Ele foi o responsável por ações militares no Rio de Janeiro em 1994

O senhor coordenou as ações militares no Rio em 1994. Qual era a situação na época?
Naquela época, a criminalidade na cidade do Rio era bem menor. Não havia a quantidade de armas de guerra que os traficantes têm hoje, nem a quantidade de comunidades dominadas por traficantes com fuzis. O que levou o governo federal da época (gestão Itamar Franco) a intervir foi o grande impacto causado à sociedade quando a polícia do Rio se mostrou incapaz de entrar em comunidades dominadas pelo tráfico. A PM tinha poucos fuzis e ainda não tinha tática para atuar em grandes áreas dominadas pelo crime ou em enfrentamentos de maior magnitude.

A ação de 1994 foi necessária?
Foi uma medida necessária e oportuna, apoiada por sociedade, imprensa e comunidades. Havia necessidade de um “choque de autoridade”.

Como o senhor analisa a situação da violência no Rio hoje?
O armamento dos bandidos hoje tem poder ofensivo bem maior. O número de comunidades dominadas é bem superior, assim como o domínio das facções criminosas sobre a população. Há agora milícias que atuam com a mesma violência que os traficantes, dominam territórios e populações e cometem ilícitos variados, o que não era significativo em 1994. Também não havia grandes questionamentos sobre a legalidade do emprego das Forças, talvez porque a palavra “intervenção” não tenha sido oficialmente adotada na ocasião. Fizemos tudo como se intervenção fosse, mas a palavra não foi usada. E a imprensa de uma maneira geral colaborava.

Hoje é muito diferente?
Eu não sentia tanta pressão por parte das autoridades, da Justiça e da imprensa, como agora com o general Braga Netto (interventor do Rio) e a interpretação da palavra intervenção. O presidente e seus ministros não se envolviam tanto.

Do ponto de vista jurídico, a operação de 94 era bem diferente da atual. O que podia ser feito?
Foi adotado um tipo de mandado de busca em que se designava um endereço específico acrescido de “e adjacências”. Muita arma foi achada não no domicílio do bandido, mas em casas de moradores que eram obrigados a guardar as armas. As regras de engajamento para as tropas eram bem mais flexíveis, dando mais liberdade de revistar, identificar, buscar casa a casa e reagir a confrontos.

É função das Forças intervir na segurança pública dos Estados?
O problema do Rio não é de segurança pública, mas de segurança nacional. Novas leis têm de ser aprovadas, incluindo emendas constitucionais, e procedimentos referentes ao emprego da tropa e das polícias têm de ser modificados para que o Estado vença essa guerra. É tudo ou nada. Ou o Estado vence a batalha ou não sei o que vai acontecer ao País.

Leia entrevista completa no site do Estadão, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Larri Gonçalves
Larri Gonçalves
6 anos atrás

Não basta intervir, pois algo já foi feito como vimos em 1994, é preciso localizar os arsenais do crime, é preciso localizar os recursos financeiros, que financiam o crime organizado, é preciso depurar as polícias dos maus policiais, as regras de engajamento devem permitir ao EB e posteriormente as policias a eliminação de elementos que portem armamento (fuzil ou pistola) em via pública, é preciso localizar as rotas de abastecimento de drogas e armas dos bandidos e prender os lideres sejam eles nas comunidades ou no asfalto e principalmente afastar os consumidores de drogas dos locais de distribuição da mesma.… Read more »

M.Silva
M.Silva
6 anos atrás

É preciso acabar com o criminoso.

Pensou nessa solução, Larri Gonçalves?

Sem criminoso, sem crime, entendeu?

Guerra? Estado de Sítio JÁ!

Tomcat3.7
Tomcat3.7
6 anos atrás

Complicada a situação, e boa parte da complicação se deve à mídia(controladíssima por ideologias permissivas de todo tipo), vide esta parte do texto(entrevista);

“Eu não sentia tanta pressão por parte das autoridades, da Justiça e da imprensa, como agora com o general Braga Netto (interventor do Rio) e a interpretação da palavra intervenção. O presidente e seus ministros não se envolviam tanto.”

Esta parte pra mim resume a situação e seu possível resultado. Critiquei(erroneamente e sem conhecimento) o Gen Braga Neto em outra postagem, pelo que me desculpo, mas agora me compadeço e torço pra que tenha êxito.

Felipe
Felipe
Reply to  Tomcat3.7
6 anos atrás

Durante os anos de PT, nunca antes na historia desse país, o governo federal investiu tanto em publicidade e propaganda, dinheiro este que rendeu imensos lucros aos grandes conglomerados midiáticos.

Quando a teta seca, é normal que o bebe chore.

SAMUCA COBRE
SAMUCA COBRE
6 anos atrás

O General Braga Neto é preparadíssimo e tem boas idéias !!!!

Larri Gonçalves
Larri Gonçalves
6 anos atrás

M. Silva, acabar com criminoso não basta, porque afinal de contas o mais importante é dispositivo legal que foi criado pela constituição de 1988 que deu direitos a quem não devia ter dado direitos , portanto precisa ser desfeito, assim como uma atualização dos códigos penal e CPP QUE SÃO MUITO ANTIGOS e desatualizados, acaba-se com o bandido de hoje, amanhã surgem novos, é preciso criar uma legislação atualizada assim como um aparelho policial adequado e integrado para combater a criminalidade não só no Rio, mas em todo o Brasil. As FFAA precisam de recursos para poderem monitorar as fronteiras… Read more »

DaGuerra
DaGuerra
6 anos atrás

Tem que caçar a bandidagem. Não como 94 e sim como 64. Isso dá música…

Delfim
Delfim
6 anos atrás

Eu trabalhei nessa operação em 1994-1995, nomeada Operação Rio 1.
Tinha 2 anos de Papiloscopista PCERJ e fiquei baseado na PE na Barão de Mesquita.
Naquela época o EB era inexperiente em operações policiais, com as regras de engajamento, judiciárias e burocráticas. Totalmente fora da doutrina.
Hoje o EB está mais experiente, mas os criminosos estão mais preparados e há organizações e indivíduos de destaque trabalhando contra.

Delfim
Delfim
6 anos atrás

News : Mudança nas Polícias Civil e Militar do RJ.
Delegado Rivaldo Barbosa e o coronel Luis Cláudio Laviano são os novos chefes da Polícia Civil e PM do Rio, respectivamente.
Rivaldo, que estava a frente da Divisão de Homicídios, entra no lugar de Carlos Leba e Laviano, ex-comandante do Bope, substitui o coronel Wolney Dias.
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/policia-civil-e-pm-do-rio-tem-novos-chefes.ghtml

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
6 anos atrás

Acho que quando falam em intervenção eles pensam em Ditadura,tomada de poder,acabar com partidos etc etc.Se a Imprensa noticia todos os dias crimes contra as pessoas e contra o patrimônio ela e que devia dar apoio a essa ofensiva,contra bandidos que não são nem de esquerda e nem de direita,e querem e através da intimidação e da violência viverem no bem bom.A População deve sair de cima do muro,e apoiar de modo discreto essa ocupação.(Não pense em vocês pensem nos seus filhos -Freud)

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Ou vi de um colega professor que teve dois irmãos e pai mortos no cumprimento do dever e de um parente que mora numa comunidade que 70% por cento da população que habita estas, são coniventes com o tráfico. opinião deles : guerra é guerra. Infelizmente civis morreram em confrontos e o EB tem de ter apoio jurídico e institucional para agir. Papa Charles e Papa Mike já estão com novos comandantes. Inteligência, infiltração e contrainformação são essenciais e acima de tudo ter poder de polícia, prendendo ou revidando em caso de confronto armado. senhores queria que fosse diferente, mas… Read more »

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Errata: Ouvi… desculpe os erros. pulou e estou com as luzes apagadas. Grande abraço e que Deus os protejam.

sergio ribamar ferreira
sergio ribamar ferreira
6 anos atrás

Errata…morrerão… moro no Estado do Rio… Sou a favor… e se me perguntarem sobre porte, terei dúvidas…

Delfim
Delfim
6 anos atrás

Da minha parte posso adiantar que a escolha do Dr. Rivaldo é excelente.
Afinal a Divisão de Homicídios tem o maior índice de solução de crimes do RJ.
E a DivHom só atrai os honestos. Para corruptos trabalhar lá é castigo, pois não se pode extorquir os mortos.
E homicídios são crimes que exigem investigação apurada. Como o homicídio do diplomata grego onde foi descoberto o conluio entre a esposa e seu amante.

Ricardo Santos
6 anos atrás

O caso do Rio realmente é de segurança nacional! Historicamente todos os combates bem sucedidos contra grupos armados, com o Estado Islâmico, Al Qaeda, Máfia e grupos guerrilheiros foi feito, tomando -se como primeira medida a localização e o bloqueio dos meios financeiros destes grupos! Assim eles não podiam repor o que perdiam, tanto em armamento como também repor pessoal perdido, pois havia poucos recursos livres pra isso, não podiam bancar seus próprios integrantes ou comprar apoio. Aqui, no Rio, o setor de inteligência da Polícia Civil, responsável por fazer esra função não recebeu nenhum recurso para trabalhar no ano… Read more »