IME e CAEx realizam avaliações de viaturas Guarani e Mowag Piranha IIIC

4
IME e CAEx - 6

No dia 18 de abril, foi concluída uma bateria de testes com a “Viatura Blindada de Transporte de Pessoal” (VBTP) Mowag Piranha IIIC e com a “Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média sobre Rodas” (VBTP-MR) Guarani.

Esses testes foram realizados no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), com o objetivo de realizar a medição da aceleração vertical dos pontos de ancoragem da suspensão, dos assentos dos tripulantes e do centro de gravidade dos veículos, monitorando seus respectivos comportamentos dinâmicos.

Tais medições serão utilizadas no desenvolvimento das dissertações de Mestrado do Major Alejandro Oscar Peralta, do Exército da Argentina; do Capitão de Corveta André Noronha de Oliveira, da Marinha do Brasil e da 1º Tenente Caroline Goulart Campos, do Exército Brasileiro, todos Mestrandos do IME.

Esse projeto, desenvolvido pelo IME em conjunto com o CAEx, servirá de subsídio para desenvolvimento de novos “Materiais de Emprego Militar” (MEM), particularmente no seguimento de viaturas blindadas sobre rodas, pelo Exército Brasileiro, pela Marinha do Brasil e pelo Exército da Argentina.

FONTE: Instituto Militar de Engenharia


Assine a Trilogia Forças de Defesa!

Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.

Ou envie pelo WISE


Wise
Inscrever-se
Notificar de
guest

4 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
wwolf22
wwolf22
8 anos atrás

esses hermanos” querem se meter em todos os “projetos militares” brasileiros…
*&#%^&$^%*#^(*$

Colombelli
Colombelli
8 anos atrás

Wwolf, neste caso até acho que o cara está de boa fé, pois esta fazendo curso por aqui. Sacanagem mesmo houve logo que o veiculo começou a operar e que eles pediram um pra fazer provas com alegado intuito de compra posterior, o que pra mim era uma falácia somente buscando conhecer o veiculo e suas capacidades. Aqui no RS temos um princípio que vem de dois séculos e meio: não confiar nesta gente

Jon
Jon
1 ano atrás

Esses estudos se tornaram públicos? Seria bem interessante comentar sobre os dados levantados nos estudos

Fernando "Nunão" De Martini
Responder para  Jon
1 ano atrás

Sim. É só procurar as publicações das respectivas dissertações de mestrado mencionadas na matéria pelos nomes dos pesquisadores:

Tais medições serão utilizadas no desenvolvimento das dissertações de Mestrado do Major Alejandro Oscar Peralta, do Exército da Argentina; do Capitão de Corveta André Noronha de Oliveira, da Marinha do Brasil e da 1º Tenente Caroline Goulart Campos, do Exército Brasileiro, todos Mestrandos do IME.

O endereço para acessar é este:

https://www.ime.eb.mil.br/

Também não é difícil encontrar digitando no google o nome do(a) mestrando(a) seguido de IME. Por exemplo, encontrei uma das teses assim:

https://www.ime.eb.mil.br/images/arquivos/pos-graduacao/mecanica/2018_Dissertacao_Caroline_Goulart.pdf

PS: na busca, não digite os postos dos(as) militares mencionados na matéria, só os nomes, pois nesse meio-tempo eles sobem de posto.