Boxer

A Lituânia informou na sexta-feira que vai comprar 88 veículos blindados de combate alemão Boxer em sua maior aquisição militar até hoje, em meio a preocupações com a vizinha Rússia.

“Chegamos à opinião inequívoca de escolher e adquirir os veículos de combate de infantaria Boxer”, disse o chefe da Defesa da Lituânia Jonas Vytautas Zukas.

Falando após uma reunião do Conselho de Defesa do Estado, ele disse que a nação do Báltico da UE e da OTAN tinha escolhido os veículos alemães entre 12 ofertas.

Os primeiros veículos feitos pelo consórcio Artec da Krauss-Maffei Wegmann e Rheinmetall MAN Military Vehicles são esperados para chegar em 2017.

Ele disse que o preço será divulgado somente após as conversações com Artec, mas uma fonte do governo disse que o negócio pode valer cerca de 400 milhões de euros (US$ 438 milhões).

No seu orçamento de Estado para 2016 aprovado na quinta-feira, a Lituânia prometeu elevar os gastos com defesa em mais de um terço, em meio a crescentes preocupações sobre as ações da Rússia na Ucrânia e a atividade militar na zona do Báltico.

Em setembro, a Lituânia assinou um contrato de 16 milhões de euros para comprar 21 obuseiros autopropulsados usados ​​da Alemanha.

Os Estados Unidos, entretanto, desdobraram algum equipamento militar na Lituânia, incluindo seus carros de combate Abrams.

Os três estados bálticos e a Polônia também pediram uma presença permanente da OTAN na região para dissuadir a Rússia, mas os aliados, até agora se limitaram a rotações de tropas.

FONTE: AFP

43
Deixe um comentário

avatar
43 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
20 Comment authors
Ephranantonio carlosIvanRicardoJodreski Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Iväny Junior
Visitante
Member

Ótimo blindado.

PRAEFECTUS
Visitante

Fazer o que, não dá pra ficar sentindo o bafo do urso no cangote e não se preparar pro pior…

Lituânia tá correndo atras do prejuízo…

O Brasil pode dormir de pijama, mas não de touca…os sinais dos acontecimentos no mundo não deixa duvidas, é melhor se preparar para o pior…

Grato.

Renato Carvalho
Visitante

esse canhão serviria prum futuro guarany 8×8?

donitz123
Visitante

“A paz é boa para os negócios mas a guerra é melhor ainda.” Ditado fereng.

Melky Cavalcante
Visitante
Melky Cavalcante

Péssimo negócio, teria sido melhor comprar o Piranha V como a Dinamarca, por esse valor compraria uns 220 Piranhas. A Segunda guerra nos mostrou que na luta blindada/mecanizada quantidade supera qualidade, Em hipotético confronto com os russos ambos são vulneráveis às ameaças encontradas no campo de batalha, logo é melhor ter quantidade.

Lc
Visitante

Renato Carvalho,

Já existe uma versão do Guarani 6×6 equipada com o canhão Bushmaster II Mk44 neste mesmo calibre, em torre produzida em Israel .Além de outra, equipada com o canhão Rheinmetall Mk30-2 também no calibre 30mm , ora em desenvolvimento.
O que se estuda para uma futura versão 8×8 é a adoção de uma arma no calibre de 105mm.

Delfim
Visitante
Delfim

Mas que torre é esta, e a manga perfurada cobrindo o cano do canhão… parece Star Wars !

Iväny Junior
Visitante
Member

Delfim

Acho que essa torreta é o snorkel pra operar submerso. Parece estranho mesmo.

Bosco
Visitante

Essa torreta é um sistema eletroóptico de busca e aquisição de alvos independente para o comandante do veículo. Ele pode buscar novos alvos enquanto o atirador está engajando outro.

Iväny Junior
Visitante
Member

É verdade Bosco, depois que respondi aqui fui pesquisar a torreta, aí já tinha respondido e não tem como apagar, hahaha.

Saudações.

carlos alberto soares
Visitante
carlos alberto soares

“PRAEFECTUS 14 de dezembro de 2015 at 17:50
Fazer o que, não dá pra ficar sentindo o bafo do urso no cangote e não se preparar pro pior…

Lituânia tá correndo atras do prejuízo…”
Não entendi ?

carlos alberto soares
Visitante
carlos alberto soares
carlos alberto soares
Visitante
carlos alberto soares
carlos alberto soares
Visitante
carlos alberto soares
Hugo
Visitante
Hugo

Lembramos também que a opção pelo Boxer é política e estratégica. Se a coisa começar a ficar feia será na porta do alemães que a Lituânia irá bater primeiro

Vader
Membro
Trusted Member

Os países bálticos se quiserem sobreviver no longo prazo terão que se tornar “israéis” em termos de poderio bélico (inclusive nuclear) e para isso terão que ser tão ricos como Cingapura.

Toleman Picoli
Visitante
Toleman Picoli

Uma vez um comentarista aqui da trilogia disse que quando a mandíbula do dragão se fechar, teremos saudades das garras da águia. Tomando a liberdade poética dele, todo mundo que sentiu o abraço do urso correu pros braços da águia e se sentem o bafo do urso bate no cangote gastam o que não tem pra se defender. Ai eu pergunto: como pode o urso ter tantos simpatizantes?

Jose Souza
Visitante

países bálticos e a própria Polônia .. estão geograficamente as portas dos inferno…que azar.

Iväny Junior
Visitante
Member

O Hugo matou a charada. Quem era a potência mais próxima que tinha o IFV pra vender? Mesmo sendo mais caro, vale pelo posto de “aliado”.

juarezmartinez
Visitante
juarezmartinez

Eu acho que a decisão dos Lituanos foi eminentemente técnica, pois apesar de do Piranha ser um bom veículo, o Boxer é infinitamente superior em blindagem e capacidade de sobrevivência no TO.
Eles sabem que resistir ao primeiro embate é importante para dar tempo do reforço chegar.

G abraço

carlos alberto soares
Visitante
carlos alberto soares

Concordo com quase tudo que foi colocado pelos colegas, mas há exceções.
Caro Lord Vader 15 de dezembro de 2015 at 13:32
Isso nunca acontecerá.
Reforçar no básico e se agarrar nos USA, OTAN e Alemanha é o que fazem e farão sempre.
Não tem a mentalidade Israeli !

Melky Cavalcante
Visitante
Melky Cavalcante

O Fato é que a Europa não precisa temer a Rússia, ela mesmo vai arruma uma maneira de se auto flagelar, foi sempre assim e no futuro não vai ser diferente e a possível causa vai ser a islamização da Europa.

Iväny Junior
Visitante
Member

Juarez

Eu fique impressionado com essa compra. Mas de acordo com o que o Melky levantou antes, não seriam 220 Piranhas superiores em combate a 88 Boxers?
Pode ser que não tenha tripulação treinada pra 220 IFV.

Saudações

leo
Visitante
leo

bela compra masss, sera que da conta do novo APC russo boomerang, que conta com visão para a tripulação 360 graus na volta do veiculo,defesas ativas, contra misseis e minas , sistema de mira independente pro comandante e sistema de aquisição e acompanhamento de alvo totalmente automático. a blindagem deve ser equivalente.
http://www.armyrecognition.com/images/stories/east_europe/russia/wheeled_armoured/boomerang/Boomerang_BTR_wheeled_8x8_armoured_vehicle_personnel%20carrier_Russia_Russian_defence_industry_military_equipment_640_003.jpg

Melky Cavalcante
Visitante
Melky Cavalcante

Leo se eu tivesse que escolher um eu escolheria o Boomerang, O armamento que eles carregam (versão com canhão) seriam mutuamente ineficaz a uns 2.5 km de distância, sendo assim o veículo russo leva vantagem em ter mísseis Kornet-EM (alcançe 7/8km), podendo abrir fogo a grande distância sem ter medo de ser molestado pelo canhão do Boxer (pode até retardar IFVs puro sangue como o PUMA e MBTs com um bom posicionamento), o Boomerang têm capacidade anfíbia dando a ele maior mobilidade no campo de batalha podendo cruzar cursos de água sem apoio da engenharia, assim pode impedir que o… Read more »

Leo
Visitante
Leo

Melky, verdade parece que a defesa ativa foi retirada do veículo russo… Mas mesmo assim parece que as chances dele de sobrevivência são melhores, mobilidade e poder de fogo também. E a conexão em campo de batalha também pois ele foi feito para estar conectado a outros veículos como os da família armata.

Juarez
Visitante
Juarez

Melky, nem Abrams, nsm Armata, nen Ldo II resistem a estas armas principalmente se atingirem partes laterais e superiores, eu me referi ao Boxer com proteção de armas leves, 50 e 20mm e olhe lá…..

G abraco

Leo
Visitante
Leo

Juarez, na lateral os novos tanques aguentam depende da arma utilizada. Mudando um pouco de assunto, o futuro será de tanques com cápsulas para a tripulação isoladas das munições com uma tripulação reduzida, como o armata e o novo sistema de artilharia russo que é mostrado no vídeo que irei postar.

Leo
Visitante
Leo
Vader
Membro
Trusted Member

Toleman Picoli 15 de dezembro de 2015 at 13:52 “Ai eu pergunto: como pode o urso ter tantos simpatizantes?” A culpa é simplesmente do antiamericanalhismo atávico que é diluído no leite de vaca que o brasileiro bebe desde que desmama… 🙂 Para o antiamericanalha qualquer um que faça a menor das objeções aos EUA, em qualquer campo da vida humana, vira “aliado”. Ao contrário, qualquer um que elogie os EUA sob qualquer aspecto é “capacho”, “vendido” e bossas outras. As esquerdas das décadas de 60/70 fizeram bem o seu trabalho de doutrinar a juventude brasileira. Hoje temos como “ídolos” uma… Read more »

Jodreski
Visitante
Jodreski

Discordo um pouco de vc Vader! Não acho que isso tenha a ver tanto com esse pensamento antiamericano de esquerda propagado pela população, até porque sinceramente acho que a nossa pop não tenha nada de esquerda, a eleição do PT não teve nada a ver com a população ser ou não ser de esquerda (pelo menos não na minha visão). Acho que isso esta relacionado com a política externa americana e como ela é feita. O EUA se apoia no poder bélico que tem para propagar suas intervenções no campo geopolítico à maneira que eles querem, sem consultar ninguém e… Read more »

carlos alberto soares
Visitante
carlos alberto soares

Caro Leo 16 de dezembro de 2015 at 7:52
Tem em outro idioma ? Por exemplo ….. em Inglês ! (rs)
Eu sei, uma imagem vale mais que mil palavras, mas ……

Leo
Visitante
Leo

Carlos Alberto Soares
Não tem amigo infelizmente, também queria, as legendas do YouTube são muito ruins não dá pra entender nada. Domingo vai sair o programa completo mostrando essa nova artilharia russa. Mas em russo :/. Mas tem o vídeo do kurganets-25 com legenda em inglês no YouTube, 40 minutos mostrando e falando do novo blindado.

Ricardo
Visitante
Ricardo

Perda completa de tempo com único propósito de colocar demagogos no poder e encher os bolsos dos fabricantes alemães de dinheiro. Se a Rússia resolver invadir os estados Bálticos só armas nucleares irão parar os russos.

Toleman Picoli
Visitante
Toleman Picoli

Jodreski 16 de dezembro de 2015 at 15:37
Poderia nos dizer quais recursos naturais os americanos buscaram no Iraque e no Afeganistão, por exemplo? Também na Coreia e no Vietnã, se possível, e não basta dizer apenas “petróleo”. Traga alguma fonte que demonstre que são as empresas americanas a explorar esses recursos nesses ou outros países em que os EUA se envolveram, por gentileza.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Ricardo 16 de dezembro de 2015 at 19:54
Não vão invadir, tem vetores e pequenas unidades terrestres nesses países da OTAN e dos Âmis. Seria uma declaração de guerra. Europeus, Âmis e Russos jogam Xadrez.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Caro Lord Vader 16 de dezembro de 2015 at 13:12
Concordo, endosso e acrescento:
Tenho 2 Filhos, 21 e 23 anos.
Foram educados na forma tradicional, não gostam de vermelhuxos, admiram a iniciativa privada, tem intenção de sair desta joça e ir para países verdadeiros, sabem da importância dos países sérios e desenvolvidos, mais …. tem consciência da posição dos USA no contexto mundial.
Portanto a educação e as bases do pensamento nascem no berço.
É o que penso.
G Abraço

Vader
Membro
Trusted Member

Jodreski 16 de dezembro de 2015 at 15:37 Pode discordar o quanto você quiser meu caro, mas o FATO é que sem os EUA, sua influência econômica, cultural, científica e militar, e sem sua política externa ATIVA (com todos os equívocos que comete), o mundo seria um lugar bem mais POBRE, muito mais ATRASADO e, acima de tudo, muito, mas muuuuuito mais PERIGOSO. E se os EUA são um “império” como os esquerdistas e antiamericanalhas adoram propagar, são sem sombra de dúvida o império mais bonzinho da História Humana. Isso porque eles, possuindo poder para nos escravizar a todos, não… Read more »

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Vader 17 de dezembro de 2015 at 12:20
Endosso.

Ivan
Membro
Member
Ivan

O sítio do fabricante:
http://www.artec-boxer.com/index.php?id=variants

Vale a pena conferir as diversas versões deste blindado sobre roda criado para ser modular, trocando a parte de missão do veículo.

Sds.,
Ivan.

Ivan
Membro
Member
Ivan

Boxer é um projeto conjunto da Alemanha e Holanda (mais Alemanha que Holanda) capitaneado pelas are Krauss-Maffei Wegmann e Rheinmetall germânicas e Rheinmetall Nederland batava. É classificado de forma genérica como multirole armoured fighting vehicle, ou em bom português: Veículo Blindado de Combate Multi Tarefa. Curioso é que exatamente isso, um multitarefa que pode mudar com os diferentes módulos de missão como apresentado no site do fabricante, ARTEC GmbH, linkado anteriormente. . Sua origem, como vários projetos conhecidos, vem de um trabalho conjunto (joint venture) com franceses e ingleses que foi descontinuada. Do lado francês surgiu o Véhicule Blindé de… Read more »

antonio carlos
Visitante
antonio carlos

a armação do canhão deve ser a amenizar o recuso do canhão 30mm e estabilizar quando em movimento. imagine disparar um em terreno irregular

Ephran
Visitante
Ephran

Tem muita empresa alemã que está interessada é em fazer business, o que você vai fazer com o produto que comprou é responsabilidade sua. Uns anos atrás fiz um curso de alemão para negócios (que, aliás, recomendo https://preply.com/pt/skype/professores-alemao-para-negocios) e desde estão tenho trabalhado como interprete em convenções e percebo muito disso ao traduzir o que os empresários dizem aos seus clientes.