quinta-feira, julho 29, 2021

Saab RBS 70NG

Iveco vence nova licitação do Exército Brasileiro

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

iveco-lmv8

Compra de 186 unidades do modelo LMV está sujeita a restrições orçamentárias

ClippingA Iveco foi declarada vencedora de uma licitação do programa Viatura Blindada Multitarefa Leve de Rodas (VBM-LR) para fornecer um novo veículo ao Exército Brasileiro. O modelo LMV bastante difundido na Europa e baseado na plataforma do Daily foi o escolhido. Ele concorreu com o também finalista Tupi, da Avibras, baseado no veículo Sherpa, desenvolvido pela divisão de defesa da Renault.

Segundo o Epex, Escritório de Projetos do Exército, no início do processo licitatório, em novembro de 2013, o Exército previa a compra de 32 unidades, mas havia planos de adquirir outros lotes totalizando 186 viaturas a serem compradas a partir deste ano. Contudo, a definição das aquisições dos veículos por parte do Exército está sujeita às restrições orçamentárias.

A escolha do Exército pelo veículo da Iveco foi definida no início de abril, mas só agora divulgado pela própria Iveco. Em julho de 2015, a montadora juntamente com a Avibras havia sido indicada como finalista do programa. O projeto técnico-comercial final foi apresentado por ambas as empresas em agosto do ano passado. A Iveco se destacou pelo atendimento técnico aos requisitos impostos pelo Exército e pelo preço final do produto, com custo menor que o da Avibras.

A VBMT-LR é uma viatura 4×4 com um peso máximo de 8 toneladas e capacidade de carga de 1 tonelada com espaço para uma guarnição de 5 homens, com requisitos de blindagem e especificações bélicas de sobrevivência para os tripulantes.

Segundo a Iveco, o LMV será produzido na planta da divisão de defesa em Sete Lagoas (MG), a mesma que faz o Guarani. O modelo está apto para missões de patrulhamento e pacificação em qualquer ambiente, seja urbano ou em rotas fora de estrada. Cerca de quatro mil unidades já foram vendidas em outros países e de diferentes continentes, principalmente nos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

FONTEwww.automotivebusiness.com.br

- Advertisement -

25 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
EParro
EParro
5 anos atrás

Ao menos é equipamento novo, se não é o melhor, ao menos “assusta”. Usará a mesma planta de Sete Lagoas – MG. Epa! Cadê o Juarez?

by mauro
by mauro
5 anos atrás

Concordo, ao menos é algo novo e com blindagem ao contrario do que tenho visto no EB que tem apenas uma tela de lona que não protege nada a tripulação. E os antigos como fica, sera que terão uma blindagem, serão vendidos ou doados a algum pais vizinho?

ronaldo de souza gonçalves
ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

No Brasil artigos de defesa são considerados gastos bobos,isto é independente se o governo e de esquerda direita ou centro, por isto acho espero me enganar mas não vai passar dos 32

Trollbuster
Trollbuster
5 anos atrás

Os Land Rover ?

August
August
5 anos atrás

Trollbuster os land rovers estão nas brigadas aeromoveis e paraquedista, esses lmv deverão ir para Bgd de infantaria mecanizada

ronaldo de souza gonçalves
ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

A descontinuidade no Brasil ,Vi pessoalmente o guarani enquanto prestava serviço na iveco setelagoas supreendi com a quantidade anunciada 2.400 pensei agora vai depois de muitos anos não foram entregues nem 10%, e agora essa compra que depende de verbas em um governo que promete austeriadade. Não estou falando que estão errados ,mas pode acontecer o mesmo caso

Colombelli
Colombelli
5 anos atrás

so pra esclarecer, estes veiculos serão usados nas unidades mecanizadas, nas frações de reconhecimento. Não irão substituir veiculos dos esclarecedores hoje usados na cavalaria ( marrua e defender 130)

Bosco
5 anos atrás

Mudando de cueca pra ceroula, em que pé está o míssil antitanque nacional MSS 1.2? Será que deu certo? Vai ser adotado? Será padrão? Iremos adotar quantas unidades?
Essa é uma boa sugestão de reportagem investigativa por parte do Forte. rsrssss

FighterBR
FighterBR
5 anos atrás

Talvez seja o melhor 4×4 blindado do mundo… Possui uma ótima blindagem contra minas terrestres

general-lee
5 anos atrás

Figther voce deve ta brincando….. ne mermo….!!!! sds

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
5 anos atrás

Aqui no RJ seria ótimo.

johnatan warp drive
5 anos atrás

Seguindo a linha do Bosco, tambem seria interessante fazer uma reportagem investigativa no aereo a respeito do status do VLS, CLA, e 14X, que ha tempos nao encontro nada de novo na internet !

Melky Cavalcante
Melky Cavalcante
5 anos atrás

Off Topic:
Um AH-1W Cobra, do exército turco, sendo abatido por um míssil IGLA, operado por Curdos.
https://youtu.be/-Tf3RwwJ00I

Juarez
Juarez
5 anos atrás

EParro 22 de maio de 2016 at 17:42

Ao menos é equipamento novo, se não é o melhor, ao menos “assusta”. Usará a mesma planta de Sete Lagoas – MG. Epa! Cadê o Juarez?

Tô aqui, Eparro, eles não usar coisíssima nenhuma para 32 viaturas, vão vir prontinhas da “silva” da linha de montagem na Itália.

G abraço

kfir
kfir
5 anos atrás

eu queria um desses para andar no Rio

EParro
EParro
5 anos atrás

Juarez 22 de maio de 2016 at 23:53

Parece mesmo que será aquela “pedra cantada”, faz um tempinho. Mas será que “zera a conta”? Duvido!
Forte abraço

hartmam
5 anos atrás

Gostaria que os colegas especialistas falassem algo sobre o radar SABER M200.

Caio Romão
Caio Romão
5 anos atrás

Só eu acho que isso é um paliativo para alguns lotes de blindados Guarani que vão acabar não sendo comprados ???
.
O que não é necessariamente ruim…
Todo mundo sabe que o futuro do Exercito brasileiro é continuar sendo uma força que existe somente para dar um jeitinho quando a polícia não dá mais conta do serviço. E esses blindados cumprem muito bem a missão de “caveirões” da União.

Abrax!

Lucas Lima
5 anos atrás

Melhor do que os ferro velhos que temos no momento

Caio Romão
Caio Romão
5 anos atrás

Lucas Lima 23 de maio de 2016 at 8:26
Melhor do que os ferro velhos que temos no momento
——————–
Exatamente!
Há alguns anos, quando o ex presidente “9 fingers” prometeu que iria comprar dois mil blindados “Guarani” para o Exército, os generais acreditaram nele mas a compra desses blindados 4×4 deixam bem claro que finalmente eles caíram em si.
O mesmo parece não ter acontecido com com o Almirantado, que continua acreditando em uma segunda frota, submarino nuclear e um porta-aviões de 50 com corpinho de 20…

Caio Romão
Caio Romão
5 anos atrás

Parabéns ao Exército Brasileiro pela humildade!
E por entender que é melhor ter um na mão que dois voando… Ou como diria Vader: “É melhor ser rabo de tubarão que cabeça de sardinha”.

Apenas um observador
Apenas um observador
5 anos atrás

Colombelli

Não entendo muito….pode me explicar a diferença de uso na força? tática?
Grato

Oganza
Oganza
5 anos atrás

Oportunidades perdidas… afinal até Americanos (USMC) cometem incríveis burradas. https://www.youtube.com/watch?v=3bXOg1bQ_t4 Survivable Combat Tactical Vehicle (SCTV) – Esse é o MELHOR Blindado Leve Sobre Rodas por excelência do mundo. Mas aki escolhemos a caixa de fósforo da IVECO e lá os manés do USMC escolheram o JLTV que pesa mais que o LAV-25… kkkkk snafu! – “Errar é humano.” – Isso significa apenas que, ao contrário de Deus, o homem PODE errar, não que deva ficar errando ad eternum e se desculpando por ser um “pobre e falho humano”. – Os colegas da caserna entenderam o que eu disse: Então “bura”… Read more »

Mauricio R.
5 anos atrás

OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!
.
Viatura aerotransportável de resgate médico:
.
(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2016/05/guardian-angel-air-droppable-rescue.html)

waldemar
waldemar
5 anos atrás

Eu priorizaria o veículo da AVIBRAS. Aliás, não vi o modelo dessa empresa mostrado nesta página. É possível a gente vê-lo?

Últimas Notícias

Armamento multifuncional que entende o campo de batalha moderno

Hoje em dia as tropas enfrentam uma gama mais ampla de desafios e, para obter sucesso, é preciso contar...
- Advertisement -
- Advertisement -