Home Noticiário Nacional Saiba quem são os brasileiros suspeitos de planejar atentado no Rio

Saiba quem são os brasileiros suspeitos de planejar atentado no Rio

5288
36
Vitor Magalhães e Antônio Andrade dos Santos (o primeiro à direita e primeiro à esquerda na foto acima) estão entre eles
Vitor Magalhães e Antônio Andrade dos Santos (o primeiro à direita e primeiro à esquerda na foto acima) estão entre eles

Confira os nomes de 14 alvos da operação Hashtag. Dez foram presos nesta quinta-feira pela PF

Por Eduardo Gonçalves

ClippingO grupo de brasileiros alvo da Operação Hashtag da Polícia Federal, que prendeu dez pessoas sob suspeita de tramar ataques terroristas durante a Olimpíada, inclui catorze nomes – alguns deles adotaram nomes árabes ou falsos para se comunicar nas redes sociais:

  • Alisson Luan de Oliveira;
  • Antonio Andrade dos Santos Junior (Antonio Ahmed Andrade);
  • Daniel Freitas Baltazar (Caio Pereira);
  • Hortencio Yoshitake (Teo Yoshi);
  • Israel Pedra Mesquita;
  • Leandro França de Oliveira;
  • Leonid El Kadri de Melo (Abu Khalled);
  • Levi Ribeiro Fernandes de Jesus (Muhammad Ali Huraia);
  • Marco Mario Duarte (Zaid Duarte);
  • Matheus Barbosa e Silva (Ismail Abdul-Jabbar Al-Brazili);
  • Mohamad Mounir Zakaria (Zakaria Mounir);
  • Oziris Moris Lundi dos Santos Azevedo (Ali Lundi);
  • Valdir Pereira da Rocha (Valdir Mahmoud);
  • Vitor Barbosa Magalhães (Vitor Abdullah).

Da lista, dois suspeitos foram conduzidos coercitivamente para depor e outros dois estão foragidos. El Kadri e Pereira da Rocha já foram condenados por homicídio.

Levantamento de VEJA publicado nesta semana revela que 32 brasileiros juraram fidelidade ao Estado Islâmico. Pelo menos quatro deles, incluindo Vitor Magalhães e Antônio Andrade dos Santos (o último à direita e o primeiro à esquerda) estão entre os investigados pela Operação Hashtag.

Suspeitos – Mohamad Mounir Zakaria é brasileiro e dono de cinco empresas de confecção na região do Brás, bairro onde mora em São Paulo. As confecções de Zakaria, a exemplo da Raio Jeans Confecções, ficam na Rua Barão de Ladário. Ele também trabalhou na Rua Oriente, um dos principais pontos de venda do Brás, e é o 2º diretor de patrimônio da Liga da Juventude Islâmica Beneficente do Brasil, cuja mesquita fica no Pari, bairro próximo do Brás na capital paulista.

O sul-matogrossense Leonid El Kadri é mecânico em uma agropecuária em Campos de Júlio (MT), cidade onde vive. Ele já cumpriu pena de 18 anos e oito meses de prisão por homicídio e roubo qualificados. Durante o período em que esteve preso em Araguaína (TO), El Kadri chegou a fugir da prisão e se apresentou em Vila Bela da Santíssima Trindade (MT). No mesmo processo foi condenado Valdir Pereira da Rocha. Atualmente divorciado, El Kadri estudou em uma escola evangélica, participou de um grupo escoteiro no Tocantins entre 1989 e 2000 e cursa engenharia mecânica na Faculdade Anhanguera.

Zaid Mohammad Abdul-Rahman Duarte nasceu Marcos Mário Duarte em maio de 1974 na cidade maranhense de Ilha de São Luis do Maranhão. Convertido ao islamismo há treze anos, ele vive em Amparo (SP) e se declara idealizador, fundador, vice-presidente e Emir da Sociedade Islâmica do Maranhão.

Ele assina um blog chamado Islam Maranhão, cuja imagem principal diz, em inglês: “você está entrando em uma zona controlada pela Sharia. Regras islâmicas aplicadas”. A Sharia é o conjunto de leis que rege o islamismo.

Em postagens no blog, Zaid Duarte publica textos de apologia ao Estado Islâmico e ao anti-americanismo. “Eu não sou o primeiro nem o único nem o último muçulmano vivendo num país ocidental vítima de todo tipo de má sorte imposta pela propaganda guerreirista que a mídia sensacionalista pró-guerra sangrenta americana vem travando contra a religião de Allah”, escreveu Zaid Duarte em uma postagem em novembro de 2015.

Investigação – A Divisão Antiterrorismo da Polícia Federal monitorou mensagens trocadas pelos brasileiros em redes sociais, especialmente via Telegram e Whatsapp, e detectou conversas em que eles demonstravam apoio aos últimos atentados do Estado Islâmico e faziam referências a uma tentativa de compra de uma arma no Paraguai.

Um dos investigados entrou em contato, por e-mail, com um fornecedor de armas clandestinas naquele país, solicitando a compra de um fuzil AK-47. A PF não sabe se o grupo tinha apoio financeiro externo. “Houve pedido do líder [do grupo] para que começassem a pensar uma forma de financiamento, mas não houve [o financiamento em si]”, relatou o ministro.

Nas conversas monitoradas com autorização judicial, os suspeitos, que em parte utilizavam nomes fictícios para se identificarem, também discutiam táticas de guerrilha e propagavam intolerância racial, de gênero e religiosa. Pelo menos um menor de idade participava das conversas, enquanto dois dos brasileiros investigados já haviam sido condenados por homicídio. Foram interceptadas mensagens de comemoração pelas execuções feitas pelo grupo extremista no Oriente Médio e pelos recentes massacres em Orlando e em Nice.

As prisões e buscas na Operação Hashtag foram realizadas no Amazonas, Ceará, Paraíba, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Uma ONG com atuação na área humanitária também é investigada por evidências de que fez palestras que incitavam o público a favor do Estado Islâmico. O presidente da instituição foi levado coercitivamente para prestar esclarecimentos.

O recrutamento do grupo preso nesta quinta-feira foi feito via internet, prática habitual do Estado Islâmico. Não houve contato direto do grupo de brasileiros com terroristas do grupo, embora um deles tenha informado nas mensagens trocadas que estaria disposto a viajar ao exterior para se encontrar com líderes extremistas.

FONTE: Veja.com

36
Deixe um comentário

avatar
36 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
28 Comment authors
MateusBispoCarlos CamposOicaDaguerra Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ocidental Sincero
Visitante
Ocidental Sincero

Eles não são terroristas, são um amontoado de patetas que ficam brincando de casinha. Onde estão os verdadeiros terroristas do ISIS? São os sírios, afegãos, franceses, belgas e chechenos que entraram no Brasil livremente.Na Rússia eles não conseguem entrar de jeito algum, lá as leis não são permissivas igual aqui. Estes potenciais terroristas que entram via refugiados ou free pass deveriam estar todos monitorados dia e noite. E não estes trapalhões de facebook. Acorda Brasil!

Flamenguista
Visitante

O problema sao os lobos solitarios que, nao trocam mensagens com ninguem e so sao conhecidos apos a tragedia ser consumada.
Acho que, o importante no caso e a mensagem que os orgaos de segurança passaram ou tentaram passar. Agora, infelizmente, qualquer incidente, qualquer assalto, tiro, carro andando na contramao, tudo será noticiado com cores mais fortes nessa Olimpiada.
SRN

Hawk Rusk
Visitante
Hawk Rusk

Eu estava lendo num site que parece que eles iriam atravessar a fronteira para passar armas vindas… Do Paraguai? Ué? Mas armas de grosso calibre se encontram no mercado negro no território nacional! Agora fazem uma “novela” sobre uma “possível ameaça terrorista” e nem parece que vivemos num país que produz 60.000 assassinatos por ano… O mais cruel de tudo é ver o povo acostumado com essa roleta russa….

Reinaldo Deprera
Visitante
Member
Reinaldo Deprera

Eu fico aqui imaginando se, no momento em que essa foto foi tirada, aparece uma equipe de ROTA. Hoje seriam todos judeus ortodoxos.

Save Ferris!

Bardini
Visitante

“Israel Pedra Mesquita”
.
Como o EI aceita um cara que tem Israel como nome?

Vizualizador_01
Visitante
Vizualizador_01

Eles aceitam qualquer um que esteja disposto a explodir pelo E.I.

bosco123
Visitante

“Eu não sou o primeiro nem o único nem o último muçulmano vivendo num país ocidental vítima de todo tipo de má sorte imposta pela propaganda guerreirista que a mídia sensacionalista pró-guerra sangrenta americana vem travando contra a religião de Allah”

Discurso desconexo como todo discurso antiocidental da extrema esquerda caviar lulopetistabolivariana. Os caras devem ser oriundos de “grêmios estudantis Che-Guevara” da vida. Ou então pediram ajuda pro João Santana.

donitz123
Visitante

Certamente seguidores do wahabismo saudita como 99,99% dos malucos islâmicos. É tão fácil resolver este problema, basta apontar os mísseis para Riad.

alexandre
Visitante
alexandre

gostaria de ver tal excelência da policia federal no combate ao trafico diario de centenas, de milhares de armas que entram rotineiramente no Brasil para uso dos terroristas das facções criminosas que atuam nas cidades brasileiras que matam gente de direita ,de esquerda, liberais,comunistas,catolicos, evangelicos,ubamdistas,judeos, arabes, pobres,ricos,negros,gays,ateus,etc.

João Brasil
Visitante
João Brasil

Ehehehe “Israel Mesquita de Jesus” Voces acham que o estado Islamico ia convocar uma criatura com esse nome.O Cunha continua livre…

junior
Visitante

alexandre – Na verdade foi o FBI que enviou o nome deles para a polícia federal… E aconteceu outro atentado na Alemanha…

faustino
Visitante
faustino

Apesar de o Governo interino querer tirar vantagem política a operação foi perfeita. Combater no nascedouro. Mas essa mesma PF não descobriu que são os donos do helicóptero com 500 kg de cocaína e o avião que matou Eduardo Campos. Porque?

Fabiano
Visitante
Fabiano

É bem capaz de algum terrorista querer dar queixa a Policia do Rio , com alegação de seus explosivos furtados rsrsrsrs tem isso também, vai saber.

dieter91360
Visitante
dieter91360

Só merece uma palavra…
PALHAÇOS!!!!

Delfim Sobreira
Visitante
Delfim Sobreira

Agora acredito em tudo.
Se me disserem que eles são terroristas, acredito.
Se me disserem que o Brasil pagou “jizya” pra não sofrer atentados, acredito.
Se me disserem que se houver atentado terá sido “false flag’ euro-americano-israeli pra forçar o Brasil a entrar na luta contra o EIIL… talvez até acredite.

Uhtred Ragnarsson
Visitante
Uhtred Ragnarsson

Como diria minha avó, tinha que dar uma surra com vara de cansanção neles…

Fabiano
Visitante
Fabiano

Sabe o que mais é mais terrível dessa história , é que os caras não tem medo de nada ,nem de armas e nem da morte, e não tem amor a vida própria e nem a do próximo ,e são suicidas, como lidar com uma corja doentia desta?
Isto virou um câncer para o mundo atual.

Mauricio Veiga
Visitante

É fácil corrigir o problema, uma vez identificados como terroristas de forma clara e objetiva, e se esse for o caso, destrua a casa deles com a família dentro; funciona em Israel …

Delfim Sobreira
Visitante
Delfim Sobreira

Se funcionasse eles não brotavam do chão e matavam israelis dentro de suas casas.

by Mauro
Visitante
by Mauro

Tem que dar uma surra com gato morto neles, Bate neles ate o gato mia, vai trabalhar que é melhor.

bosco123
Visitante

Me incomoda mais a prática do EI de cortar cabeças e incendiar crianças que o jeito que os israelenses tratam o terrorismo islâmico travestido de nacionalismo.
.

Marcos
Visitante
Marcos

Ao invés de bater com gato morto, é melhor coloca-los dentro de um saco com gato vivo.

bosco123
Visitante

A velha esquerda caviar e sua indignação seletiva.

Delfim Sobreira
Visitante
Delfim Sobreira

Como eu sempre disse, o Ocidente deveria abrir mão de se meter naquelas plagas e declarar uma zona de influência cristã.
Os muçulmanos que já eram de lá, e os israelis que quiseram ir pra lá, que se acertem.

Possani
Visitante
Possani

Ai você esta querendo de mais Faustino.

Delfim Sobreira
Visitante
Delfim Sobreira

OFF – Lutador de Jiu-Jitsu sofreu sequestro-relâmpago no Rio. Pois é.
.
RIO – Um campeão de jiu-jítsu da Nova Zelândia teria sido sequestrado por homens armados e vestidos de policiais, neste sábado. Em seu perfil no Facebook o atleta Jason Lee, de 27 anos, diz que teria sido forçado a entrar em um carro e a fazer saques em caixas eletrônicos, num valor de aproximadamente R$ 2 mil.
.
http://oglobo.globo.com/rio/campeao-de-jiu-jitsu-da-nova-zelandia-diz-que-sofreu-sequestro-relampago-19778798#ixzz4FSbyuI2r

Maria eduarda
Visitante
Maria eduarda

Off tópico

LUTO – O Brasil perde mais um HERÓI.
Faleceu ontem (25/07), aos 97 anos, na cidade de Gravatai-RS, o Sr Alzemiro, veterano da FEB, natural de São Gabriel-RS.
O então Cb Alzemiro participou da batalha de Monte Castelo e teve seu nome citado no histórico do quartel Tenente Amaro, no RJ, por ato de BRAVURA.
Que Deus o receba entre os seus e conforte os parentes e amigos.
(Com informações de seu sobrinho-neto Julian Ferreira)

Tambem sou sobrinha neta gostaria de ver uma homenagem por aqui!

RatusNatus
Visitante
RatusNatus
Delfim Sobreira
Visitante
Delfim Sobreira

Esta de Alcântara não sei… Paulo H. Amorim e Tereza Cruvinel são uma piada, mas os tucanos vendem até suas mães dependendo do preço, não importa a quem, nacionais ou não.

Wagner
Visitante

Essa operação é uma enorme palhaçada, fizeram isso apenas para tentar mostrar serviço. Os verdadeiros terroristas estão na forma dos bandidos comuns, traficantes, políticos corruptos : Eles são os terroristas. Quanto a esses caras, eu não encontrei até agora embasamento jurídico para justificar as prisões de todos eles, tampouco a exposição publica. Parece mais pirotecnia do que uma operação anti-terrorista eficiente. Efetivamente foi planejado, de maneira concreta, um atentado ?? Pelo que vi, não. Um cara tentou comprar uma Ak 47 : Qual o artigo do Codigo Penal ou lei esparsa violado ?? Tou meio enferrujado em penal, se alguem… Read more »

Daguerra
Visitante
Daguerra

Não é “porralouquice” como o imbecil comunista “ministro da defesa” jungmann (??) disse. São as cabeças-de-ponte do islamismo radicalizado desvirtuado pela maléfica influência da Moscou comunista nos anos 50 a 80, que já operam no Brasil. A mesma influência que guiou o terrorismo dos anos 60 e 70 da turma da dilma.

Oica
Visitante
Oica

Não aprecio o que vou dizer em certo sentido, porém prefiro ser mais amigo da verdade do que de Platão… . Ademais não se trata do cliché simplista e injusto, na maioria das vezes, dito “complexo de vira-latas”, pois, nesse caso, trata-se de um conceito realmente crítico. Enfim… . Aqui vai: a nossa sorte é que “os nossos terroristas” (até aqui, felizmente) são dignos de um filme piadista e mereciam o agente Johnny English – vivido pelo excelente ator-humorista Rowan Atkinson (do personagem Mr. Bean). . O cinema está perdendo um roteiro engraçadíssimo e praticamente pronto de grande sucesso! .… Read more »

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

a nova lei de anti terrorismo embasou a prisão deles

Bispo
Visitante
Bispo

Penso o mesmo que pensaria de “judeu neonazista”…….. bando de lesados….. 50 anos de cadeia + 30 de manicômio … ou seja … prende e joga a chave fora…

RatusNatus
Visitante
RatusNatus

Apenas para lembrar, estão presos há mais de 30 dias e ainda não tiveram acesso a advogados.

Precisa dizer mais?

Mateus
Visitante
Mateus