Exercício com tanques Leopard do 1º Regimento de Carros de Combate

4
Leopards 1A5

Leopards 1A5 - 2

Santa Maria (RS) – No final do mês julho, o 1º Regimento de Carros de Combate realizou o exercício de tiro com as suas VBC Leopard 1A5, concluindo o Curso de Formação de Cabos atiradores dos Carros de Combate. A atividade foi realizada no polígono de tiro do 4º RCC, no Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul (RS), com a realização de diversas séries de tiro, em distâncias variáveis, com a VBC parada, em movimento com a torre estabilizada e com o alvo e a VBC em movimento simultaneamente. As guarnições das VBC do 1º RCC obtiveram um excelente resultado, sendo que o percentual de acerto dos atiradores (Cabos e Soldados) foi de 90% da quantidade total dos tiros realizados.

Leopards 1A5 do EB

FONTE: EB

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
wwolf22
wwolf22
9 anos atrás

quantas viaturas blindadas o EB deve ter fora de serviço ?!?!
o EB poderia transforma-los em veículos remotamente pilotados para o treinamento dos Leopard… nada como disparar em veículos blindados em movimento, fazendo que o treinamento seja quase real… ao invés de disparar em alvos de “papel”…

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Wwolf, palavra de atirador: o material não faz muita diferença. Um alvo é so um alvo.

Mas respondendo a tua pergunta, do lote inicial de 128 Leopards e 92 M60, há em operação 39 leopards e 26 M-60, os demais estão inativos.

Seria enorme desperdício usá-los como alvos.

Fora estes, há os M-41. Como não temos carros de primeira em reserve, estes veiculos devem ser considerados como tal, e dai resulta a inviabilidade de usá-los.

aldoghisolfi
aldoghisolfi
9 anos atrás

Colombelli, boa tarde!

Qual a causa deste alto número de inatividade destes blindados?

Colombelli
Colombelli
9 anos atrás

Aldo, na verdade não se trata propriamente de inatividade, mas sim do de que o EB, tendo adotado o Leopard 1A5, atirou os demais carros “para as cobras”. Assim, os M60 foram mantidos operativos á razão de 2 esquadrões no 20 RBC, estando esta unidade com dotação completa de carros. Ja os demais 03 RCB estão operando cada um um esquadrão de carros Leopard 1A1, estando portanto, com metade da dotação. Uma padronização dos carros nos RCB, para ficarem RCC e RCB operando todos o mesmo carro, exigiria a aquisição de 104 Leopards !A5, o que somente seria possivel hoje… Read more »