Home Estratégia Mangabeira Unger é anunciado novo ministro de Assuntos Estratégicos

Mangabeira Unger é anunciado novo ministro de Assuntos Estratégicos

263
23

Mangabeira Unger

Ele assumirá no lugar de Marcelo Neri, reempossado este ano. Unger comandou a pasta entre 2007 e 2009, no governo Lula.

Filipe Matoso
Do G1, em Brasília

ClippingO Palácio do Planalto anunciou nesta terça-feira (3) que o professor Mangabeira Unger será o ministro de Assuntos Estratégicos e substituirá o atual chefe da pasta, Marcelo Neri.

Unger já comandou a pasta, entre 2007 e 2009, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e entrou em 2013 para a lista de intelectuais do ano da revista britânica “Prospect”.
Atual ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, o economista Marcelo Neri entrou para o ministério de Dilma em 2013 e chegou a tomar posse em 1º de janeiro deste ano como chefe da pasta.

Em nota divulgada à imprensa, o Palácio do Planalto não explicou os motivos da saída de Néri que, no mês passado, representou o Brasil ao lado do ministro Joaquim Levy (Fazenda) no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça).

Nesta segunda (2), Dilma e Neri se reuniram no Palácio do Planalto durante a tarde, mas o assunto do encontro não foi divulgado. Conforme a Secretaria de Imprensa, a posse de Unger ocorrerá na próxima quinta (5), pela manhã, e deverá ser realizada no Palácio do Planalto.

A pasta
A Secretaria de Assuntos Estratégicos foi criada oficialmente 2008, em substituição à então Secretaria de Planejamento a Longo Prazo. É atribuição da pasta assessorar o presidente da República “no planejamento nacional e na formulação de políticas públicas de longo prazo voltadas ao desenvolvimento nacional”.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), atualmente chefiado por Marcelo Neri, é vinculado à secretaria. As pesquisas desenvolvidas no órgão servem de base para formulação de políticas públicas e programas do governo.

Veja nota divulgada pela Presidência da República:
A presidente Dilma Rousseff convidou o professor Mangabeira Unger para assumir a Secretaria de Assuntos Estratégicos em substituição ao ministro Marcelo Neri.
A presidenta agradeceu a competência, dedicação e a lealdade do ministro Neri.
A posse do novo ministro ocorrerá nesta quinta-feira, às 10h.
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

FONTE: G1

23
Deixe um comentário

avatar
23 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
16 Comment authors
thomas_dwPanglossWellington GóesDelfimSpaceJockey Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
a.cancado
Visitante
Member
a.cancado

DE NOVO??! Esse maluco já ocupou este mesmo cargo, no governo Lula, e foi MOTIVO DE PIADA…

Claudio Moreno
Visitante
Member
Claudio Moreno

Esse é nacionalista pelo menos.

CM

aldoghisolfi
Visitante
Member
aldoghisolfi

Salve Claudio, boa tarde.

Preferia que fosse patriota. Tenho medo dos nacionalistas.

Claudio Moreno
Visitante
Member
Claudio Moreno

Grande Aldo boa noite.

Realmente meu amigo, os nacionalistas mundo a fora tem deixado uma história ruim atrás de si. De fato melhor seria se ele fosse conhecido por ser patriota.

CM

Recruta Zero
Visitante
Recruta Zero

Meus caros amigos,

Se hoje temos a Estratégia Nacional de Defesa, isso foi, em grande parte, graças à atuação de Mangabeira Unger como ministro dos Assuntos Estratégicos.

Saudações.

aldair
Visitante
aldair

Ele não é nacionalista nem patriota. Infelizmente para todos nós brasileiros, é somente mais um lunático. Talvez o superintendente-mor dos lunáticos. Nada mais que isso. Conformai-vos.

Vader
Membro
Trusted Member

Piada pronta essa mala sem alça de novo no governo do PT…

Esse é o pau da porca (The) END…

Vader
Membro
Trusted Member

Ops, pai…

Vader
Membro
Trusted Member

PS: a mãe da END é o NJ. Ou vice-versa, tanto faz… 🙂

A END é o raro resultado da união de um lunático com um pilantra, comandados por um bandido…

Adm. José Neto
Visitante
Adm. José Neto

Bom dia

Se deixarem ele trabalhar em implementar seus planos e estudos e de grande importância para o Brasil. E um brasileiro extremamente competente pois se não não ocuparia os cargos que exerceu em universidades nos Estados Unidos. E uma pena que no governo do PT não tivemos uns 30 Mangabeira Unger para ocupar várias secretarias e Ministérios. A história do Brasil seria outra. Eu lhe saúdo e gostaria de lembrar que sou de direita e não petista mas sua competência e visão são assombrosa.

Antonio
Visitante
Antonio

Outra coisa que acho interessante é alguém dar trela e ainda acreditar nessa palhaçada que é a tal ‘estratégia nacional de defesa’…Ufanismo estúpido, típico dos trágicos tempos do maldito regime militar…

Marcello ASM
Visitante
Marcello ASM

O Unger tem mais prestígio nos Estados Unidos do que jamais teve aqui no Brasil. E não se é professor de Harvard sem a competência devida. Mas dai e se dizer que ele é nacionalista ou patriota vai uma distancia enorme pois ele viveu e criou sua história no exterior (USA). Com certeza conhece mais dos Estados Unidos do que aqui do Brasil. Tanto isso é verdade que ainda fala um português tropego de gringos que não tem nossa língua como primeiro idioma. E nem se esforça para falar sem o sotaque. Deve achar chique. Ou seja: só pode ser… Read more »

felipe
Visitante
felipe

Perdeu a credibilidade. Por que aceitou ser ministro de tal sistema político que ele criticou? Por que aceita agora de novo? Ser professor de Harvard pode significar que é bom em alguma coisa específica ou em teoria (tipo o maior especialista em armamentos do seculo XV). Mas na prática isso pode não significar nada. Aparenta ser polemico. É importante saber a corrente ideológica dele e a que senhor ele quer servir. Levy por exemplo – vai servir para colocar a economia nos eixos ou para manter o atual governo no poder?

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Os EUA possuem varios lideres, cientistas, engenheiros e pensadores que sao de origem europeia e judia. Uma grande maioria deles tinham/tem sotaques, em em alguns casos muito acentuados, como e o caso de Kissinger por exemplo. O importante e o status intelectual e o carater deles. Vieram de fora, mas lhes permitiram assumir posicoes chaves dentro da estrutura politica e cientifica americana. Eu prefiro un nacionalista trabalhando para o pais, que a um patriota. O patriotismo no Brasil esta reservado aos torcedores da selecao brasileira de futebol, e aos amantes do carnaval…para eles isso e ser patriota. Eu ja fui… Read more »

SpaceJockey
Visitante
SpaceJockey

Com certeza um frustrado Ivany, um aventureiro, que luta por emoção. A hora que ele tiver metade da boca arrancada por um ricochete de 20mm ele vai ver a merd@ que fez. Tem outro PÁRIA que fez pior: se juntou ao Estado islamico, n vou nem comentar… Se juntar as garotas do YPG e YPJ que lutam pela vida eles não vão esses lunáticos.

Marcello ASM
Visitante
Marcello ASM

Caro Tadeu Mendes, Concordo com suas afirmações exceto pelo fato de serem aplicáveis ao Unger. E você mesmo dá a resposta quanto afirma: “O importante e o status intelectual e o caráter deles”. Perfeito. Não questiono o status intelectual do Unger até porque eu mesmo afirmei que não se é professor em Harvard sem a devida competência. Mas questiono, e muito, o seu caráter o que não quer dizer que o considere um bandido ou um corrupto. Apenas o considero um incoerente que não é digno de confiança pois abandona seus princípios tão logo recebe um aceno do poder ao… Read more »

Marcello ASM
Visitante
Marcello ASM

E parece brincadeira mas não é pois mal o Unger assume de novo voltam as idéias mirabolantes:

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2015/02/1-da-vazao-do-amazonas-eliminaria-falta-de-agua-no-ne-e-se-diz-cprm.html

Agora o Amazonas vai resolver, também, a falta de água no sudeste.

Certamente ele vai apoiar a ideia como se fosse dele.

Delfim
Visitante
Delfim

Já vi entrevistas do Mangabeira e fico de queixo caído com sua inteligência.

Qto ao vai-e-volta dele aos EUA e aqui, talvez não seja desvio de caráter, e sim a necessidade de ser reconhecido, admirado e recompensado pelo seu esforço intelectual.

Quantos profissionais de inteligência e saber o Brasil perdeu pro Exterior ? E qtos aqui, policiais e militares, gostariam de ver seus esforços e dedicação reconhecidos, em um país que pára pra ver BBB ?

Wellington Góes
Visitante
Member
Wellington Góes

Marcelo ASM, esta questão de trabalhar para governos que a princípio não o apoia, mas mesmo assim o chamam para fazer o serviço que, em tese, seria para alguém com o mesmo viés político, é ainda mais digno de nota. Primeiro porque a pessoa é reconhecida pela sua competência sem nem mesmo ter apoiado a eleição de quem está no poder. Segundo porque é uma chance do próprio escolhido mostrar que pode ajudar independente de questões político-eleitorais (tanto do eleito, quanto do indicado é digno de nota o espirito de consciência da realidade, o primeiro tendo a noção que tem… Read more »

Vader
Membro
Trusted Member

Qualé galera, que pragmatismo o escambau, como bem lembrado pelo Marcello ASM esse cara chamou o governo do PT e do Lula de “O mais corrupto da história do país”! Depois foi chamado pra ser acomodado na “Sealopra” e correu como uma cadelinha feliz e saltitante pra apoiar aquele mesmo goveno que ele – com razão – criticava! Se isso não é ser um sem moral, um sem caráter, um sem vergonha na cara, não sei mais o que é, e vale tudo mesmo! Lixo humano! Vigarista! Pena de aluguel! Não passa de uma prostituta da ciência, que vende seu… Read more »

Pangloss
Visitante
Pangloss

Mangabeira Unger é o exemplo paradigmático do teórico isolado em um ambiente acadêmico autoinformado e autossuficiente, que concebe teorias inviáveis no mundo prático.

Se a realidade nega suas hipóteses, que se alterem os fatos!

Basta ler a END para perceber o quanto ele é distanciado do dia a dia.

Não precisamos dele para rigorosamente nada.

thomas_dw
Visitante
thomas_dw

A cor da gravata do Dr. Unger é pálida demais, o correto seria um tom mais escuro, talvez um azul claro, de qualquer forma, nao foi uma escolha apropriada, o terno também me parece um tamanho maior do que devia ser.

Quanto a escolha dos óculos : ruim – deveria ter escolhido um com aro, algo mais moderno, dando um pouco de cor ao rosto.

O corte de cabelo esta OK e a barba bem feita.

tenho certeza que nos próximos 4 anos o Dr. Unger poderá melhorar bastante o seu guarda roupa e ampliar as suas escolhas de óculos.