Síria retoma mais uma cidade do ‘Estado Islâmico’

15

Army-al-Qaryatain FOTO SANA

Clipping Tropas de Bashar al-Assad reconquistam cidade estratégica perto de Palmira, que foi há pouco recuperada pelo Exército. Al-Qaryatain estava sob controle do grupo extremista, Estado Islâmico, desde agosto de 2015.

O Exército sírio e suas forças aliadas retomaram o controle da cidade de al-Qaryatain, na região central do país, retirando-a das mãos do “Estado Islâmico” (EI). A informação é de autoridades militares da Síria, citadas pela imprensa local neste domingo (03/04).

Localizada em ponto estratégico, al-Qaryatain havia sido ocupada pela milícia terrorista em agosto de 2015. A cidade é cercada por montanhas e fica 100 quilômetros a oeste de Palmira, reconquistada pelas forças do governo há uma semana.

O presidente sírio, Bashar al-Assad, tem feito esforços para retomar as cidades ocupadas pelo EI na Síria. O temor é que as forças extremistas cheguem ao oeste, região mais populosa do país, onde Damasco e outras grandes cidades estão localizadas.

A televisão estatal síria afirmou que as tropas de Assad “restauraram completamente a segurança e a estabilidade em al-Qaryatain, depois de matar os últimos grupos restantes de terroristas do Daesh”, citando o acrônimo em árabe para o “Estado Islâmico”.

mapa siria BBC

Em comunicado, o comandante do Exército disse que a retomada da cidade é uma vitória estratégica, pois protege rotas entre a região de Damasco e campos petrolíferos no leste do país. Ela também interrompe rotas de abastecimento usadas pelo EI dentro da Síria.

Segundo a imprensa local, as forças do governo invadiram al-Qaryatain a partir de diferentes direções. A agência estatal de notícias Sana, citando uma fonte militar, afirmou que o Exército conseguiu limpar áreas no entorno da cidade onde o Estado Islâmico havia plantado explosivos.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos, que monitora o conflito no país através de uma rede de fontes locais, declarou que mais de 40 ataques aéreos foram realizados neste domingo nas proximidades da cidade, tanto por aviões sírios como russos.

Quando o EI tomou o controle de al-Qaryatain, em agosto de 2015, um monastério cristão foi destruído e cerca de 200 civis que residiam na cidade foram feitos prisioneiros, sendo muitos transferidos para a cidade de Raqqa, também tomada pelos extremistas.

Essa foi a segunda conquista do Exército sírio em apenas uma semana. No domingo passado, o governo anunciou a retomada completa de Palmira, ocupada pela milícia terrorista há dez meses.

Conhecida como “a pérola do deserto”, Palmira é famosa por seus tesouros arqueológicos. O Estado Islâmico chocou o mundo com a destruição de diversos templos antigos, tumbas e esculturas, consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

FONTE: Terra

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mysthogan
8 anos atrás

Aos poucos Assad obtêm novamente o controle das cidades ocupadas pelo Daesh, isso no final das contas é bom para todos que torcem pela volta da estabilidade na Síria.

donitz123
8 anos atrás

Com participação da aviação russa, aquela que segundo alguns havia sido retirada da área de combate.

donitz123
8 anos atrás

A “grande parte” das aeronaves russas que deixaram a Síria foram os Su-25, Su-34 e alguns Su-24. O resto está lá adicionado do Mi-35, Mi-28 e Ka-52. O tipo da missão mudou, agora é “pest control” e não “shock and awe”.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

“…………citando uma fonte militar, afirmou que o Exército conseguiu limpar áreas no entorno da cidade onde o EI havia plantado explosivos.”
___________________________

Será que é uma expressão Infante ? “Limpar” (?) ….. entenderam ?
___________________________
Não sou simpático ao regime Sírio, ainda mais pelas questões de Israel,
mas há que se escolher o mal menor e ter claramente quem é o inimigo e não vários.
Espero que tenham feito uma boa “limpeza”.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Pés no chão é a Infantaria Síria, apoio aéreo, logístico e de expertise creio ser do Urso.
Os hélis tem participação fundamental nisso, destaco que equipamento russo operacional com apoio do Urso é outra paragem, mas …..
_________________

Bom vídeo Poggio.

Rustam Bogaudinov
8 anos atrás
DaGuerra
DaGuerra
8 anos atrás

Quando o Papa Francisco dará “axilo a refugiados islâmicos” no Vaticano?

Rustam Bogaudinov
8 anos atrás

Carlos Alberto Soares 4 de abril de 2016 at 15:05,

na Síria não avião só russo, mas também outros peritos 🙂

https://www.youtube.com/watch?v=ARZ-y4LOFXc

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
8 anos atrás

Rustam Bogaudinov
______________

4 de abril de 2016 at 17:14
_____________

MKT – Advertising
_____________

Rustam Bogaudinov 4 de abril de 2016 at 15:22
Guilherme Poggio,
KA-52
_____________

Reality

Rustam Bogaudinov
8 anos atrás

não a publicidade e vídeo de doutrinas, não lhe mostrará ninguém as verdadeiras ações das tropas especiais russas
embora às vezes entrem no tiro – Palmyra 0-15 à direita sobre o caminhão com a arma antiaérea vemos o grupo de soldados não da origem síria

https://www.youtube.com/watch? v=gBDi9cgWv34

Rustam Bogaudinov
8 anos atrás

Palmyra 0-15 à direita sobre o caminhão com a arma antiaérea vemos o grupo de soldados não da origem síria

https://www.youtube.com/watch?v=gBDi9cgWv34

donitz123
8 anos atrás

Syrian jet shot down in Aleppo, pilot reportedly captured by Al-Qaeda affiliate

https://www.rt.com/news/338483-syria-jet-nusra-captured/

Rustam Bogaudinov
8 anos atrás

donitz123,

SU-22

Rustam Bogaudinov
8 anos atrás

_Syrian Arab Republic_

MI-28N (Russian air force) vs ISIS (video)
https://www.youtube.com/watch?v=GuWCRsxvrIU