Boxer

A Lituânia informou na sexta-feira que vai comprar 88 veículos blindados de combate alemão Boxer em sua maior aquisição militar até hoje, em meio a preocupações com a vizinha Rússia.

“Chegamos à opinião inequívoca de escolher e adquirir os veículos de combate de infantaria Boxer”, disse o chefe da Defesa da Lituânia Jonas Vytautas Zukas.

Falando após uma reunião do Conselho de Defesa do Estado, ele disse que a nação do Báltico da UE e da OTAN tinha escolhido os veículos alemães entre 12 ofertas.

Os primeiros veículos feitos pelo consórcio Artec da Krauss-Maffei Wegmann e Rheinmetall MAN Military Vehicles são esperados para chegar em 2017.

Ele disse que o preço será divulgado somente após as conversações com Artec, mas uma fonte do governo disse que o negócio pode valer cerca de 400 milhões de euros (US$ 438 milhões).

No seu orçamento de Estado para 2016 aprovado na quinta-feira, a Lituânia prometeu elevar os gastos com defesa em mais de um terço, em meio a crescentes preocupações sobre as ações da Rússia na Ucrânia e a atividade militar na zona do Báltico.

Em setembro, a Lituânia assinou um contrato de 16 milhões de euros para comprar 21 obuseiros autopropulsados usados ​​da Alemanha.

Os Estados Unidos, entretanto, desdobraram algum equipamento militar na Lituânia, incluindo seus carros de combate Abrams.

Os três estados bálticos e a Polônia também pediram uma presença permanente da OTAN na região para dissuadir a Rússia, mas os aliados, até agora se limitaram a rotações de tropas.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Iväny Junior
8 anos atrás

Ótimo blindado.

PRAEFECTUS
8 anos atrás

Fazer o que, não dá pra ficar sentindo o bafo do urso no cangote e não se preparar pro pior…

Lituânia tá correndo atras do prejuízo…

O Brasil pode dormir de pijama, mas não de touca…os sinais dos acontecimentos no mundo não deixa duvidas, é melhor se preparar para o pior…

Grato.

Renato Carvalho
8 anos atrás

esse canhão serviria prum futuro guarany 8×8?

donitz123
8 anos atrás

“A paz é boa para os negócios mas a guerra é melhor ainda.” Ditado fereng.

Melky Cavalcante
Melky Cavalcante
8 anos atrás

Péssimo negócio, teria sido melhor comprar o Piranha V como a Dinamarca, por esse valor compraria uns 220 Piranhas. A Segunda guerra nos mostrou que na luta blindada/mecanizada quantidade supera qualidade, Em hipotético confronto com os russos ambos são vulneráveis às ameaças encontradas no campo de batalha, logo é melhor ter quantidade.

Lc
Lc
8 anos atrás

Renato Carvalho,

Já existe uma versão do Guarani 6×6 equipada com o canhão Bushmaster II Mk44 neste mesmo calibre, em torre produzida em Israel .Além de outra, equipada com o canhão Rheinmetall Mk30-2 também no calibre 30mm , ora em desenvolvimento.
O que se estuda para uma futura versão 8×8 é a adoção de uma arma no calibre de 105mm.

Delfim
Delfim
8 anos atrás

Mas que torre é esta, e a manga perfurada cobrindo o cano do canhão… parece Star Wars !

Iväny Junior
8 anos atrás

Delfim

Acho que essa torreta é o snorkel pra operar submerso. Parece estranho mesmo.

Bosco
Bosco
8 anos atrás

Essa torreta é um sistema eletroóptico de busca e aquisição de alvos independente para o comandante do veículo. Ele pode buscar novos alvos enquanto o atirador está engajando outro.

Iväny Junior
8 anos atrás

É verdade Bosco, depois que respondi aqui fui pesquisar a torreta, aí já tinha respondido e não tem como apagar, hahaha.

Saudações.

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

“PRAEFECTUS 14 de dezembro de 2015 at 17:50
Fazer o que, não dá pra ficar sentindo o bafo do urso no cangote e não se preparar pro pior…

Lituânia tá correndo atras do prejuízo…”
Não entendi ?

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás
carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás
carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás
Hugo
Hugo
8 anos atrás

Lembramos também que a opção pelo Boxer é política e estratégica. Se a coisa começar a ficar feia será na porta do alemães que a Lituânia irá bater primeiro

Vader
8 anos atrás

Os países bálticos se quiserem sobreviver no longo prazo terão que se tornar “israéis” em termos de poderio bélico (inclusive nuclear) e para isso terão que ser tão ricos como Cingapura.

Toleman Picoli
Toleman Picoli
8 anos atrás

Uma vez um comentarista aqui da trilogia disse que quando a mandíbula do dragão se fechar, teremos saudades das garras da águia. Tomando a liberdade poética dele, todo mundo que sentiu o abraço do urso correu pros braços da águia e se sentem o bafo do urso bate no cangote gastam o que não tem pra se defender. Ai eu pergunto: como pode o urso ter tantos simpatizantes?

Jose Souza
8 anos atrás

países bálticos e a própria Polônia .. estão geograficamente as portas dos inferno…que azar.

Iväny Junior
8 anos atrás

O Hugo matou a charada. Quem era a potência mais próxima que tinha o IFV pra vender? Mesmo sendo mais caro, vale pelo posto de “aliado”.

juarezmartinez
juarezmartinez
8 anos atrás

Eu acho que a decisão dos Lituanos foi eminentemente técnica, pois apesar de do Piranha ser um bom veículo, o Boxer é infinitamente superior em blindagem e capacidade de sobrevivência no TO.
Eles sabem que resistir ao primeiro embate é importante para dar tempo do reforço chegar.

G abraço

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

Concordo com quase tudo que foi colocado pelos colegas, mas há exceções.
Caro Lord Vader 15 de dezembro de 2015 at 13:32
Isso nunca acontecerá.
Reforçar no básico e se agarrar nos USA, OTAN e Alemanha é o que fazem e farão sempre.
Não tem a mentalidade Israeli !

Melky Cavalcante
Melky Cavalcante
8 anos atrás

O Fato é que a Europa não precisa temer a Rússia, ela mesmo vai arruma uma maneira de se auto flagelar, foi sempre assim e no futuro não vai ser diferente e a possível causa vai ser a islamização da Europa.

Iväny Junior
8 anos atrás

Juarez

Eu fique impressionado com essa compra. Mas de acordo com o que o Melky levantou antes, não seriam 220 Piranhas superiores em combate a 88 Boxers?
Pode ser que não tenha tripulação treinada pra 220 IFV.

Saudações

leo
leo
8 anos atrás

bela compra masss, sera que da conta do novo APC russo boomerang, que conta com visão para a tripulação 360 graus na volta do veiculo,defesas ativas, contra misseis e minas , sistema de mira independente pro comandante e sistema de aquisição e acompanhamento de alvo totalmente automático. a blindagem deve ser equivalente.
https://www.armyrecognition.com/images/stories/east_europe/russia/wheeled_armoured/boomerang/Boomerang_BTR_wheeled_8x8_armoured_vehicle_personnel%20carrier_Russia_Russian_defence_industry_military_equipment_640_003.jpg

Melky Cavalcante
Melky Cavalcante
8 anos atrás

Leo se eu tivesse que escolher um eu escolheria o Boomerang, O armamento que eles carregam (versão com canhão) seriam mutuamente ineficaz a uns 2.5 km de distância, sendo assim o veículo russo leva vantagem em ter mísseis Kornet-EM (alcançe 7/8km), podendo abrir fogo a grande distância sem ter medo de ser molestado pelo canhão do Boxer (pode até retardar IFVs puro sangue como o PUMA e MBTs com um bom posicionamento), o Boomerang têm capacidade anfíbia dando a ele maior mobilidade no campo de batalha podendo cruzar cursos de água sem apoio da engenharia, assim pode impedir que o… Read more »

Leo
Leo
8 anos atrás

Melky, verdade parece que a defesa ativa foi retirada do veículo russo… Mas mesmo assim parece que as chances dele de sobrevivência são melhores, mobilidade e poder de fogo também. E a conexão em campo de batalha também pois ele foi feito para estar conectado a outros veículos como os da família armata.

Juarez
Juarez
8 anos atrás

Melky, nem Abrams, nsm Armata, nen Ldo II resistem a estas armas principalmente se atingirem partes laterais e superiores, eu me referi ao Boxer com proteção de armas leves, 50 e 20mm e olhe lá…..

G abraco

Leo
Leo
8 anos atrás

Juarez, na lateral os novos tanques aguentam depende da arma utilizada. Mudando um pouco de assunto, o futuro será de tanques com cápsulas para a tripulação isoladas das munições com uma tripulação reduzida, como o armata e o novo sistema de artilharia russo que é mostrado no vídeo que irei postar.

Leo
Leo
8 anos atrás
Vader
8 anos atrás

Toleman Picoli 15 de dezembro de 2015 at 13:52 “Ai eu pergunto: como pode o urso ter tantos simpatizantes?” A culpa é simplesmente do antiamericanalhismo atávico que é diluído no leite de vaca que o brasileiro bebe desde que desmama… 🙂 Para o antiamericanalha qualquer um que faça a menor das objeções aos EUA, em qualquer campo da vida humana, vira “aliado”. Ao contrário, qualquer um que elogie os EUA sob qualquer aspecto é “capacho”, “vendido” e bossas outras. As esquerdas das décadas de 60/70 fizeram bem o seu trabalho de doutrinar a juventude brasileira. Hoje temos como “ídolos” uma… Read more »

Jodreski
Jodreski
8 anos atrás

Discordo um pouco de vc Vader! Não acho que isso tenha a ver tanto com esse pensamento antiamericano de esquerda propagado pela população, até porque sinceramente acho que a nossa pop não tenha nada de esquerda, a eleição do PT não teve nada a ver com a população ser ou não ser de esquerda (pelo menos não na minha visão). Acho que isso esta relacionado com a política externa americana e como ela é feita. O EUA se apoia no poder bélico que tem para propagar suas intervenções no campo geopolítico à maneira que eles querem, sem consultar ninguém e… Read more »

carlos alberto soares
carlos alberto soares
8 anos atrás

Caro Leo 16 de dezembro de 2015 at 7:52
Tem em outro idioma ? Por exemplo ….. em Inglês ! (rs)
Eu sei, uma imagem vale mais que mil palavras, mas ……

Leo
Leo
8 anos atrás

Carlos Alberto Soares
Não tem amigo infelizmente, também queria, as legendas do YouTube são muito ruins não dá pra entender nada. Domingo vai sair o programa completo mostrando essa nova artilharia russa. Mas em russo :/. Mas tem o vídeo do kurganets-25 com legenda em inglês no YouTube, 40 minutos mostrando e falando do novo blindado.

Ricardo
Ricardo
8 anos atrás

Perda completa de tempo com único propósito de colocar demagogos no poder e encher os bolsos dos fabricantes alemães de dinheiro. Se a Rússia resolver invadir os estados Bálticos só armas nucleares irão parar os russos.

Toleman Picoli
Toleman Picoli
8 anos atrás

Jodreski 16 de dezembro de 2015 at 15:37
Poderia nos dizer quais recursos naturais os americanos buscaram no Iraque e no Afeganistão, por exemplo? Também na Coreia e no Vietnã, se possível, e não basta dizer apenas “petróleo”. Traga alguma fonte que demonstre que são as empresas americanas a explorar esses recursos nesses ou outros países em que os EUA se envolveram, por gentileza.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Ricardo 16 de dezembro de 2015 at 19:54
Não vão invadir, tem vetores e pequenas unidades terrestres nesses países da OTAN e dos Âmis. Seria uma declaração de guerra. Europeus, Âmis e Russos jogam Xadrez.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Caro Lord Vader 16 de dezembro de 2015 at 13:12
Concordo, endosso e acrescento:
Tenho 2 Filhos, 21 e 23 anos.
Foram educados na forma tradicional, não gostam de vermelhuxos, admiram a iniciativa privada, tem intenção de sair desta joça e ir para países verdadeiros, sabem da importância dos países sérios e desenvolvidos, mais …. tem consciência da posição dos USA no contexto mundial.
Portanto a educação e as bases do pensamento nascem no berço.
É o que penso.
G Abraço

Vader
8 anos atrás

Jodreski 16 de dezembro de 2015 at 15:37 Pode discordar o quanto você quiser meu caro, mas o FATO é que sem os EUA, sua influência econômica, cultural, científica e militar, e sem sua política externa ATIVA (com todos os equívocos que comete), o mundo seria um lugar bem mais POBRE, muito mais ATRASADO e, acima de tudo, muito, mas muuuuuito mais PERIGOSO. E se os EUA são um “império” como os esquerdistas e antiamericanalhas adoram propagar, são sem sombra de dúvida o império mais bonzinho da História Humana. Isso porque eles, possuindo poder para nos escravizar a todos, não… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Vader 17 de dezembro de 2015 at 12:20
Endosso.

Ivan
Ivan
8 anos atrás

O sítio do fabricante:
http://www.artec-boxer.com/index.php?id=variants

Vale a pena conferir as diversas versões deste blindado sobre roda criado para ser modular, trocando a parte de missão do veículo.

Sds.,
Ivan.

Ivan
Ivan
8 anos atrás

Boxer é um projeto conjunto da Alemanha e Holanda (mais Alemanha que Holanda) capitaneado pelas are Krauss-Maffei Wegmann e Rheinmetall germânicas e Rheinmetall Nederland batava. É classificado de forma genérica como multirole armoured fighting vehicle, ou em bom português: Veículo Blindado de Combate Multi Tarefa. Curioso é que exatamente isso, um multitarefa que pode mudar com os diferentes módulos de missão como apresentado no site do fabricante, ARTEC GmbH, linkado anteriormente. . Sua origem, como vários projetos conhecidos, vem de um trabalho conjunto (joint venture) com franceses e ingleses que foi descontinuada. Do lado francês surgiu o Véhicule Blindé de… Read more »

antonio carlos
antonio carlos
8 anos atrás

a armação do canhão deve ser a amenizar o recuso do canhão 30mm e estabilizar quando em movimento. imagine disparar um em terreno irregular

Ephran
Ephran
8 anos atrás

Tem muita empresa alemã que está interessada é em fazer business, o que você vai fazer com o produto que comprou é responsabilidade sua. Uns anos atrás fiz um curso de alemão para negócios (que, aliás, recomendo https://preply.com/pt/skype/professores-alemao-para-negocios) e desde estão tenho trabalhado como interprete em convenções e percebo muito disso ao traduzir o que os empresários dizem aos seus clientes.