Home Carros de Combate Os carros de combate T-72B1 da Nicarágua

Os carros de combate T-72B1 da Nicarágua

5076
60
T-72B1 da Nicarágua

A Nicarágua começou a receber os tanques de batalha principais (MBT) russos T-72B1 em junho de 2016.

Cerca de 20 MBT-T-72B1 foram entregues no primeiro lote e os restantes foram fornecidos até o fim daquele ano. O país latino-americano encomendou um total de 50 tanques T-72B1.

Os T-72B1 foram alocados na brigada de infantaria mecanizada General Augusto Sandino, unidade que está estacionada perto da capital do país, Manágua.

O carro de combate T-72B1 (não oficialmente apelidado de “Águia Branca”) recebeu o visor de artilheiro PN-72U Sosna-U diurno/noturno e o assento do comandante está equipado com um visor panorâmico PKP-72 Sokolinyi Glaz (Olho de Falcão) integrado com um imageador térmico de terceira geração.

O T-72B1 possui um dispositivo de rastreamento de alvos automático, um sistema de gerenciamento de informações de chassi, uma estação antiaérea controlada remotamente com uma metralhadora pesada de 12,7 mm NSVT Utes, uma unidade auxiliar de energia (APU) e um sistema de navegação GPS/GLONASS.

O canhão de 125mm 2A46M do carro está equipado com um estabilizador. O T-72B1 recebeu uma blindagem reativa explosiva Kontakt-1 (ERA) desenvolvida em meados da década de 1980.

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

Subscribe
Notify of
guest
60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
2 anos atrás

Um bonito MBT.Eu mesmo tenho em estoque um T-72M1, com outro em ordem. Também possuo um T-90. Todos de controle remoto…rsrs

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
2 anos atrás

Imaginem a diferença que 300 desses animais fariam no Brasil… Só se fossemos serios com a defesa, claro.

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
2 anos atrás

Fariam diferença no Brasil… 🤔

Fábio CDC
Fábio CDC
2 anos atrás

Entendo, mas contra quem os usaríamos? – Poderia ser contra o Uruguay? O que eles tem que nos ameaçam tanto? – Poderia ser contra o Paraguay, que opera blindados do tempo da 1º GM e alguns Cascavéis desatualizados? – Poderia ser contra a Bolívia? O que eles tem além de uns poucos blindados médios? – Ah, contra os argentinos… Mas creio que as FA´s deles estão mais preocupadas em não morrerem de inanição no momento, já que se encontram em lento, porém contínuo processo de desintegração. 300 unidades é muita coisa, e acredito que os Leopard que temos, devidamente atualizados,… Read more »

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
2 anos atrás

O mais valioso é o que já está amarrado em termos de manutenção,munição,treinamento da tripulação, e peças de reposição. Os Leopard quê temos são parte importantes, no nosso sistema de dissuasão no nosso T.O

M.Silva
M.Silva
2 anos atrás

Poderia ser contra a China ou contra Cuba, já que elas vivem jogando seus tentáculos por aqui sem qualquer reação por parte de quem deveria nos defender. Ou poderia ser contra Uruguai, Argentina, Bolívia, Venezuela, Paraguai, etc tudo junto e misturado (UNASUL) numa intervenção bolivariana conjunta contra nós capitaneada por Cuba. Ou até poderia ser contra “rebeldes brasileiros” (mortadelas) em guerra por procuração a soldo do fundo arrecadado pela roubalheira comunista ou até pelos próprios comunistas (China). Não falta gente querendo meter a mão nas abundâncias do Brasil. De repente, dá até para usar alguns contra os narco-terroristas e narco-guerrilheiros… Read more »

Fila
Fila
2 anos atrás

M Silva,
Os argentinos recebem ordens de Havana?

Adler Medrado
2 anos atrás

M.Silva falou bonito.
O erro e pensarmos que nossas ameaças serão apenas com esses paisecos que nos avizinham.

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
2 anos atrás

É só estar mal, q a ameaça aparece rapidinho.
Estamos muito bem com o q temos e com as melhoras q buscamos.
Minha preocupação é MB e FAB, pq é mais difícil “correr atrás do prejuízo”, se não melhorarmos mais.
Sds

Daniel Ferreira
Daniel Ferreira
2 anos atrás

Tem pessoas que ainda vivem no tempo da guerra fria. Então quer dizer que o Brasil está em luta contra o comunismo e que a qualquer momento podemos ser invadidos pela China, por Cuba ou pela União Soviética???!!! Pelo amor de Deus…. Nós seremos dominados pela China, mas não será militarmente, e sim pela agressiva economia deles, que é muito mais capitalista do que comunista. E Cuba?! Foi sério isso? Estamos sob ameaça de uma invasão cubana??? No mais, dizer que o governo do PT foi comunista é outra besteira sem tamanho. Um governo que se aliou com o pior… Read more »

Daniel Ferreira
Daniel Ferreira
2 anos atrás

Aliás, se estamos em guerra contra o comunismo, então por que comprar tanques da Rússia?? Esse país tem um certo histórico de relação com o comunismo…

Walfrido Strobel
2 anos atrás

Estamos em guerra contra o comunismo, então vamos proibir a entrada de qualquer produto fabricado na China…
Epa, do ferro de passar roupa ao meu computador, tudo é chines na minha casa, e agora???
Até as bandeiras do Brasil vendidas na Copa eram chinesas.

Johan
Johan
2 anos atrás

Daniel, não é guerra fria, mas o governo da anta enigmática passava informações para esses países e com um louco feito o Maduro uma hora ele pode criar um conflito com um vizinho querendo por a culpa o estado de calamidade que o país se encontra. Nós sabemos que a guerra fria acabou, mas para esse pessoal que ainda está no poder pela AL ainda estar longe de acabar.

EParro
EParro
2 anos atrás

Eu ainda prefiro os Leopard 1A5.
A meu ver são mais elegantes, mais adequados aos nossos hábitos e costumes. Já temos aqui conhecimento e capacidade de manutenção para eles. Existe certa comunalidade com os Gepard. Além do que, pode ser um caminho para a aquisição dos Leopard 2A, sem grandes transtornos e quando possível.

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
2 anos atrás

“Daniel Ferreira 17 de dezembro de 2017 at 13:51
Aliás, se estamos em guerra contra o comunismo, então por que comprar tanques da Rússia??”
.
kkkkkk
Com esse tipo de lógica os “ispecialistas” babaram do tanto que ficaram sem reação… rs

M.Silva
M.Silva
2 anos atrás

Fila, hoje os argentinos não recebem ordens de Cuba. Mas já receberam! Se receberem ordens de Cuba daqui a uns 5 anos, estaremos prontos para nos defender deles com o resto dos “bolivarianos” (Bolívia, Paraguai, Cuba, Venezuela, Uruguai, etc)? Pode contar com o apoio da Rússia e da China quanto a armamentos e munição – tudo será pago pelo perdedor, é um investimento para escravizar uma nação. O UNASUL não teria, em tese, legitimidade para intervir e invadir um país que tentasse reprimir os comunistas com uma intervenção militar (golpe militar) para “restaurar a ordem democrática”? E você esperaria uma… Read more »

M.Silva
M.Silva
2 anos atrás

Ilusões até agora detectadas nos comentários:

o PT não é comunista;
só seriamos ameaçados por vizinhos mal-equipados;
a China garante que só nos destruirá economicamente, nunca militarmente, nem se for preciso garantir nossa escravidão com uma invasão e ocupação;
Cuba nunca foi uma ameaça à paz mundial e nem à ordem pública e social brasileira ou latino-americana – e nem é um país que sustentaria terrorismo ou guerrilhas por aqui.

Golaços até agora:
só estar mal que a ameaça aparece;
nossas ameaças não se limitam aos paisecos vizinhos.

Então é jogar sério com a defesa!

Gabriel
Gabriel
2 anos atrás

Agora já tem a força blindada mais poderosa da América Central e se depender da Frente Sandinista mais aquisições virão…sabe como é…gato escaldado tem medo de água fria!
Obs: Acho que os sandinistas não vão deixar o poder tão cedo.

ronaldo de souza gonçalves
ronaldo de souza gonçalves
2 anos atrás

esse negocio de comunismo,cuba invandir o Brasil tudo inverdades,mas china comprar o Brasil isto e mais provável,pois já estão comprando parte da africa.Lembre-se senhores tem um milhão e trezentos milhões de indivíduos para alimentar.Uma invasão territorial e pouco provável, é claro se estourar uma guerra atômica vai ser o EUA e sobreviventes da Europa principalmente na amazonas,que segundo um cel do antigo sni que o Brasil e africa são zonas de fugas de guerras nucleares.Se isto acontecer nossas forças armadas nada ou pouco podem fazer para impedir a invasão.Quanto as aquisição da nicaragua são poucos blindados,para segurar uma invasão americana… Read more »

M.Silva
M.Silva
2 anos atrás

Claro, comunismo e possibilidades de Cuba invadir Brasil são inverdades…já invadiram até Angola para garantir o comunismo de lá, do outro lado do oceano, o que nos garantiria que gostariam de perder a fonte de mesadas (BNDES e roubalheira petista em parte desviada para lá) com tanta boa vontade neste lado do mundo? A China está até bancando certo pré-candidato à presidência do Brasil e que estudou em Harvard, mas é tudo teoria da conspiração, pode voltar a assistir os desenhos animados do Unicórnio tranquilo…não somos da China…sei… Mas a primeira coisa que comunista faz é inchar as forças armadas… Read more »

M.Silva
M.Silva
2 anos atrás

50 tanques novos num paiseco daqueles!

Silva
Silva
2 anos atrás

Ué, como assim? Podemos utilizar como desculpa, para comprarmos um MBT moderno, a necessidade de uma frente para anexar de volta ao Brasil, a nossa eterna Província rebelde, o Uruguai, ou melhor, a nossa Cisplatina. kkk…

PauloR
PauloR
2 anos atrás

M.Silva 17 de dezembro de 2017 at 11:18

kkkkkk…. Quanta bobagem!!! Toma logo seu remédio antes que o estado de saúde piore.

PauloR
PauloR
2 anos atrás

Cada comentário é uma piada. Parece uma convenção de gente louca, tipo aqueles que saem as ruas pedindo intervenção militar. kkkk
Queria saber se vocês acreditam mesmo no que dizem aqui ou se são apenas trolls entendiados.
Vi um cidadão falando de Russia comunista como se estivesse falando da URSS, mal sabe ele que o Putin tem mais a ver com a direita brasileira do que com a esquerda. Enfim, só gente doida e perigosa por aqui.

CignusRJ
CignusRJ
2 anos atrás

Desculpem sair um pouco do escopo da matéria. Infelizmente, apesar de desavisados ou dos desinformantes (mentira é conhecida pelo jargão “desinformação controlada”) o MSilva tem mais razão que os os incautos possam perceber. Cuba já ofereceu tropas pra combater no Brasil nos anos 60, incluindo no Araguaia. A oferta foi recusada pq o PCdoB não tinha como abastecer estes cubanos aqui e as lideranças estavam mais preocupadas em fugir que lutar. Na Venezuela existem mais de dez mil cubanos nas tropas paramilitares chavistas. Durante dois anos conversei com uma venezuelana que dizia que a situação tava cada vez mais difícil… Read more »

CignusRJ
CignusRJ
2 anos atrás

Uma pergunta ao mais conhecedores sobre o assunto.
Com o desenvolvimento da tecnologia, novos satélites, helicópteros, mísseis, artilharia etc até que ponto os grandes blindados não estarão fadados à extinção?
Vide os RPG da vida, uma arma simples e barata pode derrubar um monstro destes de milhões de dólares. Até que ponto vale à pena tê-los?
abraços

M.Silva
M.Silva
2 anos atrás

Angola que o diga, PauloR… Ninguém pediu intervenção – se houver, para podar os comunistas, os socialistas estrangeiros deixariam barato? O Evo e o Maduro rosnaram para o Brasil na época do impeachment da BanDilma, e aí? Defesa é pensar nas possibilidades, e ainda assim somos surpreendidos. Todo bom defensor é imaginativo e paranóico. Os EUA que o digam… Putin quer reviver a URSS e você o acha de “direita”? O Putin quer fomentar o patriotismo, já que povo sem patriotismo não serve como guerreiro para defender o próprio país. Se a “direita” é patriota, é porque a esquerda é… Read more »

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
2 anos atrás

Parece que entrei na máquina do tempo, e voltei pra 1980. Aqui a guerra fria nunca terminou…rsrsrs

Antônio
Antônio
2 anos atrás

Por que a Nicarágua está se entupindo de tanques se o comunismo acabou?
Enquanto os EUA dormem em berço esplêndido, o comunismo vai se alastrando.
Nicarágua, Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador, Uruguai.
Somente no peru e na Colômbia é que a população não se deixou enganar por esses mafiosos…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
2 anos atrás

Uma das coisas que aprendi no Forte é que faz bem para a saúde mental não discutir comunismo e monarquismo.

Roberto F Santos
Roberto F Santos
2 anos atrás

Não entendi pra q eles querem isso , outra coisa, eles trocaram o carro blindado por bananas ……..

Fábio Mayer
Fábio Mayer
2 anos atrás

Cuba é uma porcaria (para não dizer outra coisa feia) de país, que exporta mão-de-obra escrava e sua revolução mambembe, para políticos mambembes do resto da América Latina, entre eles, os do PT, PSOL, PC do B e PSTU no Brasil… mas e um lixo de país que não ameaça ninguém pelas armas e cujas FFAA estão abandonadas também, desde que parou de receber mesada da URSS. E o ciclo bolivariano está acabando. Já perderam eleições no Peru, Colômbia, Argentina e ontem Chile, quase perderam no Equador (com denúncias de fraude) e só se mantém na Venezuela porque lá, a… Read more »

Dodo
Dodo
2 anos atrás

Esse M.silva deve ser um tiozao de 50 anos que fica vendo globonews o dia todo ou lendo esses jornalecos sensacionalistas kkkk o cidadao acha que esta vivendo a 40 anos atras. Amigo vamos lá deixa eu te explicar uma parada,hoje em dia nao existe mais essa historia de comunismo vs capitalismo,o que existe é interesses economicos diversos entre as nacoes. Quere resumir tudo a uma visao dicotomica de “preto e branco,comunismo e capitalismo,bem e mau” etc… é ridicula e defesada,tipico de um periodo em que nao nao se havia internet,as pessoas ficavam limitadas a adiquirir informacao em uma imprensa… Read more »

M.Silva
M.Silva
2 anos atrás

Cignus, grato por alertar os desavisados. A Venezuela virou província cubana, e a África está virando quintal chinês (logo ali – o RN está mais perto da costa africana do que do RS). Quanto aos outros…lembrem-se de que vietcongs e afegães eram uns esfarrapados, mas surraram super-potências. Cuba atravessou o oceano e guerreou na África para garantir o socialismo em Angola. A China e a Rússia estão se tornando super-potências militares. A OTAN já viveu melhores dias… A China e a Rússia ocupariam este país justamente para garantir o suprimento de matérias-primas e seu escoamento sem impedimentos ou bloqueios por… Read more »

M.Silva
M.Silva
2 anos atrás

Fábio, pesquise direito: a Rússia está investindo no reequipamento das FFAA cubanas até 2020:
https://g1.globo.com/mundo/noticia/russia-e-cuba-assinam-acordo-de-cooperacao-em-defesa-ate-2020.ghtml

“Juram” que não venderão armas aos cubanos. Você acredita? Será que Cuba é tão inofensiva assim?

donitz123
2 anos atrás

As Olavetes que tanto falam mal dos chineses tenho apenas uma recomendação:
.
Parem de financiá-la. Joguem suas quinquilharias eletrônicas na lata do lixo.
.
Vocês criticando os chineses e enchendo o bolso deles comprando seus produtos é algo tão ridículo quanto os esquerdistas que postam no Facebo0k coisas do tipo “Abaixo ao capitalismo – (Enviado por iPhone).”

CignusRJ
CignusRJ
2 anos atrás

Colombelli, obrigado pela resposta.
Então não haverá, pelo menos não se vislumbra, uma extinção dos MBT.
Mas o que vc disse sobre a eficácia das contramedidas até que ponto elas seriam assim tão eficazes caso fosse uma guerra urbana? de qualquer ponto pode aparecer um ou vários soldados com seus mísseis e foguetes antitanques.

Sobre a compra dos tanques, o desarmamento de nossas FFAA e sobre inimigos claros ou ocultos a resposta é sempre a mesma.
SE VIS PACEM PARA BELLUM

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
2 anos atrás

CignusRJ Os Carros de combate atiram a 4 Km, além disso, artilharia caindo nas posições inimigas, tanto para destruí-los, quanto para mantê-los abrigados e podermos manobrar sobre ele, e para cega-los. Assim, quando o CC chega no alcance dos mísseis, Inf Bld chega junto protegendo o CC. Assim, o armamento AC é de uso emergencial, contra carros, geralmente menos protegidos em situações muito esporádicas, q teria q ficar divagando um pouco, tornando sacal. Ou seja, via de regra, o armamento AC é emergencial, quando seu CC não foi suficiente para parar o CC imimigo. Isso tudo com apoio de Inf,… Read more »

Dodo
Dodo
2 anos atrás

As pessoas falam de “desarmamento das forcas armadas”,ate parecem que nao leem ou acompnaham o blog. Ate hoje eu so vi noticias de compras de equipamentos novos,ou desenvolvimento de sistemas avancados no Brasil(15 potencia militar no ranking global de 210 paises). Onde exatamente vcs veem “desarmamento” das forcas armadas??

Daniel Ferreira
Daniel Ferreira
2 anos atrás

É evidente que todo país necessita de forças armadas bem equipadas e adestradas para defender seus interesses e sua independência. E isso é necessário mesmo quando não se tem um inimigo definido. O que é completamente desnecessário é querer justificar a importância do bom aparelhamento por meio de teorias lunáticas do tipo: “Cuba pode nos invadir”. O comunismo acabou!!! Já foi derrotado!!! Não há mais ditadura verdadeiramente comunista no mundo. Talvez o que chegue mais perto seja a Coréia do Norte. A Venezuela não está estabelecendo o sistema de produção totalmente estatizado como previsto no comunismo. A China está cada… Read more »

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
2 anos atrás

“colombelli 18 de dezembro de 2017 at 17:26”
.
É meu amigo… não me entenda errado… já que meu objetivo não é defender chinês… longe disso !!
Mas vc terá que tirar esse ponto da sua lista de motivos para não gostar da China, e/ou o que vem de lá…

https://oglobo.globo.com/economia/salario-medio-de-setor-industrial-na-china-ja-supera-do-brasil-20986009

Otto Lima
2 anos atrás

Adoro os artigos das Revistas Forças de Defesa, mas os comentários da criançada aqui no site são de doer.

M. Silva
M. Silva
2 anos atrás

Dou preferência para produtos nacionais se houver tal opção. Tanto é que adoraria ver nossos lançadores de mísseis, CCs, MBTs e APCs projetados e produzidos aqui mesmo. Nossos políticos traidores da pátria não o tem permitido. Notícia nova! A URuSSia está recebendo a dívida da Venefavela em gás e petróleo e voltando a dar mesadas de combustível para Cuba: http://www.defesanet.com.br/ven/noticia/28000/Venezuela-concede-campos-de-gas-para-russa-Rosneft/ E aí, depois dessa e dos atritos entre EUA e Coreia da Morte, a guerra fria voltou ou não voltou? Daniel Ferreira, “os inimigos são outros”, como você escreveu, só que a guerra como meio de garantir a política e… Read more »

M.Silva
M.Silva
2 anos atrás

Dodo, o fato de eu não ser um analfabeto funcional e não achar que o comunismo acabou (apesar de quase vivermos nele no Brasil burocrático e socialista pós-Constituição de 1988) já garante que eu não seja da geração doutrinada pela “pátria educadora” ou pelo “País de Tolos”, mas chutar que eu seja um “tiozão” que assiste fake news o dia inteiro na imprensa oficial globalista em português já mandou a bola para além da arquibancada…tiro de meta! 15a potência militar, sei…Eles não avaliam a qualidade e o estado de prontidão dos armamentos, e acham que gastos (com pessoal, inclusive) sejam… Read more »

Dodo
Dodo
2 anos atrás

M.silva,sim nao vivi a 30 anos e nem quero ter vivido,sem internet,celulares,facebook….ta doido,o brasil naquela epoca parecia uma africa,meu pai mesmo fala isso quase todas as estradas eram de barro,garotos de 15 anos(meu pai) pegavam um chevete e saiam dirigindo no meio da cidade com vendedores de peixe caminhando puxando um burrinho carregado de produtos. Nao existia cinemas,shoppins centeres(meu pai falou que no brasil so se encontrava restaurante italiano,que nao edixtia variacoes tipo japones ,indiano,fast foods tops tipo madeiro) etc… alias o brasil so começou a entrar na era moderna na decada de 90 com FHC. E sim somos a… Read more »

Daniel Ferreira
Daniel Ferreira
2 anos atrás

O país não está indo para trás. Na maioria das coisas ele vai seguindo (lentamente) para a frente. É bem verdade que em alguns aspectos há retrocesso. Segurança pública é um deles, por exemplo. É uma das (poucas) coisas em que concordo que nas décadas de 70 ou 80 era melhor. Mas no geral há (lenta) evolução. Veja: hoje o Maluf foi preso. Gente como Eduardo Cunha, Gedel, Odebrecht estão ou passaram pela cadeia. Isso era inimaginável 15 anos atrás. Há ou não há um avanço das instituições (apesar do Gilmar Mendes)? Os serviços de telecomunicações são melhores agora ou… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
2 anos atrás

O Dodo, apesar de alguns erros, conseguiu apontar um fenômeno atual: o tiozão que por absoluta ignorância, compartilha qualquer montagem tosca e falsa que critica a esquerda, o Lula, a Maria do Rosário, a reforma da previdência, os políticos em geral e etc. Essas pessoas tem trocentos defeitos, mas a direita não resiste e cria outros, piores, para delírio dos tiozões. E claro que tem tiozões de todas as idades e mulheres. Geralmente são pessoas trabalhadoras, mas não necessariamente honestas. E é o típico que cai na conversinha mole do Bolsonaro. . Do outro lado, existe o esquerdista descolado e… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
2 anos atrás

Colombelli, obrigado pelas palavras. E você, seguramente, não é um “tiozão”. . Lula é bandido e o político mais nocivo da história do país. Mas não precisa ficar inventando que “ele tem US$ 2 bilhões segundo a revista Forbes”, ou aquelas montagens de protestos contra ele nos estados (feitas grosseiramente com photoshop). Maria do Rosário e Jean Willys são tão caricatos e defendem opiniões tão toscas que não precisam criar tuítes falsos sobre eles falando sobre o indulto de Natal. Aliás, boa parte dessas notícias são feitas por um humorista, Joselito Muller, mas os tiozões espalham como se fosse verdade.… Read more »

Tomcat3.7
Tomcat3.7
2 anos atrás

Também saindo do tópico; Uma postagem sobre um MBT que virou debate sobre ser ou não “Tiozão”,esquerdista ,extrema direita,política ,opiniões pessoais sobre pessoas públicas(a maioria podre é verdade) e qualificação(positiva ou negativa) de pessoas mediante suas opções e ou visão de mundo. Todos temos opiniões distintas uns dos outros sobre algo, não coincidiremos sempre em tudo mas devemos nos respeitar mutuamente como indivíduos, Deus fez cada um diferente do outro não foi à toa, e buscar aprender um com o outro,o que não nos agrada apenas excluímos. Ninguém é dono da verdade absoluta e está sempre certo além de Deus… Read more »

Carvalho
Carvalho
2 anos atrás

Rafael, não conhece o Dep. Marcon?
Ele é conhecido aqui como “Picolé” por ter roubado picolés durante o saque às instalações da distribuidora de alimentos Standard Logística feito pela Via Campesina durante depredação das dependências da empresa para reclamar do preço do leite pago aos produtores