koral

O site russo Kont publicou uma notícia informando que a Turquia teria enviado à fronteira com a Síria o novíssimo sistema de guerra eletrônica Koral.

Desenvolvido na própria Turquia pela empresa estatal Aselsan, o sistema é capaz de confundir e anular diferentes radares inimigos numa ampla faixa de frequência. O sistema móvel está baseado em dois veículos 8×8 sendo que um deles possui o equipamento Radar Electronic Support (ES) e o outro o Radar Electronic Attack (EA).

Ainda segundo o site, o motivo da mobilização de sistemas Koral seria uma resposta ao envio de baterias antiaéreas S-400 que os russos instalaram na proximidade do aeroporto internacional de Bassel Al-Assad, principal base russa país.

Além disso, o site informou também que os norte-americanos enviarão para a região aeronaves de ataque eletrônico do tipo EA-18G Growler.

FONTE/FOTO: Kont

Subscribe
Notify of
guest

94 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rúben Rodrigues
8 anos atrás

Ou muito me engano ou a Turquia entrará num mar de chamas, se desafiar os Russos. Eu não creio que a Rússia dê uma segunda chance…. Mas claro que os Turcos só fazem o que fazem por causa do EUA. Se estes pensam que ao refugiarem-se na NATO que estarão seguros…, estão muito enganados. 1º Porque os Europeus não querem nenhum conflito… especialmente por causa do gás. E 2º ao mínimo “aperto” que os Russo tenham eles não hesitarão em enviar os seus novíssimos misseis intercontinental com mais de que uma ogiva nuclear. E os ocidentais já tiveram provas das… Read more »

lynx
lynx
8 anos atrás

A decisão russa de colocar o S-400 a apenas 30km da fronteira turca não foi boa. Agora estão numa sinuca de bico. A Turquia anunciou que suspendeu seus voos sobre a Síria. Logo, todo caça turco que se aproximar da fronteira vai deixar os russos na obrigação de encará-lo como potencial agressor e rastreá-lo com os radares de direção de tiro do S-400. Afinal, os caças turcos podem disparar contra as baterias do S-400 do próprio espaço aéreo turco. E 30 Km um caça cobre em segundos. Se não estiver “trecado” antes disso, o tempo de reação será ínfimo e… Read more »

Mauro Oliveira
8 anos atrás

Bestesira. o ocidente não conhece o espectro de frequencias do S-400

E outra. O HTS do AGM-88 simplesmente NÃO acha a bateria. Quer dizer. Acha, quando já é tarde

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Tá ai a escalada da tensão, com ameaças e perigos de ambos os lados.

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Pra que isso, uma bateria de artilharia acaba com esse sistema, ele ta a 30 km da fronteira só , sem contar que a força aérea turca tem armas stand off bombas e mísseis de cruzeiro, eo exército um míssil balístico tatico o j-600t semelhante ao scud só que mais preciso, essa reportagem ta parecendo propaganda falando que o material russo é himperultrafodastico é que a OTAN ta morrendo de medo

Bosco
8 anos atrás

A Turquia é um dos países mais prolíficos em alta tecnologia de emprego militar no mundo hoje.

Oganza
Oganza
8 anos atrás

Se o S-400 está nas proximidades do aeroporto Bassel Al-Assad, então existe uma pequena discrepância nos dados: Bassel Al-Assad está na verdade a 30 milhas (48 km) em linha reta da fronteira turca mais próxima e não a 30 km como relatado antes. – Ok, mas essa discrepância não tem utilidade prática nenhuma. O que importa aki é a localização do sistema S-400, que nesse caso está na “planície” costeira, com o Mediterrâneo a oeste e a pequena cordilheira Jebel an-Nusariyah que forma 80% da faixa interior do litoral e que possui um média de altitude de 1.000 metros cegando… Read more »

carcara_br
carcara_br
8 anos atrás

tranquilos é que eles não estão kkk…
Agora a briga ficou interessante tenho certeza que os russos adoraram saber das capacidade de interferência da turquia…

Tomcat F-14
Tomcat F-14
8 anos atrás

Tenho observado que a Turquia produz muito photoshop e protótipos de produtos de defesa futuristas que não existem, na maioria das vezes proveniente da tal da Roketsan. Outra fato que se observa é a grande quantidade de componentes estrangeiros nos produtos deles..Tipo aquele missei turco de cruzeiro para ser usado no F-35, Onde a turbina pra variar é francesa a mesma do NMS.. .. O que me chama a atenção é que não exporta pra ninguém nem se tem noticia de estar em operação esses equipamentos modernos da Turquia.. Agora aparece esse Koral. Ou é forrado de equipamento de procedência… Read more »

Bosco
8 anos atrás

Oganza,
Esse sistema de interferência de radares não deve precisa estar em linha de visada com o radar que pretende interferir. Ele deve poder receber parte da energia que reflete no alvo, analisá-la e saturar o espaço com a “interferência”, que por sua vez também refletirá na aeronave e será recebida pelo radar alvo.
Claro que o modo mais prático é focar diretamente a fonte, mas não deve ser absolutamente necessário.
Mudando de pato pra ganso, li em um site turco que de agora em diante os F-16 que operam na região estarão portando um par de HARMs.
http://pchocasi.com.tr/aselsan-yerli-uretim-koral-elektronik-harplari-sinira-yerlestirdi/

juarezmartinez
juarezmartinez
8 anos atrás

Bem Bosco, agora nós vamos ver se os russos são de fato os “ursos” ou apenas gostam de chutar cachorro morto.

G abraço

soldat
soldat
8 anos atrás

Rumo a War III…….

MIB
MIB
8 anos atrás

Torso para que os russos derrubem alguns F-16, afinal tem que por limites nesse estado que apoia e negocia com terroristas, fazem merda e ainda querem estar corretos, e o que é pior, que tem gente que fica a favor desses crápulas só porque esse país faz parte da otam, sorte que abriram os comentários, ou a trilogia corria risco de ser derrubada pelo anônimos devido ao grande numero de comentaristas simpatizantes ao terrorismo que aqui comentam se acham os donos da razão. Quer dizer que a diferença entre os rebeldes do ISIL e dos moderados, é que um quer… Read more »

MIB
MIB
8 anos atrás

torço*

Oganza
Oganza
8 anos atrás

Bosco, é verdade… procurei mais informações sobre o Koral, mas é tudo muito incipiente e generalizado no que tange em como ele executa suas ditas capacidades, na verdade nós sabemos mais sobre o S-400 do que sobre o Koral. Em fato, nem conseguir saber o seu real status de operacionalidade. – No fim, está todo mundo tirando os brinquedos da garagem e se pavoneando. Talvez e apenas talvez, isso faça parte de algo mais obscuro, como fazer a Rússia levar mais e mais recursos para a região e assim aumentar o custo da campanha de Moscow… Penso até que se… Read more »

Ederson Joner
Ederson Joner
8 anos atrás

Coletando dados!

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Oganza será mesmo ?? Não acho que a Turquia aceitaria ser usada desse jeito até pq ela tem perdido com isso como sanções

Mauricio R.
8 anos atrás

Estava desconfiado dessa posição “morro acima” dos turcos. Ha, ha, ha, o radarzão russo só enxerga até a montanha mais próxima, aliás o mesmo tb é valido p/ o radarzão no barquinho. Pelo menos enquanto este estiver próximo a costa. Interessante que a “lebre” a respeito do sistema de EW turco, foi levantada por um site russo. “…os russos também estão com seus sistemas de interferência eletrônica na Síria, como…” Sei não se estão, nem esse S-400 estava completo até o ac russo ser abatido. Enquanto o S-400 estiver emitindo, o sistema de EW turco fica gravando as emissões do… Read more »

Mauricio R.
8 anos atrás

“Em fato, nem conseguir saber o seu real status de operacionalidade.”

Na 1ª Guerra do Golfo os britânicos empregaram protótipos de um iluminador laser, em seus Tornados.
Creio eu que o próprio J-STARS empregado na ocasião, era ainda uma unidade de pré-série.

Oganza
Oganza
8 anos atrás

Rafael, Meu caro, a Turquia não está sendo usada, muito pelo contrário, ela faz parte do “plano”, ela não é só uma pecinha não, no fim, ela só tem a ganhar. Perceba que sanções não quebram países da noite para o dia, veja a Rússia ou o próprio Irã, eles não deixaram e nem vão deixar de existir por causa disso. – Procure entender o que de fato está em jogo: Veja a imagem abaixo, é o atual suprimento de gás para a Europa. Atente para a linha que começa em Baku (Rússia) no Mar Cáspio e corta a Turquia… Read more »

Oganza
Oganza
8 anos atrás

Rafael, – agora compare com o plano “B”: O gasoduto Qatar-Turkey. – https://longtailpipe.com/wp-content/uploads/2015/09/TurkeyQatarPipeline.png – A ideia é que ele se ligue com o Nabucco na Turquia, mas para isso ele tem que passar pela Síria, pois a rota pelo norte do Iraque não satisfazia os Turcos por causa dos Curdos. – Até aki ok blz? O problema é seguinte: Todos ganham, seja com pedágios ou mais fornecimento de gás… Maaasss a Rússia é grande prejudicada, onde ela perderia no mínimo 50% de sua exportação de Gás para a Europa e isso representa 20% de TODAS as suas exportações, sem falar… Read more »

Oganza
Oganza
8 anos atrás

Mas pq o gasoduto da Rússia com a China vai levar tanto tempo?
– O problema se chama Permafrost.
A China é quem tem a tecnologia e o know-how de como construir sobre ele, mas no acordo, quem ficou de bancar foi a Rússia… então será “De vagar, de vagar, de vagar, de vagarinho”.

Grande Abraço.

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Oganza realmente sua visão parece ter sentido , mas será que esse gasoduto será mais viável que south stream !???

BrancoF-16
8 anos atrás

Realmente é uma confusão de países e enterres, nesse canto do mundo que precisa até mapas pra se localizar kkkkkk

_RR_
_RR_
8 anos atrás

MIB ( 29 de novembro de 2015 at 21:24 ),

Pois eu torço pra que fiquem por aí… Na verdade, torço pra que os russos sejam sensatos e desmontem aquele S-400… São um risco a aviação em toda aquela área…

Reca
Reca
8 anos atrás

Baku não fica na Russia…

Oganza
Oganza
8 anos atrás

Rafael, – o South Stream não resolveria o problema pois ele ainda viria de jazidas do Mar Cáspio Russo ou seja, o “dono” do gás ainda seria a Rússia. – O Gas Pipeline South Stream foi uma jogada russa (quase bem feita por sinal) para reativar sua influência no leste Europeu, tanto que ele se destinava em princípio a fornecer energia para Bulgaria, Servia, Hungria, Slovenia, Croatia indo até a Austria… um detalhe é que boa parte, não lembro quanto, seria bancado por bancos e companhias ocidentais… Mas o problema permanecia: Ainda era Russo. – Veja bem, não é pq… Read more »

Reinaldo Deprera
Reinaldo Deprera
8 anos atrás

MIB, deixa eu te fazer uma pergunta meu camarada. Quer dizer então que, seguindo a sua lógica, se há mesmo atravessadores turcos comprando óleo do ISIS, isso faz da Turquia um estado terrorista? Então meu camarada, estamos lascados. Deixa eu te fazer uma pergunta. Se você estivesse em uma situação financeira difícil, com todas as dificuldades de um pai de família (por assim dizer) e, de repente surgisse, só para você e mais alguns “escolhidos”, uma “oportunidade” de “se levantar” comprando óleo de uns sujeitos que você convenientemente não iria querer saber quem são, afim de revender em seu país,… Read more »

Vader
8 anos atrás

Oganza, a idéia básica da OTAN é fazer a Rússia falir de novo. E está acontecendo.

Os europeus e americanos já decidiram desde a Ossétia que não dá pra confiar no Putin.

Acabou pra Rússia.

Uma pena, pois ela estava bem próxima de ser integrada à Europa.

Oganza
Oganza
8 anos atrás

Vader, eu tenho o mesmo raciocínio/sentimento. Tenho me segurado sobre isso, pois está parecendo um embuste atrás do outro, pelo menos para o público. o troço tá parecendo bem costurado. Dai, temos os Líderes dizendo uma coisa em público, outros com o discurso do “diálogo” e alguns até se fazendo de morto, mas nos bastidores estão mandando o assessor do assessor acertar com o assessor de terceiros para acender um pavio do outro lado do outro continente para induzir uma reação “X”, etc… etc… – Pra mim, vão jogar/induzir o lado caro e desgastante da campanha na Síria nas costas… Read more »

Eziquiel Martins
Eziquiel Martins
8 anos atrás

Oganza, acho que o senhor esclareceu a coisa não é pra mim, mas para muitos foristas. Agradeço porque esse tipo de informação desestimula a tradicional briga de torcidas USA vs RUS.

Aproveitando, na sua opinião, quanto de espontâneas e populares foram as chamadas primaveras árabes?

wwolf22
wwolf22
8 anos atrás

A Russia poderia vetar a venda de Titanio para a Europa e USA…
A Russia fornece os motores dos foguetes espaciais americanos….por enquanto…
O Putin tb tem as suas cartas…

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
8 anos atrás

Todos os conflitos em que a Rússia se meteu nos últimos 10 anos – Georgia, Ucrânia e agora a Síria – foram para proteger os interesses russos no fornecimento de gás a Europa. Na Georgia, corria o gasoduto “South Caucasus” que era operado pela BP e levava gás do Azerbaijão para a Turquia. Depois do conflito em 2008 entre Georgia e a Rússia o gasoduto deixou de ser operado por razões de segurança e a Turquia passou a comprar gas quase que exclusivamente da Rússia. Pela Ucrânia passa um dos dois gasodutos que levam gás da Sibéria para a Europa.… Read more »

juarezmartinez
juarezmartinez
8 anos atrás

Eu diria que não vai levar tanto tempo assim neste ritmo atual de gastos.

G abraço

Zmun
Zmun
8 anos atrás

Todos sabemos que a campanha russa na Síria tem recebido apoio da opinião pública no ocidente. Muito disso é resultado do desejo de que uma vez que a Síria esteja pacificada, as levas de refugiados diminuam. Mas o que chama a atenção é a absurda quantidade de refugiados não sírios. E como eles fazem questão que não possuir qualquer tipo de documento que ateste sua nacionalidade. Outro dia vi um vídeo de “refugiados” que reclamavam da baixa qualidade da comida, da internet lenta nos acampamentos e de não receberem dinheiro para comprar cigarros. Interessante também é como eles se esforçam… Read more »

Gerson
Gerson
8 anos atrás

O S-400 é só parte do espetáculo colocaram ele lá não por causa apenas da Turquia e sim por toda a OTAN. pois da bela cidade russa de Krasnodar eles podem utilizar seus misseis táticos e detonar Ancara. Vale lembra que um baixinho Francês e um louco Alemão dominaram boa parte do mundo, mas, ambos se ferraram com os Russos.

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Gerson, a Turquia tem sistemas para interceptar mísseis táticos balísticos e tem seus próprios para atacar a Rússia ser quiser,no mais qualquer país da OTAN tem armamento tem para destruir esse s-400 se quiser

rodrigo
rodrigo
8 anos atrás

O dólar morreu….a europa faliu…..já era…só uma guerra salva esses falidos. A dívida estadunidense, interna e externa supera os 240 trilhões de dólares (pib estadunidense – 15 trilhões de dólares). A moeda que os eua emite não tem lastro nenhum, aliás o lastro dessa moeda sempre foram as economias de países que usam o dólar; na verdade todo mundo negocia usando essa moeda pois isso foi “decidido” pelos próprios eua (grande vencedor da ll GM – será mesmo que foi ?) no acordo(?) de breton woods, depois da segunda guerra mas….. isso está chegando ao fim. O BRICS já ensaia… Read more »

Vader
8 anos atrás

Afff, retiro-me da discussão, nem vou comentar as besteiras do cidadão acima…

Franz A. Neeracher
Editor
8 anos atrás

Uma das poucas vêzes que eu concordo com o Vader…..kkkkkk…!

_RR_
_RR_
8 anos atrás

rodrigo ( 30 de novembro de 2015 at 14:11 ) – Guerras custam caro… Consome-se vidas e recursos que seriam necessários em outras áreas, além da destruição subsequente eliminar a capacidade produtiva de uma sociedade… E como o mundo globalizado depende de sociedades interligadas com vigor para produzir, fomentar guerra e destruir economias das quais, na prática, se depende, não é necessariamente o melhor jeito de salvar a própria economia para um grande país como os EUA… – Todo mundo negocia em dólar porque as corporações mais poderosas são americanas… Não foi “imposição” de ninguém. Eles dominam o mercado com… Read more »

Jr
Jr
8 anos atrás

Eu se fosse o Putin armava os Curdos até os dentes, seria muito mais difícil para os Turcos combaterem eles dentro do seu próprio território e custaria muito mais barato para a Rússia, Um grupo de Curdos com ak-47 e igla na mão seria muito mais efetivo que uma bateria de S-400, seria muito mais danoso para a economia Turca também que já não anda bem das pernas por causa do Erdogan e sua megalomania otomana (não é a toa que ele é amiguinho do rei sol) Alias me cobrem lá na frente a Turquia com esse Erdogan enfrentara no… Read more »

costamarques
costamarques
8 anos atrás

Acho que a escalada de tensão pode se tornar a salvação financeira da Rússia! ela pode trocar embargos pela paz! a Europa é cagona e a Alemanha por mais protegida que seja seria muito prejudicada pelo vento gelado que vem do leste!

Ivan
Ivan
8 anos atrás

Oganza,

Gostei dos mapas… 🙂

Vc é novo ‘mapento’ da Trilogia.

Interessante como o mapa ilustra a narrativa, criando uma perspectiva espacial que sustenta as ideias apresentadas.

RR,

A logística, olha a logística.

Hoje em dia, assim como no passado, a luta é para controlar os caminhos por onde viaja as riquezas, sejam elas commodities ou manufaturados.
Observe o discurso da US Navy, igual ao da Royal Navy e agora chegando aos oceanos a chinesa PLANavy. Sempre em defesa do “livre” comércio.

Para visualizar a logística, olha o mapa.

Forte abraço,
Ivan, o antigo ‘mapento’.

_RR_
_RR_
8 anos atrás

Caro Ivan,

De fato…

Saudações.

Oganza
Oganza
8 anos atrás

Caro Ivan,

se dei uma de “mapento”, é por pura influência e convívio… Thanks 🙂
Meu único desejo é que o que anda acontecendo não se torne Bíblico, ainda tenho muitos negócios e planos para concretizar e não estou nem um pouco afim de uma hecatombe seja de qual tipo for.

Grande Abraço.

Oganza
Oganza
8 anos atrás

Vou ser abusado e meter o bedelho no que não me diz respeito:
Depois do comment para o levante as armas… acho que essa seria a deixa para se obter ao menos 48 hs sem sandices desse naipe.

Pronto falei. Grande Abraço.

MIB
MIB
8 anos atrás

Reinaldo Deprera, um governo que apoia terroristas, ou traficantes é corrupto, me espanta você um critico e defensor dos bons costumes e dono da razão, como você sair com uma papo desses, pelos seus pensamentos “camarada”, um narcotraficantinho que está passando fome com seus parceiros, e vê a oportunidade de levantar uma grana aliciando um menor de idade, para consumir, para vender drogas, por um acaso do destino pode ser um ente querido seu, então “camarada” o traficante está correto em ferrar com a vida de um menor e sua família pra se dar bem? Se a turquia compra, ou… Read more »

Nonato
Nonato
8 anos atrás

Rodrigo… pérola.
Essa turma retomou o poder na Argentina… o povo venezuelano é mais politizado…
Estlo MAV…
Boa parte do que vc falou é o contrário…
Essa turma tomou o poder no voto…
Na Venezuela compra por meio de assistencialismo.
Hj o povo não quer mais…
Mas há uma ditadura que em muito se assemelha ao estado islâmico.
Agressividade, fanatismo, cegueira…
A América Latina precisa se libertar desse pessoal…
Esse pessoal MAV usa a tática da provocação. Falam tudo ao contrário.
Talvez vc não seja. Mas o discurso é igual.