18:37 #

Concordo 100% com os colegas e acrescento:

Cambada de FD_____________________________________________________________________________Auto Editado.

“O poder sem moral transforma-se em tirania.”

Jaime Balmes

Rafael Bastos
Rafael Bastos
9 anos atrás

Neste mesmo endereço a muito tempo atrás quando se noticiou que a ABIN estava monitorando os ditos movimentos sociais muitos afirmaram que isso era perca de tempo e que a agencia deveria se preocupar com coisas mais relevantes. Bom, me parece agora que as opiniões estão mudando um pouco, inclusive a minha. Na verdade eu acho que hoje o maior inimigo do Brasil é interno: e é ele o PT e suas milicias chamadas de “movimentos sociais” e bem por isso agora creio que sim, eles devem ter toda a atenção. Mas Bluff o que lhe faz crer que as… Read more »