III Mostra BID Brasil - Abertura

Luiz Medeiros – Enviado Especial para Forças de Defesa

Foi aberta ontem (02.09.2014) a III Mostra BID Brasil no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília – DF. O evento este ano mudou de localidade, saindo da Base Aérea de Brasília onde ocorreu nos dois anos anteriores e movendo-se para um ponto central da Capital Federal.

A cerimônia formal de abertura contou com a execução do hino nacional por uma banda marcial do Exército Brasileiro e a presença de militares brasileiros e estrangeiros, imprensa, empresários, autoridades, parlamentares e compondo a mesa para apresentação estavam:

  • Ministro de Estado da Defesa – Celso Amorim
  • Secretário de Produtos de Defesa – Murilo Barbosa
  • Diretor de Negócios da APEX – José Ricardo Santana
  • Secretário de segurança Pública do DF – Paulo Roberto Batista de Oliveira
  • Comandantes das três Forças – Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, Tenente Brigadeiro do Ar Juiniti Saito, General de Exército Enzo Peri
  • Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – José Elito Carvalho Siqueira
  • General De Nardi – Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA)
  • Presidente da Abimde – Sami Youssef Hassuani

IMG_8541

Durante a cerimônia de abertura tivemos breves apresentações do Diretor de Negócios da APEX – José Ricardo Santana, do Presidente da Abimde – Sami Youssef Hassuani e do Ministro de Estado da Defesa – Celso Amorim, onde ambos reforçaram a importância do evento para demonstrar o potencial da indústria nacional.

O Diretor de Negócios da APEX – José Ricardo Santana, marcou o crescimento do evento e sua mudança de local como demonstração clara que a III Mostra BID Brasil contando com mais de 70 empresas expositoras, e fez o paralelo de como a ideia foi iniciada pela APEX, passando por uma evolução drásticas nos últimos 2 anos na Base Aérea de Brasília e culminando no evento deste ano.

Nas palavras de Sami Hassuani, presidente da Abimde, foi reforçada a importância do evento como forma de exposição da indústria nacional para os clientes estrangeiros. Reforçou a importância das delegações estrangeiras sejam de países vizinhos ou de outros continentes e por fim agradeceu a presença de todos e da imprensa que sempre esteve ao lado da indústria nacional.

O Ministro Celso Amorim de forma similar à abertura do evento no ano passado reforçou a importância da indústria de Defesa para o País. O Ministro afirmou que apesar das empresas estratégicas de defesa serem nacionais nós estamos abertos à receber as empresas estrangeiras que queiram produzir no Brasil, gerando empregos e trazendo conhecimento. Celso Amorim reforçou ainda que apesar das adversidades o segmento cresce no país e os importantes programas de defesa nacional envolvem a indústria nacional e frisou o importante passo dado com a decisão do F-X2 em favor do Gripen.

IMG_8518

Após o “corte da fita” o Ministro da Defesa e os Comandantes das Forças participaram da cerimônia formal de entrega do primeiro lote do Transceptor Portátil Pessoal TPP 1400 pela IMBEL. O TPP1400 é um rádio do Grupo I provido de rede sem fio digital, transmissão de voz half e full duplex transmissões criptografadas de acordo com o protocolo AES 256 bits, GPS integrado, porta USB/ETHERNET, operação na faixa de frequência entre 350 e 450 MHz, potência de transmissão de 250 mW, 1 W e 2 W.

IMG_8513

Na sequência o Ministro da Defesa acompanhado dos Comandantes das Forças Armadas fez um breve “tour” pelo evento, fazendo contato com alguns dos expositores.

A mudança de local deu nova cara ao evento, tornando-o mais corporativo e juntamente com o aumento substancial de visitantes estrangeiros a III Mostra BID Brasil coloca nossa indústria de defesa no cenário internacional. Desde os primeiros momentos já foi possível verificar a boa expectativa dos expositores quanto ao evento e em especial sobre as possibilidades no mercado externo. O evento se projeta como um dos importantes do gênero dento do roteiro na América Latina.

IMG_8382

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.
Mauricio R.
9 anos atrás

OFF TOPIC…

Já tivemos essa capacidade, hoje são os poloneses, turcos, sulcoreanos, etc, etc, etc…

(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2014/09/polands-wilk-fire-support-vehicle.html)

Bosco Jr
Bosco Jr
9 anos atrás

A BID era pra ser de 2 a 6 de setembro, sendo o dia 6 aberto a visitantes.
Acabei de chegar de lá e não há mais nada.
Lastimável!