Brasília (DF) – O Comando de Defesa Cibernética promoveu, entre os dias 23 e 27 de outubro, o I Exercício Ibero-Americano de Defesa Cibernética, reunindo militares da Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, México e Portugal, além de observadores do Peru. As atividades foram realizadas no Centro de Instrução de Guerra Eletrônica, com a finalidade de desenvolver competências na área de cibernética, bem como estreitar os laços de amizade e cooperação entre as Forças Armadas dos países envolvidos.

Na abertura do Exercício, o General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, destacou a importância do tema na atualidade, ressaltando o crescimento de sua relevância nos últimos anos. “Afirmo que, seguramente, a atividade de Defesa Cibernética passou a ser uma atividade de combate. Daí a necessidade de realizar eventos como esse, que promovem o aprimoramento e a troca de experiências entre Nações Amigas”, comentou.

O Coronel Aviador Paulo, do Comando de Defesa Cibernética, coordenador-técnico do Exercício Ibero-Americano, também salienta a necessidade do compartilhamento de informações sobre medidas de segurança contra ameaças em comum. “O fomento à cooperação em matéria de Defesa Cibernética é fundamental. A dinâmica dessa atividade está focada nesse sentido, com os militares de todos os países compartilhando informações de procedimentos de proteção contra possíveis vulnerabilidades dos sistemas”, avaliou.

FONTE: Exército Brasileiro

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
6 anos atrás

Meus caros do EB, não quero ensinar como diz o ditado popular “reza pro vigário”, mas, necessário é, que haja urgentemente o desenvolvimento de conceito militar para o espaço de informação no Brasil. E, me permitam dar um pitaco aqui, neste setor ao meu ver, não haveria necessariamente necessidade de oriundos da faculdade de comunicações ou algo parecido. Isso aqui tem muito de Dom… Apenas, um 2º grau, concurso óbvio, e uma boa seleção no psico, e, já daria pra ter noção do perfil de aptidão ou não. Amigos, este setor na atualidade é crucial, fulcral para angariar dividendos mormente… Read more »

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
6 anos atrás

Ps. nem me falem que já existe o Cecomsex…