Home 3D Exército francês tem blindados com microfones que localizam atiradores emboscados

Exército francês tem blindados com microfones que localizam atiradores emboscados

600
3

Blindado francês com SLATE

As colunas blindadas do Exército francês (Armée de Terre) que operam no Afeganistão começaram a receber os primeiros 60 conjuntos de microfones e antenas do Sistema de Localização Acústica de Atirador Emboscado (SLATE), encomendado à empresa Metravib, de Lyon (França).

Oitenta equipamentos SLATE foram adquiridos, ainda em 2011, pela Seção Técnica do Armée de Terre, por meio de um procedimento rápido empregado por essa força terrestre no caso das chamadas UO – “Urgências Operacionais”.

O sistema se compõe de (1) quatro microfones suspensos por um mastro na parte superior do chassis de um VAB TOP – sigla de “Veículo Blindado de Vanguarda com Torreta Operada Remotamente” (Véhicule de l’avant blindé avec tourelleau télé-opéré) –, (2) uma unidade de computação e (3) uma antena acústica.

O conjunto permite aos tripulantes do blindado de vanguarda detectar e analisar as ondas sonoras emitidas a partir do tiro de uma arma portátil, do disparo de um lança-rojão (RPG) ou de um morteiro, a fim de determinar com precisão a posição do atirador.

Blindado francês com SLATE - perfil

Essa localização é apresentada em uma tela a um tripulante dentro da viatura, por representação tridimensional, quase que em tempo real – o que melhora a capacidade de resposta do blindado, uma vez que a torre pode girar automaticamente para a ameaça e neutralizá-la.

De acordo com um comunicado oficial da Metravib, a previsão é de que, no total, 200 desses sistemas localizadores sejam montados nos chamados “veículos blindados de vanguarda” pela companhia Renault Trucks Defense.

3
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
MarineMarceloAnderson Petronio Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Anderson Petronio
Visitante
Anderson Petronio

Será que a Renaut instalava um desses no meu Logan que passa td dia pelo Chapadão? Melhor não… o sensor ia ficar doidin.

Marcelo
Visitante
Marcelo

Interessante tecnologia francesa. Primeira vez que vejo algo do tipo.

Marine
Membro
Member

Tinhamos um sistema semelhante no Iraque e nao funcionava como prometido. Em teoria era otimo, mas na pratica ele so apontava a direcao do tiro em arcos de 45 graus.

imaginem voces quantas janelas, portas, telhados, carros, becos e outras posicoes que existem em 45 graus em uma cidade densa…

Semper Fidelis!