Piloto ucraniana é condenada pela morte de jornalistas russos

9

Tribunal concluiu que a piloto de helicóptero deu localização das vítimas.
nadia-savchenko - foto reuters

ClippingA piloto militar ucraniana Nadia Savchenko foi considerada culpada nesta segunda-feira (21) pelo assassinato de dois jornalistas russos em 2014, o que pode representar uma pena de até 23 anos de prisão, informaram agências de notícias russas.

“Savchenko e um grupo de pessoas motivadas pelo ódio e a animosidade cometeram o assassinato de Igor Korneliuk e Anton Voloshin”, dois jornalistas mortos no leste separatista da Ucrânia, afirmou o juiz, citado pelas agências russas, na localidade russa de Donetsk (província de Rostov), perto da fronteira com a Ucrânia.

O juiz admitiu, no entanto, que o organizador do assassinato era o antigo comandante do batalhão ucraniano Aidar, Sergui Melnishuk, a quem Nadia Savchenko obedecia em meados de 2014.

“Melnishuk (…), segundo o plano elaborado previamente, organizou o assassinato e proporcionou a Savchenko o material”, indicou o juiz durante a leitura do veredicto, que deve prosseguir até terça-feira.

Após a leitura do veredicto, o juiz anunciará a pena de prisão contra a ucraniana, que pode ser condenada a 23 anos de prisão.

O tribunal concluiu que a piloto de helicóptero, de 34 anos, forneceu ao exército ucraniano em 17 de junho de 2014 a localização de Voloshin e Korneliuk, mortos por um disparo de morteiro no leste separatista da Ucrânia.

Savchenko rejeita as acusações e afirma que foi capturada pelos rebeldes pró-Rússia e levada para a Rússia antes da morte dos dois jornalistas.

Detida há 21 meses, Savchenko não hesitou em desafiar abertamente o poder russo durante sua detenção e seu julgamento, o que proporcionou uma grande popularidade na Ucrânia.

Eleita simbolicamente deputada durante sua detenção, ela fez uma greve de fome durante mais de 80 dias, entre dezembro de 2014 e março de 2015.

FONTE:
Da France Presse, via G1

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
donitz123
8 anos atrás

Bons eram os tempo de Lubyanka. Tudo se resolvia com uma Nagant.

Rafael
Rafael
8 anos atrás

Se ela passou a informação para o exército ucraniano não é assasinato, a república de donesk está em guerra com a Ucrânia, única coisa que se poderia prende-la é por espionagem

Marco
Marco
8 anos atrás

O ForTe poderia fazer uma matéria com um resumo da situação atual do conflito na Ucrânia.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Condenada por confronto em guerra ?

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
8 anos atrás

Apenas por fazer reconhecimento ?

Alex Tiago
Alex Tiago
8 anos atrás

Greve de fome por mais de 80 dias???????kkkkkk mau explicado essa colocação reportagem meio confusa.

Jodreski
Jodreski
8 anos atrás

Pois é ela quebrou o recorde de dias sem comer!
O Guinness Book deverá certamente procurá-la em breve.

anderson borges bastos
8 anos atrás

eu pensava que guerra era guerra né? ela é uma militar da ucrania e a ucrania está em guerra,aí ela é capturada por um terceiro país e condenada por um homicidio que ocorreu FORA do territorio do terceiro país???

se ela cometeu um homicidio,ela não deveria ser entregue a justiça ucraniana,já que o suposto crime ocorreu lá??

ô historinha complicada viu……

Pedro Santos Jr
7 anos atrás

Igual aos “insurgentes” no Iraque. Terroristas na opinião dos americanos, embora estejam matando soldados estrangeiros que ocupam seu país. Vae victis!