Home Blindados Espaço Cultural Alameda dos Blindados

Espaço Cultural Alameda dos Blindados

2114
10

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 9 de janeiro, o 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Escola) – 15º R C Mec (Es) – inaugurou o Espaço Cultural “Alameda dos Blindados”, que visa promover a preservação e reavivar a memória das viaturas mecanizadas no Brasil e no Regimento.

O “Regimento General Pitaluga” busca, ainda, dentro do campo científico-cultural, levar a cabo um programa de exposições e de educação patrimonial militar, que possibilita o desenvolvimento de percepções instrutivas e históricas, de interesse para os militares e suas famílias, assim como para toda a sociedade. O Espaço também pretende atrair a atenção de pesquisadores, estudiosos da área e alunos (especialmente os das escolas públicas no entorno da Vila Militar).

O Espaço Cultural apresenta ao público as seguintes viaturas: M3 Half track, M8 Greyhound, M3A1 Scout Car, Fiat Ansaldo e o M41, além da torre do M3 Stuart.

Além desses blindados, foi organizado, no hall da Casa de Ordens, um breve histórico do 15º R C Mec (Es), com uma linha do tempo que conta a história do Regimento, uma exposição de documentos e o uniforme do soldado boina preta da década de 1970. O objetivo é enlaçar o início da Cavalaria Mecanizada ao tempo presente.

A solenidade de inauguração contou com a presença do Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Mauro Sinott Lopes; do jornalista e professor Rafael Sayão Lobato Cilento; do auxiliar de museologia e restaurador, Alexandre Gil de Souza; do diretor Sociocultural da União dos Boinas Pretas e Amigos do Quinze (UBPAQ), Josiel José Soares; do proprietário da Loja Militar Shopping, Robson Trotta Barroso; além de militares da ativa, da reserva e convidados.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

10
Deixe um comentário

avatar
10 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
Leonardo AlmeidaLeonardo M.Léo BarreiroMarcelo AndradeAldo Ghisolfi Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Fred
Visitante
Fred

O esquadrão de cavalaria de Valença RJ tem um ótimo museu sobre a FEB. Eles tem até uma bandeira nazista capturada. Vale conferir quem for da região ou estiver de passagem.

Luciano
Visitante
Luciano

Excelente iniciativa! Precisamos de mais espaços como esse, especialmente voltados para a História Militar!

Leo Barreiro
Visitante
Leo Barreiro

Pessoal

Por favor, tem algum lugar assim aqui por São Paulo?

Leo Barreiro
Visitante
Leo Barreiro

Pessoal

Por favor, qual seria a utilidade do veículo de novo Ivone? A esteira seria para ele não atolar?

Fred
Visitante
Fred

Léo, os veículos meia lagarta apresentavam melhor mobilidade em terrenos não preparados. A maioria das viaturas de transporte de infantes eram meia lagartas. Tanto o eixo quanto os aliados utilizaram em grande escala.

Aldo Ghisolfi
Visitante

ÓTIMO!
QUE BOM que o mesmo acontecesse com a MB e a FAB,que tem muitos velhos aviões resguardados do tempo, mas descuida de vários museus privados que estão com seus exemplares se deteriorando, como tem a mídia tem mostrado.

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Aldo, A FAB e a MB não tem nada a ver com museus privados que deterioram suas coleções. Você deve estar se referindo ao Museu de Bebedouro – SP. A FAB e a MB já têm que cuidar e manter o MUSAL, aqui no RJ, um dos melhores do mundo em peças expostas e a MB tem seu Museu da Aviação Naval, na Base Aérea Naval de São Pedro D’Aldeia – RJ, além do Espaço Cultural da Marinha, no RJ, onde estão expostos o Submarino – Museu Riachuelo, o Navio Museu Bauru (escolta durante a 2GM) , além de acervo… Read more »

Léo Barreiro
Visitante
Léo Barreiro

Fred

Muito obrigado!!

Leonardo M.
Visitante
Leonardo M.

Galera
Vou visitar o RJ pela primeira vez mês que vem e gostaria de saber informações de como chegar até o Musal.
Quais são as melhores alternativas para quem vai ficar em Copacabana?
Grato quem puder dar informações

Leonardo Almeida
Visitante
Leonardo Almeida

Leonardo M. se você for ao Musal partindo de Copacabana sugiro pegar o Metrô em Copacabana ir até a Central do Brasil e lá na Central do Brasil pegar qualquer trem da Supervia até a estação de Deodoro e ali solicitar um 99pop até o Musal.