Home Engenharia Equipe de robôs autônomos RoboIME sagrou-se campeã latino-americana de futebol de robôs

Equipe de robôs autônomos RoboIME sagrou-se campeã latino-americana de futebol de robôs

901
5

Rio de Janeiro (RJ) – A equipe de robôs autônomos RoboIME sagrou-se campeã  latino-americana de futebol de robôs (liga Small Size), no XVI Latin American Robotics Competition (LARC 2017), realizado na cidade de Curitiba–PR, no período de 07 a 11 de novembro.

Esta competição acadêmica é uma das etapas do consórcio RoboCup, cuja meta é fomentar a Inteligência Artificial por intermédio de uma aplicação lúdica, o futebol, e cujo principal desafio é realizar, até 2050, um amistoso entre um time de robôs e o campeão da Copa do Mundo.

Diversos grupos de pesquisa de renomadas instituições internacionais participam deste desafio, do qual a equipe RoboIME participa desde 2010 e, pela primeira vez, conquista o pódio. Esta equipe do IME é formada por alunos de graduação do Curso Básico (primeiro e segundo anos) e do Curso Profissional, das especialidades de engenharia mecânica, de eletrônica e de computação.

A participação do IME em eventos desse porte possibilita a atualização em tecnologias e metodologias que são pesquisadas pelas principais potências mundiais, como Estados Unidos, França, Alemanha, Canadá, China e Japão. Tais tecnologias são habilitadoras de sistemas autônomos e cooperativos, ou seja, veículos aéreos e terrestres não tripulados, com aplicação direta em projetos prioritários da Força Terrestre.

A competição, além de complexo desafio técnico, propicia ainda que os alunos desenvolvam diversos atributos da área afetiva típicos da Engenharia Militar do Exército Brasileiro, como: decisão; dedicação; equilíbrio emocional; iniciativa; persistência; criatividade; cooperação; liderança; organização; disciplina; e flexibilidade.

A equipe RoboIME contou com o apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), da Fundação Ricardo Franco (FRF) e com o apoio técnico da Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica das Indústrias de Material Bélico (FMCE/IMBEL).

FONTE: Exército Brasileiro

5
Deixe um comentário

avatar
5 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
CronauerZumbaZéDiogo de Araújo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Diogo de Araújo
Visitante

Parabeeeens! Vc sao os caras, que demais,incrível! Vai Brasil, tá aí a prova de que têm brasileiros feras de alto nível, e quem fala q somos incapazes vão tomar… E cade os hermanos kkkkkkkk

Diogo de Araújo
Visitante

Ps: demais a foto deles ali mexendo nos robos, provavelmente programando… Monstros.. parabéns de novo kk

Zé
Visitante

Excelente Parabéns! Que tal agora construirmos um Tipo ED 209? Sem bug, claro…

Zumba
Visitante
Zumba

Parabéns ao IME.Parabéns para a Engenharia Brasileira e para toda iniciativa para o progresso científico neste país.

Cronauer
Visitante
Cronauer

¿Cade ellos?
‘Ellos’ não se classificaram, ora… hihihi