Lançador Venezuelano - 1

Oficiais do Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas – máxima autoridade militar do governo venezuelano – realizaram uma inspeção no equipamento da 43ª Brigada de Artilharia de Campanha do Exército – unidade de sustentação de fogos da estratégica 4ª Divisão Blindada (de Maracay, Aragua) –, sediada no Forte Conopoima, na cidade de San Juan de los Morros, estado Guárico, na região central do país.

As fotos mostram o sistema móvel de lançadores de foguetes múltiplos 9K51 BMP-21 Grad, de 40 tubos de 122 mm – para foguetes com alcance entre 30 e 40 quilômetros –, pertencente ao 434º Grupo de Lança-foguetes Múltiplos General en Jefe Alberto Müller Rojas –, uma das duas unidades desse tipo que integram a brigada.

O sistema Grad está montado sobre caminhões táticos Ural 4320 6 x 6, e o ForTe deseja ressaltar para seus leitores dois aspectos das imagens: a boa aparência de um material de combate supostamente novo, e o excelente aspecto das instalações que abrigam as viaturas, aparentemente recém-construídas, sem desgaste algum.

A 43ª Brigada foi ativada em março de 2011.

É preciso acrescentar que o sistema Grad é assistido por uma diretora de tiro Kapustnik-B, instalada sobre o mesmo caminhão tático 4320.

Além do 434º Grupo de Lança-foguetes e do 433º Grupo (General en Jefe Juan José Flores), a 43ª Brigada enquadra o poderoso 435º Grupo de Artilharia de Campanha Coronel Juan Vicente Bolívar y Ponte, ativado em 2013 com o sistema de lançamento múltiplo BM-30 Smerch, de 12 tubos de 300 mm, cujos foguetes atingem alvos a distâncias de até 90 km.

Também integra a 43ª Brigada o 431º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado General en Jefe Bartolomé Salom – dotado de obuses autopropulsados 2S19 Msta-S de 152 mm – e algumas outras unidades de comando, comunicações e apoio.

Lançador Venezuelano - 2

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments