uh-60

Stratford, Connecticut, 14 de outubro – A Sikorsky entregou o 1.000º helicóptero H-60M Black Hawk ao Exército dos EUA, anunciou a subsidiária da Lockheed Martin.

A empresa entregou o primeiro UH-60M ao serviço em 2007 e o primeiro helicóptero HH-60M Medevac em 2008, disse a empresa em um comunicado.

Uma cerimônia marcou a entrega do 792º UH-60M e 208º HH-60M.

Os helicópteros modelo “Mike” representam a terceira linha do padrão H-60 Black Hawk das aeronaves do Exército em 38 anos de produção do programa.

Os novos modelos possuem motores mais potentes, uma nova estrutura, aviônicos e sistema de propulsão, melhoria nas pás do rotor, um cockpit digital e um piloto automático, entre outras melhorias modernas.

uh-60-black-hawk

Atualmente 2.135 helicópteros H-60 Black Hawk estão em serviço, com a frota de helicópteros do Exército tendo voado cerca de nove milhões de horas.

O H-60M é empregado por 10 outras forças militares em todo o mundo.

A Sikorsky entregou os helicópteros UH-60A Black Hawk ao serviço entre 1978-1989, e a UH-60L entre 1989-2008.

O Exército dos EUA planeja manter a frota de Black Hawk voando até o ano 2070.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bille
Bille
7 anos atrás

Buenas!

Milésimo “M”. Fora o resto do alfabeto ( A, B, L, I…) e o que tem no deserto..

Ouvi dizer que após a crise das super jacas H225M o FMS ofereceu às FFAA brazucas 25 H-60M é mais upgrade dos nossos L pra M (a pernada na concorrência justifica o lobby)… Ah se nossas autoridades comprassem! Teríamos máquinas de respeito! É que voam (não são rainhas de hangar – vale para as 3 forças)

Um dia alguém cria vergonha e devolve aquelas gambiarras

Abraço!

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
7 anos atrás

Héli do Igor, imbatível !
Vejam o flightradar24.com na área de plataformas, só da Igor.
Vez outra um AW,
“Kombi” ?
Nunca vi, nunca voei …. só ouço falar …..
(rs)

Juarez
Juarez
7 anos atrás

Enquanto isto na Banarnica “hell” copter manufacturing group………..só lizinba âmbar e hangares cheios de problemas…….

G abraco

Juarez
Juarez
7 anos atrás

Lizinba – luzinha

Antonio Palhares
Antonio Palhares
7 anos atrás

São impressionantes os numeros e quantidade e qualidade dos equipamentos do exercito americano.

Fernando
Fernando
7 anos atrás

nove milhões de horas de voo!! e voando até 2070!! caramba, quando a máquina é boa faz história! O Brasil teria se dado melhor optando por esse modelo do que pelo EC-725, além da segurança e confiabilidade creio que o preço e logística de peças seriam mais satisfatórias. Bom, como diz o ditado… é melhor um pássaro na mão doq dois voando! pelos menos estamos recebendo helis novos.

Juarez
Juarez
7 anos atrás

Que não cumprem a missão é custando módicos 45 milhões de euros peladex…….tem quem goste…

G abraco

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
7 anos atrás

Lynx
Caro Colega
Igor S 76
AW 101
Seus comentários Amigo.
Sds

Wellington Góes
Wellington Góes
7 anos atrás

Ótima aeronave, não sei por cargas d’água a FAB optou pela versão L (peladex), pagando o mesmo que o México (US$ 25 a 30 milhões de doletas), só que este comprou a versão M.

Wellington Góes
Wellington Góes
7 anos atrás

E haja o pessoal misturar alho com bugalho. Putz!!! Depois sou eu quem desinforma. – Diz ai Jura, 30 paus peladex, com instrumentação defasada, tá bom pra caramba, não é mesmo?! Explica ai pra gente. Como a FAB optou pela versão L, sendo que já havia a versão M a disposição e custando a mesma coisa. Ah tá, detalhe, sem nada na torna, os EUA não têm obrigação de compensar nada, ou seja, o dinheiro só foi e não voltou um centavo sequer. Com um congresso sério, isto daria cadeia aos responsáveis. Existe uma normativa do MD que obriga todas… Read more »

augusto
augusto
7 anos atrás

Wellington o “mejico” comprou por FMS nos não e a nossa versao nao é(peladex)vem com glass cockpit, radar e tem ngv na fuselagem !

Jr
Jr
7 anos atrás

Augusto e por qual motivo o México comprou por FMS e nós não?

augusto
augusto
7 anos atrás

Ai eu nao sei Jr, so sei que nao foi por fms porque desde 79 que o Brasil nao comprava material por ele, á primeira compra foi em 2012 os 36 m109a5 que foram pelo fms. Sendo que os blackhawk foram comprados em 2008 e 2011 entao nao foram por fms

Wellington Góes
Wellington Góes
7 anos atrás

Augusto, sugiro buscar mais informações. Depois conversamos.

Grande abraço!!! 😉

augusto
augusto
7 anos atrás

O brasil adquiriu 6 bh usados em 2006 esses sim pelados, depois encomendou dois lotes de bh modelo ‘l’ completos ao eua um 2008 e outro em 2011. Não sei aonde tenho que rever meus dados

Bille
Bille
7 anos atrás

Buenas. — Não sei dos SH-60 da marinha, mas os da FAB e do EB não são glass cockpit. — A primeira compra de H60L, como a FAB só pediu 6, aí o melhor preço ficou com o L. O M nem foi oferecido. Depois, foram comprados mais 10 L pra manter a frota padronizada (o que revelou uma grande dor de cabeça por causa do giro horizontes – AHRS – fabricante italiano) que deixou as máquinas restritas a voo visual. Essa nívea só foi resolvida esse ano. — Até onde sei nossas compras foram feitas via FMS também… —… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
7 anos atrás

O F16 dos helicópteros

Juarez
Juarez
7 anos atrás

Bille avisa lá que não adianta pic…nenhuma limpar, os picaretas da enrolocopter sabem muito bem que o que está fudend… com a transmissão é o toque gerado Mk2, só que até morrer mais gente vão continuar com as tecnical orders fajutas. Faço um jogo que a próxima vai ser para mudar a fluidez do óleo lubrificante que vai piorar ainda mais o problema. No dia em que tiver alguém com culhões no comando manda decolar todos estas kombis, pousa em Itajubá, entrega a “chave” para a Helilixo e só recebe de volta com uma nova transmissão homologada em voo. G… Read more »

Juarez
Juarez
7 anos atrás

Augusto como o Bille já comentou, todos os nossos BHs foram via FMS, inclusive os quatro do EB para o Momep, e os três que o EB está tentando fechar com o DOD.

G abraço

Juarez
Juarez
7 anos atrás

A FAB optou pelos “relóginhos” por efeito de padronização e porque os helis que voam no sétimo e no To amazônico não toleram os maravilhosos MFD, porque:

Experimente voar até Uaaupes, pousar, deixar a anv na pista com 45º, 80% de umidade relativa do ar, e depois tomar uma chuva torrencial em cima, na terceira vez nada mais funciona.

G abraço

Jr
Jr
7 anos atrás

Bem que eu desconfiei desse papo que os BH(s) que nós compramos não tinha sido por FMS, até porque nem teríamos condições de comprar esses helicópteros se não fosse pelo FMS. Se eu não me engano, acho que os seis da MB são com glass cockpit.

Mauricio R.
7 anos atrás

OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!!
.
E a Polônia convida as mesmas empresas para novas conversações sobre helicópteros:
.
“The previous Civic Platform-led government had decided to purchase the 50 helicopters from Airbus in April 2015. It rejected rival offers from PZL Mielec, owned by US firm Lockheed Martin, and PZL Świdnik, owned by Italy’s Leonardo.”
.
“…added that there had been efforts “to sell Poland the Caracal at a higher price than to Brazil and Kuwait.” ”
.
(http://www.defense-aerospace.com/article-view/release/178085/poland-invites-same-firms-for-new-helicopter-talks.html)

Bille
Bille
7 anos atrás

Buenas! — Então Juarez, o M aguenta o TÔ amazônico. As telas dos H225M do 18 GAV não apresentaram nenhum óbice quando a isso. — Sobre a MGB, ouvi um papo de um engenheiro que o problema final foi a fadiga na engrenagem epicicloidal (ô nomezin) do planetário superior de um fabricante, que apresentou alguma falha no processo de produção. Dois dois homologados, agora só um vai fornecer o item (que não deu pane, logicamente). Entretanto, agora as engrenagens serão trocadas entre 1500h e 1650h, ou seja, recolher a MGB pro fabricante com esse TSN. Só por similaridade, a do… Read more »

Juarez
Juarez
7 anos atrás

Bille,h a um ano atras, quando fizeram o reforço no eixo eu comentei aqui, que iriam transferir o problema de lugar, nao deu outra, agora se vão reforçar os rolamentos da planetária que se apoiam na carcaça, tu já imagina o que vai colapsar agora.

G abraco

Lewandowski
Lewandowski
7 anos atrás

Bille,
.
Era só o que faltava as FFAA assumirem o custo disso aí. Concordo com o Juarez, onde diz que falta culhões nesse pessoal, mas será que chega a esse ponto?
.
Sds

Bille
Bille
7 anos atrás

Buenas! — Se vão, não sei. Não sei o que está no contrato (em se tratando de um problema dessa monta). O fato é que vão precisar de MGB em estoque pra essa troca periódica. Como as aeronaves estão entrando em A/T prematuramente (não estão voando 1200h em 3 anos), a troca da MGB deve ser com uns 5/6 anos. Vai casar com alguma A/T e entra no bolo da inspeção. — Agora, não me espantaria esse custo passar pro operador, por que a empresa deu uma solução (que, em tese, permite operar com segurança – mas só o tempo… Read more »

Lewandowski
Lewandowski
7 anos atrás

Grato, Bille. . Mesmo se tentarem embutir o conserto na hora da inspeção, ou algo do tipo, cabe ao operador ressaltar que a coisa não é bem assim, pois o defeito é de fábrica e o ônus deve ser do fabricante, pois o operador já arcou com o mesmo nas restrições de operação e coisa que o valha. Mas não me espantaria em ver a aceitação por parte da força. Aqui tudo pode. . . Há época, se comentou muito aqui do porquê de não se adquirir o BH, pelo montante que se desembolsava e ‘cositas más’, mas creio que… Read more »

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
7 anos atrás

MR
Na Polônia a Airbus está fora.
______________________________

Juarez e Bille,
assunto para o MPF !

Carlos Alberto Soares-Israel
Carlos Alberto Soares-Israel
7 anos atrás

Acompanho o https://www.flightradar24.com/-22.2,-47.37/6
na área de plataformas 90% é Tio Igor,
10% AW
Nunca vi um eurokombibambi.

Juarez
Juarez
7 anos atrás

Bille, o EB é o mais p…. da cara com as Kombis, e ainda entubaram com a modernização dos Panther a preços absurdos…..

G abraço

Wellington Góes
Wellington Góes
7 anos atrás

Bille, um conhecido meu, ex-piloto do 1°/8°, hoje juiz federal, me relatou em 2003/2004 que a FAB tava de olho nos UH-60L que a Arábia Saudita refutou (estavam de olho nos M). Mais tarde, em 2006, eles foram parar no 7°/8° em Manaus. Até aí tudo normal, era isto, ou isto, mas depois, em 2009/10, não havia motivos da FAB optar por unidades L, detalhe, pagando o mesmo que o México pagou pelas versões M. – Como tu relatou, isto explica porque, tempos atrás, um UH-60 do Pantera teve que fazer um pouso durante uma missão no Sul, por causa… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
7 anos atrás

Juarez, caso você não saiba, o EB está tão p…. da vida com o H225M, que levou alguns para operar na Argentina na operação combinada Guarani. – Quanto aos Pantera, também acho que foi um péssimo negócio sua modernização. Tem uma péssima relação custo-benefício (pelo menos aos meus olhos). Mas, ao que parece, tem gente no EB que gosta do helicóptero. – Felizmente já tem gente no EB olhando com carinho o AW-149. Aliás, caso você não saiba, os três BHs que o EB havia pensado adquirir, foi pro saco. – Até mais!!! 😉 – Obs: Como sempre, não respondeu… Read more »