Home Conflitos em andamento Iraque inicia batalha de Mossul, decisiva na guerra contra o EI

Iraque inicia batalha de Mossul, decisiva na guerra contra o EI

6893
99
AP Photo/Khalid Mohammed
AP Photo/Khalid Mohammed

Cidade, que fica às margens do rio Tigre e que tem população majoritariamente sunita, caiu em poder do Estado Islâmico em 9 junho de 2014

ClippingAs forças iraquianas iniciaram nesta segunda-feira (17) a ofensiva para reconquistar a cidade de Mossul, a segunda mais importante do país e reduto do grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque, uma batalha que o governo dos Estados Unidos considera decisiva na luta contra os extremistas.

Após o anúncio do início da ofensiva, a ONU expressou uma profunda preocupação com a segurança de 1,5 milhão de civis que vivem em Mossul, cidade isolada do mundo.
“Algumas famílias enfrentam um risco extremo de ficar no meio do fogo cruzado ou de se tornarem alvos de franco-atiradores”, advertiu o vice-secretário-geral para Assuntos Humanitários e Assistência de Emergência da ONU, Stephen O’Brien.

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, anunciou o início da operação em um discurso exibido na televisão.
“O tempo da vitória chegou e as operações para libertar Mossul começaram”, declarou o chefe de Governo.

“Hoje declaro o início das operações vitoriosas para libertá-los da violência e do terrorismo do Daesh”, acrônimo árabe de Estado Islâmico (EI), completou Abadi, em uma frase dirigida aos moradores da região de Mossul.

Após o anúncio, uma coluna de veículos blindados iniciou o avanço para Mossul, a partir de uma posição a 45 km da grande cidade do norte do Iraque.

Mossul, que fica às margens do rio Tigre e que tem população majoritariamente sunita, caiu em poder do Estado Islâmico em 9 junho de 2014.

Em 29 de junho de 2014, o líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi, proclamou na grande mesquita de Mossul o Califado Islâmico nos territórios conquistados pelos extremistas no Iraque e na Síria durante campanhas relâmpago em 2014 e 2015.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, afirmou que as operações para recuperar Mossul são fundamentais para derrotar o Estado Islâmico.
“Este é um momento decisivo para infligir uma derrota duradoura ao EI”, destacou Carter em um comunicado.

“Confiamos que nossos aliados iraquianos conseguirão impor-se ao nosso inimigo comum e libertarão Mossul e o resto do Iraque do ódio e da brutalidade do EI”.

iraq-mosul-jpg_2668032_ver1-0_1280_720

Uma longa batalha
O primeiro-ministro Al-Abadi não revelou detalhes sobre as operações militares iniciadas na madrugada de domingo para segunda-feira, mas de acordo com analistas a primeira etapa consistirá, antes dos combates nas ruas, em cercar completamente a cidade.

Os jihadistas em Mossul, entre 3.500 e 4.000, estão fortemente armados e tiveram tempo suficiente para preparar a defesa da cidade.

A ofensiva pode demorar semanas, ou até mais, de acordo com o comandante da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, o tenente-general americano Stephen Townsend.
“A batalha se anuncia longa e difícil, mas os iraquianos se prepararam e nós estaremos a seu lado”, completou.

Al-Abadi explicou no discurso que apenas o exército e a polícia iraquianos entrarão em Mossul, apesar de numerosas forças de segurança participarem na ofensiva, incluindo peshmergas curdos e milícias sunitas e xiitas.

Os sunitas, minoria em um Iraque de maioria xiita, temem as consequências da entrada na cidade das milícias paramilitares xiitas Hachd al-Shaabi (Unidades de Mobilização Popular), apoiadas pelo Irã.

Milhares de combatentes curdos iraquianos avançavam nesta segunda-feira em direção a localidades controladas pelo EI ao leste de Mossul.
No monte Zardak, fotógrafo, observou combatentes curdos com peças de artilharia.

De acordo com o comando geral curdo, o avanço de suas forças foi coordenado com as forças iraquianas, que avançam pelo lado sul de Mossul.
A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos fornece cobertura aérea e apoio terrestre com conselheiros e forças especiais.

A Turquia, que tem uma longa fronteira com o Iraque ao norte, ofereceu apoio para a conquista de Mossul, apesar da tensão registrada entre os dois países nas últimas semanas.
Como preparação da ofensiva, a Força Aérea iraquiana lançou milhares de panfletos em Mossul para anunciar as operações e dar instruções de segurança aos moradores.

Apelo de Putin
Antes do início da ofensiva, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um apelo à coalizão para tentar evitar ao máximo as vítimas civis.
“Esperamos que nossos sócios americanos, e também franceses, atuem com precisão e façam todo o possível para minimizar, e melhor ainda, excluir qualquer vítima civil”, disse Putin durante uma entrevista na Índia.

As declarações de Putin foram feitas em meio à polêmica com os países ocidentais que acusam a Rússia de cometer “crimes de guerra” contra os civis na zona leste de Aleppo, a área da grande cidade do norte da Síria controlada pelos rebeldes, submetida a intensos bombardeios do regime sírio e da Rússia.

FONTE: O Tempo/AP

99
Deixe um comentário

avatar
99 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
41 Comment authors
Reinaldo DeprerafonsecaProfessorCarlos Alberto SoaresClaudiney Martins Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
João Paullo S Conceição
Visitante
João Paullo S Conceição

A Rússia usa bombas de fragmentação em cidades e agora vem falar que tá preocuada com os civis …

Bueno
Visitante
Bueno

em 0,50 min do vídeo um Urutu na batalha de Mosul Iraque hje 17-10
https://www.youtube.com/watch?v=2uAF7pu-5V4

Bueno
Visitante
Bueno

em 0,50min do vídeo um Urutu na batalha de Mosul Iraq , deve ter Cascavel também rs
https://www.youtube.com/watch?v=2uAF7pu-5V4

Fabio Aguiar
Visitante
Fabio Aguiar

Vi um veiculo com uma interessante blindagem tipo gaiola. Mais parecia galinheiro, feito de madeira e tela de arame!
Quantos veículos de origens diversas juntos.

ScudB
Visitante
ScudB

Amigo Fabio!
Se trata das “grades anti-cumulativas”. Na maioria dos casos são grotescas e .. não funcionam,Outro tipo de “receita caseira” pode encontrar nos tanques turcos onde a gaiola esta servindo como a lixeira na expectativa de ser usada como defletor do jato cumulativo.Como tb existem sacos de areia, correntes com pesos e cartuchos de 122/152mm preenchidos com cada coisa.. Na Ucrânia pessoal usa ate PETs com agua em volta da torre.
Um abraço!

Bueno
Visitante
Bueno

Fabio Aguiar, boa tarde! Uma salada, vi um caminhão dos EUA carregando um veiculo lançador TOS- 1

Carlos Alberto Soares-Israel
Visitante
Carlos Alberto Soares-Israel

Assisti ao vídeo e muitos outros de 3 dias para cá. Algumas coisas me chamam atenção: 1) 4 mil a 6.5 mil combatentes do Daesh; 2) Cercaram ? Quase ! Curdos ao norte e apoio aéreo; 3) Extensas linhas de suprimentos; 4) Estado geral dos diversos veículos bons, idem equipamentos; 5) O Daesh deve estar com linhas de suprimentos cortadas; 6) Alguma dúvida que usarão inocentes como escudo ? 7) Terão que entrar em Mossul por várias frentes, sufocar rápido; 8) Evitar prisioneiros, ferir/mutilar ao máximo …. acelera o processo de retomada; 9) Tropas de assalto aéreas, não sei se… Read more »

Soldat
Visitante
Soldat

O que o Putin quis dizer em relação aos civis foi somente uma ironia!!!!.

Mosul é igual a Aleppo e os Âmis podem matar os civis que quiserem pois a mídia sempre vai dizer que são os Russos rsrs…..

E o mundo gira…….

jcorrea
Visitante
jcorrea

É um URUTU aos 43 segundos ?

nereu
Visitante
nereu

um passarinho me falou que os russos estão chegando e vão botar para quebrar em Aleppo entre quinta e sexta

donitz123
Visitante

João Paullo S Conceição 17 de outubro de 2016 at 11:54
.
A Rússia usa bombas de fragmentação em cidades e agora vem falar que tá preocupada com os civis …
.
Tipo as 166 BLU97 A/B que os EUA costumam usar nos seus BGM-109D Tomahawk, os mesmos que adoram jogar na cabeça de pastores e vilas em algum lugar remoto do Iêmen, Somália, Afeganistão etc e depois taxar os civis como terroristas?

donitz123
Visitante

Soldat 17 de outubro de 2016 at 14:58
.
O que o Putin quis dizer em relação aos civis foi somente uma ironia!!!!.
.
Não restam dúvidas quanto a isso. Em breve um porta-voz do Pentágono dará uma entrevista dizendo que só morreram terroristas ou que os civis mortos apoiavam o esforço de guerra do Estado Islâmico sendo portanto alvos legítimos. Será que vão aplicar a regra de que basta ter “idade militar” para se tornar automaticamente um alvo?

Bueno
Visitante
Bueno

jcorrea 17 de outubro de 2016 at 15:20 sim , Iraque tem Cascavel também e de ser visto. São visto tanto na Líbia quanto no Iraque nesta guerra contra os terroristas

Rustam Bogaudinov
Visitante

The French artillery supported the Iraqi army in the offensive on Mosul – we see CAESAR (French Camion équipé d’un système d’artillerie.) – 155-mm self-propelled artillery unit, developed and produced by Nexter.
__
A artilharia francesa apoiou o exército iraquiano na ofensiva em Mosul – vemos CAESAR (Francês Camion équipé d’un système d’artillerie.) – Unidade de artilharia autopropulsada de 155 mm, desenvolvido e produzido pela Nexter.

Esta operação será mais sangrenta do que agora os eventos em East Aleppo, xiitas lhes fará justiça para Kill 2014

https://www.youtube.com/watch?v=0OUuqx7hVgI

Rustam Bogaudinov
Visitante

In the night from 15 to 16 October 2016, three and four Air Force Rafale Rafale French Navy attacked several SCALP cruise missiles on the manufacturing warehouse IED in Mosul, Iraq
___
Na noite de 15 e 16 2016 de outubro de três e quatro Força Aérea Rafale Rafale da marinha francesa atacou vários mísseis de cruzeiro SCALP no armazém de fabricação IED em Mosul, Iraque

https://www.youtube.com/watch?v=1CIhlCYwDtI

Carlos Alberto Soares-Israel
Visitante
Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
Visitante
Carlos Alberto Soares-Israel

US and Saudis grant 9,000 ISIS fighters free passage from Iraqi Mosul to Syria (rsrs)
https://www.youtube.com/watch?v=0bRv5LKRRGU

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

Muito bom saber que existem muçulmanos xiitas e sunitas juntos combatendo, com armas e dando a vida contra o ISIL.

donitz123
Visitante

Carlos Alberto Soares-Israel 17 de outubro de 2016 at 16:40
.
US and Saudis grant 9,000 ISIS fighters free passage from Iraqi Mosul to Syria
.
E quando lá receberão o rótulo de “pacíficos manifestantes pró-democracia”.
.
Felizmente as bombas russas sabem disso.

Jorge F.
Visitante
Jorge F.

Desconheço as estratégias para tomada de cidades, mas se houver um cerco, duvido que alguma entidade humanitária vá adentrar a cidade às 02:00 da manhã para entrega de mantimentos como ocorre em Aleppo.

BERNARDO DE ANDRADE BARBOSA
Visitante
BERNARDO DE ANDRADE BARBOSA

O engraçado foi ler sobre os panfletos turcos jogados por aviões na cidade, não seria a mesma coisa que avisar a um bandido que a polícia esta chegando?

ScudB
Visitante
ScudB

Amigo Bueno!
Tem certeza que era TOS-1? Pode indicar o momento no video onde isso aparece?
Um abraço!

danilojfsn
Visitante

Mossul tem aproximadamente 1,5 milhao de habitantes, deve ser uma pequena tentativa de salvar alguns inocentes antes da ofensiva, fuja quem puder.

Bueno
Visitante
Bueno
Bueno
Visitante
Bueno

ScudB,Boa noite! olha neste video em 27seg posso esta enganado,verifique ai, tem um vídeo cm maior tempo se encontrar posto

horatio nelson
Visitante
horatio nelson

o pior é q esses terroristas atiram em quem foge da cidade e sua maior conquista foi acabar com a vida de milhares de pessoas e tbm as suas próprias pena q muita gente não tá nem ai para a vida humana como o jornal nacional q dedica 0,4 segundos para tratar deste assunto a vida humana não está valendo mais nada…axo q no final todos devemos nos destruir mesmo q a nossa terceira guerra mundial seja nuclear para q a quarta seja com paus e pedras…o homem só entende a lingua da porrada e da bomba mesmo…

Bueno
Visitante
Bueno

ScudB, em 47 segundo deste vídeo, salvi minha ignorância como sou leigo devo ter me enganado mesmo ok ,fique avontade pra me corrigir assim eu aprendo https://youtu.be/DyfCJ7n0Tko

ScudB
Visitante
ScudB

Não é não amigo Bueno. Nada de engano.Você esta certíssimo!
É o mesmo TOS que Iraq recebeu junto com Msta-B , Grad e outras coisas em Julho de 2014. Se trata de um contrato de mais de 1,6 Bi realizado naquela época.
A minha duvida era sobre a disponibilidade dessa unidade mesmo depois de 2 anos em serviço! Alem disso sobre uso desta “maquina mortífera” numa operação dessas (com toda aquela população dentro do cerco).Sei não..
Um abraço!

Ivan da Silveiraa
Visitante
Ivan da Silveiraa

Boa noite

ScudB, o Iraque comprou armamento da Rússia em 2014?

Abraço!

ScudB
Visitante
ScudB

Sim : SU-25(10 unidades) , MI-28N( não lembro a quantidade) , TOS-1A (3 unidades) , Msta-B (18), Grad (18) , morteiros 2B9 e 2B11 e … outras coisas.
Um abraço!

Ivan da Silveiraa
Visitante
Ivan da Silveiraa

ScudB, interessante, pensei que pelo fato do Iraque ter grande aproximação com os EUA e outros, eles fossem direcionar a compra de armamentos apenas para esses citados…pelo jeito as licitações são mais direcionadas no Brasil que no Iraque kkkkk vamos oferecer Astros II pra eles…Brasil dorme no ponto, fica viajando com a América Latina enquanto….

Abraço!

DaGuerra
Visitante
DaGuerra

Sem querer ser muito ácido, ja agradecendo e sabendo quão trabalhoso é manter a trilogia abastecida de reportagens, mas o FORTe tem deixado de citar diversas noticias envolvendo exercícios e operações do EB, CFN alem de outras agências de segurança, assim como algumas iniciativas do Min Def de relevante valor para a segurança do Brasil e das não asas fronteiras.

DaGuerra
Visitante
DaGuerra

…nossas fronteiras.

Nonato
Visitante
Nonato

Sinto a falta de debate de alto nível na trilogia no que se refere ao acompanhamento dessas guerras e as estratégias utilizadas. Falamos muitos de hipóteses. Ah, avião x é melhor. Na segunda guerra aquilo. Ah, nossa marinha assado. E a prática? O mundo real? Temos diversas frentes de guerra. Síria, Iraque, Iêmen, Turcos x curdos. Em plena era dos vídeos em tempo real. Não sei se algum site ou canal no YouTube discute isso. Estratégias de guerra. Qual é a situação em Mosul? 6 mil combatentes? Como se distribuem na cidade? Alguns poucos na periferia, a maioria no centro?… Read more »

Nonato
Visitante
Nonato

Já vi muitos vídeos nos quais os combatentes se movimentam no campo de batalha em pé… Não os vejo rastejar no terreno. Isso não é uma falha elementar? Como deveria se dar essa ofensiva? Milhares de soldados entrarem e de repente? Ataque maciço de artilharia e só depois de ter certeza que local tal não oferece perigo entrar com homens? Os primeiros a entrar na cidade necessariamente morrerão? Serão bucha de canhão? Como devem se sentir esses homens? Entrar no campo de batalha com a quase certeza da morte? Acredito que precisamos de debates de alto nível nessa área. Talvez… Read more »

Nonato
Visitante
Nonato

Interessante nos vídeos postados.
Alguns homens beijam os filhos.
Alguns grupos vão para a batalha festejando, alegres.
Um sentimento de patriotismo… Alegria…

Madmax
Visitante
Madmax

Tá mais para um sentimento de ou vai, ou racha.

Requena
Visitante

Se os assassinos do ISIS fizeram o básico para defender a cidade de “invasores”, vai ser um inferno reconquistar Mossul. Batalhas porta a porta, casa a casa. Armadilhas, IEDs e minas espalhados por todos os lugares, ataques suicidas… Tudo no meio da população civil. Vai morrer muito inocente.

Obs: No Twitter existem vários curdos que postam imagens e vídeos das batalhas. Só dar uma procurada e ver o inferno…

Requena
Visitante
Member
Requena

A partir dos 3´ do vídeo um ataque suicida do ISIS contra as tropas curdas…

https://www.youtube.com/watch?v=m_lq9xIivPM

Matheus
Visitante
Matheus

Os Sajil-60(Astros) Iraquianos foram destruido?

bruno
Visitante
bruno

Essa é a bomba inteligente deles !

Seal
Visitante

Nossa os caras demoraram muito para destruir aquele carro bomba.

Bueno
Visitante
Bueno

em 2,21 do vídeo parece ser um B-52 bombardeando Mossul
https://www.youtube.com/watch?v=VpuRM0akcZc

Rustam Bogaudinov
Visitante

ScudB 17 de outubro de 2016 at 22:19

-MI-28NE
-MI-35M
-MI-171E
-SU-25
-TOS1A
-IGLA-S
-SA-22 Greyhound
-AT-14 Spriggan(Kornet-E)

and other equipment

https://www.youtube.com/watch?v=dwUfNBxJRIA

Carlos Alberto Soares-Israel
Visitante
Carlos Alberto Soares-Israel

Requena 18 de outubro de 2016 at 8:55
Belo vídeo pelo flagrante.
A Cobertura aérea por Hélis dotados de misseis é fundamental.
Avns dotados para ataques contra blindados seria bom tb.
Vão aterrorizar com ações suicidas, das mais diversas formas.
________________________________

“8) Evitar prisioneiros, ferir/mutilar ao máximo …. acelera o processo de retomada;”
Entenderam ?

Carlos Alberto Soares-Israel
Visitante
Carlos Alberto Soares-Israel

Bueno 18 de outubro de 2016 at 10:30
B 52 (?) ou algo grande e voando baixo.
Daesh não deve ter Igla’s ou similar.
____________________________________

Agora entendi uma porrada de grandes barreiras que estão fazendo a medida que
avançam.
RPG’s tem que ser utilizados em larga escala.
Assisti muito tiros de 7.62 a .50, não resolve.

Carlos Alberto Soares-Israel
Visitante
Carlos Alberto Soares-Israel

Rustam Bogaudinov 18 de outubro de 2016 at 10:45
Rustam,
Bring us videos of Mosul
Tráenos vídeos de Mosul
Gracias
Thank you

Sidney
Visitante
Sidney

Reparei que os veículos usados para ataques suicidas são pesadamente blindados com chapas de metal…

ScudB
Visitante
ScudB

Amigo Carlos Alberto!
RPG neste caso não vai ajudar muito pois as toneladas de explosivo mesmo sem composicao “refinada” causa estrago “incompatível com a vida” num raio de centenas de metros.
Barreiras de zigue-zague , minas , ATGM , postos avançados , mais barreiras , mais minas , etc..
Um abraço!

Bueno
Visitante
Bueno

Carlos Alberto Soares-Israel boa tarde! não sei se é um B-52 não consigo identificar só vcs, que são feras que conseguem , nos 43 seg do vídeo que vc postou 17 de outubro de 2016 at 16:37 aparece o mesmo avião. Esta sendo noticiado que foi foram efetuados ataques aéreos por diversos meios. mesmo vide que vc postou
https://www.youtube.com/watch?v=aYRIhpp3A2I