Helicóptero Pantera K2 do Exército Brasileiro

AS 365k Panther

Segundo o jornalista português Victor Barreira do Jane’s, o Exército Brasileiro estabeleceu uma estratégia ambiciosa para aumentar a sua capacidade de aviação através da aquisição planejada de helicópteros, aeronaves de transporte e upgrades no período de 2018-37, disse o Exército em 24 de julho.

Como parte de seu Programa Estratégico Aviação do Exército (Pg EE Avex), a Força Terrestre irá construir novas instalações e atualizar os helicópteros; atualizar os helicópteros AS 350 L1 Esquilo, AS 550A2 Fennec e AS 365k Panther; adicionar aos Esquilo e Fennec, uma mira montada no capacete, sistema EO/IR, metralhadora .50, mísseis guiados e foguetes, adotando  designação Fennec Avex; estabelecer um centro de simulação de voo com sede em Taubaté e desenvolver um simulador de voo para os helicópteros Super Pantera.

Novo painel do AS 365k Panther do EB

O Exército vai comprar também 12 helicópteros de médio porte para substituir gradualmente os AS 532UE Cougar e UH-60L Black Hawk; adquirir helicópteros de reconhecimento e ataque com metralhadoras, canhões mísseis e foguetes não guiados e mísseis para o 1º Batalhão de Aviação em Taubaté; e comprar 12 novas aeronaves de asa-fixa bimotores para operação até 2022 a partir de 4º Batalhão da Aviação em Manaus no transporte de tropas, comando e controle, e logística.

O Exército está buscando testar também aeronaves de asa-fixa de segunda mão para experimentação doutrinária a partir de 2019.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Drferr
Drferr
6 anos atrás

É uma piada? Não tem graça nenhuma!

Hélio
Hélio
6 anos atrás

Pelo que entendi o EB vai dar capacidade de ataque aos helicópteros que já existem mas vai também comprar helicópteros de ataque puro. Será o MI28 ou KA52?

O que não entendi é a substituição dos Black hawk, não seria melhor modernizar os já existentes? Afinal, o EB andou comprando mais por esses anos. Substitui-los pelo que? Pelas kombis? Se a intenção é melhorar a operacionalidade isso parece um tiro no pé

ednardo de oliveira ferreira
ednardo de oliveira ferreira
6 anos atrás

ambicioso???

Caio
Caio
6 anos atrás

Aproveitando que este governo e msis alinhado ao EUA, poderiam ser adquiridos varias dezenss de black hawks armados, mesmo de segunda mso, para poder na fronteira, nossa “porta” dessa casa da mae joana.

José Ricardo
José Ricardo
6 anos atrás

Talvez seja o russo MI 17 /117 exportação para transporte no lugar do Black hawk

Fábio Mayer
Fábio Mayer
6 anos atrás

Não me parece nem um pouco ambicioso…

Jr
Jr
6 anos atrás

Considerando a nossa situação financeira, pode-se dizer que esse plano é bem ambicioso sim, principalmente se formos levar em conta a aquisição de asas fixas e de helicópteros de ataque

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

Não entendi! O que tem de novidade além da substituição do Cougar e BH? Os quais poderão ser substituídos por BlackHawks novos mesmo. Olhem o período , até 2037!!

Johan
Johan
6 anos atrás

Ambicioso se fosse levar uns 4 anos para conclusão levando em conta a atual situação em que nos encontramos, mas são simplesmente 20 anos e nesse tempo todo muita coisa pode acontecer e nem dá para ter uma noção de como o país estará financeiramente. Lógico que a definição do modelo escolhido será bem antes, mas talvez nem o Caracal nem o blackhalk estarão mais em produção para cogitarmos os mesmos como opções.

Drferr
Drferr
6 anos atrás

É um plano de 20 anos. Eu acho exagerado o plano de adquirir 12 aeronaves de asa fixa, seria o CASA 235 ou 295 ou o C-27? Sai muito caro caro e o EB tem outras prioridades. Quanto ao helicóptero de ataque poderíamos fabricar aqui o Sul-africano Denel Rooilvalk.

Emmanuel
Emmanuel
6 anos atrás

Não acredito que virão helis russos.
Acho que o EB vai aprontar alguma caladinho. Algo tipoChinook CH-47F + AH-1Z Viper.
Pequenos lotes para não assustar o Congresso. Assim como ele tem feito.
Dessa forma seria sim um plano bem ambicioso. Porque se colocaria equipamento de ponta aos poucos.
Vejo esse tempo bem dilatado por causa dos outros projetos do EB. Vai-se adquirindo de tudo aos poucos. Se mantendo sempre atualizado. Em vinte anos quando se adquirir as últimas unidades se começa a modernizar as primeiras.
Seria o mais inteligente.

Felipe
Felipe
6 anos atrás

Nenhuma novidade. É informação disponível no site dos projetos estratégicos do EB: PROGRAMA ESTRATÉGICO AVIAÇÃO DO EXÉRCITO OBJETIVOS DO PROGRAMA 1. Completar a estrutura do Sistema Aviação, atualizando-a em conformidade com as Concepções de Transformação Estratégica do Exército. (CONCLUIR O QUE JÁ FOI INICIADO – NOVOS HANGARES) 2. Diversificar a origem da frota de aeronaves, reduzindo a dependência de um único fabricante. (LEIA-SE REDUZIR A DEPENDÊNCIA FRANCESA – AIRBUS) 3. Adquirir aeronave dedicada de ataque, a fim de permitir o cumprimento de missões de combate ofensivas, de reconhecimento e segurança, agregando maior capacidade de dissuasão, de sobrevivência e de consciência… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Achei o plano relativamente ambicioso, ainda mais se tentarem implementá-lo nos próximos dez anos.
.
Duvido muito que o EB irá atrás de helicópteros russos.
.
Na classe dos médios, mais fácil comprar novos BH ou algo da AgustaWestland ou da Bell. Na pior das hipóteses, algo da Airbus.
.
Heli de ataque: T- 129 Mangusta ou AH-1 Cobra.
.
Aviões seriam pequenos, como C-23 Sherpa, Gran Caravan, PZL M28, DHC-6 Twin Otter ou Do-228.

Doug385
Doug385
6 anos atrás

O único jeito de o EB operar helicópteros russos é se esses forem entubados pelo governo a exemplo do que ocorreu com a FAB. Aposto minhas fichas no BlackHawk ou mais Kombi e AH-1 Cobra ou Mangusta.

_RR_
_RR_
6 anos atrás

Amigos, . O substituto do UH-60 e do ‘Cougar’ poderia muito bem ser uma sub-variante atualizada do S-70A, que é atual variante de exportação do ‘Blackhawk’. . Outros substitutos prováveis: AW139M e H175 ( oferecido pela Helibrás ), que também poderiam vir a substituir o ‘Panther’ mais a frente. Aliás, creio que esses dois seriam mais interessantes ao EB, oferecendo um substituto digno do HM-1 e certamente a custo mais acessível que um S-70A. . Muito embora ainda acredite que a capacidade de sobrevivência do helicóptero deva ser o fator a ser considerado prioritariamente na escolha, não há como negar… Read more »

Tamandaré
Tamandaré
6 anos atrás

Para helicóptero de ataque, temos como opções ocidentais: Super Cobra ou Viper (da Bell), Apache, Mangusta, T-129 turco, Rooilvalk sul-africano, Tiger. Do ponto de vista prático, qualquer um destes seria muito bem vindo. O raciocínio mais complexo ficaria a cargo do preço, do pacote envolvido, da montagem de uma linha de suprimentos constante e confiável… Logo, acredito que as opções mais críveis (já que o EB tem sido mais realista nestes últimos anos) seriam Viper/Super Cobra e o Mangusta “correndo por fora”. – Aliás, bem que a Marinha poderia também ir caindo na real, se reestruturando de forma humilde e… Read more »

Bardini
Bardini
6 anos atrás

Vão ampliar as capacidades dos helicópteros leves com um míssil…
Será que vamos partir para o Spike?
.
Helicóptero médio, aposto meu dinheiro em 12 Black Hawk.
.
Helicóptero de ataque, aposto meu dinheiro em 12 AH-1Z. Mas isso lá na frente…
.
Asa-fixa… Seilá, chuto algo como 6 Sherpas e 6 Grand Caravan… Me parece um mix interessante.

Hélio
Hélio
6 anos atrás

Os helicopteros russos não custam nem metade dos ocidentais e a FAB já opera, não vejo porque pagar um absurdo num mangusta ou num viper, a não ser que isso inclua uma parceria igual a da helibrás com a eurocopter

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

se fosse 20 aeronaves de asas fixa mais 50 helicópteros de ataque e mais 20 de transporte aí diria que poderia ser plano ambicioso. Dinheiro existe, mas a roubalheira que continua e a falta de vontade política visando a Defesa de nossas fronteiras dificulta qualquer proposta ambiciosa isto a curto prazo, sem contar as outras Forças. Estamos e continuamos atrasados inclusive na mentalidade dos nossos governantes. Não se preocupam com o básico da vida da população vão se preocupar com Defesa? Torço que o EB consiga realizar o que propõe, porém falar em plano ambicioso, piada de mal gosto.

Plinio Junior
6 anos atrás

Interessante este plano, mas ainda acho fundamental a aquisição de CH-47s (novos/usados em bom estado) uma das grandes prioridades do EB, ganharia muito em termos de transporte de tropas e equipamentos.

Drferr
Drferr
6 anos atrás

Achei interessante esse site:
https://www.aircraftcompare.com/manufacture-aircraft/MIL-Helicopters/47
O Mil-mi 28 custa 16 milhões de trumps, o Mangusta 63 mi, o Apache 61mi (!), o Rooilvalk 40 mi e por aí vai. Devemos admitir que não temos $$ pra comprar helicópteros de ataque não russos. A não ser que queiramos entrar num rabo de foguete.

Bardini
Bardini
6 anos atrás

AH-1Z não é o mais barato de adquirir mas terá grande escala, sendo que ainda está sendo implementado nos Marines. Usa motorização GE, semelhante a do Black Hawk e a munição do canhão é fabricada aqui. Acho que isso já explica muita coisa.

Satyricon
Satyricon
6 anos atrás

Asa fixa deveria ser o M28 pois, além de ainda estar em produção, a USAF tem alguns de suas forças especiais à disposição, segundo consta. São bem melhores que o Sherpa.
Helis médios, se houvesse uma versão H175 militar, seria a ideal pelo alcance, capacidade e motorização (PT6).
Helis de Ataque, bom, como não temos nenhum, qualquer um seria um grande avanço.
Heli pesado eu prefiro o Chinook, mas se a conversa de Temer com Putin pesar, pode ser que tentem nos empurrar o Mi-26, para equilibrar a balança. Não seria tão má idéia.

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Gosto dos comentários Parabéns a todos. Aprendo, reaprendo, informo, pesquiso. MI 28, interessante o próprio Mi 35…Blackhawk…

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Sr. Bardini. Quase acertou. O EB escolheu 4 Sherpas e não seis como previu. sua opinião pela aquisição. Obrigado

Juarez
Juarez
6 anos atrás

O EB iria adquirir sete células de Sherpa, duas para scraper e cinco para operar, mas aí veio o corte é este negócio quase foi para o espaço sideral.
Quanta a asa rotativa, talvez, com muiiiiiiiiiiito otimismo em 2020 eles substituir os oito Cougar, pois a ideia era enviar os 4 UH 60 para a Sikorski na Polônia e trazê-los para um padrão semelhante ao UH 60 M, adquirindo mais oito células novas via FMS.
Agora com debacle financeira e o estoura da boiada do deficiência público, do Deus sabe.

G abraco

Wellington Góes
Wellington Góes
6 anos atrás

Só na tua cabeça Juarez, agora sou que diz. Blen, blen, blen!!! Vê se acorda!!! . Quando eu coloquei justamente isto que está na matéria, tu tinha me chamado de sonhador. E agora, quem está sonhando és tu. Vê se acorda!!!! . O EB pretende substituir tanto os Cougars, quanto os Black Hawks por helicópteros médios mais em conta. Aliás, se o EB tiver que ficar com um dos dois, este será o Cougar, pois pode contar com a Helibras para dar melhor suporte e manutenção, serem mais novos do que os HM-3 (Black Hawks), além de padronização dos sistemas… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
6 anos atrás

Ah tá, o EB quer criar sua própria demanda para ajudar a viabilizar uma nova indústria de asas rotativas, isto também consta nos planos estratégicos de aviação para o EB, e por que?! Porque não ficar na dependência apenas da Helibras, muito menos de ter que estar mandando para o exterior seus aparelhos para as grandes manutenções, ou ficar na dependência da boa vontade de empresas estrangeiras para mandar suprimentos, como aconteceu com a Sikorsky e os quatro Black Hawks que o EB ganhou. . Alguém já se perguntou porque o EB nunca fez questão de ampliar o número de… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
6 anos atrás

Felipe, é por aí. Lá no Escritório de Projetos do EB existe esse material. Já tive a oportunidade de citar aqui, mas tem gente que prefere acreditar em papo de vendedor.

Juarez
Juarez
6 anos atrás

So no no teu mundo encantado Wellington, o EB já apanhou q chega de anvs ” disfarçadas” de militares, o teu novo “amor” a Augusta/Leonardo, sim tem dois Helis com DNA militar, o AW 159 e o Merlin, mas nenhum está sendo considerado o resto,no máximo são para atividades para policiais ou SAR
Por uma coisa na tua cabeça, no guem vai montar uma fábrica de Helis no Brasil nos proximos 20 anos, já chega a faz de conta da Faz de conta copter.
O EB quer uma anv de combate operacional, não um um eurobambi frikiki.

G abraci

RodrigoMF
RodrigoMF
6 anos atrás

Ainda vou entender esta “grande verdade” da internet brasileira que o EB é a força que melhor gasta os recursos.. Não é porque as outras gastam muito mal, que o EB necessariamente gasta bem. Não pode ser levado a sério que gasta mais de R$5000,00 em cada IA2 e segue substituindo suas pistolas pelas “modernas” 1911 em 9x19mm. Também tem que acabar com esta fantasia que o EB é independente no que compra. Os Generais são tão suscetíveis a pressões políticas e entubamentos como são as outras forças. Quanto aos helicópteros realmente os BH vão precisar ser substituídos. Somente 4… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
6 anos atrás

RodrigoMF, onde você leu de que o EB é a força que melhor gasta o dinheiro público entre às forças?! Quem acompanha meus comentários sabe que a muito tempo sou crítico a essa estória do cada um por si. Algumas das minhas críticas é, por exemplo, o desenvolvimento de um Guarani 6×6 meia boca, sem a participação do CFN, por exemplo, ou mesmo dos fuzis IA2, além de outras coisas. . O que eu citei diz respeito ao fato de quê, quando o EB sofre com algum fornecedor, por melhor que seja o seu produto (temos o exemplo dos Land… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
6 anos atrás

Colombelli, acho pouco provável o Reino Unido se desfazer dos Apache, ou mesmo do EB se interessar por eles.

Wellington Góes
Wellington Góes
6 anos atrás

Juarez, eu não tenho amor por aparelho nenhum, já tu não pode dizer a mesma coisa. Mas afinal, qual é a empresa que eu “amo”?! É a Airbus Helicopter/Helibras, ou é a Leonardo (antiga AgustaWestland)?! Tô confuso, porque toda hora é uma dessas (conforme vocês afirmam). Rsrsrs Falando sério, eu olho o projeto, o que e como pode ser melhor aproveitado (especialmente com atendimento dual – civil e militar). Essa papo de DNA militar nem sempre resolve e/ou é melhor opção. Aliás, se fosse por isso, o P-3 Orion seria uma bost@ de uma aeronave, ou mesmo o seu substituto.… Read more »

RodrigoMF
RodrigoMF
6 anos atrás

Wellington o que você escreve eu salto.

Já li isto de várias outras pessoas, mas certamente não de você pelo motivo explicado acima.

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Wellington, quer tu concorde ou não, o próximo heli de manobra do EB se chama UH 60 BH.

G abraço

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

O governo Temer não é nada alinhado aos EUA, Temer é igual a Dilma e Lulão, justamente por isso o fracasso é certo!

Wellington Góes
Wellington Góes
6 anos atrás

RodrigoMF, papo furado, se fosse assim tu não me respondia. E se lê, é porque, no mínimo, tenta fazer algum paralelo com o que tu achas que possa ser verdade ou não. Esse papo de ignorar, pra querer bancar o superior pra cima de mim, é parece papo de adolescente.

Wellington Góes
Wellington Góes
6 anos atrás

Colombelli, não duvido de ti de que tenha lido em algum lugar, mas o ponto que quero dizer é por dois motivos. O primeiro é que helicópteros Apache novos são muito caros (pode custar o mesmo que um F-16 novo), mesmo para os padrões britânicos, especialmente em tempos de contenção de despesas. Como a vida útil das células de aparelho de asas rotativas é um pouco maior do que a de aeronaves de asa fixa, pois não sofre com constante força G, o processo de “zeragem” das células é menos caro, o mais provável é que se modernizem estes helicópteros… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
6 anos atrás

Ah tá, o segundo motivo é que as células ainda são relativamente novas, entraram em 2004, então o mais provável é que modernizem para operar por mais tempo. Os Lynxs operaram por mais de quarenta anos e só estão sendo substituídos, porque não dá para aproveitar as mesmas células para o mesmo padrão dos Wildcats, como fizeram com alguns para o Super Lynx.
.
Até mais!!! 😉

Wellington Góes
Wellington Góes
6 anos atrás

Aliás, não são operados pela RN (Royal Navy) e sim pelo Royal Army.