itamaraty

No mesmo dia, secretário-geral ordenou desconsiderar as mensagens

Gabriela Valente

ClippingBRASÍLIA – Na última sexta-feira, dia em que manifestantes foram às ruas defender o mandato da presidente Dilma Rousseff, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) enviou telegramas a todas as embaixadas e representações do Brasil no exterior recomendando a difusão de mensagens de entidades alertando para o risco de um golpe político no país. A mensagem partiu da Secretaria de Estado de Relações Exteriores do Itamaraty (SERE). O texto pedia que cada posto designasse um diplomata para dialogar com as organizações da sociedade civil locais. A ordem acabou abortada por determinação da Secretaria Geral do Itamaraty na própria sexta-feira, mas depois que as mensagens já haviam sido disparadas para postos diplomáticos em todo o mundo.

Nos telegramas despachados de Brasília havia reprodução de comunicados que conclamavam à resistência democrática. O GLOBO teve acesso à comunicação diplomática, que já foi invalidada pelo MRE. Nesta terça-feira, o diplomata perdeu o direito de autorizar comunicações no Itamaraty, segundo revelou o colunista Lauro Jardim.

Perto do meio-dia da última sexta-feira, o Itamaraty disparou o telegrama ostensivo de número 100.752, em que pedia a designação de um servidor — de preferência um diplomata — para ficar responsável por “apoiar adequadamente” o diálogo entre o Itamaraty, a sociedade civil brasileira e a local.

— A ideia era espalhar pelo mundo que há um golpe aqui. E que os governos e a sociedade civil do mundo inteiro se solidarizassem com o PT — disse um diplomata ouvido pelo GLOBO sob a condição de anonimato.

A mensagem do Itamaraty foi enviada pelo ministro Milton Rondó Filho, responsável pela área de combate à fome do MRE. Segundo colegas de trabalho, ele é um ferrenho defensor do governo.

Às 16h18, o Itamaraty enviou outro comunicado, novamente feito por Rondó. O telegrama 100.755 retransmite uma nota da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong), que reúne 250 entidades. O texto começa com a seguinte frase: “É momento de resistência democrática!”, fala em “profunda preocupação” com os rumos do processo político e ataques dos grandes grupos econômicos e da mídia a governos legitimamente eleitos, e conclama, independentemente das posições políticas e ideológicas, a sociedade para a luta pela democracia : “Não ao Golpe! Nossa luta continua!”.

Cerca de uma hora e meia depois desse telegrama, o secretário-geral do Itamaraty, Sérgio Danese, enviou outro comunicado aos postos no exterior em que pedia para que fossem ignorados os comunicados anteriores.

“Dou instruções. Rogo desconsiderar e tornar sem efeito as circulares telegráficas 100752 e 100755”.

Mesmo após essa instrução, outra comunicação foi enviada. O telegrama 100.757 reproduziu a “Carta aos Movimentos Sociais da América Latina”, que denuncia um “processo reacionário que está em curso no país contra o Estado Democrático de Direito”. A correspondência, assinada por centrais sindicais e outras ONGs, diz que retrocessos não serão admitidos.

SEM AUTORIZAÇÃO SUPERIOR

“A situação agravou-se nos últimos dias”, afirmam as ONGs ao citarem a ação da Polícia Militar na União dos Metalúrgicos em Diadema e o ataque à sede da União Nacional dos Estudantes (UNE). Para elas, isso revive os ataques que precederam o golpe militar de 1964 no Brasil.

Segundo o Itamaraty, mesmo que esse telegrama tenha sido enviado após a ordem que anulava a comunicação do ministro Rondó, ele também estaria cancelado. Isso porque o secretário derrubou o primeiro comunicado que pedia a divulgação desse tipo de correspondência.

Consultado, o Ministério das Relações Exteriores informou que essas circulares foram expedidas sem autorização superior e, por isso, foram anuladas. De acordo com fontes do órgão, assim que os primeiros telegramas foram enviados, houve uma reação dos funcionários que criticavam o uso da máquina do Estado para defender o atual governo. Até a noite de ontem, nenhuma medida administrativa foi tomada contra Rondó.

Telegramas abortados

Mensagens partiram da Secretaria de Relações Exteriores

telegramas-desk

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa
Leandro Costa
7 anos atrás

O Itamaraty está bem distante dos tempos de Rio Branco, infelizmente. É um órgão que se aparelha sempre que um novo presidente está no poder e serve mais para atividades protocolares ao invés de realmente investir em política externa. Esse último caso demonstra a qual nível de aparelhamento chegou. É bem capaz de o autor dessas comunicações não ser punido por abalar possíveis contatos políticos dentro do próprio Itamaraty. Fico feliz de não ter escolhido essa opção de carreira.

wwolf22
wwolf22
7 anos atrás

Ridículo…
governo sem credibilidade…
#foracorruptos independente das siglas…

Mateus
Mateus
7 anos atrás

É quase um S.O.S, KKK !!!

Juliano M
Juliano M
7 anos atrás

O Itamaraty foi destruído nos governos petistas. E Lula seria Ministro do R.Exteriores se não fosse da Casa Civil. A carreira de Estado foi desmoralizada, partidarizada e promove-se uma caça às bruxas no órgão, o caso na Bolívia foi só o mais evidente. Como os profissionais ainda se recusam a se entregar de corpo e alma ao petismo, Dilma que já tem aversão a temas internacionais, passou a sistematicamente cortar verbas para embaixadas, em muitas a conta de luz e água tem sido pagas do bolso de alguns embaixadores. O Ministro de Relações Exteriores é só uma figura decorativa, um… Read more »

Leandro Costa
Leandro Costa
7 anos atrás

Só um comentário, o Itamaraty já não era um órgão estritamente sério faz bastante tempo, antes até do PT chegar ao poder. Mas a coisa degringolou DRÁSTICAMENTE após a chegada de Lula. Celso Amorim, na minha humilde opinião, foi o PIOR Ministro das Relações Exteriores que este país já conheceu. A existência de um cargo especial para Marco Aurélio Garcia é uma afronta à sociedade brasileira. É basicamente um comissário. Os novos membros do Itamaraty, e até alguns antigos membros estão estarrecidos com o nível de ‘seleção interna’ que existe naquela instituição, que podia não ser eficiente antes do PT,… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
7 anos atrás

Não ao golpe! nossa, corrup.ops. errei,nossa luta continua!

Luiz Campos
Luiz Campos
7 anos atrás

E qual foi o resultado prático disso, além da vergonha ?

buenovida7@hotmail.com
buenovida7@hotmail.com
7 anos atrás

Alerta ! Ronaldo Caiado “Recebemos informações de que o governo estaria consultando o Ministério da Defesa para a possibilidade de decretar “Estado de Defesa”, conforme prevê a Constituição em seu Artigo 136. ” https://www.facebook.com/ronaldocaiado25/?fref=nf

Colombelli
Colombelli
7 anos atrás

e ainda tem gente que apoia. Me dá asco.

Gustavo
7 anos atrás

E pensar que a diplomacia brasileira já foi respeitada em todo o mundo, estando presente em diversos momentos importantes da história mundial no último século.
Barão de Rio Branco, Rui Barbosa, Osvaldo Aranha e tantos outros grandes diplomatas brasileiros devem estar se revirando em seus túmulos…

paco
paco
7 anos atrás

Vai ser outra “revolução” de cima para baixo como todas as outras q tivemos em nossa historia.

Bardini
7 anos atrás

” … e o ataque à sede da União Nacional dos Estudantes (UNE). ”
.
Passem com um trator por cima daquele antro de parasitas…

lynx
lynx
7 anos atrás

O ato do embaixador Milton Renó merece um afastamento sumário de suas funções, já que deu ordens às representações diplomáticas, de cunho político/partidário, sem o conhecimento de seus superiores. A quebra de confiança é evidente e não pode ser ignorada. Maaas… Houve também uma ofença aberta aos poderes legislativo e judiciário por parte de um funcionário do Estado, acrescida de uma incitação aos representantes do Estado brasileiro ao não reconhecimento de possíveis determinações desses dois Poderes em benefício de um governo do qual é simpatizante. Além de afastado de suas funções esse embaixador partidário precisa responder ao devido inquérito legal… Read more »

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
7 anos atrás

Filhote do Rosseto e do MAG top top
Já tiveram que dar a ré e óóó …………..
++++++++++++++++++++++++++++++++
https://www.youtube.com/watch?v=RFvHLVdY_S8

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
7 anos atrás

No mínimo uma sindicancia, um processo disciplinar em cima do sujeito. Barão de Rio Branco revirou no tumulo!

Carlos Crispim
Carlos Crispim
7 anos atrás

O PT entrou com pedido de impeachment contra o FHC, Itamar, Sarney e Collor, naquela época eles não achavam que era golpe, hoje contra a Dilma é golpe, vai entender a lógica desses corruptos.

Leandro Costa
Leandro Costa
7 anos atrás

Jabor é uma piada. Ele uma vez declarou que só existiam dois comunistas de verdade no Brasil. Ele mesmo e Oscar Niemeyer. Ele não consegue enxergar para além de seu próprio nariz. Obama é um presidente pior para a América Latina como um todo, do que Bush jamais foi.

Mateus
Mateus
7 anos atrás

Leandro Costa, no que pude acompanhar dos posicionamentos do Jabor nos últimos quinze anos, nunca vi uma critica que estivesse em conflito com minha humilde opinião das coisas, sobre ele ser comunista, ou talvez ex….quem sabe? Eu tenho um primo (muito querido por min), que se formou em história na USP, em 1982, ele foi professor do primeiro e segundo grau até 1990, já pode imaginar o tipo né? Foi militante e fiscal voluntário no PT, ele me conta que se tem um arrependimento foi o que ensinou naquela época… Os pensamentos mudam com os erros… o problema é persistir….… Read more »

Ze
Ze
7 anos atrás

Some as declarações de evo e maduro e veja o perigo de apoio externo ao possível terrorismo.

Juarez
Juarez
7 anos atrás

O tempo deles está se esgotando, vão pagar, vão sair, mas vai ter que ser na ponta da bala e da baioneta, não esperem que após a decretação de impedimento, eles digam:

Ok vocês venceram, estamos indo…….vão transformar o país em um zona de beira de estrada com todo o tipo de lixo e ratazanas sindicais pagas com o soldo dos roubos, infelizmente senhores, vamos sangrar para aprender a fazer opções corretas.

G abraço

JOrge Alberto
JOrge Alberto
7 anos atrás

O q mais me impressiona eh o “Diplomata anonimo” que vazou essas corrspondencia e logo para quem? Para a “Rede Bobo”…

Ele tb vai ser considerado “um heroi”???

Oq eu eh isso agora? POde-se tornar publico documentos de embaixadas e ficar impuni com isso?

Facam-me o favor!!!

Saudades imensas de Rio Branco!!!! Tao cedo nao teremos outro como ele! O instituto que leva seu nome, hoje nao se digna a tal!!!!

Juarez
Juarez
7 anos atrás

Para quem já teve um Oswaldo Aranha………

G abraço

Blind Mans Bluff
Blind Mans Bluff
7 anos atrás

O Itamaraty já foi motivo orgulho. Ultimamente, uma vergonha.

Campos Junior
7 anos atrás

O Itamaraty foi reduzido a nada neste governo. Quem faz a diplomacia do país é o maior A.S.P.O.N.E da República o Sr. Marco Aurélio Garcia. Este governo é uma vergonha. Um dos entes mais importantes da República aparelhado até a medula e praticamente com função decorativa e transformado num cabide de emprego para militantes desqualificados como este Rondó. E nada, absolutamente nada vai acontecer com ele.