Home Carros de Combate Síria: russos combatem no solo também

Síria: russos combatem no solo também

9453
50

T-90 na siria 4

Um jornalista pró-governo sírio apresentou fotos em seu Twitter do que eventualmente seriam forças terrestres russas em ação na Síria. Em conjunto com o Exército Sírio controlado pelo ditador Bashar Al-Assad essas forças teriam atacado rebeldes sírios nas localidades de Sakhl al-Gab, entre Latakia e Idlib no norte da Síria.

tropas russas na siria

Segundo o jornalista uma força do comparável a um batalhão foram apoiadas por intensa artilharia incluindo armamento de tubo e foguetes de saturação de área. A ação contou com apoio aéreo aproximado de jatos de ataque Su-25M.

T-90 na siria 3

As forças russas seriam de Fuzileiros Navais apoiados por carros de combate T-90 e transporte de tropas BTR-80 ou BTR-82.

É interessante notar que as fotos do T-90  mostram as antenas (uma de cada lado do canhão) do sistema de proteção ativa Shtora, cujo objetivo é confundir o guiamento de mísseis anticarro, telêmetros a laser e designadores de alvos.

T-90 na siria 2

T-90 na siria 1

50
Deixe um comentário

avatar
49 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
24 Comment authors
helioclaudio quadrosCarlosPRAEFECTUSRafael Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
carcara_br
Visitante
carcara_br

Imagino que os rebeldes tenham rapidamente entendido a diferença entre combater as forças de Assad e as Forças Russas. Agora se eles realmente tomaram a iniciativa no solo é porque a situação chegou num momento decisivo, não sei se ações turcas serviram como motivação, mas o objetivo parece ser limpar o norte da Síria até Allepo…

ronilson
Visitante
ronilson

essa guerra civil na síria já encheu a paciência ta na hora dos países que fazem parte da coalizão enviar tropas terrestres

Renato Carvalho
Visitante

Marine russo da primeira foto ta bem acima do peso…ficou mau na foto rs

Francis Schonarth
Visitante
Francis Schonarth

Vai ter muita gente encontrando Ala pessoalmente em breve.

PS: Ao menos na Russia da pra ver que os militares são bem alimentados.

Bosco
Visitante

Poggio, O detalhe na primeira foto, que mostra o Papai Noel em primeiro plano, mais precisamente é um “farol” de IR, pertencente ao sistema Shtora. Esse “farol” só tem uma função, que é interferir na orientação de mísseis guiados por sistema CLOS (comando para a linha de visada), seja usando o método SACLOS (semi-automático) seja o ACLOS (automático). O Shtora consegue, como você citou, defender o veículo contra mísseis guiados por laser (semi-ativo e LBR), mas usa para isso seus sensores lasers (LWS) ao redor do veículo e as granadas fumígenas. O Shtora não é capaz de defender o veículo… Read more »

Luciano
Visitante
Luciano

Um Btl apenas? Neste caso, eles estão dando apoio às unidades blindadas ( e vice-versa ), não? O efetivo é pequeno pra uma ofensiva significativa. Devem ser ações pontuais, com objetivos bem específicos e para efeito moral às forças de Assad, com uso político provavelmente.

Mauricio R.
Visitante

Não é território do IE, mas da oposição ao Assad.
Estão somente garantindo o enclave alauita e de quebra limpando o terreno, p/ proteger o próprio dispositivo em Latakia.

Oscar Polezelo
Visitante

O marine russo da primeira foto deve ser um tanquista, pois duvido muito que um combatente de infantaria consiga combater com uma bariga dessas. Vejam a foto logo abaixo com 2 infantes bem no estilo de combate.

Luciano
Visitante
Luciano

Isso, Mauricio R, acredito que seja este o sentido das ações por terra.

Luciano
Visitante
Luciano

Na segunda foto, o soldado da esquerda usa um fuzil de assalto compacto, o 9A-91, em um curioso calibre 9×39.

carcara_br
Visitante
carcara_br

Bosco, interessante, mas para uma barreira “fumígenas” sejam efetivas contra ameaças a radar basta que material condutor seja adicionado a nuvem, por exemplo pó de grafite.
Sobre a capacidade de jammear IIR eu realmente desconheço, mas tudo se resume a uma questão das faixas de frequência em que cada aparelho emite e em qual potência..

Marinho Av
Visitante

pelo visto ouve uma festa ali pois tem três pedestal de microfone e um teclado

Trollbuster
Visitante
Trollbuster

Os caras da segunda foto são SF…

Se brincar na Síria tem mais SF de tudo que é país atuando que rebeldes e ISIS.

Rafael
Visitante
Rafael

Como é uma guerra de 4 geração não tem linha de frente, deve haver rebeldes próximo a base russa deve ser aí que eles estão lutando para proteger a base

Bosco
Visitante

Carcará, Sem dúvida é fácil ocultar o veículo de um míssil com seeker IIR ou de radar ativo MMW e há inúmeros tipos de “fumígenos” que fazem exatamente isso. Mas a deficiência do Shtora não é relativo a isso e sim da incapacidade de detectar a aproximação desses mísseis. Até onde eu sei o Shtora só tem sensores sensíveis à radiação laser (LWS) e não tem nenhum tipo de sensor de RF (semelhante a um RWR) e nem um MAWS sensível à aproximação de mísseis (seja usando sensor IR, UV ou radar ativo). A rigor, nem mesmo mísseis guiados por… Read more »

by mauro
Visitante
by mauro

Amigos no BRASIL não é diferente, via muito papai noel nas filas na hora do rancho. Pena que as armas não são as mesmas.

Leo
Visitante
Leo

Bosco
Então os mísseis tow e Kornet que os rebeldes dispõe, não são muito úteis contra os T-90?O tanque ou o esses mísseis tem mais chances de se sair melhor.?

Melky Cavalcante
Visitante

Combate urbano intenso entre o Hezbollah e terroristas sírios.
https://www.youtube.com/watch?v=UAosiLgmH2E

vscofano
Visitante

Legal……os turcos devem estar com medinho com certeza hehehehe….

Bosco
Visitante

Leo, Pra mim a falta ao Shtora um sistema de alerta de mísseis (MAWS). Então vai depender da detecção visual dos tripulantes do tanque para saber que estão sendo atacados e de que lado vem a ameaça, para que possam ou lançar os fumígenos ou voltar a torre para o lado da ameaça e ativar os dois faróis de IR e ainda por cima, responder com fogo tentando interromper o controle humano (o cara vai se pirulitar na hora que o tanque virar o canhão pro seu lado). Eu acho que o Shtora é até melhor para se defender de… Read more »

Alfa BR
Visitante

Caro Bosco e quanto aos mísseis guiados por fio, como intercepta-los? Somente com APS? Abraço.

Bosco
Visitante

Alfa,
São esses que eu citei como sendo totalmente passivos, como o TOW, o Milan, Hot, Bill, etc.
Como eles são guiados por fio ele não emitem nada que possa ser percebido pelo T-90. Só se o T-90 tivesse algum sistema que fosse sensível à assinatura do motor foguete ou ao calor do corpo do míssil para que um míssil totalmente passivo ser detectado.
Nesse caso o T-90 pra se proteger tem que valer da percepção da tripulação do veículo que implementará as contra medidas de forma manual.
Um abraço.

Delfim
Visitante
Delfim

Os russos partiram pra solução terrestre, que ninguém da OTAN ousou, e com beneplácito do Assad. Agora vai ter festa…
Alguém sabe qual a capacidade da blindagem dos T-90 frente aos mísseis e foguetes anti-carro usados por infantaria, que os rebeldes e o EIIL possam estar usando no momento ?

Alfa BR
Visitante

Então nisso os Merkava com o Trophy estão na frente do T-90? Agradeço as respostas.

Leo
Visitante
Leo

Alfa, sim estão na frente do T-90 mas estão atrás do Armata que também tem um sistema parecido que dizem ser mais avançado pois incorpora outros sistemas.

Bosco
Visitante

Alfa,
O Trophy tem um MAWS (sistema de alerta de mísseis) baseado em 4 radares ativos que detecta a aproximação de mísseis e os intercepta fisicamente (hard kill).
Teoricamente ele pode interceptar qualquer tipo de míssil, independente do tipo de orientação.

Alfa BR
Visitante

Bosco, alongando um pouco mais o assunto se me permitir e não lhe tomar muito tempo (rsrs): a efetividade dos APS como o Trophy se limita apenas em interceptar projeteis “leves” disparados por lança-rojões (RPG’s e etc), armas sem-recuo (AT-4 e etc) e ATGMs? Ou também é possível interceptar algo mais pesado como um Maverick da vida? Abs.

Bosco
Visitante

Alfa,
São só os leves. Os Mavericks, LJDAM, GBU-12, etc. , ele não intercepta. E nem os projéteis cinéticos disparados por canhão e duvido muito que os projeteis guiados disparados por obuseiros, como o Copperhead, etc.

Alfa BR
Visitante

Valeu! Grande abraço.

Herquiles Santos
Visitante
Herquiles Santos

Esse senário de combate urbano é tenso demais. Dá pra entender bem o motivo do êxodo em massa da população.

BrancoF-16
Visitante

Delfim,
respondendo a sua pergunta ou parte dela, hoje qualquer veiculo blindado pode ser destruído pelos rpgs.
O nível de blindagem vai representar apenas uma maior chance de sobrevivência para os ocupantes do carro.
Salvo algum engano da minha parte.

Rafael
Visitante
Rafael

Delfin , a maior granada de RPG explode 700mm de blindagem e 600mm com blindagem reativa , o m1a2 abrams por exemplo tem mais de 1200 mm de blindagem na torre , vulnerável só na traseira da torre ,e 1200 tbm na parte frontal onde fica o motorista , com vulnerabilidade dos lados onde foi colocado blindagem reativa que aguenta o rpg-29

PRAEFECTUS
Visitante

Não levem a mal o que vou falar hehehe….mas, para quem ainda não sabe, é óbvio que tropas russas estão no terreno….”pra proteger suas bases aéreas na Síria, claro!…
.
Outrossim, essas fotos já circulam a praticamente um mês na net….
.
Grato.

Delfim
Visitante
Delfim

Mas focando na minha área de armamento individual, um cartucho 9×39 como o usado na sub 9A-91, com o infante da esquerda da segunda foto, chamou minha atenção… projétil de 259 grains, deve ter um senhor stop-power, apesar de subsônico. E por isto, ótimo pra armas com silenciador. Perfeito pra forças policiais.

Delfim
Visitante
Delfim

Na verdade, é o cartucho 7,62×39 do AK-47 alargado pra usar projétil 9mm, com o dobro do peso do projétil 7,62, e com versões especiais perfurantes e hollow point. Danado,
.
https://en.wikipedia.org/wiki/9%C3%9739mm

Carlos
Visitante
Carlos

Bom, a matéria daria a entender uma participação maior de tropas russas em solo sírio.
Mas alguns dão a entender que se trata apenas das tropas que, desde o início, para lá foram para proteger a base aérea.
Afinal de contas, antes mesmo do início da campanha (30 de setembro), as especulações surgiram devido a uma pista que estava sendo construída e a presença de aviões, helicópteros e… tanques…
Então, pode ser isso mesmo. Só o pessoal da defesa da área, e não de combate avançado…

Melky Cavalcante
Visitante

Na segunda foto esse cara da direita deve ser do GRU Spetsnaz, que em teoria, é o único grupo Spetesnaz que operam fora da Rússia.

Melky Cavalcante
Visitante

Spetsnaz*

Delfim
Visitante
Delfim

Melky, a arma deste soldado da direita da segunda foto pode ser o AK-9 com o citado cartucho 9×39, pois utiliza supressor de ruído (silenciador), que é ineficaz em calibres convencionais de fuzil devido ao estalo supersônico.

BrancoF-16
Visitante

Boa tarde colegas, Gostaria de que vocês dessem suas opiniões sobre o Syrian Army (exercito sírio). Coloquei alguns dados que achei na internet para colaborar com a discussão. A grande maioria dos equipamentos militares sírios tem origem Soviética. – Equipamento do Exército Sírio: Dados de 2011. – 9.300 Armored Fighting Veículos (incluindo em armazenamento): – 4.800 tanques de batalha principal – 4.500 veículos de combate de infantaria e veículos blindados – 3.400 rebocados peças de artilharia: – 1,900+ Gun / Howitzers – 1.500 Canhões antiaéreos – 850 automotriz Artilharia Pieces: – 450 obuses auto-propulsionadas – 400 armas anti-aéreas auto-propulsionadas –… Read more »

Melky Cavalcante
Visitante

Delfim, Toda AK parece uma com a outra, é igual a japonês, mas a da foto posso lhe garantir que não é uma AK-9. Na AK-9 como na AK-105/7/9 o gas block e o front sight blocks é uma peça única, nessa da foto (AK-74 ou AK-103) são peças separadas. A AK-9 é compacta com apenas 88cm com supressor e coronha estendida e normalmente utilizam o silenciador PBS-1, a da foto aparenta estar usando um supressor Зенит (Zenit), e tem um comprimento semelhante com uma AK-74\103. 🙂

Delfim
Visitante
Delfim

Melky, a este nível de detalhes não posso opinar. Apenas sei silenciadores trabalham melhor com projéteis subsônicos, então conjecturei.
.
OFF-TOPIC : Cunha chutou o pau da barraca.

claudio quadros
Visitante
claudio quadros

saudade boris bebum presidente da russia era um homen de paz

Melky Cavalcante
Visitante

Sim Delfim com certeza, a ausência do bum sônico, como você citou, as torna ideais para operações especiais, Na Rússia eles apreciam muito o uso desse tipo de armamento, além da AK-9 existem várias outras, como as irmãs AS Val e VSS Vintorez, a OTs 14 Groza a VSK-94, etc. E Mesmo tendo o mesmo calibre há munições especiais para cada, um problema ao meu ver, assim como o Fuzil FAMAS F1 que tem o calibe 5.56 NATO mas necessita de uma munição especial. Os Russos sempre tem alguns operadores com esse tipo de armamento, pelo menos em operações onde… Read more »

Melky Cavalcante
Visitante

Delfim esse episódio aqui é bom também, no final eles emboscam um BMP-3 com terroristas disfarçados de tropas paraquedistas (VDV). cenas fortes. https://www.youtube.com/watch?v=VB7R3mAbltk

Melky Cavalcante
Visitante

Emboscam um BTR-60 (momento Dilma)

Melky Cavalcante
Visitante

Delfim, no minuto 36.45 do primeiro vídeo vemos o armamento 9×39 em ação 🙂

helio
Visitante
helio

Dilma acabou de faturar cunhão e os demais golpista, pela via da legalidade. O STF fez a oposição que gosta de moleza entubar mais uma derrota.