Home Blindados Jane’s diz que Exército brasileiro está prestes a autorizar novo lote de...

Jane’s diz que Exército brasileiro está prestes a autorizar novo lote de viaturas Guarani

4081
11
20130626_VBTP-MR-Guarani2
Viatura Guarani sendo desembarcada

O site noticioso IHS Jane’s, pertencente ao reputado grupo editorial britânico Jane’s, informou nesta terça-feira (28.04), que o Exército brasileiro está prestes a autorizar a Iveco Veículos de Defesa, sediada em Sete Lagoas, estado de Minas Gerais, a produzir mais um lote de viaturas blindadas anfíbias sobre rodas para transporte de pessoal Guarani 6 x 6.

De acordo com um artigo (Brazilian Army expected to order additional 6×6 vehicles) do correspondente do IHS Jane’s em Lisboa, Victor Barreira, dos 2.044 veículos Guarani que a força terrestre brasileira contratou à Iveco em dezembro de 2009, para serem entregues até o ano de 2031, apenas 188 tiveram sua fabricação autorizada até agora.

O ritmo das encomendas é ditado, claro, pela disponibilidade orçamentária. Mas a produção, apesar de gradual, não está parada. Sessenta blindados ordenados em dezembro do ano passado devem ser aprontados até o fim de maio.

Guarani - 4
Linha de montagem do Guarani em Lagoa Santa (MG). A foto é de 24 de março de 2014.

Nesse momento, o Exército está engajado em um amplo esforço de mobiliar as suas novas unidades mecanizadas com o Guarani – mas não apenas com ele.

Competidores – Outro ponto alto do programa de renovação do parque de blindados do Exército reside na fabricação de um veículo de reconhecimento 8 x 8, também da família Guarani, cujo armamento da torre será definido por meio de uma concorrência já em curso.

De acordo com o IHS Jane’s, há, nesse momento, quatro competidores empenhados em propor modelos de torre dotadas – conforme foi requerido – de um canhão de 105 mm e de uma metralhadora pesada. Em março eles apresentaram as suas propostas iniciais.

A empresa italiana Oto Melara se dispõe a fabricar a torre de armamentos em conjunto com duas associadas brasileiras: a companhia fluminense ARES e a estatal IMBEL (Indústria de Material Bélico).

A sul-africana Denel Land Systems montou parceria com a companhia paulista Mectron, pertencente ao grupo Odebrecht. As demais competidoras são a CMI Defence, da Bélgica, e a China North Industries Corporation (NORINCO).

Conceito_8x8_35mmgun
Visão do carro-conceito, com um canhão de 35 mm.

O Exército requisitou um protótipo de cada concorrente, e prevê a encomenda de uma pré-série de 13 viaturas. O pedido total de Guarani 8 x 8 pode chegar a 100 unidades.

Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo
Marcelo
5 anos atrás

E a torre de 105mm? Está no planejamento?
Abraços

Lyw
Lyw
5 anos atrás

Com certeza há um erro na matéria, a VBR-MR será de 105mm e as torres propostas pelas empresas em questão utilizam este calibre. Além de quê, tal calibre não estava e nem está no planos do EB para esta família de blindados.

Lyw
Lyw
5 anos atrás

Obs, quando falei “tal calibre” me referi ao de 35mm citado na matéria.

Roberto Lopes
Roberto Lopes
5 anos atrás

Verdade, Lyw. Peço desculpas.
Fiquei na cabeça com a imagem daquele Guarani dotado de um canhão de 30mm… Já consertei!

Obrigado.

Lyw
Lyw
5 anos atrás

Não há de que Roberto, um errinho pequeno para uma matéria matéria muito informativa!

Iväny Junior
5 anos atrás

Acho que esse material é obsoleto em face do poderio bélico do grande aliado brasileiro do Oriente Médio.

http://www.dw.de/feir%C3%A3o-militar-iraniano/g-18420851

Que cancelem os guaranis e comprem os blindades iranianos.

(Ironic On).

aldoghisolfi
aldoghisolfi
5 anos atrás

Vejo nosso exército como um poderosa empresa de táxi… que não oferece muita segurança para o passageiro.

joao.filho
joao.filho
5 anos atrás

Off topic, mais importante: Ataque de terroristas no Texas, 2 mortos, 1 ferido.
http://www.nbcnews.com/news/us-news/shooting-outside-draw-muhammad-contest-texas-n352996

vanicio
vanicio
4 anos atrás

tenho a impresao de que este carro capota facil… ele e alto demais e meio curtinho,,,parece nao ter estabilidade. ja vi uma materia que um capotou numa rodovia brasileira .
a fiat hoje produz automoveis maravillosos mas o primeiro que ela fez no brasil foi o 147.,, este blindado me lembra dele, kkk

Ederson Joner
4 anos atrás

Uma viatura dessas capotou na rodovia BR 467 no Paraná entre Cascavel e Toledo, até pouco tempo atrás eu tinha as fotos…

Wener
Wener
4 anos atrás

Vanicio, é alto devido a proteção contra minas e IEDs. A maioria dos veículos atuais estão sendo feitos assim devido ao aprendizado no iraque e afeganistão. O Guarani 8×8 já existe, é o italiano Iveco SuperAV da qual o Guarani é feito (sempre digo que o guarani não é brasileiro não é atoa) .