Home Noticiário Nacional Insatisfeitos com Dilma, militares tentam diálogo com Aécio e Marina

Insatisfeitos com Dilma, militares tentam diálogo com Aécio e Marina

222
13

Dilma

Catia Seabra e Lucas Ferras de São Paulo

ClippingInsatisfeitos com o governo de Dilma Rousseff (PT), integrantes das Forças Armadas, da ativa e da reserva, abriram canais de diálogo com os adversários do PT.

Militares têm conversado com o comando das campanhas de Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) para oferecer apoio e colaboração nas áreas de segurança e defesa nacional. Até mesmo o nanico Levy Fidelix (PRTB) se reuniu com um grupo de oficiais numa churrascaria de Brasília.

Segundo militares ouvidos pela Folha, além da declarada insatisfação com a estrutura considerada ociosa, eles se preocupam em desenhar os possíveis cenários políticos a partir da eleição de outubro.

“Geralmente nos reunimos com todos, mas sou radicalmente contra o PT. É uma estratégia de planejamento das Forças Armadas”, afirmou o general da reserva Rocha Paiva, que também é pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos do Exército.

A interlocução dos militares com a oposição adensou-se no início do ano. Com o PSB, as tratativas contaram com o aval do então candidato à Presidência, Eduardo Campos, morto num acidente aéreo, no litoral paulista, em agosto. A ponte com o partido foi feita pelo diplomata José Viegas, um dos ministros da Defesa do governo Lula (2003-10).

Recentemente, segundo integrantes da campanha de Marina Silva, ela foi procurada por oficiais do Exército e da Marinha, mas ela tem recomendado que a articulação fique para o segundo turno. Ainda segundo coordenadores da campanha, Marina deseja cuidar pessoalmente do assunto.

“As Forças Armadas estão preocupadas com duas coisas, o orçamento que seca e a Comissão da Verdade”, afirmou José Viegas.

Além do que consideram o sucateamento das armas, os oficiais estão particularmente irritados com os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, criada pelo governo Dilma e que não tem um único representante das Forças Armadas em sua composição.

Outro ponto que causa polêmica é a possibilidade de revisão da Lei da Anistia. Pessoalmente, Dilma acha que a lei, que proíbe julgar os militares pelos crimes da época, deveria ser revogada, mas seu governo nunca tomou qualquer iniciativa nesse sentido.

Aécio Neves e Marina Silva já disseram, publicamente, ser contrários à revisão da legislação, o que foi entendido pelos militares como uma sinalização positiva.

Com o PSDB, a conversa com os militares foi intermediada pelo ex-embaixador Rubens Barbosa, responsável por coordenar o programa de Aécio para as áreas de Defesa Nacional, Política Externa e Comércio Exterior. “Tomamos a iniciativa de procurar os militares para discutir os problemas que o setor enfrenta”, disse. “A conversa serviu para me ajudar a escrever o programa”, ressaltou Barbosa.

Mas a conversa com o tucano, contudo, remonta a 2010. Naquele ano, antes ainda de o partido escolher José Serra como o candidato à Presidência, Aécio se reuniu com um grupo encabeçado pelo general da reserva Maynard Marques Santa Rosa. Neste ano, o senador adotou um tom cauteloso na relação com os militares. Como Marina, prefere lidar pessoalmente num eventual segundo turno. Segundo a Folha apurou, ele temia que sua candidatura fosse caracterizada à direita.

Assumidamente de direita, o candidato Levy Fidelix conta ter sido convidado pelos militares para um almoço numa churrascaria em Brasília. Segundo Levy –cujo vice é militar–, havia no encontro oficiais da ativa e da reserva.

A intenção era buscar representantes no Congresso Nacional, a exemplo dos evangélicos, e alertar para riscos como a “socialização” do país, o fortalecimento dos movimentos sociais, as distorções das atribuições militares e a entrada descontrolada de emigrantes pela fronteira. Eles também reclamam do congelamento dos salários. “Eles estão atentos a tudo e muito preocupados”, disse.

FONTE: Folha de São Paulo

13
Deixe um comentário

avatar
13 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
Carlos SoaresBlind Man's BluffReinaldo DepreraMauricio R.Pangloss Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luis
Visitante
Luis

A Dilmandona só dialoga com o Estado Islâmico. Quanto à Marina, acho que investir em FA não é a praia dela. Talvez o Aécio… o resto deixa pra lá!

Colombelli
Visitante
Active Member
Colombelli

Vou me abster de comentar pois pareceria que estaria destilando veneno. Esta comissão da mentira vai nos custar mais uns milhões em indenizações, não bastasse o bolsa guerrilha que já é pago.

Enquanto isso o gado….. o gado segue ignaro…..Parece até um hai kai do Millor

Carlos Soares
Visitante
Carlos Soares

Colombelli

os militares quando perfilam, como os da foto no tópico, os fuzis estão municiados ?

Colombelli
Visitante
Active Member
Colombelli

Infelizmente não. Aliás, a pegada da marinha é um pouco diferente do EB no que concerne a mão direita nesta posição de apresentar arma.

No EB a mão fica espalmada no punho do fuzil.

Carlos Soares
Visitante
Carlos Soares

É Colombelli, mas tem a baioneta ?…… (rs)

Oganza
Visitante
Member
Oganza

hahahahahaha

e pelo estado de manutenção do equipamento é capaz do óbito não vir pela “espetada” da baioneta e sim de tétano.

🙂

Sds.

Pangloss
Visitante
Pangloss

Em junho e julho do ano passado, previa-se que o país pegaria fogo em 2014, durante a Copa e no período eleitoral.

Aí, as coisas foram esfriando, esfriando, e temos o partido da situação liderando as pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República.

Deve estar tudo muito bom no país, não é mesmo?

Mauricio R.
Visitante
Member
Mauricio R.

“Pessoalmente, Dilma acha que a lei, que proíbe julgar os militares pelos crimes da época, deveria ser revogada, mas…”

A Lei da Anistia tb “passa um pano”, no que as esquerdas aprontaram, o que não foi pouco.

Agora qnto a falar c/ a Marina, melhor delegar a missão as onças que vivem no zoológicos mantidos pelos próprios militares.

Blind Man's Bluff
Visitante
Member
Blind Man's Bluff

É hoje amigos, TODOS CONVIDADOS PARA A DESPEDIDA DA DILMALANDRA!

Entrada franca, traga seu título de eleitor!

Reinaldo Deprera
Visitante
Member
Reinaldo Deprera

__________________
_________________
_________________

COMENTÁRIO APAGADO POR FAZER PROPAGANDA POLÍTICA EXPLÍCITA DE CANDIDATOS.

LEIA AS REGRAS NA COLUNA DA DIREITA DO SITE!

SERÁ QUE JÁ NÃO FOMOS CLAROS O SUFICIENTE A ESSE RESPEITO INÚMERAS VEZES?

Colombelli
Visitante
Active Member
Colombelli

Pior que as baionetas estão sem ponta, os recrutas acabam com elas na hora do serviço raspando em tudo o que acham.

O negócio é apelar pra chapa da soleira

Blind Man's Bluff
Visitante
Member
Blind Man's Bluff

Com ou sem baioneta, eu e mais 33% de brasileiros vamos torcer pro avião dela cair, bem no meio da selva, dentro de um rio de piranhas.

Carlos Soares
Visitante
Carlos Soares

Piranhas ?

Ufa, mais uma !