IGOR GIELOW, ENVIADO ESPECIAL

MOSCOU, RÚSSIA (FOLHAPRESS) – O Reino Unido acusou formalmente a Rússia nesta quarta (14) de envenenar o ex-espião Serguei Skripal e sua filha, Iulia, em solo britânico.

Segundo a primeira-ministra, Theresa May, o “uso ilegal de força do Estado russo contra o Reino Unido” será respondido com a expulsão de 23 diplomatas acusados de espionagem e com o congelamento de contatos diplomáticos de alto nível.

May afirmou que só havia duas hipóteses plausíveis para o ataque com o agente neurotóxico Novitchok do último dia 4. Ou o Kremlin ordenara o envenenamento, ou perdera controle sobre uma perigosa arma química.

“Nenhuma explicação sobre como esse agente foi usado no Reino Unido foi dada. Em vez disso, eles trataram o uso de um agente neurotóxico com sarcasmo, desdém e desafio”, disse ela.

Para May, “não há outra conclusão além da culpa do Estado russo pela tentativa de assassinato do senhor Skripal e de sua filha, e pela ameaça às vidas de outros cidadãos britânicos”.

O Ministério das Relações Exteriores russo disse que a medida é “inaceitável”. É de se esperar a expulsão de um número correspondente de diplomatas britânicos na Rússia, como é praxe.

Para May, a saída dos 23 supostos espiões, que deverá ocorrer em uma semana, afetará as capacidades de ação de Moscou. Hoje, há 58 diplomatas russos em Londres.

Trata-se da mais grave crise diplomática entre Moscou e o Ocidente desde que o governo de Vladimir Putin reabsorveu a Crimeia da Ucrânia em 2014, levando a uma série de sanções ocidentais.

Ela não deve, contudo, ser superestimada: May disse que estudará, mas não anunciou nenhuma sanção a altos oficiais russos, como o vice-primeiro-ministro Igor Shuvalov, que tem propriedades em Londres –como a maioria da elite em seu país.

Retaliação econômica também não foi citada, e isso reflete o fato de que há muito investimento russo no Reino Unido, e vice-versa: a petroleira britânica BP, por exemplo, tem 19,75% da Petrobras da Rússia, a Rosneft.

Haverá algum impacto nas atividades diplomáticas com a expulsão, a maior do tipo em 30 anos, e o congelamento das relações é inédito.

Fica o desconforto simbólico. May retirou um convite para que o chanceler Serguei Lavrov visitasse o país e informou que políticos e membros da família real britânica não irão à Copa do Mundo na Rússia. Não se confirmou, contudo, o aventado boicote da seleção nacional.

Em resposta à crítica de Lavrov sobre a falta de acesso ao Novitchok, agente criado na antiga União Soviética e teoricamente destruído no pós-Guerra Fria, a primeira-ministra disse que submeteria o material à Organização pela Proibição de Armas Químicas.

May também anunciou que serão reforçados os controles sobre russos visitando o Reino Unido. E frisou que as medidas foram discutidas com os presidentes Donald Trump (EUA) e Emmanuel Macro (França), além da chanceler Angela Merkel (Alemanha).

Em reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU, onde Londres e Moscou têm poder de veto, o embaixador da Rússia negou qualquer envolvimento do país no caso e disse que se tratava de uma armação para manchar a imagem do Kremlin.

PUTIN

Ao fim, a medida reforça o discurso putinista de que está defendendo os interesses da Rússia, às vésperas da eleição que irá ganhar no domingo. “Essa é a arena dele”, observou Alexei Levinson, diretor no Centro Levada, o mais respeitado instituto de pesquisa de opinião do país.

Não é todo dia que uma potência acusa autoridades russas de usarem armas químicas em seu território. Mas Putin não parece ligar. Tem sob sua aba a resiliência da economia russa. Nos últimos anos, o sistema bancário sob isolamento do país se robusteceu, e o aumento do gasto militar entregou resultados na Síria e na Ucrânia.

Em resumo, não parece haver muito que possa incomodar a Rússia. A questão remanescente é saber quem tentou matar Skripal e Iulia.

Poderia haver um interesse do Kremlin na morte do agente duplo, mas o preço diplomático parece alto demais quando a eleição está ganha.

É questionável se Skripal, com seis anos de cadeia na ficha e soltura por ocasião de uma troca de agentes com Londres em 2010, teria algum segredo a mais.

A teoria segunda a qual a ordem veio do Kremlin para lembrar a todos de sua capacidade parece pueril, o que leva a duas outras hipóteses.

Primeiro, a de que Skripal foi atacado pelo próprio serviço secreto britânico, com o contestado governo de May buscando relevo político. A conjectura é tão frágil quanto acusar o Kremlin.

Segunda opção: a ação tem a ver com alguma dívida do passado de Skripal, seja com russos, seja com agentes de outro país. Ao fim, as teorias da conspiração servirão ao gosto de cada cliente.

FONTE: Yahoo/Folhapress

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Walfrido Strobel
6 anos atrás

No mais um agente duplo é utilizado e odiado por ambos os lados e duvido que alguem esteja realmente preocupado com a vida de um “araponga”. É gente para ser usada e descartada.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
6 anos atrás

Irônico que Putin, que se autonomeou combatente do terrorismo ao intervir para salvar seu aliado Bachar Al Assad, pratique atos de terrorismo dentro de território britânico. Para piorar tratou-se de uma ação motivada por uma vingança primitiva ao extremo visto que o referido ex-espião não mais tinha qualquer informação relevante que pudesse transmitir à outros países. É por essa e outras atitudes agressivas e provocativas que a Rússia encontra-se hoje isolada diplomaticamente (salvo ditaduras e regimes assemelhados) e sofrendo sanções econômicas de diversos tipos. E enquanto Putin elege o ocidente como inimigo o verdadeiro inimigo da Rússia permanece sem ser… Read more »

CignusRJ
CignusRJ
Reply to  HMS TIRELESS
6 anos atrás

Interessante seu comentário.
Não esqueça do PM do Canadá, Justin Trudeau, talvez até pior que o Corbyn

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  CignusRJ
6 anos atrás

Cignus, eu discordo! Comparado com o abilolado do Corbyn Justin “Bieber” Trudeau é um neoconservador pois embora ele seja algo parecido com a esquerda ao menos tem algum compromisso com o seu país, com as alianças do mesmo. Por outro lado Corbyn é completamente louco, ultrapassado! Pretende se for Primeiro Ministro fazer uma leva selvagem de estatizações, devolver poder aos sindicatos (os mesmos que quase levaram a GB à ruína e que foram combatidos pela Dama de Ferro), retirar o país da OTAN e acabar com a sua dissuasão nuclear. E para piorar ainda se relaciona com o Hamas e… Read more »

Leandro Assis
Leandro Assis
Reply to  HMS TIRELESS
6 anos atrás

Temos q ter um olhar imparcial nessa polêmica, não dá pra acusar cegamente a Rússia, como a matéria mesmo diz, até os próprios britânicos podem ter sido responsáveis pelo atentado, não faz sentido depois de tanto tempo a Rússia querer eliminá-lo, qualquer tipo de informação útil que ele tivesse a ponto de ter q ser calado pela Rússia, já teria sido espalhada pelos quatro cantos do Reino Unido. A Inglaterra reagiu de forma muito severa, lembrando que essa prática de eliminar inimigos, se esse for o caso, em outros países é algo bem comum, Israel q o diga!

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Leandro Assis
6 anos atrás

Leandro, Israel leva essa ações a cabo apenas quando se trata de eliminar bandidos com as mãos sujas de sangue dos seus cidadão como foi o caso da eliminação do facínora Ali Hassam Salameh (mentor intelectual do massacre de Munique em 1972), acusados de serem criminosos nazistas como Herbert Cukurs (morto no Uruguai em 1965) ou então aqueles por trás de ameaças existenciais ao Estado Judeu como foi o caso dos cientistas e responsáveis pelo programa nuclear iraquianos mortos antes do bombardeio à Central de Osirak em 1981 e mais recente os cientistas nucleares iranianos.

Delfim
Delfim
6 anos atrás

Qual país não tem política de eliminação em território estrangeiro ?

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
Reply to  Delfim
6 anos atrás

Mas de formas mais sutis, um atropelamento sempre parece mais casual que a ingestão de polônio ou um agente neurotoxico

Advisor
Advisor
Reply to  Mikhail Bakunin
6 anos atrás

Sutileza nunca foi o forte dos russos..

Marcelo-SP
Marcelo-SP
6 anos atrás

Queria ver os comentários acima se fossem osi EUA matando em território brasileiro… estariam todos “escandalizados” contra o ato de imperialismo.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Marcelo-SP
6 anos atrás

Exatamente….não é a primeira vez que os russos matam espiões, empresários e políticos fora da Rússia. Isso não é normal, não pode ser tratado com normalidade, se os EUA e qualquer outro país faz isso, deve ser tratado com repúdio. Gostar de um caça Su-27 ou um submarino russo não deve levar ninguém a achar belos as políticas russas dentro e fora de suas fronteiras.

Hammer
Hammer
6 anos atrás

Represálias de May: russos voltarão a ser os bandidos nos filmes do 007.

XFF
XFF
6 anos atrás

Não há provas que foi a Rússia que envenenou o ex espião. Existes apenas suposição que foi a Rússia, mas Inglaterra não apresentou nenhuma prova. Quem garante que não foi os próprios ingleses ou EUA que fizeram isso? Qual a vantagem do governo Russo fazer isso na véspera das eleições e Copa do Mundo? Isso cheira ataque falsa bandeira….
Quando Moscou pediu para ter acesso a amostra do veneno usado eles negaram, porém mantém a acusação.
A versão dos ingleses é a verdade absoluta das coisas….

Mikhail Bakunin
Mikhail Bakunin
Reply to  XFF
6 anos atrás

Isso aí, os americanos usaram uma arma soviética para incriminar a Rússia. Aí sim faz sentido ?

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  XFF
6 anos atrás

Isso é uma coisa que já deve ter sido ordenada e vinha sendo planejada tempos atrás, não foi agora as vésperas da copa e eleições.

Bosco
Bosco
Reply to  XFF
6 anos atrás

Nossa! Quer dizer que Moscou pediu uma amostra do veneno? Ah! Então não foram os russos não, né!!? Se eles pediram uma amostra do veneno é porque não foram eles, né??! Tá provado então que não foram os russos, senão eles não teriam pedido uma amostra do veneno. E os russos disseram que não fabricam mais o veneno? Ah! Então tá mesmo provado que não foram os russos. Se eles disseram que não fabricam o veneno e veneno é coisa muito difícil de fabricar e russo não mente, e só quem mente é ocidental, então tá provado por A +… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
6 anos atrás

Sei que Sherolock Holmes não existiu!

Cronauer
Cronauer
Reply to  Bosco
6 anos atrás

Bosco permita-me! Faltou tão somente acima o clássico: “FATO!”
.
hihihi

Agnelo
Agnelo
Reply to  XFF
6 anos atrás

Expulsar diplomatas é uma retaliação MUITO dura, para ser baseada em suposições.
Há mais por sob os panos q nunca será dito.

Russian Bear
Russian Bear
6 anos atrás

Como sempre a Rússia é a principal culpada por qualquer ação negativa realizada pelo ocidente. Impressionante como filmes e mídias demonizam tanto um país soberano que simplesmente age de forma similar a qualquer outra potência. A prerrogativa de quem acusa ao entender de qualquer lei internacional, é provar suas acusações. God save Putin !

Soldat
Soldat
6 anos atrás

Interessante Israel(Anglos-Âmis) podem entrar em qualquer pais matar, sequestra, explodir etc.. numa boa e Putin não!?!?!!?
—————————————————————————————————————-
Pó-Âmis expliquem isso Please………

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Soldat
6 anos atrás

Israel mata terroristas com as mãos sujas de sangue ou então aqueles que podem produzir armas que ameaçam a integridade do seu país, e não custa lembrar do resgate em Entebbe, quando foram libertar seus cidadãos que eram ali cativos.

Como se vê é bem diferente de envenenar um espião aposentado, que nenhum perigo mais representava, em uma vingança primitiva

Bosco
Bosco
Reply to  Soldat
6 anos atrás

Se a Rússia e/ou a China, que deveriam ser as contrapartidas do poder dos Âmis-Anglos-Sionistas (rsrsss), não fazem nada quando Israel sai por ai sequestrando e explodindo em países alheios, você tá reclamando de que e de quem??

Valter M
Valter M
6 anos atrás

Quem entra na vida de espionagem sabe dos riscos (ainda mais naquela parte do planeta) ,se foi vingança da Russia ou armação dos ingleses ,a verdade é que dificilmente vamos saber,pq cada um vai dizer uma coisa e teremos duas verdades e duas mentiras, o que eu acho engraçado é que a vassala May precisou ligar pro chefe Trump antes de tomar qualquer decisao ,isso mostra que apenas 3 paises sao efetivamente soberanos: EUA,China e Russia , todos os outros precisam de amiguinhos na saida da escola…

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
6 anos atrás

Citando o próprio texto:
Ao fim, as teorias da conspiração servirão ao gosto de cada cliente.

Ou seja as torcidas se organizarão e farão de tudo para justificar suas posições.
Preparem-se : Os Fanáticos vem vindo ! Alguns já chegaram.

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Infelizmente a folha corrida da Rússia nesse quesito, e da KGB, órgão ao qual Putin pertencia, não pode ser apresentada como material para convencimento de que não foram os russos. O bicho mia, tem pelo de gato, tem garras de gato, tenho olho de gato… parece que é um gato. Mas claro, a turma que defende a Rússia nesse quesito a acha moralmente incapaz de cometer qualquer ação moralmente reprovável e a negação é a norma (e o pior é que param na negação e não evoluem de acordo com a proposição de Kubler-Ross) e geralmente são os mesmos que… Read more »

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
Reply to  Bosco
6 anos atrás

Bosco,
Acredito que não convêm nem defender nem atacar. O histórico de nenhum dos países que você citou tem a ficha limpa.
A única certeza que tenho é a dúvida ! Não confio em nenhum deles.

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
Reply to  Ricardo da Silva
6 anos atrás

para não gerar dúvida:
O histórico dos países que você citou não tem a ficha limpa.

Bosco
Bosco
Reply to  Ricardo da Silva
6 anos atrás

Ricardo,
Então para ser justo coloque esse seu recado para os coleguinhas ai de cima que já fecharam questão que foram os britânicos para culpar os russos, senão, você vai ser só parte do problema.

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
Reply to  Bosco
6 anos atrás

Leu meu comentário as 16 de Março de 2018 at 7:57 ?
Dei tiro de bacamarte, foi chumbinho pra todos os lados

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
6 anos atrás

para não gerar dúvida:
O histórico dos países que você citou não tem a ficha limpa.

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
Reply to  Ricardo da Silva
6 anos atrás

EDITORES,
Não sei como excluir o meu comentário. Poderiam fazer esse favor por mim?
Desde já obrigado.

Bosco
Bosco
6 anos atrás

E se foi o IGOR GIELOW que falou então deve ser verdade que ele é muito conceituado e isento.

Vader
6 anos atrás

As evidências contra a Rússia são devastadoras. Moscou jamais assumirá, claro, mas só faltou ter a impressão digital do crápula do Kremlin no ataque terrorista. . A Rússia é useira e vezeira no uso desse tipo de arma e ataque, desde antes da União Soviética… . Que ninguém se engane. O mafioso do Kremlin quer reconstruir o império soviético, em tamanho e poderio, sem o comunismo, porém com a mesma opressão e tirania sobre o próprio povo, seus satélites e vizinhos, e com as mesmas ameaças ao mundo. . Tem quem goste. Tem até quem admire. . Eu não gosto,… Read more »

Ricardo da Silva
Ricardo da Silva
Reply to  Vader
6 anos atrás

“Escória rebelde !” (?)
Kkkkkk

Leandro
Leandro
Reply to  Vader
6 anos atrás

Estamos em 2018 mesmo?

edcarlos
edcarlos
6 anos atrás

Em jogo de espiões não existe mocinhos, é um jogo sujo. Infelizmente acabou por vitimar inocentes, a filha de Skripal e o policial.

Certamente o Governo de Putin era o maior interessado na eliminação de Skripal. O uso de uma substancia extremamente perigosa e restrita evidencia que foi exatamente isso que ocorreu.

saudações!

Leandro
Leandro
Reply to  edcarlos
6 anos atrás

E também um imenso interesse em incriminar a Rússia para fins de novas sanções e ações de propaganda, Psyops. Mas convenhamos que nesse meio não existem anjinhos, há uma imensa guerra de informações e a verdade não nos pertence. Nesse momento se foi realmente a Russia, assinaram um atestado de burrice pelo atual contexto de pato olimpíadas e guerras em andamento, então….

MarcosL
MarcosL
6 anos atrás

A inteligência Russa deveria mudar de nome para Desinteligência.Com tantas formas de matar o velho agente traidor foram usar justamente uma substância química que só eles produzem para deixar clara ao mundo sobre quem cometeu o crime.São muito criativos, fizeram um roteiro de filme a la James bond para quem sabe concorrer ao Oscar, só pode.Fico impressionado como pessoas sensatas acreditam em tal narrativa.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  MarcosL
6 anos atrás

Sendo a Rússia um país governado por um sindicato do crime….

Bosco
Bosco
Reply to  MarcosL
6 anos atrás

Marcos,
Mas às vezes, como os russos sabem que tem gente sensata que segue sua linha de raciocínio, poderiam ter utilizado um veneno que só eles produzem (??) porque isso iria parecer tão óbvio que foram eles que pareceria armação dos britânicos para culparem os russos, porque ninguém seria tão leviando de se autoincriminar. Né??

Bosco
Bosco
Reply to  MarcosL
6 anos atrás

O ex-espião não fazia nenhum mal à Rússia e eles poderiam matá-lo de maneira menos “emblemática”, por exemplo, forjando um acidente de trânsito. Mas a intenção de “deixar um recado” poderia não ser entendida. O recado aí está claro e os russos mostram sua determinação fazendo isso às vésperas da Copa. Simples assim!
Essa é uma leitura dos acontecimentos tão boa quanto qualquer uma.

Julio
Julio
Reply to  MarcosL
6 anos atrás

Bosco,
“O ex-espião não fazia nenhum mal à Rússia…” – essa afirmação é leviana, ninguém sabe ao certo se ele ainda estava na ativa, servindo de elo a outros espiões na Rússia.
“…forjando um acidente de trânsito” – Talvez isso jé tivesse sido tentado e falhado. Espiões são um bicho arisco.

No final, só sabemos daquilo que não sabemos.

Nesse caso eu acredito que a culpada tinha sido a Rússia, operações como essa é tipico dos autocratas russos.

pangloss
pangloss
6 anos atrás

Tudo o que diz respeito a Putin fica sempre encoberto na névoa de mistério que envolve a KGB.
A temporada de teorias da conspiração está aberta, então lá vai a minha: esse espião poderia conhecer segredos desagradáveis para o Putin, e poderia estar sendo assediado por alguém para revelar tais segredos.
Então, o Putin resolveu acabar com esse risco, deixando uma assinatura indelével para que outros que porventura detenham segredos sobre o passado de Putin na KGB possam refletir sobre o risco que correm.
Tudo isso são apenas conjecturas, claro.

Russian Bear
Russian Bear
6 anos atrás

Em todos os canais da trilogia é uma amontoado de achismo por parte dos ” especialistas” de plantão.
Sabem com clareza de detalhes absurda.. de mísseis intercontinentais até ações de espionagem.
Qualquer afirmação contra ou a favor é pura leviandade.

Cesar A. Ferreira
Cesar A. Ferreira
6 anos atrás

Incrível… Ninguém é obrigado a saber tudo e todas as pessoas precisam ser respeitadas em suas opiniões. Dito isso, quero contribuir da seguinte maneira… Raramente as agências de inteligência lançam mão de operações para eliminação de alvos. O alvo deve ser muito importante para tanto e isto não era o caso do senhor Skripal, que era um “fósforo queimado”… A Rússia já havia concordado com uma troca de espiões e com o refúgio desta pessoa no Reino Unido, por que, então, o esforço em eliminá-la? Não faz sentido… Órgãos de inteligência não são movidos por ódios e rancores, isto fica… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Cesar A. Ferreira
6 anos atrás

Mais do mesmo, ou seja, a defesa cega de uma autocracia corrupta e o déspota que a comanda….

Segue o barco!

Matheus G.
Matheus G.
Reply to  HMS TIRELESS
6 anos atrás

esses caras sao uma piada pronta

se putin disser que viu um unicornio em moscou esses caras iriam defender putin alegando que putin realmente viu um unicornio

Leandro
Leandro
Reply to  Matheus G.
6 anos atrás

Sempre acompanhei esse blog, mas percebo que está parecendo um plano brasil espelhado.

Cronauer
Cronauer
Reply to  Leandro
6 anos atrás

Efeito ‘imigrantes’ também aqui… hihihi

Bosco
Bosco
Reply to  Cesar A. Ferreira
6 anos atrás

Cesar, Você se alinhar automaticamente à política russa e ter certeza que não são os russos nunca, independente do que forem acusados, mas sempre considerar que o responsável doloso é o Ocidente, é uma questão de inteligência e bom senso, mas se alguém tem uma visão diversa da sua é questão de ódio e rancor. Aí fica difícil! Eu pelo menos não tenho rancor dos russos não. Nunca me fizeram nada e meus antepassados eram negros, índios, portugueses e italianos, portanto, eles nunca fizeram nada aos meus antepassados e sei que o povo russo sofreu muito na SGM e durante… Read more »

Bosco
Bosco
6 anos atrás

Russian,
Manda um recado pro Galante fechar o blogue que isso para. Ou então, sugere pra ele fechar os comentário e ser só um site informativo e não de D I S C U S S Ã O, aberto a C O M E N T Á R I O S.

Leandro
Leandro
6 anos atrás

Sempre acompanhei esse blog, mas percebo que está parecendo um plano brasil espelhado. Muita torcida e pouca lucidez.

Anselmo Nogueira
Anselmo Nogueira
6 anos atrás

O Mossad foi acusado de eliminar um líder palestino em um hotel de Dubai. Não vi nenhuma reação negativa, pois se tratava de um terrorista. Porém, pelos mesmos critérios, não deixa de ser uma violação à soberania de um país. Outros países, de forma menos sutil, lança mísseis com a fundamentação de eliminação seletiva. Enfim, as justificativas variam conforme os autores e as vítimas, com reflexo direto na orientação política e ideológica. Uma única evidência que pesa contra a Inglaterra nesta história, diz respeito ao agente químico. O agente químico não é exclusivo da URSS/Rússia, pois se trata do VX,… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Anselmo Nogueira
6 anos atrás

Se Dubai não ligou da Mossad ter matado um líder palestino no seu país, paciência. Fato é que o RU parece que não gostou da Rússia ter matado um ex-espião russo em seu território.
Talvez você devesse se perguntar por que Dubai não esboçou nenhuma reação a esse ataque israelense, já que o contrário seria a norma.