Logística militar integrada levará assistência humanitária à população da Pan-Amazônia

O AMAZONLOG17 é um Exercício de Logística inédito na América do Sul e ocorrerá na Região Amazônica, Tabatinga, Estado do Amazonas, na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Em toda a área, serão desenvolvidas ações combinadas por tropas e agências brasileiras e dos países fronteiriços, com as seguintes características:

  • caráter multinacional e interagências;
  • foco em ações humanitárias e na proteção da vida humana;
  • preservação do meio ambiente e na sustentabilidade;
  • desdobramento de Unidades Logísticas Multinacionais Integradas;
  • emprego de sistema logístico para apoiar civis e militares em regiões remotas, desassistidas e com pouca infraestrutura, como ocorre em Operações de Paz e de Ajuda Humanitária;
  • espaço para que empresas do setor de Segurança e de Defesa, bem como de outros segmentos da indústria brasileira e do exterior apresentem, em exposição ou durante o Exercício, soluções inovadoras e produtos de uso dual, com destaque para as organizações que trabalham com geração de energia limpa em proveito das comunidades da Amazônia, o que pode contribuir com o desenvolvimento sustentável da região;
  • incrementar a interoperabilidade com forças armadas e agências dos países limítrofes na região e de outros países participantes, criando capacidade de resposta multinacional no campo da logística e ações humanitárias;
  • baseado na cooperação internacional;
  • e amparado nas políticas, estratégias, leis e acordos de cooperação internacionais.

Participam desse exercício logístico pioneiro as Forças Armadas de 17 países com observadores, Brasil, Colômbia e Perú com tropas e meios logísticos e os EUA com observadores e meios logísticos (uma aeronave de transporte C130, uma cozinha móvel, uma estação de purificação de água e uma equipe de saúde).

O AMAZONLOG17 conta, ainda, com as seguintes agências: ANVISA; Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos do MRE; Departamento de Polícia Federal; FUNAI; FUNASA; IBAMA; INFRAERO; SESAI; ACNUR; FN SUS; CENSIPAM; INPA; UFAM; Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Nacional e do Amazonas; Secretaria da Receita Federal; VIGIAGRO, PMAM e CBMAM. Há possibilidade da participação de agências homólogas colombianas e peruanas.

Serviço

  • De 26 a 28 de setembro: Simpósio de Logística Humanitária (SILOGEM), em conjunto com a Exposição de Material de Emprego Militar, atividades preparatórias e que acontecerão no Centro de Convenções Vasco Vasques, na capital do Amazonas.
  • O evento é aberto ao público maior de 18 anos (menores não podem entrar, nem mesmo acompanhados). A entrada é franca, bastando realizar cadastramento com apresentação de documento de identificação.
  • De 6 a 13 de novembro: Exercício Logístico propriamente dito, na região da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, com a instalação de uma Base Logística Multinacional Integrada em Tabatinga.

Contatos

  • Assessoria Especial do COLOG – Gen Div Racine: racine.bezerra@eb.mil.br / (71) 99195-6681; e Cel Sayd: sayd.said@eb.mil.br / (61) 2035-2282 / (61) 99616-3168.
  • Oficiais de ligação – Cel Lupchinski: d7amazonlog17@gmail.com / (61) 99873-8753; e Maj Vasconcelos: d7amazonlog17@gmail.com / (92) 99270-8513 / (92) 3659-1215 / (21) 98210-8513 (WhatsApp).
  • Ou entre em contato com o Centro de Comunicação Social do Exército, pelo e-mail imprensa@ccomsex.eb.mil.br; e telefone (61) 3415-5711.
  • Para saber mais, acesse http://www.eb.mil.br/amazonlog17
  • Para baixar a programação do simpósio, clique aqui.
Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
6 anos atrás

Meus caros,

o AMAZONLOG17 evidentemente entre outras coisas tem por objetivo claro neste momento a meu ver, enviar uma mensagem clara ao governo da Venezuela.

Aprimorar capacidades é a síntese, obvio, mas no contexto atual que se encontra a situação nas áreas que compreende Venezuela e Colômbia e Venezuela e Guianas, não se pode deixar de analisar o exercício como uma inequívoca mensagem de “união” entre o Sul e o Norte, no sentindo de se for o caso, estes irão agir em conjunto para salvaguardar a integridade territorial colombiana e guianense.

Grato.

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

Excelente iniciativa. Além do carácter Militar como preparação de possíveis Operações na área da Tríplice fronteira ainda assiste as populações isoladas e carente nas proximidades de Tabatinga-Bra/Letícia-Col/SantHelena-Per.

Bardini
Bardini
6 anos atrás

OFF… Chegaram os módulos de simulação do Guarani:comment image

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Prezados
O planejamento para ocorrer a AmazonLog é antigo. As finalidades são outras. Não tem nada com as recentes declarações americanas.
Pra eles, a união entre o terrorismo transnacional (q tem enorme abrigo na AS) e as ORCRIM regionais são mais importantes do que os devaneios de Maduro e a falida Venezuela.
Sds

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
6 anos atrás

Meu caro Agnelo 25 de setembro de 2017 at 19:08,

qualquer exercício de envergadura como o AMAZONLOG17 que envolve vários atores internacionais, tem seu viés geopolítico, e o discurso de que é algo planejado a muito tempo é a mais antiga das desculpa para não criar saia-justa. Normal, óbvio! Tudo o que estou colocando fica evidente ao observarmos por exemplo os últimos exercícios militares como o Zapad 2017 e Aurora 17 na Suécia só pra ficar nesses.

Agora, cada um acredita no que quer…

Grato

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Prezado Sei bem o quanto exercícios podem ter um valor geopolítico, mas … Além de eu não ser político, conheço pessoalmente quem planejou. Não é o q eu acredito, mas o q eu sei. A título de curiosidade, quem me falou, beeeeem antes de toda a farofa acontecer, estava na Seção de Planejamento do CMA e O ex-O Lig do COTer com o TRADOC é da minha turma. Hj, pode até aparecer alguém dizendo um bla bla pra aparecer, mas em A-1 o exercício foi pro papel. As tratativas são bem anteriores. Pra ser sincero, gosto dos livros do Frederick… Read more »

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
6 anos atrás

Agnelo… acompanho o assunto desde que surgiram rumores a respeito. Sem querer intransigir com o colega, até porque coloquei como opiniao pessoal minha fala e imagino que tenha esse direito aqui no blog, digo que sei bem como funciona esse tipo de coisa. A ideia muitas vezes começa no baixo clero (quando o planejamento do exercício foi pro papel, como o proprio amigo colocou…) e vai subindo, e obviamente quando atinge status de Operaçao, passou pelo crivo dos orgao competente da Força, no caso do EB pelo COter, dependendo da situaçao há discussao antes dentro do EMCFA(antigo EMFA). Quando um… Read more »

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
6 anos atrás

A propósito meu caro Agnelo…

uma recomendaçao, nao perca seu tempo lendo estes autores, são muito fraquinho, pra dizer o minimo…

Abraço

EParro
EParro
6 anos atrás

PRAEFECTUS 26 de setembro de 2017 at 9:10

E que autores você sugere?

Saudações

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

EParro
Vou me meter…

Sugiro Bob Woodward (Os comandantes; Plano de Ataque; e Bush em Guerra)

Os personagens são Bush, Cheney, Rumsfeld, Powell
Excelentes thrillers de geopolítica…com a vantagem de que é vida real

Abraço

Carvalho
Carvalho
6 anos atrás

Especificamente quanto ao Amazonlog..
Creio ser excelente projeção de softpower

Saudações

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
6 anos atrás

Eparro meu caro,

um escritor atual, diria relativamente jovem, mas com sentido presciente afinado, eu indicaria Vince Flynn. Inclusive, se o amigo pesquisar verá que a própria vida do escritor já daria um bom livro.

Em relação a literatura de espionagem eu indicaria alguns autores e não apenas um, entre esses sem dúvida alguma Philip Agee, Yuri Modin, David Ignatius e Rudyard Kipling.

Um livro que recomendaria sua leitura é The Wall Jumper de Peter Schneider acho bastante atual apesar de escrito em 1984. Alguns autores que recomendaria também são Dmitry Bykov e Sergei Kostin.

Abraço.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
6 anos atrás

Amigo Carvalho 26 de setembro de 2017 at 12:51,

observação absolutamente sensata meu caro. Abraço!

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
6 anos atrás

EParro___

só esclarecendo que no caso do escritor Sergei Kostin recomendo sua obra “Fim de semana em Paris”, e Dmitry Bykov seu livro “Almas vivas” em tradução livre para o português.

Grato

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

PRAEFECTUS 26 de setembro de 2017 at 9:17
Já li todos há muuuuitos anos.
Gosto do Keegan e Cia LTDA

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

EParro 26 de setembro de 2017 at 11:53
Creio q o colega não entendeu sobre o Forsith e o Clancy…
Mas John Keegan e Stephen Ambrose são legais para assuntos militares. Fizeram excelentes trabalhos de história militar.
Sds

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
6 anos atrás

Agnelo 26 de setembro de 2017 at 16:52,

evidentemente que entendi, e nas entrelinhas do meu coment fiz referência a isso, creio que o amigo por distração não conseguiu distinguir e acabou tornando-se mensagem cifrada…

Grato

Rogerio Maestri
Rogerio Maestri
6 anos atrás

Não entendi bem o que é esta Amazonlog17, uma base militar em que outros países ajudarão a ocupar a Amazônia Brasileira?
É isto?
Acho que meu avô, general Algemiro Dornelles e meu tio Luiz Dornelles que morreu em combate na segunda guerra não iam achar muito legal trazer tropas estrangeiras para dentro da Amazônia numa base fixa. Mas que se vai fazer, o conceito de soberania nacional parece que muda com o tempo.