Home Blindados Espaço Cultural Alameda dos Blindados

Espaço Cultural Alameda dos Blindados

2187
10

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 9 de janeiro, o 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Escola) – 15º R C Mec (Es) – inaugurou o Espaço Cultural “Alameda dos Blindados”, que visa promover a preservação e reavivar a memória das viaturas mecanizadas no Brasil e no Regimento.

O “Regimento General Pitaluga” busca, ainda, dentro do campo científico-cultural, levar a cabo um programa de exposições e de educação patrimonial militar, que possibilita o desenvolvimento de percepções instrutivas e históricas, de interesse para os militares e suas famílias, assim como para toda a sociedade. O Espaço também pretende atrair a atenção de pesquisadores, estudiosos da área e alunos (especialmente os das escolas públicas no entorno da Vila Militar).

O Espaço Cultural apresenta ao público as seguintes viaturas: M3 Half track, M8 Greyhound, M3A1 Scout Car, Fiat Ansaldo e o M41, além da torre do M3 Stuart.

Além desses blindados, foi organizado, no hall da Casa de Ordens, um breve histórico do 15º R C Mec (Es), com uma linha do tempo que conta a história do Regimento, uma exposição de documentos e o uniforme do soldado boina preta da década de 1970. O objetivo é enlaçar o início da Cavalaria Mecanizada ao tempo presente.

A solenidade de inauguração contou com a presença do Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Mauro Sinott Lopes; do jornalista e professor Rafael Sayão Lobato Cilento; do auxiliar de museologia e restaurador, Alexandre Gil de Souza; do diretor Sociocultural da União dos Boinas Pretas e Amigos do Quinze (UBPAQ), Josiel José Soares; do proprietário da Loja Militar Shopping, Robson Trotta Barroso; além de militares da ativa, da reserva e convidados.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest
10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fred
Fred
2 anos atrás

O esquadrão de cavalaria de Valença RJ tem um ótimo museu sobre a FEB. Eles tem até uma bandeira nazista capturada. Vale conferir quem for da região ou estiver de passagem.

Luciano
Luciano
2 anos atrás

Excelente iniciativa! Precisamos de mais espaços como esse, especialmente voltados para a História Militar!

Leo Barreiro
Leo Barreiro
2 anos atrás

Pessoal

Por favor, tem algum lugar assim aqui por São Paulo?

Leo Barreiro
Leo Barreiro
2 anos atrás

Pessoal

Por favor, qual seria a utilidade do veículo de novo Ivone? A esteira seria para ele não atolar?

Fred
Fred
2 anos atrás

Léo, os veículos meia lagarta apresentavam melhor mobilidade em terrenos não preparados. A maioria das viaturas de transporte de infantes eram meia lagartas. Tanto o eixo quanto os aliados utilizaram em grande escala.

Aldo Ghisolfi
2 anos atrás

ÓTIMO!
QUE BOM que o mesmo acontecesse com a MB e a FAB,que tem muitos velhos aviões resguardados do tempo, mas descuida de vários museus privados que estão com seus exemplares se deteriorando, como tem a mídia tem mostrado.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
2 anos atrás

Aldo, A FAB e a MB não tem nada a ver com museus privados que deterioram suas coleções. Você deve estar se referindo ao Museu de Bebedouro – SP. A FAB e a MB já têm que cuidar e manter o MUSAL, aqui no RJ, um dos melhores do mundo em peças expostas e a MB tem seu Museu da Aviação Naval, na Base Aérea Naval de São Pedro D’Aldeia – RJ, além do Espaço Cultural da Marinha, no RJ, onde estão expostos o Submarino – Museu Riachuelo, o Navio Museu Bauru (escolta durante a 2GM) , além de acervo… Read more »

Léo Barreiro
Léo Barreiro
2 anos atrás

Fred

Muito obrigado!!

Leonardo M.
Leonardo M.
2 anos atrás

Galera
Vou visitar o RJ pela primeira vez mês que vem e gostaria de saber informações de como chegar até o Musal.
Quais são as melhores alternativas para quem vai ficar em Copacabana?
Grato quem puder dar informações

Leonardo Almeida
Leonardo Almeida
2 anos atrás

Leonardo M. se você for ao Musal partindo de Copacabana sugiro pegar o Metrô em Copacabana ir até a Central do Brasil e lá na Central do Brasil pegar qualquer trem da Supervia até a estação de Deodoro e ali solicitar um 99pop até o Musal.