Forças Especiais participaram de operação com oito mortes no Complexo do Salgueiro

118

Por Rafale Soares – Jornal Extra

Homens das Forças Especiais do Exército participaram da operação com oito mortos no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na madrugada de 11 de novembro do ano passado. Entre os dias 17 e 19 de dezembro de 2017, a procuradora Maria de Lourdes Souza Correia Sanson, do Ministério Público Militar (MPM) e três auxiliares estiveram em Goiânia para ouvir os depoimentos dos militares no 1º Batalhão de Forças Especiais, sede dos “fantasmas”, como são conhecidos internamente os integrantes da única unidade do Exército especializados em ações antiterror.

A viagem foi descoberta pelo EXTRA após ser registrada no Relatório Mensal de Diárias e Passagens de dezembro do ano passado, documento disponível no Portal da Transparência do MPM. Na planilha, aparecem dados como o valor da passagem aérea da promotora — R$ 2.942,50 —, os valores das diárias utilizadas — R$ 2.458,89 —, e o motivo da viagem: “oitiva de militares” do PIC 295-37.2017.1105, procedimento aberto pelo MPM para investigar o caso do Salgueiro.

Procurada, a procuradora Maria de Lourdes Sanson alegou que só se manifestaria sobre a investigação por escrito. Por meio de nota, entretanto, o MPM não negou nem confirmou se homens das Forças Especiais são investigados, só alegou que todos os militares foram ouvidos. O órgão somente afirma que “aguarda o cumprimento de diligências em andamento, tais como a requisição dos projéteis recolhidos pela Polícia Civil, a fim de que seja realizado, por exemplo, o confronto balístico com as armas dos militares do Exército”.

Ação teve 13 ‘fantasmas’

Quando perguntado sobre a viagem da procuradora à Goiânia, o porta-voz do Comando Militar do Leste (CML), coronel Roberto Itamar, admitiu a participação das Forças Especiais na operação do Salgueiro. Segundo ele, 13 “fantasmas” estiveram naquela madrugada no Complexo do Salgueiro. Em todas as notas relativas à operação, o Exército se limitou a informar que “militares das Forças Armadas” participaram da ação.

— Foram dois motoristas dos blindados, outros dois homens responsáveis pela manutenção e 13 homens das Forças Especiais, se não me engano. Mas as armas de nenhum deles disparou. As armas estão à disposição do MPM, e eles podem provar que não atiraram — afirma Itamar.

Um dos três sobrevivente da operação — um padeiro de 19 anos, que passava de motocicleta pelo local no momento da ação — afirmou a promotores do Ministério Público estadual, que também investiga o caso, que os tiros que atingiram as vítimas foram disparados por homens vestidos de preto, com capacetes e fuzis com mira a laser que estavam escondidos numa mata ao lado da Estrada das Palmeiras. A descrição da testemunha bate com a farda usada pelos “fantasmas”: diferente dos demais militares do Exército, que usam farda camuflada, as Forças Especiais usam uniformes e coturnos pretos e capacetes com óculos de visão noturna em ações à noite.

Homens de preto

Para integrar o Batalhão de Forças Especiais, os militares precisam passar por um rígido processo de seleção no Forte Imbuí, em Niterói, antes de seguirem para um mínimo de cinco anos de preparação em Goiânia. Só militares de carreira podem ser das Forças Especiais. Se o candidato à tropa de elite do Exército for um sargento, além do período de cinco anos na Academia Militar, ele precisará de mais dois para concluir sua formação.

Há ainda três cursos obrigatórios. O primeiro é o básico de paraquedista, que dura seis semanas. Em seguida, começa o de comandos, com carga horária de 800 horas, distribuídas ao longo de quatro meses, durante os quais são ensinadas técnicas de uso de explosivos e de combate e infiltração. A etapa final exige 1.200 horas de treinamento, num período de cinco meses.

Os “fantasmas” integram uma unidade do Comando da Brigada de Operações Especiais do Exército, que tem em seu brasão uma faca enfiada numa caveira, desenho que inspirou o símbolo do Bope. O Exército, entretanto, não dá publicidade às ações das Forças Especiais. Após o decreto de intervenção, homens do batalhão participaram de ações na Vila Kennedy, há três semanas.

Até os anos 1990, as Forças Especiais eram sediadas no Rio. A transferência para Goiânia ocorreu por causa do assédio de traficantes a militares e ex-integrantes da tropa. Em 2004, o Exército criou a Brigada de Operações Especiais, que reúne diversas unidades de elite.

FONTE: Extra

Subscribe
Notify of
guest

118 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mateus
Mateus
6 anos atrás

“a procuradora Maria de Lourdes Souza Correia Sanson, do Ministério Público Militar (MPM) e três auxiliares estiveram em Goiânia para ouvir os depoimentos dos militares no 1º Batalhão de Forças Especiais, sede dos “fantasmas”, como são conhecidos internamente os integrantes da única unidade do Exército especializados em ações antiterror.”

República de lixos, desvalorizam quem merece e valorizam todo tipo de lixo. Deveriam ganhar uma medalha, por servir a nação.
Nossa cultura foi destruída, nossa verdadeira história, tentaram e tentam jogar algumas pás de areia por cima, mas saibam que não foi e não é o suficiente. Ave Império.

Miguel
Miguel
Reply to  Mateus
6 anos atrás

Infelizmente há aqueles que preferem estar defendendo criminosos, e toda ação que resultar em baixas no crime será sempre questionada.

Dennys Modesto
Dennys Modesto
Reply to  Mateus
6 anos atrás

Concordou , se for pra matar bandido pode ser até com atiradores de elite, viu bandido armado é bala, morte aos bandidos.

Mim da silva
Mim da silva
Reply to  Mateus
6 anos atrás

Aplausos! Nada mais tenho a escrever!

Possani
Possani
Reply to  Mateus
6 anos atrás

E quem apoio o golpe? Infelizmente as forças armadas pagam caro por um erro que cometeram.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
6 anos atrás

Também acho, Mateus, inversão total de valores, os “fantasmas” estão defendendo a sociedade de bem, mas sempre tem gente do contra que torcem para o “quanto pior melhor”, lamentável!

Alberto
Alberto
Reply to  Carlos Crispim
6 anos atrás

Oito mortes é defender a “sociedade de bem”? Que doideira é essa?

SeaPredator
SeaPredator
Reply to  Alberto
6 anos atrás

Se forem oito mortes de bandidos é sim.

O bom seria é passar o “rodo” na bandidagem, afinal é o que os bandidos estão fazendo com as pessoas de bem.

Alberto
Alberto
Reply to  SeaPredator
6 anos atrás

Quem sou eu para discordar de um argumento tão bem fundamentado, não e?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Alberto
6 anos atrás

Senhor Alberto.
Morreram bandidos que matam pais e mães de familia. Que traficam drogas e destroem pessoas. Que enfrentam as autoridades com armas de guerra. Precisa falar mais alguma coisa? Bandido bom é bandido morto. Quando voce ou alguem de sua familia se deparar com um. Voce vai saber.

Mateus
Mateus
Reply to  Alberto
6 anos atrás

Rio já registra 16 policiais mortos e 34 feridos em 2018
http://www.jb.com.br/rio/noticias/2018/02/02/rio-ja-registra-16-policiais-mortos-e-34-feridos-em-2018/

Mal começamos, e já tem policiais mortos e feridos em estado grave. Mas parece que os “bons homens” fecham os olhos para isso.

Gomes Costa
Gomes Costa
Reply to  Mateus
6 anos atrás

Mas o engraçado é que ninguém fala que destes que foram mortos 11 estavam envolvidos com milícias e tráfico, que um destes tinha apenas 29 homicídios em circunstâncias duvidosas.

Falam muito de inversão de valores então…

Mim da silva
Mim da silva
Reply to  Alberto
6 anos atrás

Se esses 8 forem bandidos (ainda mais se estiverem armados)… sim eh?

pq? Vai defender bandido agora?

Jorge F
Jorge F
Reply to  Mim da silva
6 anos atrás

Caro Alberto investigações são muito bem vindas e se como tenho certeza provarem a lisura do ato, fico satisfeito, não importando o número de baixas… O que não dá é para viver no caos social que é o RJ e continuar fingindo que não devemos tomar ações tão ou mais violentas que aquelas que aquelas sofremos diariamente… Se o psicopata tem o direito de me matar eu quero o direito de me defender a altura… Se o marginal usa fuzil eu quero um soldado de fuzil ou arma superior para me defender… Meus impostos estão pagando…

João Augusto
João Augusto
Reply to  Carlos Crispim
6 anos atrás

A ideia da investigação é pra isso, não? O pessoal tá reclamando mas esses inquéritos acontecem no mundo inteiro. É normal. Nem os militares acham ruim disso (ou ao menos não deveriam).

RL
RL
6 anos atrás

Daí eu penso.
Se fizessem ações como estas em grande escala, o Rio seria outro lugar hoje.

Alberto
Alberto
Reply to  RL
6 anos atrás

sim, um grande cemitério.

Benjamim
Benjamim
Reply to  Alberto
6 anos atrás

E o que é hoje? Quando vão perceber que morre mais gente nas favelas que na guerra da síria? Obviamente ações sociais são a solução a médio e longo prazo, mas ações imediatas são necessárias para retomar o controle e permitir que as ações sociais possam atuar sem problemas e trazer esperança a quem vê o crime como o único trabalho. Ou você acha que os cabeças do trafico vão parar só por que ah escolas e pronto-atendimentos? Aliais, são pouquíssimas as pessoas pessoas que tem coragem de entrar em uma grande favela para realizar ações sociais sem apoio da… Read more »

Gravitz
Gravitz
Reply to  Alberto
6 anos atrás

Já não é ? Não entendo o raciocinio de alguns, hoje morrem 60mil pessoas ano no Brasil, não sei quantos são de bem ou do mal. Mas são 60mil homicídios, numero que vai aumentar ano a ano. Daqui a pouco beira os 100. Algusn doentes preferem deixar como está. Têm que agir, vai morrer gente inocente, vai, mas hoje já morrem.
Creio que a passividade dos brasileiro médio é genética, não é possível achar normal o que acontece no RJ ou em qualquer lugar do país.

SeaPredator
SeaPredator
Reply to  Alberto
6 anos atrás

“Alberto 18 de Março de 2018 at 12:02
sim, um grande cemitério.” De bandidos.

No momento a criminalidade está matando a torto e direto, quanto antes eliminar essa corja de ladrões e assassinos melhor.

Acha ruim acabar a bandidagem? Acha ruim as ações do EB?

As Forças estão corretas em abrir fogo em bandido, eles tem é que limpar a área mesmo, ou estão lá para dar rosas?

Alberto
Alberto
Reply to  SeaPredator
6 anos atrás

Cara, quem sou para convencê-lo que pessoas morrendo numa ação que envolve o EB, em território nacional, não é no mínimo estranho? Afinal, eles poderiam ser “bandidos”, né? O EB apenas reagiu aos tiros, não? Que tiros? Houve troca de tiros? Isto foi dito no texto?
Em que país louco, estamos vivendo?

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Alberto
6 anos atrás

Alberto, manda o Caetano Veloso, Freixo e Maria do Rosário acabarem com o narcotráfico em São Gonçalo. Como disse a falecida vereadora (que Deus a tenha), “com lápis “! Ah, e vai junto.

RL
RL
Reply to  Alberto
6 anos atrás

Já está um grande cemitério. A diferença é que os cadáveres não seriam como hoje, de gente inocente que acorda todo santo dia atrás de um sonho, de lutar pela vida, para buscar o sustento de duas famílias, para honrar e pagar suas contas ainda que nelas estejam embutidos impostos absurdos como os que eu e inclusive você pagamos. O cemitério ao qual você se refere estaria com gente que tem medo da vida e se vitimiza dizendo que são “esquecidos da sociedade”, o na minha opinião são covardes, e escolhem o lado mais fácil para não trabalharem e sim… Read more »

Dennys Modesto
Dennys Modesto
Reply to  Alberto
6 anos atrás

Se for de bandido eu dou todo apoio.

Miguel
Miguel
Reply to  RL
6 anos atrás

Belas palavras.

Mauricio R.
6 anos atrás

Ah, mas miliciano executar adolescente, na porta da casa da própria vítima, somente por que esse foi ao baile funk na comunidade vizinha, isso pode…

RL
RL
Reply to  Mauricio R.
6 anos atrás

E você acha que existe alvo certo ou alvo errado para essa gente? Milicianos são como traficantes. Atira e mata de forma igual. Não são apenas os jovens que vão aos bailes funk de comunidade que morrem. Quem estuda e vai pra escola também. Quem vai ao trabalho idem. Aliás, não podemos sair para baiales funks, bailes de aniversário, bailes de casamento, não podemos ir a praia, ao cinema, não podemos ir ao parque, a casa do vizinho, não podemos sequer irmos ao trabalho quando não dizer que não podemos ficar em casa pq até dentro de nossas casas eles… Read more »

Kornet
Kornet
6 anos atrás

Daqui a pouco o PSOL vai pedir o fim dos fantasmas pq homens todo de preto com capacetes e armas com mira laser estão assustando as crianças da comunidade,não pode falar mais favela é politicamente incorreto,que não conseguem mais dormir pensando que são aliens. Logo logo Caetano,Chico e outros “artistas” farão músicas,Wagner Moura e Duvivier vão querer interpretar algum dos vitimados dos golpistas,da sociedade reacionária,da direita burguesa,pois eram meninos bons,trabalhadores,agregavam na comunidade,só faziam o bem pra sociedade. O Projaquistão vai querer fazer uma minissérie,tipo Os dias eram assim. Triste Brasil que não reagiu a tempo de ser dominado por ideologias… Read more »

SeaPredator
SeaPredator
Reply to  Kornet
6 anos atrás

? 100%

Leonardo
Leonardo
Reply to  Kornet
6 anos atrás

Kornet,

O Brasil reagiu sim, os militares só não fizeram o trabalho completo que lhes foi concedido pelo povo. O caos atual provocado pelo PT não é resultado de uma nova guerra, ainda estamos na mesma.

Caio
Caio
6 anos atrás

Queria por qual motivo as forcas especiais do exercito tiveram que participar de uma acao em favela, isso e rebaixar a forca e um passo para denegrir a sua imagem, bem a gosto dos bandidoes do colarinho branco, que ja se manifestam abertamente contra a intervencao, espero que a inteligencia do exercito e saia fora dessas armadilhas.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

E por que as FEs que tem apontadores IR na armas iam usar a opção do laser visível a noite ?

SeaPredator
SeaPredator
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

Boa pergunta.

Realmente parece meio sem noção isso.

?.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

Ainda mais com o uso de NVGs, que daria pra ver os feixes IR, não faria sentido usar o laser visivel.

Dennys Modesto
Dennys Modesto
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
6 anos atrás

É como é que um cara de moto viu os fantasmas de preto e ainda escondidos no meio do mato?!

Celso Cruz
Celso Cruz
6 anos atrás

Escrever que partido X, Y e/ou Z seriam supostamente constituídos por defensores de bandidos é atitude muito pouco inteligente, ou é desinformação e/ou é falha grave de caráter.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Celso Cruz
6 anos atrás

Vou levar a sério o que você diz o dia que:

DH visitarem as famílias das vítimas dos criminosos;
DH visitarem as famílias dos policiais vítimas dos criminosos;
Os partidos que você gosta pararem de relativizar o crime.

Digo mais…

Estes partidos de m…. só tem espaço de mídia por causa da classe artística e porque grande parte dos jornalistas são de esquerda, porque na realidade em termos de espaço no poder legislativo o PSOL da vida é praticamente invisível apenas sendo linha auxiliar do PT.

Pedro
Pedro
Reply to  Celso Cruz
6 anos atrás

Nao, nao é. Todos sabem quais ParTidos defendem bandidos o tempo todo e também são constituídos por uma maioria de bandidos. Dar nome aos bois não é falha de caráter. Falah de caráter é defender bandidos. Desinformação é mentir. Apontar o resultados das seguidas ações tomadas por esses partidos de esquerda é falar a verdade. PSOL e PT não seriam supostamente constituídos por defensores de bandidos, eles SÃO. Ou defender estuprador, ex-presidente condenado, tesoureiro corrupto, senadora que roubou da previdência, ditador comunista assassino não é defender bandido?

Bravox
Bravox
Reply to  Celso Cruz
6 anos atrás

E nao são?

Doug385
Doug385
Reply to  Celso Cruz
6 anos atrás

A falha grave de caráter fica a cargo desses partidos. A muito pouca inteligência já parte dos que os defendem.

welder
welder
Reply to  Celso Cruz
6 anos atrás

Psol provavelmente tem relação com comando vermelho “CV”.
http://rvchudo.blogspot.com.br/2016/10/eles-tem-as-mao-sujas-com-o-sangue-de.html

Bruno Rocha
Bruno Rocha
Reply to  Celso Cruz
6 anos atrás

Não, Celso, inteligente é bancar o neutro e superior na internet, esquecer que partidos com PT, PSTU e PSOL cria leis que protegem marginais cinicamente e ainda criminaliza qualquer reação da sociedade.

Kornet
Kornet
6 anos atrás

“Escrever que partido X, Y e/ou Z seriam supostamente constituídos por defensores de bandidos é atitude muito pouco inteligente, ou é desinformação e/ou é falha grave de caráter.” Se foi pra mim,tenho muito caráter e se vc for dessa laia que quer inverter as coisas no país ,saiba que como eu há muitos que são contra. Quanto a afirmar,não preciso vide o que esse partido e outros do mesmo naipe e ideologia dele defende,nunca os vi defender policiais,trabalhadores e pessoas de bem,só defendem o errado,o que a maioria quer eles são contra,quem não tem caráter e amor ao país são… Read more »

Celso Cruz
Celso Cruz
Reply to  Kornet
6 anos atrás

Mateus at 2000 anos disse:

“cego guiando cegos e todos vão para o buraco”

PS: O bem vence sempre contra os inimigos da luz!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Celso Cruz
6 anos atrás

Isto é verdade..

Por isto uma hora a paciência da população vai acabar com os defensores dos manos.

Bruno Rocha
Bruno Rocha
Reply to  Celso Cruz
6 anos atrás

E pelo visto você é o bem e quem discorda é das trevas, né?

Ozawa
Ozawa
6 anos atrás

Na paráfrase de um jargão popular, há alguns que pensam ser possível num país faminto por paz social fazer um omelete de ordem pública sem quebrar ovos de granja ilícita …

SeaPredator
SeaPredator
Reply to  Ozawa
6 anos atrás

Bem escrito.
?.

Cronauer
Cronauer
Reply to  Ozawa
6 anos atrás

hahahahahahaha I-M-P-A-G-Á-V-E-L!

Marcelo Brandão
Marcelo Brandão
6 anos atrás

Na mesma semana em que os “Fantasmas” visitaram o Salgueiro, houve uma operação onde o exército foi recebido a bala. Essa operação ocorreu em resposta ao ataque a uma base da PRF na madrugada anterior. Na ocasião tropas regulares foram recebidas a bala e não foi permitido seu acesso a localidades da comunidade, o confronto foi evitado pois poderia gerar baixas entre civis e militares. Os “meninos da comunidade” divulgaram vídeos nas redes sociais se dizendo “brabos” e que lá nem o EB entrava. Por isso foram tratados de forma tão atenciosa pelos fantasmas.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Marcelo Brandão
6 anos atrás

Marcelo se for vdd, foi uma operação de vingança, o EB mostrou que pode ataca-los a qualquer hora, quando bem entender. No meu vêr, acertadissima!

Bruno Rocha
Bruno Rocha
Reply to  Augusto L
6 anos atrás

O que impede as forças armadas de acabar de vez com a malandragem nas favelas são justamente os partidos socialistas, que como seguem a tradição ideológica, filiam-se ao crime organizado, ajudam e fomentam a criminalidade, atam as mãos das polícias e militares e, por fim, toma as armas da população, abrindo espaço para o banho de sangue generalizado.

housemaq
housemaq
6 anos atrás

“As armas estão à disposição do MPM, e eles podem provar que não atiraram — afirma Itamar.” É inacreditável o que está acontecendo neste país! Ele teve que dar uma entrevista e dar essa satisfação! Só faltou mandarem ele pedir desculpas! Agora é proibido atirar e neutralizar bandidos de altíssima periculosidade armados com fuzil, granadas, metralhadoras ponto 50 que derrubam aeronaves e coletes à prova de balas! Agora com certeza vão querer processar e prender imediatamente estes soldados que estão libertando a população e o cidadão de bem! Se um bandido desses morre, a gritaria é absurda! Estamos vivendo uma… Read more »

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  housemaq
6 anos atrás

Até parece uma operação para punir o EB por combater o tráfico.

Samuca Cobre
6 anos atrás

Esses FANTASMAS tem é que trabalhar todos os dias , e por muito tempo….

Wilson França
Wilson França
Reply to  Samuca Cobre
6 anos atrás

São mais de 700 favelas no Rio. Haja fantasma. Vai ter que ser um poltergeist!
Se fizerem uma operação por dia, vai levar dois anos para passarem por todos os lugares. E aí os primeiros já estarão tomados de novo.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Wilson França
6 anos atrás

São mais de 1000, muito mais. No final dos anos 90, a prefeitura juntou favelas em “complexos” para iludir o povo e diminuir o número.

R_cordeiro
R_cordeiro
6 anos atrás

Mataram pouco. Pra mim todos os meliantes portando armas de uso restrito nas ruas devem ser abatidos sem nenhum tipo de abordagem. Se estão de fuzis são alvos e ponto.

Alberto 18 de Março de 2018 at 12:02
sim, um grande cemitério.
________________

se for um grande cemitério de bandidos, irá virar mais um ponto de turismo no Brasil e motivo de orgulho nacional.

Oráculo
Oráculo
6 anos atrás

As armas dos “Fantasmas” não foram utilizadas.

2018 e os caras ainda acham que militar/policial sobe morro com a arma da corporação. Pra quê? Levar um processo por matar bandido em troca de tiros?

Ou seja.
Nenhuma arma da corporação foi utilizada.
Segue o baile.

Na próxima vez.que matem o dobro…

Wilson França
Wilson França
Reply to  Oráculo
6 anos atrás

Quer dizer: a polícia e o exército não usam armas da corporação, os bandidos usam armas vendidas por policiais… é uma zona só. E depois querem que dê certo.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Wilson França
6 anos atrás

Você está equivocado.

Quem usa armas vendidas por policiais corruptos são as milícias.
Que são formadas em sua maioria absoluta por ex-policiais, a maioria deles expulsos das corporações.
É um negócio entre iguais = Policiais Corruptos + ex-policiais expulsos por corrupção.

Os “bandidos” usam armas de contrabando, que chegam via Paraguai e Bolivia.

Aliás essa rota de contrabando de armas que abastece o PCC, Comando Vermelho, etc. é uma das mais rentáveis do mundo. Os traficantes pagam bem mais caro e em dinheiro vivo. Um baita negócio para os senhores da guerra.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Oráculo
6 anos atrás

Infelizmente, bandidos também usam armas vendidas por policiais corruptos, que interceptam carga e cobram ágio para devolver.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
Reply to  Leonardo
6 anos atrás

Qualquer um pode comprar uma arma de um policial corupto, eu comprei um .38 Rossi com numeração raspada de um policial em 1982 para levar nas minhas viagens de Pirassununga para Curitiba de noite, depois quando me formei vendi a um colega meu de turma.
Conheci o policial em um estande de tiro no Clube Santa Monica em Curitiba, falei que queria comprar um revolver .32 ou .38 e ele foi no carro e apareceu com esse, comprei na hora.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Leonardo
6 anos atrás

Walfrido comprar pistola e revolver vc compra em qualquer boteco da zona do baixo meretrício de qualquer cidade do Brasil. Nem precisa ir atrás de policial corrupto. Agora pra comprar fuzil e metralhadora, ou vc tem ligação direta com a banda podre da polícia, e isso existe até na polícia de Nova York, ou é através do tráfico internacional de armas. Esse dias apreenderam fuzis vindo de Miami! PRF toda semana intercepta fuzis e munições vindo do Paraguai. Essa é a Rota que abastece PCC e CV. O tráfico sabe que a Banda Podre da polícia “sustenta” a milícia. Eles… Read more »

Leandro
Leandro
6 anos atrás

Traficante portando essas armas de guerra devem ser tratados como terroristas, ponto. Guerra é guerra.

Baschera
Baschera
6 anos atrás

Esperta e sorrateieamente o crime organizado tem se infiltrado desde o final dos anos 90 na politica…financiando “candidatos” e obrigando a grande massa das “comunidades” a votar nos seus indicados, que naturalmente não admitem tal condição, ao contrário, inflam o peito dizendo-se defensores dos mais humildes e das diversas minorias….que de minorias nada tem, pois invariavelmente já são o oposto, maiorias. Notem pois que leis, normas e outros atos legais, ONG’s, artistas, membros do MP e até mesmo do Judiciário foram mudando todas as formas de entendimento, persecução e aplicação destas. Isto sem mencionar os partidos politicos, sobretudo os nanicos,… Read more »

RL
RL
6 anos atrás

RL 18 de Março de 2018 at 12:00 Daí eu penso. Se fizessem ações como estas em grande escala, o Rio seria outro lugar hoje. Reply Alberto 18 de Março de 2018 at 12:02 sim, um grande cemitério Amigo Alberto. Já está um grande cemitério. A diferença é que os cadáveres não seriam como hoje, de gente inocente que acorda todo santo dia atrás de um sonho, de lutar pela vida, para buscar o sustento de duas famílias, para honrar e pagar suas contas ainda que nelas estejam embutidos impostos absurdos como os que eu e inclusive você pagamos. O… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
6 anos atrás

Que coisa LINDA, viva o EB, viva as Forças Armadas. Bandido bom é bandido com 8 furos no corpo!

Paulo B
Paulo B
6 anos atrás

Boa tarde Os comentários daqui do fórum sempre afirmaram que a missão de GLO seria ineficaz. O próprio comando do exército não queria tal tarefa. Pois sabemos que não há condições de fazê-la, não por inoperância ou ineficácia das FAA. O problema é a nossa sociedade que é esquizofrênica, bipolar, inconsequentes, etc. Na minha modesta opinião, retiro a tropa mando os entendidos resolverem e pronto. Que se virem com o narcotráfico, com os milicianos, e todos mais e deem uma resposta a população. O que não dá é para tentar arrumar a casa e levar o ônus de vilão. Que… Read more »

Aldo Ghisolfi
6 anos atrás

CULTURA nhamnhamnham que inverte a ordem das valores das coisas…
As FFAA vão acabar sendo desmoralizadas pelo TO de guerra assimétrica que enfrentam e por ações de extremo constrangimento a que são submetidas.
SÓ VOU ACREDITAR NA EFICÁCIA DAS FFAA NO COMBATE A QUE FORAM LANÇADAS, QDO O GUARANI USAR DA SUA TORRE de 30mm!

Dan01
Dan01
Reply to  Aldo Ghisolfi
6 anos atrás

Usar uma 30mm pra deter traficante?

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Dan01
6 anos atrás

Deter não. Exterminar,mata-los até não sobrar nem os elementos astrais.

Walfrido Strobel
Walfrido Strobel
6 anos atrás

Mas investigar é normal e obrigação quando existem mortes, o EB participou de uma operação com mortes, então tem que ser investigado, não existe surpresa nenhuma nisto.
O anormal seria não ser investigado.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Walfrido Strobel
6 anos atrás

Concordo… a diferença entre um exército e uma milícia é justamente existir esse tipo de controle.

Thomas_S
Thomas_S
Reply to  Renato B.
6 anos atrás

Será que poderia ter feito por vídeo conferência? Assim, haveria uma economia nas passagens e diárias.

Alexandre
Alexandre
6 anos atrás

Eu penso que o exército Brasileiro devia fechar todas as favelas do Brasil, ninguém entra ou sai sem passar por revista. Então , junto com a inteligência, faria uma triagem, tirando todos os Cidadãos de bem , o que sobrasse, fosse homem , mulher , com mais de 12 anos e que não se submetesse ao pente fino, podia matar sem pena, tipo um genocídio de bandidos e bandidas. Depois era só chamar o rabecão e liberar o retorno das pessoas de bem.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Alexandre
6 anos atrás

Vc cercaria todas as favelas do Brasil ao mesmo tempo ou algumas por vez?
E os cidadãos de bem que vc tiraria das favelas, colocaria onde até eles poderem voltar?
A Rocinha tem 50 mil habitantes. Vamos supor, exagerando, que mil são criminosos. Vc colocaria 49 mil pessoas esperando onde?

Matheus de Oliveira
Matheus de Oliveira
6 anos atrás

Se sou comandante do EB, chamo todos os militares envolvidos na Intervenção Federal e deixo a zorra correr solta no Rio de Janeiro, não apenas no Rio, mas no Brasil inteiro, deixe que os entendidos e demagogos enfrentem a situação!Aí eles verão que com violência se combate violência!

Alex
Alex
6 anos atrás

Não conheço nenhuma favela, nunca fui em uma, mas pelo que vejo na tv sempre são mal iluminadas. Agora pergunto, como o cara que estava passando de moto a noite viu homens dentro de uma mata vestidos completamente de preto e ainda disse com exatidão que a arma era uma fuzil?

Bezerra (FN)
Bezerra (FN)
Reply to  Alex
6 anos atrás

Ele “viu” por que foi levado por quem tomou o depoimento a “ver”. Se o membro do Ministério Publico conduzir o depoimento de certa maneira, o rapaz veria até o Predador, personagem de filmes de ação/terror na mata fumando um cachimbo de crack.

Alex
Alex
Reply to  Bezerra (FN)
6 anos atrás

Conheço o personagem e ele ainda fica invisível.
Esse depoimento pode ser derrubado por qualquer advogado. Sinceramente querem crucificar as Forças Armadas de todo jeito.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
6 anos atrás

Acho que qualquer instituição militar especial ou de elite que seja de qualquer umas das tres forças NÃO deveriam ficar aquarteladas no Rio. Fico impressionado com a incrível enormidade de bases navais e aéreas, quartéis, instituições de pesquisa e ensino, paióis e arsenais, centros de comandos e por ai a fora de todas as tres armas sediadas no Rio. E como ja deu pra ver, e faz tempo, existem lugares melhores.

Bezerra (FN)
Bezerra (FN)
Reply to  Fabio Jeffer
6 anos atrás

O ParaSAR da FAB fica em Campo Grande/MS e o CFN pensa em movimentar o Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais para o Centro Oeste. Faltam verbas para o feito e exige bastante planejamento. Mas o fato de existir assédio do crime sobre essas unidades especiais não tem nada haver com a movimentação do Comandos e FE do EB para o Centro Oeste, foi por razões logística, assim como a MB também deseja com o Tonelero no futuro. Jornalista INVENTA cada teoria.

Mosczynski
Mosczynski
6 anos atrás

Deveriam era investigar como usar essas forças na eliminação de traficantes e toda essa corja que tornou as áreas do RJ e do resto do Brasil também. Deveriam considerar Marcola e seus comparsas do PCC como terroristas e autorizar essas forças a usar armas letais na eliminação em caso de resistência.

DJ Mão Branca
DJ Mão Branca
6 anos atrás

Opa, ta’ rolando censura aqui no blog?? Bando de cuzão defensores de defensores de bandidos.

Wilson França
Wilson França
Reply to  DJ Mão Branca
6 anos atrás

Pelo teu palavreado, acho que não está rolando censura…

Felipe Morais
Felipe Morais
6 anos atrás

Acho maravilhoso esse discurso hipócrita de pessoas como esse Alberto. Incita todo mundo a mostrar argumentos contra seu posicionamento. Mas não consegue justifica o porque se posiciona dessa forma. Será que enxerga o mundo de outra forma? Será que está enxergando o copo meio cheio e 90% da população só enxerga a parte vazia? O que vejo é uma violência brutal nesse país. Vivemos presos dentro de grades, enjaulados. Saímos de casa, a qualquer hora do dia, com medo, desconfiados. Nossos familiares saem de casa e nos resta apenas torcer (orar pra quem é de oração) que possam voltam em… Read more »

RL
RL
6 anos atrás

Este link resume o que penso sobre todo este cenário em que vivemos.

https://youtu.be/A_vQxLrkYi0

JCuritiba
JCuritiba
Reply to  RL
6 anos atrás

Fake news. Esse é o Prof. Marco Antonio Villa, que participa dos programas jornalisticos da Jovem Pan

Valter M
Valter M
6 anos atrás

Se fossemos uma nação séria,realmente comprometida com a segurança de seus cidadaos e com a verdade, estariamos debatendo aqui nesse blog a criação de no minimo, um batalhao desse em cada regiao militar,no minimo do minimo…e reconheceriamos o trabalho desses que colocam suas vidas acima das dos demais, para defenderem o direito de ir de vir das pessoas de bem, mas…

DANTON
DANTON
6 anos atrás

Só tem algo pior que assassinos e bandidos. O Alberto!
Se Deus, na sua magnificência , fizesse eu escolher eliminar um bandido ou “Alberto”…..adivinha quem escolheria??
Esses tipinhos de pessoas que se acham glorificados com estes espasmos de benevolência calhorda, são os reais problemas de uma sociedade que almeja ser civilizada.
E não adianta argumentar com esses hipócritas falsetes……pegue o filhinho dele pra se ver como se transforma no pior facínora vingativo da humanidade.

Samuca cobre
6 anos atrás

Amigo Danton, calma!!!! Infelizmente somos obrigados a ler certas opiniões que são difíceis de serem digeridas!!! Como a do Alberto, mas como vivemos numa democracia somos obrigados (infelizmente) escutar as opiniões de cada Um!!! Eu estou com o exército brasileiro e não abro!!!

Agnelo
Agnelo
6 anos atrás

Senhores
Forças de Operações Especiais NÃO são tropas de Operações Policiais Especiais.
As FOpEsp são empregadas em ambientes negados e politicamente sensíveis.
Estão “ATÉ O TALO” de missão pra cumprir…
Os senhores acham, realmente, que mandariam um DOFEsp pra emboscar bandidinho zé roela?
Se fosse pra prender um “pica das galáxias” do tráfico, super protegido, ainda vai….
Fazer um reconhecimento VELADO, tudo bem…
Tem gente vendo muito filme….

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Agnelo
6 anos atrás

Seu menino mau.Eu estava acreditando e feliz

Lucas
Lucas
6 anos atrás

Quem crítica os militares esquece de dizer que os vagabundos do alto comando das facções também mandam “um salve” pra quem eles querem. A justiça desse país é a essência da hipocrisia!!!

Aldo Ghisolfi
6 anos atrás

Dan01:
Bom dia!
Não seria tolo o suficiente para postar uma bobagem destas… quero ver é as FFAA ganharem de assalto uma posição forte da bandidagem no TO da guerra assimétrica urbana que lhes foi imposto. E, quem sabe, sim!, talvez, pq não? deter traficante!

João
João
6 anos atrás

Qualquer pessoa com o mínimo de esclarecimento sabe a origem das guerrilhas no RJ, em especial o CV que nasceu da junção de bandidos comuns com os “revolucionários” de esquerda os quais detinham treinamento militar e farta ideologia made in Cuba. No início era a força vermelha de comunhão da comunidade, o bem agindo contra o proletariado e essa baboseira toda, distribuindo botijas, cestas básicas, etc… mas o tempo passou e assim como em qualquer sociedade onde a liberdade fica à sombra do poder, quem detinha as armas passou a ser o senhor da comunidade. Hoje temos guerrilhas com toda… Read more »

valmir
valmir
6 anos atrás

Parece que o povo torce pelos bandidos .

RL
RL
6 anos atrás

Estou com os amigos.

EB e Brasil acima de tudo.

Bandido que pega numa arma ou usa uma gravata…. Bala.

Quem pega em livros e almeja crescer, que a vida e este país lhes sejam de direito.

De resto. Fo fo fo fooooda-se. Manda pra vala. Não contribuem e não farão falta.

JC
JC
6 anos atrás

Engraçado que um padeiro conseguiu descrever o soldado tava de capacete, carabina, mira laser, e tudo isso a noite enquanto andava de moto.
LEVA ESSE PADEIRO PRA FAZER PÃO PRO COMANDOS.

Mauro
6 anos atrás

O que me intriga nesse caso ao ler as matérias é que os mortos estavam ao longo da estrada …todos, inclusive os feridos. Estranho as pessoas que disseram ser em maioria pessoas da comunidade passando e sendo alvejadas como patos numa linha de tiro. Não me parece atitude de quem age dentro de técnicas rígidas de engajamento das Op Esp onde furtividade, e eficiência são a tônica para o cumprimento de uma misssão onde geralmente há um objetivo específico determinado anteriormente. Se os militares agiram dentro do exposto …seria bom o EB repensar todo o seu treinamento e passar a… Read more »

Antonio Calos
Antonio Calos
6 anos atrás

exelente trabalho das tropa especiais , estão de parabéns ,como podemos ver a rede de marginais chega até a ONU e os esquerdopatas inverte os valores defendendo marginais como este Alberto. perfil destas pessoas demostra que ganha muito com a defesa de marginais e falando mal dos órgãos de segurança gostaria que a lei fosse mais severa com os marginais e quem os defende
fora tranqueiras

Renato B.
Renato B.
6 anos atrás

Só uma pergunta, o que o Ministério da Defesa tem em mente para evitar um efeito México?

O México também botou o exército para enfrentar o tráfico e lembram no que deu? Nos Zetas, que tornaram um cartel muito violento que empregava táticas militares.

Se não tomarem cuidado pode surgir um Comando ainda pior que o vermelho.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
6 anos atrás

Vai haver uma investigaçãozinha e nada mais… morreu o assunto!

Felipe Morais
Felipe Morais
6 anos atrás

Renato, essa é uma das razões de a sede do batalhão ter mudado do RJ para Goiânia.
É algo realmente preocupante, mas acredito que o comando seja atento à isso.
Você citou o México. Temos exemplo aqui do lado, na Colômbia.

Também vejo com muitas ressalvas a permanência de batalhões importantes no RJ.
Nada contra o estado, pelo contrário.
Mas esperar com convicção que um soldado não dê bola para o tráfico com a mixaria de soldo que recebem…sei não!

Renato B.
Renato B.
Reply to  Felipe Morais
6 anos atrás

Vc entendeu meu ponto. Na verdade acho que a Colômbia é um exemplo positivo afinal eles reduziram a violência. Já o Mexico…

Samuca cobre
6 anos atrás

Amigos o start já foi dado o exército a marinha e a força aérea do Brasil já sabem o que tem que ser feito!!!! Eles não vão deixar esses marginais tripudiar e deboxar do poder público desta nação!!!! Vocês podem ter certeza que eles irão acabar com esta corja de vagabundos!!! Pode ser que demore ou não, mas temos que acreditar nesses heróis!!!! São a nossa única esperança!!! Deus salve o nosso Brasil!!!!!

Juarez
Juarez
6 anos atrás

Apartir do momento que o pessoal da inteligencia tomar as redeadda situação, a guerra vai virar.
O assassinato da vereadora mostrou que ainda foram pegos com a retaguarda aberta, mas isto deveudat em breve, mas como disse o ozzawa, todos os ovos da dispensa serão quebrados.

Mattos
Mattos
6 anos atrás

Srs.
Existe alguma página no facebook ou similar em que pessoas civis e/ou militares, que não estão mais suportando esta situação, no Rio e no Brasil, e que possa trocar idéias?

Ricardo Carvalho
Ricardo Carvalho
6 anos atrás

8 mortes, 8 brasileiros, para onde apontam nossas alça de mira? Onde está dito que foram 8 bandidos? Não há qualquer qualificacão dos alvos, homens, mulhares, crianças, mulas, chefes, vereadores, senadores?
Creio que sem uma declaração de objetivos da operação não haverá possibilidade de sucesso. Se o sucesso for o número de brasileiros mortos abra-se uma metralhadora.
Mas, se o objetivo for o trafico pode-se trabalhar com indicadores como o preço da droga no varejo, se a operação for bem sucedida o preço da droga subirá.
Alguem é do Rio?

Agnelo Moreira
Agnelo Moreira
Reply to  Ricardo Carvalho
6 anos atrás

Há Objetivos.

Com os 8, tinham 7 Pst e 2 Fuzis, pelo q a PC encontrou.

Felipe Morais
Felipe Morais
6 anos atrás

Ricardo, há relatos e vídeos na internet em que os traficantes se vangloriam por “terem botado o Exército pra correr”.Na verdade, responsável que é, o EB evitou ação no momento pra evitar os danos colaterais. Mas depois voltou. Pelo visto, numa ação planejada e bem executada.

” Alguém é do Rio?” Pq? Quem é do Rio sabe o que rolou? Só quem tem legitimidade pra falar é quem é de lá? Você é do Rio? Como faz pra saber o “preço da droga no varejo”? Sai pesquisando de boca em boca? Só “pesquisando”?