EUA aprovam venda do sistema THAAD à Arábia Saudita
WASHINGTON – O governo dos EUA aprovou a venda à Arábia Saudita do sistema avançado de defesa de mísseis de Defesa de Área de Alta Altitude (THAAD) por US$ 15 bilhões, disse o Departamento de Estado no dia 6 de outubro.
“Esta venda promove os interesses da segurança nacional e da política externa dos EUA e apoia a segurança a longo prazo da Arábia Saudita e da região do Golfo face a ameaças iranianas e outras ameaças regionais”, afirmou.
A Arábia Saudita e a Rússia concordaram, no dia 5, no fornecimento de uma série de sistemas de armamento. O Ministério da Defesa saudita assinou com a Rússia contratos para o fornecimento de sistemas avançados de defesa aérea (S-400), sistemas Kornet-EM, mísseis TOS-1A, bombas AGS-30, Kalashnikov AK-103 e suas munições, informou a Saudi Press Agency (SPA).
A Saudi Arabian Military Industries (SAMI) anunciou a assinatura de um memorando de entendimento com a Rosoboronexportt, a agência russa de exportações/importações de produtos relacionados à defesa e de uso dual.
Com as diretrizes do Príncipe Herdeiro da Arábia Saudita, do Vice-Primeiro Ministro e do Ministro da Defesa, Mohammed Bin Salman, os dois lados assinaram os acordos que deverão ser fundamentais no crescimento e desenvolvimento da indústria militar e de sistemas de armas na Arábia Saudita.
FONTE: Al Arabiya
Pra onde vai pender a balança?
S400 Rússia
THAAD Usa
Briga de cachorro grande, mas que deve ser fechado com os USA…pelo histórico recente.
Não vende não, que os russos iriam levar mais essa. Os americanos, com o precedente turco desta vez não quiseram pagar pra ver….
Os russos estão com tudo e não tão prosa.
Grato
Caraca, 15 bilhões!
Como em qualquer tema que possa ter a ver com equipamento russo ou chinês o que posso dizer para colaborar no debate desse post é dizer que o céu no dia do lançamento da foto acima estava muito azul.
Bem que a polônia merecia umas unidades do THAAD rs
O Bosco ou mais alguém que entende de mísseis saberia dizer que o futuro sistema Arrow 3 israelense é similar ao THAAD e se ele poderia ser uma opção para os outros países?
Krest,
Está em curso atualmente a construção de um sitio do sistema de defesa anti-míssil da OTAN na Polônia.
Os poloneses tem uma aliança sólida com Washington. Para os americanos deslocarem sistemas Patriot e THAAD para lá, é um sopro.
Hélio,
O Arrow 3 tá mais pro SM-3.
O THAAD é um sistema híbrido, capaz de interceptação endo e exo atmosférica, sendo capaz de interceptar veículos de reentrada acima numa faixa de 40 km a 180 km de altitude. Já o Arrow 3 é um míssil antibalístico de interceptação exoatmosférico puro (acima de 100 km).
É interessante lembrar meus caros, que tem colega aqui que falava que a Turquia jamais iria comprar o sistema de defesa aérea dos russos.
Mas uma vez comeu barriga…
Grato
Os russos tem fama de dificultar a entrega de peças de reposições ,eu vos lhe pergunto: quais seriam as garantias que os russos dariam aos sauditas para entrega das mesmas, num eventual guerra entre os sauditas e os iranianos?
_RR_ – melhor ainda, vão instalar o SM-3 Block IIA na Polônia como parte do escudo anti mísseis.
Helio, a unica “regiao” arabe(pelo que eu saiba) que recebeu apoio israeli tanto em equipamentos/pessoal foi o Curdistao…. Não creio que um Pais árabe va comprar equipamento israeli… ou melhor, tenho certeza que israel não vendera nenhum equipamento a um Pais árabe…
O que os americanos e russos teriam que fazer é mais simples que apinhar estes xeiks de armas modernas…
Juntar pesquisas para a obtenção de um combustível alternativo ao petróleo…
Deveriam até convidar o Brasil para isto, que detém pesquisas avançadas no assunto.
Resolvido isto deixava esta turma no deserto um brigando com o outro o resto da eternidade.
Guardadas as devidas diferenças, essa aprovação e oferta meio que de ultima hora dos americanos lembra em certos aspectos a oferta e as facilidades de entregas de tanques M-1 Abraams aos sauditas para vencer a concorrencia com o tanque brasileiro Osório, que como todo mundo sabe ajudou a enterrar o tanque e a própria engesa.
Bosco qual o melhor dos dois ?
leonel testa 11 de outubro de 2017 at 10:42
Poderiam atuar de forma complementar constituindo-se em duas linhas de defesa contra mísseis antibalísticos.
“Bosco 10 de outubro de 2017 at 19:03
Como em qualquer tema que possa ter a ver com equipamento russo ou chinês o que posso dizer para colaborar no debate desse post é dizer que o céu no dia do lançamento da foto acima estava muito azul.”
.
O sr. é muito tendencioso !! Pq quando se trata de equipamentos militar americano o céu é sempre azul ? Claramente o céu está nublado !!
rsrs
Leonel,
O ideal para a defesa contra mísseis balísticos é haver uma defesa em camadas, capaz de defender de ameaças representadas por mísseis táticos, de curto alcance, de médio alcance , de alcance intermediário e intercontinental.
Essa defesa em camadas geralmente deve ser composta por mísseis de interceptação endoatmosférica, baixa (Patriot, S-333/400, Arrow 2, etc) e alta (THAAD, Arrow 2), e exoatmosférica (SM-3, GBI, THAAD, Arrow 3, S-500 (?), etc.).
É difícil dizer qual dele é melhor já que ambos devem se adequar às especificações do usuário.
rsrssss
Quem conhece conhece valeu abraço
Valeu tambem TIRELESS
PRAEFECTUS 10 de outubro de 2017 at 21:56,
fala aí quem foi?
Plínio Clinton 11 de outubro de 2017 at 13:44,
dois que me lembro agora é o BOSCO e o HMS TIRELESS.
Grato
Praefectus,
Você deve ter me confundido com o Fantasminha Camarada. Eu sou o “Astronauta” da Turma da Mônica.
Costumo não fazer previsões desse tipo por dois motivos: não tenho bola de cristal e entendo muito pouco da geopolítica da região em tela.
Aliás, ultimamente eu tô mais pra Geni do que pra “Astronauta”.
https://www.youtube.com/watch?v=jWHH4MlyXQQ
Bosco 11 de outubro de 2017 at 20:48,
meu caro tu me fez dar uma boa gargalhada agora…kkkkkkkkk
Nada pessoal colega, ato falho pelas suas intervenções estridentes em relaçao a mamãe ursolina e seus apetrechos, deu nisso…rs
Abraço
“Fabio Jeffer
Guardadas as devidas diferenças, essa aprovação e oferta meio que de ultima hora dos americanos lembra em certos aspectos a oferta e as facilidades de entregas de tanques M-1 Abraams aos sauditas para vencer a concorrencia com o tanque brasileiro Osório, que como todo mundo sabe ajudou a enterrar o tanque e a própria engesa.”
.
O que enterrou o projeto Osório foi a própria Engesa, e quem enterrou a Engesa foi a incompetência da empresa, do governo e do exército.
Bosco; quem venceria, já q a rapidez nos testes é essencial: o sistema GMD americano (a ser testado e completamente implantado) ou os mísseis ICBM norte-coreanos a serem testados e lançados, eventualmente, contra os americanos ? Em 2021 qual dos 2 adversários seria mais rápido em conseguir atingir seu objetivo ? E também; vc sabe qual foi o valor envolvido na recente autorização do Trump a novas etapas do Sistema antimíssil GMD ? E será q em 3 a 4 anos os USA conseguiriam fazer testes em condições reais do GMD contra possíveis múltiplos mísseis ICBM lançados noturnamente com diversas… Read more »