Jungmann será o novo ministro da Segurança Pública; general Luna vai para Defesa

55

Ministro da Defesa Raul Jungmann

Ministro da Defesa Raul Jungmann

No lugar de Jungmann na Defesa assume o general Joaquim Silva e Luna

Andreza Matais

O presidente Michel Temer escolheu o ministro Raul Jungmann para assumir o novo ministério da Segurança Pública. A decisão foi tomada ontem e o anúncio será feito nesta segunda-feira, 26. O ministério será criado por Medida Provisória.

No lugar de Jungmann na Defesa assume o general Joaquim Silva e Luna, atual secretário-geral da pasta. Ele foi chefe do Estado Maior do Exército e é general do Exército da reserva.

O nome do ministro sempre foi o preferido do governo para a nova pasta que será responsável pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional e Secretaria de Segurança Pública, hoje vinculadas ao Ministério da Justiça.

O ministério é mais uma medida do governo dentro do pacote para reforçar a segurança pública. A primeira foi a intervenção na segurança do Rio de Janeiro, informação também revelada pela Coluna.

O presidente se reuniu ontem com Jungmann no Palácio do Jaburu, além dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria de Governo), Sergio Etchegoyen (GSI) e o deputado Darcisio Perondi (MDB-RS), vice-líder do governo. (Andreza Matais; colaboraram Tânia Monteiro e Vera Rosa)

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
6 anos atrás

O que vem acontecendo atualmente, pode ter certeza que estrará para o livro de história do Brasil.

Bruno w
6 anos atrás

Mais um ministério sendo criado ,depois reclamam que o pais esta no vermelho….E no final fica tudo do mesmo jeito : o Brasil sem segurança publica!

Santiago
Santiago
6 anos atrás

Se não me engano, já são cinco Generais nomeados para cargos de segurança no Brasil: Gen de Ex. Santos Cruz(secretário nacional da segurança pública), Gen de Div Hichard Fernandez( secretaria da segurança pública do RJ), Gen de Div Mauro Sinott( braço direito do Gen de Exército Braga Netto) , Interventor do RJ), e agora o Gen Silva e Luna para o MD.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
6 anos atrás

Eu escolheria o Sato, pela administração que ele deu à FAB. Mas ficou tempo demais com o PT.

Santiago
Santiago
6 anos atrás

Em tempo, Off Topic: EB interessado em 08 células do Super Cobra AH-1W. http://tecnodefesa.com.br/ah-1w-super-cobra-via-fms-exercito-brasileiro-interessado-em-oito-exemplares/

Odair Botelho
6 anos atrás

Tem também o General Sergio Etchegoyen né, imaginei que ele poderia ser nomeado para um desses cargos. Mas já é um grande feito ter um Militar no MD.

pangloss
pangloss
6 anos atrás

Se criar ministérios resolvesse os problemas, a Dilma teria feito um governo excelente.
Mas isso, por si só, apenas gera burocracia.

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
6 anos atrás

O Jungmann segue pavimentando a sua candidatura a Governador do RJ

Marcos
Marcos
6 anos atrás

Santiago,

Seria uma pena o EB deixar de comprar o Mangusta ou até mesmo o AH-1Z Viper para ir de Super Cobra

http://www.forte.jor.br/2015/01/03/exercito-brasileiro-avalia-quatro-helicopteros-de-ataque-dois-deles-russos/

Prefiro que a MB compre o Super Cobra e equipe-os com alguns mísseis hellfire.

O NPh Pernambuco na costa do Amapá com helicópteros portando hellfires já deixaria o Maduro com os cabelos em pé.

José Carlos David
José Carlos David
6 anos atrás

Acho que o Ministério da Defesa deveria ter um militar como chefe da pasta. Um rodízio entre generais, almirantes e brigadeiros é o ideal.

Fellipe Barbieri
Fellipe Barbieri
6 anos atrás

Uma coisa o Temer acertou, por um militar no ministério da Defesa, nada mais óbvio que isso, mas vai falar isso no país da jabuticaba, onde escravagista quer ser ministra do trabalho e onde um corrupto semi analfabeto acha que pode constestar a justiça e a lei .

Guilherme Santos.
Guilherme Santos.
6 anos atrás

Acho que futuramente veremos o Jungmann na disputa pela presidência do Brasil.

Zorann
Zorann
6 anos atrás

O Jungmann fez uma boa administração a frente do Min. da Defesa. Temos que reconhecer um bom trabalho, independente do governo que está ai.

Karl Bonfim
Karl Bonfim
6 anos atrás

O Temer poderia entrar na História se livrando desse Jungmann pondo um militar na defesa e outro na segurança pública e equipando as forças militares de intervenção no Rio de Janeiro com um instrumento tão valioso quanto uma boa pistola 9mm e um bom fuzil IMBEL IA2: Um mandato coletivo de busca, apreensão e prisão contra esses crinosos, ai sim!

Cbamaral
Cbamaral
6 anos atrás

Zorann 26 de Fevereiro de 2018 at 16:01

É Verdade, depois de jobim, amorim, aldo rebelo e jackes wagner, esse foi o melhor deles.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
6 anos atrás

CBamaral, Acredito que o Jungmann foi o melhor MD que teve – em parte, porque os outros foram bem fraquinhos. José Viegas, José Alencar, Waldir Pires, Geraldo Magela e Élcio Álvares. Perfil do novo MD. . Natural de Barreiros (PE), o general, conforme o perfil publicado no site do Ministério da Defesa, está no Exército desde 10 de fevereiro de 1969, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), e foi declarado aspirante-a-oficial de Engenharia em 16 de dezembro de 1972. Durante a carreira, Silva e Luna comandou a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, foi chefe de gabinete do comandante… Read more »

mateus
mateus
6 anos atrás

Quando o estado não quer resolver algum problema, ele cria mais um ministério.

Karl Bonfim
Karl Bonfim
6 anos atrás

Já passou da hora do Brasil federalizar as polícias militares estaduais, transformando-as em polícia federal fardada, polícia nacional (ou integrando-as com a força de segurança nacional), bem treinada equipada com um salário decente, fazer um novo e realístico código penal e de execução penal.
Criar também uma Guarda costeira e um polícia federal de fronteira igualmente bem equipada, treinada e bem paga, se não, essas manobras de pirotecnia jurídico, político e institucional do desgoverno Temer só vai servir mesmo para dar férias a bandidos e enxugar gelo. Fala sério hein!

Everton Matheus
Everton Matheus
6 anos atrás

Pra mim o Jungmann foi o melhorzim dos ultimos que esteve ai.
E agr de fato eu acredito que o Temer quer os eleitores do Bolsonaro.

Robsonmkt
6 anos atrás

Conhecem algum país democrático de primeiro mundo cujo ministro ou secretário de defesa seja militar? Não tem porque a função do ministro não é administrava, mas política, ser um canal de interlocução entre as forças armadas e os poderes constituídos, a fim de garantir recursos para as pastas e viabilizar um trabalho coordenado entre elas sem preferências pela força A ou B.
Lembrem-se: se só tem no Brasil e não é jabuticaba, então é besteira.

Fernandes
Fernandes
6 anos atrás

Curiosidade: Com o Gen. Silva e Luna assumindo o MD, o Gen. Villas Boas vai para reserva?

Augusto
Augusto
6 anos atrás

Saiu aqui no Aéreo, há meros seis dias, uma matéria intitulada “O projeto Gripen em pauta”, no qual o brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso, diretor do Departamento de Produtos de Defesa (Deprod) do Ministério da Defesa, manifesta sua insatisfação, nestes termos:

Disse ele: “Nos últimos três anos e pouco, o Brasil teve quatro ministros da Defesa. É possível trabalhar assim?”

Pois bem… suas palavras mal acabam de ser proferidas e já temos um novo titular na pasta da Defesa.

Felipe Batis
Felipe Batis
6 anos atrás

Robsonmkt, o secretário de defesa americano também é um general eu acho.

Willhorv
Willhorv
6 anos atrás

Bem…isto é bom ou ruim para as FAAs?
Eu acho ruim…
Vinha fazendo um bom trabalho e não puxava a sardinha para este ou aquele…
E agora?

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
6 anos atrás

Willhorv… Esse é realmente um dos piores problemas do Brasil. Ministros são geralmente incompetentes, ou simplesmente querem enriquecer o mais rápido possível. Os poucos que se revelam competentes e/ou responsáveis e patrióticos, duram pouquíssimo tempo na pasta e são substituídos rapidamente. Vamos ver no que vai dar.
Brasil; o último a sair, que apague a luz.

Silvio RC
6 anos atrás

O Raul Jungmann fez um bom trabalho no MD. Tem inclusive, uma boa aprovação dos militares.

Jr
Jr
6 anos atrás

Verdade, perto dos que sentaram naquela cadeiraantes o Jungmann foi o melhorzinho, da para dar uma nota 7 para ele, talvez não tenha feito mais por causa do problema crônico que a pasta sofre, os cortes orçamentários anuais, sem $$$$$$$$$$$$$$$$$ fica difícil fazer as coisas

obs: Esse negócio do EB estar avaliando 8 super cobra via fms é verdadeiro ou é apenas boato???

Olimpio
Olimpio
6 anos atrás

Ele fez um belo trabalho, o Jungmann. A Boeing que o diga!

GEN. Escobar
GEN. Escobar
6 anos atrás

E pensar que tivemos recentemente Aldo Rebelo e Jackes Wagner! Realmente esse país passou pelo seu pior limbo de gestão, administração e partidarismo explícito! Literalmente um vácuo liderado por um analfabeto técnico e funcional e uma estocadora de vento com dislexia.

Andrew M. Martins
6 anos atrás

Concordo com os comentários do Zorann, Willhorv, Joao Moita Jr. O que eu conheço das ações do Jungmann, eu obtive através dos canais de defesa como sites, revistas, fóruns, blogs, canais no youtube, etc. Confesso que não fui mais a fundo. Mas sendo um político eu não esperava grande coisa, entretanto ele não me desagradou tanto assim. Não gosto tanto da ideia de um militar no cargo de ministro da defesa. Porque assim como em todos os países que tem esse cargo, ele é essencialmente político, é que o ocupa tem que ter muito ‘jogo de cintura’. Entendo a crítica… Read more »

Jeff
Jeff
6 anos atrás

Essa foto do general ai mais abaixo: Ele é personagem dos Simpsons??

Phil
Phil
6 anos atrás

Fernandes 26 de Fevereiro de 2018 at 16:36 Curiosidade: Com o Gen. Silva e Luna assumindo o MD, o Gen. Villas Boas vai para reserva? 1) O Comandate do Exército, o 01, JÁ É da Reserva, bem como os cmdtes da MB e a FAB. O cargo de comandante não é ocupado por militares da ativa. ” A nomeação é politica, portanto, ao serem empossados nos cargos, os Comandante das Forças Armadas – caso sejam oficiais-generais da ativa – são transferidos automaticamente para a reserva.” 2) Uma coisa não tem a ver com a outra. MD é MD, EB é… Read more »

Adriano Luchiari
Adriano Luchiari
6 anos atrás

O mesmo deveria acontecer quando um militar assumir o MD

Aldo Ghisolfi
6 anos atrás

A engenharia legal e política já demonstrou serem ineficientes, salvo como cabides para MUITOS EMPREGOS…

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

Já vai tarde junkman, comunista do inferno!

Doug385
Doug385
6 anos atrás

Robsonmkt 26 de Fevereiro de 2018 at 16:34

O General Marshall foi em 1950. O atual, James Mattis, também foi. Outros secretários do DoD tiveram carreira na Inteligência.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

Certo colocar no ministério da defesa alguém que entende de defesa,mas junkman no ministério da segurança pública mandando na policia federal, é para barrar as investigação de temer é associados,porque abriu inquérito contra Jacques Vagner e não abriu de aecio nem temer nem Moreira franco e nem eliseu padinha Eu sei que no Brasil os políticos todos em sua grnde maioria estão envolvidos em atos de corrupção não defendo nenhum vamos ver no que vai dar

Alessandro
Alessandro
6 anos atrás

esse já foi tarde, como bem disse uma vez o Bolsonaro:

“Jugman é desarmamentista, é a mesma coisa que colocar um médico com medinho de sangue, pra fazer uma cirurgia”

Marcos
Marcos
6 anos atrás

Não tem jeito, né pessoal!?
Qualquer coisa que façam, todo mundo reclama.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

Ministro da Defesa que o Bolsonaro gosta é o Aldo Rebelo..

BISPO
BISPO
6 anos atrás

Bala muita bala na bandidagem…..

https://twitter.com/twitter/statuses/966733921462472704

Mike FT
Mike FT
6 anos atrás

Felipe Barbieri

O General que assumiu o Mistério da Defesa é interino, daqui tem outro paisano por lá.

M.Silva
M.Silva
6 anos atrás

Cargos comissionados, secretarias e ministérios, se não forem ocupados por profissionais internos e competentes, serão ocupados por políticos oportunistas e incompetentes.

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Senhores editores o off topic do Santiago vale uma postagem hein.
O Jungmann foi o melhor no MD sem comentários.

Robsonmkt
6 anos atrás

Doug385 26 de Fevereiro de 2018 at 21:17

O General Marshall foi em 1950. O atual, James Mattis, também foi. Outros secretários do DoD tiveram carreira na Inteligência.
______________

Verdade, mas esses foram a exceção. A regra é serem civis. Além disto, a lei americana determina que militares somente podem ser secretários de defesa sete após terem dado baixa do serviço militar.
Segue a lista de ex-secretários de defesa dos EUA:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_secret%C3%A1rios_de_Defesa_dos_Estados_Unidos

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Esta é a melhor parte do Off Topic do Santiago;

“Os motores do AH-1W são os conhecidos turboshaft T700-GE401 da General Eletric, o mesmo motor dos SH-16 Seahawk da Marinha do Brasil (portanto, já existe uma capacidade instalada no País para treze motores da Aviação Naval).

Devido a sua origem (Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos), os exemplares do AH-1W ofertados ao Brasil já serão entregues “marinizados” (proteção extra contra corrosão marinha) e adaptados para operarem embarcados.”

Celso
Celso
6 anos atrás

A arrumacao de uma casa tem que comecar debaixo para cima. Um assunto que vem sendo debatido em diversas administracoes a muitos anos nos estados e nunca colocado em andamento. Esses pulhas sabem bem qual seria o resultado em diversas formas……mas quem tem a coragem para acabar com o coronelismo nas PMs e dos CARDEAIS da policia CIVIL , cupulas inuteis e em permanente conflito de PODER, verdadeiras milicias armadas , tanto faz se para o bem ou para o mal, que afrontam diariamente a autoridade dos estados e outros (vide a violencia das greves feitas recentemente e a anos).… Read more »

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
6 anos atrás

Ministro da Defesa precisa tanto ser militar, quanto Ministro da Saúde precisa ser médico..

O que precisa ter é gente competente lá só isto…

José Lemos filho
6 anos atrás

Acredito que este é um momento ímpar na história do BRASIL democrático, e que esta pasta só foi preenchida por um militar através,de muita pressão das forças armadas, opinião minha. A atual conjuntura nacional e Internacional, exigiu uma postura de tempos duros e complicados, exp: Síria, corea do Norte, Croácia e a a arrogância das grandes potencias encima destes. Por outro lado vemos uma China vindo de um longo período de imbernação, com um apetite voraz,onde está requendo seu direito milenar de grande potência. E pra finalizar, o crime organizado dentro do brasil e ingerência venezuelana arruinando seu país, desestabilizando… Read more »

Ozawa
Ozawa
6 anos atrás

O que Jugmann acaba de declarar no discurso de posse a respeito do consumo de drogas financiar a violência é a mais pura, sem perdão do trocadilho, verdade, e o mundo sabe disso. O discurso de Jugmann, voluntariamente ou não, aponta o dedo para esse segmento da classe média/alta que diz estar preocupado com a “intervenção militar” mas não se melindra com a “intervenção do tráfico” nas zonas urbanas conflagradas. O discurso estereotipado das, ditas, “esquerdas”, com seu ativismo criminal, vitimismo social, repulsa marcial e relativismo moral. A classe média/alta é hipócrita. A Rocinha movimenta milhões de Reais com drogas… Read more »