Brigada do Exército no AP terá 3 mil homens e será inaugurada em janeiro de 2018

59

Brigada vai ser inaugurada em janeiro (Foto: Jorge Abreu/G1)

Brigada vai ser inaugurada em janeiro (Foto: Jorge Abreu/G1)

Publicação no Diário Oficial confirma a data de previsão do 34º Batalhão de Infantaria e Selva

Jorge Abreu, G1 AP, Macapá

Macapá (AP)
– Foi publicado no Diário Oficial da União a inauguração da “Brigada Foz do Amazonas” para o dia 26 de janeiro de 2018, que funcionará na área do Comando de Fronteira do Exército no Amapá. O complexo operacional e administrativo vai abrigar até 3 mil militares.

De acordo com o comandante do 34º Batalhão de Infantaria e Selva (BIS), Robson Mattos, a inauguração traz um alto escalão para a guarnição que, atualmente, é comandada por um coronel e passará ser liderada por oficial general.

Para o militar, o novo complexo vai resultar em geração de novos empregos e em um reforço no trabalho realizado na fronteira do Brasil. Além do Amapá, a brigada vai abranger o 2° e 24º BIS, dos estados do Pará e Maranhão, respectivamente.

“A vinda da brigada representa um escalão acima do batalhão, que vai trazer um ganho de segurança, já que enquadra três batalhões. A capacidade de colocar homens na fronteira será muito maior, além da contratação por alistamento com a geração de novos empregos”, destacou.

As obras iniciaram em setembro de 2014 e estão nos preparativos finais. A construção foi orçada em aproximadamente R$ 18 milhões. A Foz do Amazonas vai reunir o corpo da guarda, pavilhão e companhia de comando, além de blocos de alojamento.

“Os atrasos nas obras aconteceram em função dos contratos com as empresas e adiamento de entrega. Também, obviamente, em função da situação orçamentária que o país viveu ao longo desse ano, com algumas restrições que impuseram esse atraso no cronograma”, completou Mattos.

A brigada também vai oportunizar o crescimento no número de jovens que serão convocados para o Exército. Anualmente, a unidade amapaense contabiliza mais de 8 mil alistamentos. Desses, 200 são selecionados.

O Exército Brasileiro pretende aumentar de 830 para 3 mil o efetivo de militares atuando no Amapá. O crescimento será necessário por ocasião da construção da brigada militar no estado, em que eles ficarão alojados como soldados, técnicos e oficiais.

FONTE: G1 / COLABOROU: Manuel Flávio

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silva
Silva
6 anos atrás

O Estado de Roraima é que está muito necessitado de reforço na segurança. Milhares de venefavelados estão entrando ilegalmente no Brasil, através da fronteira com a Venefavela. O governo federal até agora não tomou nenhuma atitude para combater isso. Roraima está sofrendo com uma alta na criminalidade por causa dessa imigração ilegal. Prostituição, tráfego de drogas, furtos, assaltos e até homicídios. Por mim, a fronteira com a venefavela já teria sido totalmente fechada e militarizada. Aquela gente foi quem colocou os bolivarianos no poder, eles que fiquem lá e resolvam seus problemas. Eles que se viverem. Nós aqui já temos… Read more »

Claudio Moreno
Claudio Moreno
6 anos atrás

Caro colega Silva boa noite Guerreiro! Eu endosso e faço minhas astuas palavras!

CM

Claudio Moreno
Claudio Moreno
6 anos atrás

Excelente notícia! Para melhoria da presença do EB em toda região norte, seria fundamental a ampliação das unidades aeromoveis e a criação de pelo menos três unidade de aviação de asa fixa de transporte.

CM

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

Silva, e a nova lei da imigração com viés de esquerda ferrou mais ainda. E falta um Regimento de Cavalaria em Boa Vista. O exército venezuelano chega em Manaus em 3 dias.

rafael
rafael
6 anos atrás

Prezado Rinaldo, quando chegarem aqui receberam uma calorosa boas vindas.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

O Brasil é um dos grandes “exportadores” de imigrantes do mundo, além de ter sido formado por vários imigrantes. Duvido que alguns dos comentaristas aqui não seja descendente de imigrantes. Acho um baita contrassenso criticar a imigração, ainda mais de pessoas desesperadas que, não necessariamente, contribuíram para que o país dela esteja um caos. Vocês imaginam a desgraça que está o país para uma pessoa optar imigrar para o Brasil, né? Obviamente que deve ter algum controle, principalmente por causa do terrorismo islâmico, mas isso de achar que vai controlar as fronteiras e barrar a imigração (assim como o tráfico… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Rinaldo,
A FAB não consegue barrar eventual avanço venezuelano?

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
6 anos atrás

Rafael Oliveira 18 de dezembro de 2017 at 8:45 A imigração no passado não é a mesma que vivemos hoje. Vale notar que muitos imigrantes iriam trabalhar como mão de obra na agricultura outros que tinham condições compravam um pedaço de terra. Muito poucos tinham mais condições de montar o próprio negócio no comércio. Hoje importamos miséria, tendo 1/4 da população do nosso próprio país cerca 52 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha de pobreza (dados do IBGE para 2016). Pouquíssimos são preparados ou profissionais com formação, coisa que estamos na realidade, exportando e muito, infelizmente. Na atual situação… Read more »

Hermano
Hermano
6 anos atrás

Voltando ao tema da reportagem, é importante o acréscimo do efetivo do E.B. na região. Seria de bom grado também a otimização do material bélico, visto que, até o presente momento, o mesmo deixa a desejar, em comparação com os armamentos das forças armadas dos paises vizinhos.

Roberto Dias
Roberto Dias
6 anos atrás

A imigração de forma legalizada e racional é uma coisa, a imigração por interesse político é outra coisa, a imigração ilegal já é uma coisa totalmente diferente!

Adriano M.
Adriano M.
6 anos atrás

“O Estado de Roraima é que está muito necessitado de reforço na segurança. Milhares de venefavelados estão entrando ilegalmente no Brasil, através da fronteira com a Venefavela. O governo federal até agora não tomou nenhuma atitude para combater isso. Roraima está sofrendo com uma alta na criminalidade por causa dessa imigração ilegal. Prostituição, tráfego de drogas, furtos, assaltos e até homicídios. Por mim, a fronteira com a venefavela já teria sido totalmente fechada e militarizada. Aquela gente foi quem colocou os bolivarianos no poder, eles que fiquem lá e resolvam seus problemas. Eles que se viverem. Nós aqui já temos… Read more »

5745
5745
6 anos atrás

“Silva, e a nova lei da imigração com viés de esquerda ferrou mais ainda. E falta um Regimento de Cavalaria em Boa Vista. O exército venezuelano chega em Manaus em 3 dias.” Por estrada é apenas uma via de acesso, alvo fácil para bombardeios de artilharia/ aviação e emboscadas. Por rio é bem mais complicado, a velocidade de deslocamento é mil vezes menor, os venezuelanos não conhecem os rios brasileiros e novamente, alvo fácil para bombardeios de artilharia/ aviação e emboscadas. Além do que em ambas as situações toda a força militar em deslocamento para Manaus iria se afunilar em… Read more »

João Augusto
João Augusto
6 anos atrás

Venezuela invadindo Brasil já uma loucura. Ficando com o que invadiu então, nem no sonho mais delirante…
Não tem a menor chance de êxito.

Rafael_PP
Rafael_PP
6 anos atrás

colombelli 18 de dezembro de 2017 at 15:19: “Aliás, uma jogada esperta seria fazer como os EUA fizeram e abrir as portas para quem tenha capacidade de se mudar e investir aqui ou tenha algo a acrescer intelectualmente.” . Colombelli, você foi certeiro. A título de curiosidade, algumas das empresas morte-americanas fundadas por imigrantes: YAHOO, Tesla (SpaceX), AT&T, Google, Intel, Pfizer, Ebay, Oracle, Capital One, etc. Sem contar as inúmeras start-ups que brotam como grama lá e em poucos anos valem bilhões. . Não sei sua opinião, mas para mim o ‘venerado’ Estatuto do Estrangeiro já havia nascido arcaico e… Read more »

housemaq
housemaq
6 anos atrás

Se tratando de fronteiras, que lâmpada que nada! As 4 maiores invenções da humanidade foram:
1. A porta;
2. O muro;
3. O arame farpado;
Já na informática e nos blogs, a tecla DEL

Flávio Cardia
Flávio Cardia
6 anos atrás

Será nomeada de 19a ou 24a Brigada de Infantaria de Selva??

Zorann
Zorann
6 anos atrás

Olá Colombelli!
.
Vários países oferecem oportunidades a imigrantes. Alguns conhecidos meus foram para o Canadá, que aceita imigrantes com formação superior em diversas áreas.
.
A idéia de se facilitar a imigração para pessoas, que possam contribuir investindo no país, esbarra na nossa enorme burocracia e carga tributária.
.
A coisa que mais me irrita neste país é que até medidas simples, que poderiam resolver ou auxiliar em muitos de nossos problemas, jamais são tomadas.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

Flávio Cardia
22ª Bda Inf Sl.
Seu Estado-Maior já receberá oficiais e sargentos em Janeiro.
Sds

Camilo
Camilo
6 anos atrás

Porque a propria forças armadas não construirão a base,seguro que saíria mais barato e a tempo,seguro que foi para roubar uma vez mais do povo .

Dodo
Dodo
6 anos atrás

Imigrantes podem sim causar problemas,vejam a situacao da europa nesse momento,estive em paris mes passado e nao podiamos sair no centro a noite pois o numero de assaltos praticados por imigrantes era gigantesco. A suecia e a alemanha por exemplo estao sofrento com enormes casos de abusos sexuais,com a suecia tendo um numero maior de muljeres estupradas em um ano do que todos os casos registrados na soma de diversos paises da europa. Ao liberar a entrada de imigrantes(concidindo com a crise do euro),os politicos europeus foram os causadores de sua propria decadencia. Que sirva de exemplo ao Brasil em… Read more »

Mosczynski
Mosczynski
6 anos atrás

Como já temos as fronteiras com Colômbia, Peru e Bolívia ( os maiores produtores de cocaína) já bem patrulhadas e nada entra mais aqui, podemos gastar dinheiro com mais oficiais e estrutura do EB em locais sem precisar. E depois tem gente que não sabe porque o Brasil é Brasil.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

Uma das maiores bases de SOF americanas ficava por ali… a Legião tem um Regimento por ali… Holanda treina normalmente suas SOF por ali… Tem ONGs estrangeiras apoiando índios e “cientistas” a roubarem o q tem por ali… movimentos ditos sociais treinam e armam grupos, com apoio da supostamente ex-FARC por ali…
Só de início…
Deve ser por isso…

Silva
Silva
6 anos atrás

Eu não tenho nada contra a imigração, desde que ela seja feita de forma seletiva, controlada e que vá de encontro aos interesses econômicos do país. O que está havendo em Roraima é um crime contra o Brasil, pois uma horda sem controle e indiscriminada de imigrantes estão literalmente, invadindo o país e a maioria absoluta são de miseráveis que estão sobrecarregando os serviços públicos do Estado de Roraima e os brasileiros que lá vivem, tendo que suportar tudo isso. Um absurdo! Só dou graças a Deus por pelo menos não serem muçulmanos. Roraima necessita urgentemente de uma brigada do… Read more »

Douglas
Douglas
6 anos atrás

Os venezuelanos que estão vindo para o Brasil estão fugindo de uma das maiores calamidades, pelo menos do continente. Acredito que ninguém saia da sua casa por que está sem fazer nada ainda mais pra outro país, cultura, idioma. Devemos minimamente acolhe-los. Mas concordo plenamente que deveríamos privilegiar a estadia de pessoas com mais conhecimento, principalmente, para ajudar a desenvolver os estados do Norte. Com relação a matéria acredito ser importante o aumento da presença do Exército no Norte, mesmo o Amapá sendo um dos menos necessitados de presença das forças.

Luciano
Luciano
6 anos atrás

Rafael Oliveira 18 de dezembro de 2017 at 8:45

Meus bisavós paternos eram libaneses, os maternos italianos. Imagina o que seria do sul e do sudeste sem poloneses, alemães, italianos ou do norte e nordeste sem portugueses, africanos e espanhóis….

Daglian
Daglian
6 anos atrás

Luciano 18 de dezembro de 2017 at 23:26 A situação dos imigrantes italianos, alemães e outros era bem diferente, e além de tudo chegaram aqui em sua maioria de forma legal. Não jogue todos os imigrantes numa sacola de “o que seria do Brasil sem eles” como se tudo fossem flores. Imigração ilegal é péssima para o país. O correto não é simplesmente bloquear a entrada dos venezuelanos, mas sim o governo tentar, na medida do possível, controlar a entrada dos mesmos para que isso não seja prejudicial para o Brasil. Só não me venham com essa conversa furada de… Read more »

Dan01
Dan01
6 anos atrás

O que eu nao entendo e o motivo de um cidadão que so fala espanhol deixar todos os paises da America do sul de lado e partir pro único que fala outro idioma(tem também as guianas e o Suriname mas sao pequenos demais). É até plausível no caso daqueles que moram mais perto da fronteira brasileira, porem no caso daqueles mais distantes eu vejo como uma atitude mal pensada se arriscar pra entra em um pais nao desenvolvido sem um tostão no bolso, com alta taxa de desemprego e sem dominar o idioma. E uma situação complicada, porem o governo… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Luciano, Sou descendente de portugueses e italianos que vieram com uma mão na frente e outra atrás e foram para as fazendas de café do interior de SP. Ao que me consta, eram praticamente “semi-escravos” no início, mas naquela época isso era meio normal e eles, após algum tempo de trabalho duro, foram mais para o interior ou para o PR e conseguiram suas próprias terras. Daglian, Quanto a ser ilegal ou legal, boa parte dos venezuelanos entram, apresentam documentos e pedem asilo, o que torna sua presença legal (ao menos até que seja indeferido). Não cabe essa generalização de… Read more »

Daniel Ferreira
Daniel Ferreira
6 anos atrás

“estive em paris mes passado e nao podiamos sair no centro a noite pois o numero de assaltos praticados por imigrantes era gigantesco. A suecia e a alemanha por exemplo estao sofrento com enormes casos de abusos sexuais”.

No RJ, SP e outras cidades brasileiras não se pode sair no centro à noite porque o número de assaltos é gigantesco. As mulheres aqui sofrem uma quantidade enorme abusos sexuais, proporcionalmente muito maior que na Suécia (até em trens e metro).
E tenho certeza que não são imigrantes que fazem isso.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

http://www.defesanet.com.br/ven/noticia/27999/Os-reflexos-da-imigracao-Venezuelana–perfil-dos-imigrantes–Seguranca-Publica-e-Saude-Publica/
Pra quem acha “bacana ” essa imigração forçada. Quero ir pra Londres ter TODOS os direitos dos britânicos. Quero voar na RAF também.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
6 anos atrás

Comentário retido

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
6 anos atrás

Estudem a história para não repeti-la, e vejam como o Acre virou brasileiro ou a Sérvia perdeu o Kosovo, depois voltem aqui e continuem afirmando que não há problema nenhum em receber uma horda de venezuelanos em Roraima.

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
6 anos atrás

Daniel Ferreira, são dados oficiais da Suécia e eles tem sim uma taxa de estupro maior que a do Brasil. Você tem a típica mente esquerdista que substitui a realidade por outra versão que satisfaça seu viés ideológico.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Bakunin, claro que com os muçulmanos a taxa de estupro na Suécia aumentos.
Mas não é só isso que explica os números altíssimos.
Lá, se um homem beija a força uma mulher ou dá uma encoxada, já pode ser denunciado por estupro.
No Brasil, o meliante pode gozar na cara da mulher no transporte público que não é.
Aí fica difícil comparar.

Alex
Alex
6 anos atrás

Só lembrando aos que repetem mantras de redes sociais, a Venefavela tem um IDH mais alto e melhor que o Brasil. Eles são o 71º e nós os 79º do mundo. O ranking é deste ano.

http://www.huffpostbrasil.com/2017/03/21/brasil-esta-atras-de-cuba-e-venezuela-no-ranking-de-idh-do-mundo_a_21904306/

Não estou defendendo o péssimo Maduro, só mostrando a realidade dos fatos pra turma que conhece a realidade venezuelana através do Globo ou da Veja.

Flanker
Flanker
6 anos atrás

“Alex 20 de dezembro de 2017 at 8:19”

Ah, é? E os milhares de imigrantes venezuelanos estão saindo de lá e vindo para o Brasil por qual motivo? Pelo que se vê, a grande maioria desses venezuelanos que estão entrando no Brasil são pessoas muito pobres e carentes de tudo. Pergunta para eles se a porcaria de um número, como o IDH, faz a menor diferença!! Talvez todos esses imigrantes, que estão “invadindo” Roraima, estão sendo trazidos de la pela Globo e pela Veja……Chávez e Maduro conseguiram destruir a Venezuela!!

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

Flanker,
O IDH de um país demora para subir e para cair, pois algumas variáveis são mais estáveis, como educação e até mesmo saúde. A renda é que flutua mais rapidamente. O IDH da Venezuela é uma porcaria, mas consegue ser menos pior do que o Brasil.
De acordo com o artigo apresentado pelo Rinaldo, 18% dos venezuelanos que entraram em Roraima possuem, ao menos, graduação. Números bem melhores que da população brasileira.

TukhAV
TukhAV
6 anos atrás

Só lembrando que o IDH é calculado a partir de dados fornecidos pelos governos. Só lembrando que pelos dados do governo Cuba tem a melhor saúde do mundo (risos eternos). Falsificação de dados oficiais é especialidade dos comunistas.

Alex
Alex
6 anos atrás

Flanker 20 de dezembro de 2017 at 8:45

Sua opinião politica histérica não muda “a porcaria do IDH”. ( um estudo seriissimo e respeitabilissimo feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) da ONU.)

E continuo sem defender Maduro, só atentando para os fatos.

TukhAV 20 de dezembro de 2017 at 9:58
“Só lembrando que o IDH é calculado a partir de dados fornecidos pelos governos. Falsificação de dados oficiais é especialidade dos comunistas.”

Se assim o fosse, a Coreia do Norte não seria a antepenúltimano rankling de IDH. Não depende apenas de informações dos governos.

Alex
Alex
6 anos atrás

Flanker 20 de dezembro de 2017 at 8:45

“Chávez e Maduro conseguiram destruir a Venezuela!!”

Até a revista Exame te desmente. O que vc conhece e repete da Venezuela como um papagaio é só o que aprendeu no Globo, na Veja e no Facebook. E continuo sem fazer defesa de ninguém, só colocando os fatos.

(E eu não queria morar lá não, deve ser uma droga)

https://exame.abril.com.br/economia/os-principais-numeros-da-venezuela-antes-e-depois-de-chavez/

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
6 anos atrás

Reportagem de 2013, de lá pra cá foi só ladeira abaixo.

Maurício
Maurício
6 anos atrás

Alex, de uma olhada no preço do barril de petróleo no mesmo período que vc coloca, 1999 a 2012. Saiu de 13,17 dólares em março/1999 para incríveis 117,79 dólares em março/2012. A exportação do petróleo corresponde a 1/3 do PIB Venezuelano. Claro que com todo esse ganho que se teve nesse período o crescimento do país foi enorme. Mas pq a reportagem fala somente até o ano de 2012? A reportagem que vc colocou, é de 06 de março de 2013, portanto com 05 anos de defasagem com a realidade atual. Ai pergunto, será q vc não conseguiu ver isso?… Read more »

Flanker
Flanker
6 anos atrás

Alex, na boa, vê se cresce! Com suas adjetivações, demonstra o teu nível de capacidade para um debate. Adjetivar aos outros de papagaio e histérico não colabora em nada…. O que eu quis dizer, e talvez vc não tenha entendido, é que no momento, com essa condução político-econômica da Venezuela, não adianta nada ter um IDH elevado. As pessoas estão vivendo pessimamente….como outro colega falou, 18% dos venezuelanos que emigraram para cá possuem, ao menos, graduação. Com certeza, esses engrossaram os índices de IDH deles, mas tiveram que sair de lá por não possuirem condições dignas de viver no seu… Read more »

Silva
Silva
6 anos atrás

Alex 20 de dezembro de 2017 at 10:07

Esse teu Argumentum ad hominem, só funciona com mentes fracas e despreparadas. Aqui não vai rolar meu caro. Aqui não é o G1 e muito menos aqueles grupos estudantis da UNE ou de diretórios acadêmicos de universidade federal, compostos 100% de desmiolados doutrinados.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

Senhores, senhores
A Venezuela é um lugar tão bom, q tem gente pra caramba de montão vezes dois vazando de lá, então nem precisa discutir. Só não vê quem não quer.
Sds

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
6 anos atrás

Dou Graças a Deus pelas Forças Armadas que temos. Possuem seus defeitos? Sim. Afinal onde há presença do homem há defeitos. Não somos perfeitos. Mas nossas Forças Armadas não se venderam como fizeram as FFAA da Venezuela. Um bando de vendidos em sua maioria e traidores. Formaram junto com o aparelho bolivariano uma casta dentro do país. . Um militar ativo e dez na reserva ocupam 11 dos 32 ministérios, incluindo Defesa, Agricultura e Alimentação. Vejam bem! AGRICULTURA (desmontaram a agro-industria do país em favor de uma reforma agrária nos moldes que a esquerda brasileira quer aqui), e ALIMENTAÇÃO. É… Read more »

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
6 anos atrás

Voltando ao assunto do Blog o EB conta com um efetivo de aproximadamente 30 mil militares na região norte e o efetivo tende a aumentar muito mais nos próximos anos. Implantar OMs não é só a construção de quartéis. Há toda uma infraestrutura a ser considerada principalmente PNRs, saúde e edução para a família militar. Nâo é nada fácil e os custos, bem. Não é preciso nem dizer. Enfim.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
6 anos atrás

Seria ótimo!!!
Pode ir pra China também, onde se trabalha de segunda a segunda, não há Previdência (idoso trabalha ou é sustentado) e nem Face, pra postar foto em NY com camisa do Chê…

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
6 anos atrás

colombelli 21 de dezembro de 2017 at 2:22
Fui militar sim. Hoje R2 de infantaria com muito orgulho. Sempre leio os seus posts e aprendo muito sobre. É como vc disse em um post: uma vez militar, sempre militar. Grande abraço e continue nos brindando com excelentes ensinamentos baseados em sua experiência.

Abraços.

Gonçalo Jr.
Gonçalo Jr.
6 anos atrás

colombelli 21 de dezembro de 2017 at 2:22 “Inclusive foi bom ter me lembrado de algo: os pelotões de fronteira que Jobim prometeu e ficaram no papel. Ministro de Lula era de de se esperar o que?” => Pois é. No início, lendo algumas entrevistas de Jobim e acompanhando as suas primeiras participações na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional no senado federal (CRE) e Câmara dos Deputados (CREDEN), eu achava que seria um bom Min.da Defesa. No fim das contas envergou uma farda que NÃO TINHA O DIREITO DE USAR, se tornou um fanfarrão e vislumbrou como tantos… Read more »