Explosões no aeroporto e no metro de Bruxelas

33

Aeroporto foi evacuado após os dois rebentamentos, que fizeram vários mortos e feridos. O metro também foi alvo de rebentamentos. Todos os transportes públicos estão suspensos na capital belga

atentado bruxelasClippingA Bélgica está em alerta de segurança máxima, depois de duas explosões no aeroporto de Bruxelas e de uma outra na estação de metro de Maalbeek, localizado junto a instituições europeias.

Há registo de 34 vítimas mortais, de acordo com a ministra da Saúde belga, Maggie de Block, um número já avançado pela televisão pública VRT. Há 20 mortos no metro e 14 no aeroporto. Os feridos nos dois locais ultrapassam largamente uma centena. Uma portuguesa está entre os feridos da estação de metro.

Duas explosões ocorreram às 8:00 no aeroporto de Zaventem, segundo a polícia. Tratou-se de atentado bombista suicida, que se registou junto à fila da American Airlines, na zona das partidas. O tráfego internacional está interrompido.

Pelas 9:11 horas, uma ou várias explosões foram registadas no metro de Maelbeek, junto a instituições europeias, onde todos os trabalhos foram cancelados.

Os transportes públicos, incluindo comboios, foram suspensos na capital belga, assim como as ligações ao Reino Unido e França.

O fumo que sai da estação de Maalbeek, em Bruxelas. Os bombeiros falam em quatro explosões.

Um repórter da Sky, que estava na área comercial, disse que sentiu o chão “a tremer”.

Havia muito fumo e pó, segundo relatos no local. Os rebentamentos tiveram lugar na zona das partidas. Os feridos foram levados para os hospitais, que apelam às dádivas de sangue.

De acordo com informações avançadas pela RTBF, foi encontrada uma kalachnikov no hall das partidas do aeroporto de Zaventem, em Bruxelas.

atentado bruxelas

A agência de notícias belga, citada pela Reuters, noticia que antes das explosões foram disparados tiros e ouvidas palavras em árabe. Desconhece-se a origem dos rebentamentos, mas as explosões surgem poucos dias depois da detenção de Salah Abdeslam, suspeito dos atentados de Paris, em novembro de 2015. Agência belga noticiou mais bombas encontradas no aeroporto.

Alerta para o terrorismo na Europa

Com o nível de alerta para terrorismo elevado para nível 4, Bruxelas está quase parada, com edifícios públicos evacuados e sem transportes. Na capital belga estão em cursos operações policiais casa a casa. O ministro dos Negócios Estrangeiros belga já admitiu que pode haver terroristas em fuga.

O primeiro-ministro belga, em conferência de imprensa já classificou os ataques de “cobardes e cegos”, apelando à calma. Por seu turno, Manuel Valls, homólogo francês declarou que “estamos em guerra”.

No rescaldo do gabinete de crise que se reuniu esta manhã em Paris, o governo decretou um aumento da segurança em gares, estações e aeroportos franceses.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, também convocou um gabinete de crise, ao mesmo tempo que foram reforçadas as medidas de segurança no país.

O nível de alerta nos aeroportos da Flandres foi elevado. Outros aeroportos europeus seguiram o exemplo. O aeroporto de Heathrow, em Inglaterra, já fez saber, através de uma mensagem no Twitter, que há um reforço policial face aos acontecimentos de Bruxelas. Também Charles de Gaulle, o aeroporto principal da capital francesa, reforçou o policiamento.

Os países vizinhos da Bélgica fecharam as fronteiras.

As ligações por comboio e metro foram interrompidas, mas a sua reabertura já foi anunciada para esta tarde, às 16:00.

FONTE: TVI24

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mateus Oliveira
Mateus Oliveira
8 anos atrás

Esses atentados me fazem repensar se sou à favor ou contra da abertura de fronteiras europeias.

Mauricio Porto
Mauricio Porto
8 anos atrás

só há um jeito….que deus me perdoe…é eliminar todos os grupos terroristas ( será que me entenderam)….não há outro jeito….já passou da guerra religiosa….isso é maldade que nem o nazismo…

Juliano M
Juliano M
8 anos atrás

O Espaço Schengen será implodido, o UK vai cair fora da UE Os esquerdistas globalistas em nome de suas ideologias primárias, q os torna cúmplices desses assassinatos, continuarão a tratar a questão como aqui no Brasil já fazem há anos: as vítimas são as vilãs, os assassinos e seus grupos (étnicos/economicos) são vítimas de exclusão do resto da sociedade. Depois dos atentados na França veio uma campanha de inclusão assistencialista às comunidades islâmicas, eles são vítimas e enquanto não resolver sua questão continuariam os atentados. Ameaça direta a todos os europeus com ares de bom mocismo ideológico. Merkel tem suas… Read more »

Fernando
Fernando
8 anos atrás

Sabe quando isso vai acabar: NUNCA. Ainda mais com uma Europa que não tem coragem de controlar suas fronteiras ou adotar uma postura mais rígida, é questão de tempo até acontecer novamente! pois vai haver muito falatório, homenagens, debates… mas botar em prática medidas mais duras eles não vão botar. Isso que dá raiva.

R_silvestro
R_silvestro
8 anos atrás

Isso é uma conspiração ocidental contra a perfeita e pacificadora união dos povos do mundo em um lugar que não é americano e por isso eles estão implantando a CIA para fazer atentados para com isso o Petróleo não ser mais negociado em Euro e voltar para o Dólar
E com isso fazendo com que a Europa pareça mais insegura e que o socialismo perfeito da zona do Euro seja revogado em favor das práticas demoníacas capitalistas que tanto são as mazelas do mundo.

Falei ou não falei como um perfeito socialista/marxista/comunista/idiota ?????

Leandro Costa
Leandro Costa
8 anos atrás

Ganharia prêmios de interpretação, Silvestro.

Tadeumar
Tadeumar
8 anos atrás

O fim da Europa, via desintegracao interna, ja vem acontencendo ha alguns anos.

A invasao islamica e as politicas da esquerda europeia estao destruindo o continente inteiro.

A solucao e uma guerra total, sem treguas, ate a total destruicao dos terroristas mulsumanos.

Ricardo
Ricardo
8 anos atrás

Enquanto a OTAN fantasia a “ameaça russa” terroristas implantam bombas bem debaixo dos seus narizes.

Cadu Silva
Cadu Silva
8 anos atrás

R_silvestro, você foi perfeito. rs
E nos temos que olhar para esse atentados com preocupação, 2016 está aí, daqui a pouco começa os jogos olímpicos e paralímpicos no Rio. Somos alvos fáceis e acessível. Assim como a Bélgica (o serviço de inteligência tem graves deficiência operacional), nosso país tem a ríducula ABIN, que não identificou um terrorista condenado e um ajudante de terroristas.
E pior ainda, ambos no Rio, sedes dos jogos.

Na França, o cara e acusado de terrorismo, e no Brasil, vira professor.
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/01/professor-da-ufrj-condenado-por-terrorismo-avisa-que-deixara-o-brasil.html

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/12/quadrilha-que-transformava-sirios-em-cidadaos-brasileiros-e-descoberta.html

Soldat
Soldat
8 anos atrás

Torço para o fim da União Europeia e com isso acabar com a imigração, na verdade invasão e destruição da Europa.

Por culpa dos Pro-Âmis e comunistas Europeus.

kfir
kfir
8 anos atrás

Islã O islã é uma religião missionária, cujo objetivo final, é tonar todo o mundo islamismo, ela apresenta um sistema de governo e ideologia completo, a democracia não lhe atende, pois o governo dever ser de alla ( o Deus cristão não é o mesmo deus dos muçulmanos, embora estes se esforcem para convencer do contrário, o Deus cristão ama o pecador, o deus islâmico odeia o pecador). Em sua primeira fase Maomé conseguiu poucos seguidores, somente a partir do uso da VIOLÊNCIA, houve crescimento exponencial no numero de adeptos, é impressionante o gráfico. Em seu ensinos que se dividem… Read more »

Alexandre Samir Maziz
8 anos atrás

Nosso Brasil que fique esperto com segurança nas olimpíadas , vai vir gente do mundo inteiro um prato cheio para esses malucos do Islamismo aprontar.Minha família sentiu na carne o que eles pode fazer alguns parentes morreram por causa de serem católicos na Argélia , eram sempre perseguidos então meu avô mudou para cá nos anos 60 . Abraços !!!!

Augusto
Augusto
8 anos atrás

Continuem recebendo muçulmanos e não falem mal dos terroristas, porque é preconceito.

Rodrigo Passos
8 anos atrás

Coalizão já.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
8 anos atrás

Repito : temos que definir fronteiras e áreas de influência para territórios cristãos e muçulmanos.
Não tenhamos ilusões a respeito. Israel e seus módicos 22.000 km² não se livrou da ameaça terrorista, não seria nosso imenso território cristão que se veria livre desta praga.
Em vez de recebermos muçulmanos, deveríamos receber coptas, ortodoxos e maronitas, igualmente cristãos e igualmente perseguidos. De certa forma pagamos por esta hipocrisia.
O nosso Iluminismo só vale pra nós mesmos, e pra quem resolver viver entre nós sem atritos, reconhecendo nosso laicismo.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
8 anos atrás

*reconhecendo a superioridade do nosso laicismo.

kfir
kfir
8 anos atrás

Delfim Sobreira

há uma aliança mesmo que tácita, entre socialistas e islamitas, para juntos por algum meio desmontar a cultura ocidental para de um modo ou de outro se estabelecerem…

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Solução:
MOSSAD.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
8 anos atrás

Kfir
Aliança burra, pois depois teriam que lutar entre si.
.
Sr. Soares,
O Mossad serve pra Israel, e ainda assim engole uns sapos. Ademais, não temos que depender de Israel. Chega de messingelismo subserviente. O Ocidente iluminista, industrializado e secular é o ápice da civilização humana.
O Ocidente só precisa estabelecer regras de território e supremacia com o Islã e pronto. Sair do Oriente, levar os cristãos que lá habitam junto, estabelecer fronteiras político-religiosas e dar no pé, avisando que novos arrepios não serão tolerados.

Juarez
Juarez
8 anos atrás

Amigos e colegas, eu disse lá atrás, quando dos atentados em paris, que o pais europeu mais sensível para a taques era a Bélgica, porque é uma França mais “gay”, não deu outra. Durante a perseguição aos terroristas que teriam voltado para o território Belga, a polícia deles que é daquelas ao se deparar com a vigilância de duas tartarugas, uma delas vai fugir,a outra vai se esconder, eles continuaram batendo cabeça.
Taí a bondade do portas abertas, braços abertos para a entrada indiscriminada e sem controle algum no mundo encantado da Eurobambilândia.

G abraço

augusto
augusto
8 anos atrás

1 primeira coisa deveriam obrigar Ancara a barra todos os imigrantes na sua fronteira com a Síria correndo risco dos acordos de comercio com a UE acabarem e for impostas pesadas sanções econômicas

Emerson R.B
8 anos atrás

“As maravilhas do Islã moderado”.
Essa ideologia que se chama de religião ainda vai acabar com a Europa, e eu não estou dizendo isso da boca pra fora não.
É só fazer as contas.Em media o europeu tem no maximo 2 filhos por casal, o islamico tem no minimo 5 chegando a 10 segundo alguns relatos .Agora imagina isso daqui uns 30 anos o caos que vai ser.
https://youtu.be/9MrUJUcZmGk

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Eu não entrarei na questão teológica, pois acredito que isso fugiria do foco da discussão. Vou centrar apenas num dos pontos estratégicos, relacionados à defesa e questões de segurança. …. Partindo do pré-suposto de alguns foristas, o problema nao é o extremismo, mas o próprio Islã, então teríamos que vigiar, conter e se preparar para, em último caso, enfrentar o mundo muçulmano. Isso implicaria em uma luta contra 1,6 Bilhões de pessoas (dados de 2010). Isso é viável? É possivel militarmente? … E o que fazer com as populações ocidentais (não falo de descendentes ou imigrantes) convertidas ao islã? essa… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Mossad

daemonblackfire
8 anos atrás

Chegamos a um ponto tão conformista que ninguém mais fica chocado ou surpreso com atentados terroristas. Os estados europeus não conseguirão impedir esses atendados, não enquanto não mudarem essa politica de submissão aos maometanos.

Já ta na hora de colocar esse povo na coleira, tal como a China faz com seus muçulmanos. Ou expulsa-los e resolver o assunto.

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Só a população diretamente ligada ao islamismo na França é de 6,5 milhões de pessoas. A solução é expulsa-los? Extermina-los? Campos de concentração, câmaras de gás, trabalhos forçados, etc, é isso? Critica-se a China por ser uma ditadura comunistas e o povo ser manipulado, nao ter liberdades, viver sob uma perseguição política, prisões arbitrárias…e ai a solução para os muçulmanos no Ocidente é imitar a China?

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
8 anos atrás

Luciano.
Não. A solução é lembrar aos muçulmanos que eles habitam território Ocidental, de espiritualidade cristã e estrutura laica, onde a Sharia não tem vez.
Quem não aceitar vai embora ou sofre as consequências.

Juarez
Juarez
8 anos atrás

Perfeita colocação, a regra esta ou cumpri ou vai embora, ou vai para o pau.

G abraço

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Sim, concordo plenamente na ideia de se fazer entender que aqui a cultura é outra, que o Estado é laico, mas há uma base cultural cristã, seja católica, ortodoxa ou protestante. O x é que o oriente nao teve um Iluminismo ou uma Rev. Francesa, logo essa ideia de Estado laico, direitos individuais e democracia são complicados de serem entendidos. Mas isso nao é uma solução mágica, que resolve tudo da noite para o dia. Acredito que primeiramente é fazer com que os sistemas de inteligência realmente funcionem, mas isso leva a um dilema para as autoridades europeias: passar por… Read more »

Emerson R.B
8 anos atrás

Estou proibido de comentar??
Tentei comentar e nada.

Emerson R.B
8 anos atrás

Se por acaso repetir esse comentário, foi pau do site não meu.Por favor deletam o primeiro poste e deixem esse segundo que coloquei mais um link. — Ai meu Deus do céu, é muito sem noção mesmo.->>”Luciano 26 de março de 2016 at 22:13 ” Comparar refugiados, italianos,alemães,poloneses , todos com bases civilizacionais judaico-cristãs com o islã que não tem nada a ver com esses costumes é muita ingenuidade(ou burrice mesmo). O islã não é uma religião(se é que é religião)tolerante ,pacifica.Tudo que vcs estão vendo sendo feito com os cristão la no Iraque e na Siria, esta no alcorão… Read more »