Home Exposição Abertura da III Mostra BID Brasil

Abertura da III Mostra BID Brasil

443
2

III Mostra BID Brasil - Abertura

Luiz Medeiros – Enviado Especial para Forças de Defesa

Foi aberta ontem (02.09.2014) a III Mostra BID Brasil no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília – DF. O evento este ano mudou de localidade, saindo da Base Aérea de Brasília onde ocorreu nos dois anos anteriores e movendo-se para um ponto central da Capital Federal.

A cerimônia formal de abertura contou com a execução do hino nacional por uma banda marcial do Exército Brasileiro e a presença de militares brasileiros e estrangeiros, imprensa, empresários, autoridades, parlamentares e compondo a mesa para apresentação estavam:

  • Ministro de Estado da Defesa – Celso Amorim
  • Secretário de Produtos de Defesa – Murilo Barbosa
  • Diretor de Negócios da APEX – José Ricardo Santana
  • Secretário de segurança Pública do DF – Paulo Roberto Batista de Oliveira
  • Comandantes das três Forças – Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, Tenente Brigadeiro do Ar Juiniti Saito, General de Exército Enzo Peri
  • Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – José Elito Carvalho Siqueira
  • General De Nardi – Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA)
  • Presidente da Abimde – Sami Youssef Hassuani

IMG_8541

Durante a cerimônia de abertura tivemos breves apresentações do Diretor de Negócios da APEX – José Ricardo Santana, do Presidente da Abimde – Sami Youssef Hassuani e do Ministro de Estado da Defesa – Celso Amorim, onde ambos reforçaram a importância do evento para demonstrar o potencial da indústria nacional.

O Diretor de Negócios da APEX – José Ricardo Santana, marcou o crescimento do evento e sua mudança de local como demonstração clara que a III Mostra BID Brasil contando com mais de 70 empresas expositoras, e fez o paralelo de como a ideia foi iniciada pela APEX, passando por uma evolução drásticas nos últimos 2 anos na Base Aérea de Brasília e culminando no evento deste ano.

Nas palavras de Sami Hassuani, presidente da Abimde, foi reforçada a importância do evento como forma de exposição da indústria nacional para os clientes estrangeiros. Reforçou a importância das delegações estrangeiras sejam de países vizinhos ou de outros continentes e por fim agradeceu a presença de todos e da imprensa que sempre esteve ao lado da indústria nacional.

O Ministro Celso Amorim de forma similar à abertura do evento no ano passado reforçou a importância da indústria de Defesa para o País. O Ministro afirmou que apesar das empresas estratégicas de defesa serem nacionais nós estamos abertos à receber as empresas estrangeiras que queiram produzir no Brasil, gerando empregos e trazendo conhecimento. Celso Amorim reforçou ainda que apesar das adversidades o segmento cresce no país e os importantes programas de defesa nacional envolvem a indústria nacional e frisou o importante passo dado com a decisão do F-X2 em favor do Gripen.

IMG_8518

Após o “corte da fita” o Ministro da Defesa e os Comandantes das Forças participaram da cerimônia formal de entrega do primeiro lote do Transceptor Portátil Pessoal TPP 1400 pela IMBEL. O TPP1400 é um rádio do Grupo I provido de rede sem fio digital, transmissão de voz half e full duplex transmissões criptografadas de acordo com o protocolo AES 256 bits, GPS integrado, porta USB/ETHERNET, operação na faixa de frequência entre 350 e 450 MHz, potência de transmissão de 250 mW, 1 W e 2 W.

IMG_8513

Na sequência o Ministro da Defesa acompanhado dos Comandantes das Forças Armadas fez um breve “tour” pelo evento, fazendo contato com alguns dos expositores.

A mudança de local deu nova cara ao evento, tornando-o mais corporativo e juntamente com o aumento substancial de visitantes estrangeiros a III Mostra BID Brasil coloca nossa indústria de defesa no cenário internacional. Desde os primeiros momentos já foi possível verificar a boa expectativa dos expositores quanto ao evento e em especial sobre as possibilidades no mercado externo. O evento se projeta como um dos importantes do gênero dento do roteiro na América Latina.

IMG_8382

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
joseboscojrMauricio R. Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Mauricio R.
Visitante
Member
Mauricio R.

OFF TOPIC…

Já tivemos essa capacidade, hoje são os poloneses, turcos, sulcoreanos, etc, etc, etc…

(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2014/09/polands-wilk-fire-support-vehicle.html)

Bosco Jr
Membro
Noble Member
Bosco Jr

A BID era pra ser de 2 a 6 de setembro, sendo o dia 6 aberto a visitantes.
Acabei de chegar de lá e não há mais nada.
Lastimável!