General Carrião assume interinamente o Comando da 3ª Divisão de Exército

4

Santa Maria (RS) – No dia 28 de março, no quartel do 1° Regimento de Carros de Combate “Regimento Vanguardeiro”, ocorreu a cerimônia de transmissão do cargo de comandante da 3ª Divisão de Exército “Divisão Encouraçada” do General de Divisão Marcos Antonio Amaro dos Santospara o General de Brigada Giovany Carrião de Freitas (interino).

A cerimônia foi presidida pelo Comandante Militar do Sul, General de Exército Edson Leal Pujol, e contou com a presença dos antigos comandantes da “Divisão Encouraçada”, General de Exército Fernando Sérgio Galvão e General de Divisão Luiz Alberto Cureau; do Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert; do Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Professor Paulo Afonso Burmann; do Prefeito em Exercício de Santa Maria, Sr Sérgio Cechin; do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Sr Alexandre Pinzon Vargas; e de diversas autoridades civis e militares, militares da ativa e da reserva, convidados.

Com o objetivo de eternizar às sucessivas gerações de chefes militares que tiveram a responsabilidade de conduzir os destinos da “Divisão Encouraçada”, foi realizada a inauguração do retrato do General Amaro, a ser incluído na Galeria dos Comandantes da 3ª Divisão de Exército. A admissão na galeria de honra representa a continuidade dos valores e tradições da Força Terrestre.

Também, e com a finalidade de preservar e divulgar o patrimônio imaterial do Exército, expresso em suas tradições, celebrações e nos valores militares, o General Amaro recebeu do Comandante Militar do Sul a medalha comemorativa ao Sesquicentenário do Conflito da Tríplice Aliança.

A cerimônia teve início com a execução do toque de “Presença de Ex-Combatente”, em homenagem ao Sr Aribides Rodrigues Pereira, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Esse bravo, com sacrifício, bravura e glória, soube defender a honra da Pátria e os ideais de liberdade e democracia, por ocasião da Segunda Guerra Mundial.

Após o canto do Hino Nacional Brasileiro, foi realizado a leitura do ato oficial de exoneração do cargo de Comandante da 3ª DE.

Minhas palavras de despedida pretendem expressar reconhecimento e gratidão a todos os que nos antecederam no cumprimento da missão da 3ª Divisão de Exército e àqueles que hoje se empenham e contribuem para o seu êxito” afirmou o Gen Amaro quando apresentou suas despedidas.

No prosseguimento, o General Leal Pujol efetuou a leitura da referência elogiosa consignada ao General Amaro, enfatizando que “suas qualidades de líder, somam-se muitos atributos pessoais e profissionais, dentre os quais se destacam a esmerada educação, o equilíbrio emocional, a espontaneidade, a lhaneza no relacionamento interpessoal e a sincera dedicação ao bem-estar de seus subordinados”.

Após a leitura do ato de nomeação do General Carrião para o cargo de Comandante Interino da “Divisão Encouraçada”, e na presença em destaque dos Antigos Comandantes da 3ª DE e dos Comandantes das Grandes Unidades, da Artilharia Divisionária e das Organizações Militares Diretamente Subordinadas, ocorreu o evento de transmissão do cargo.

O desfile da tropa em continência ao novo Comandante da “Divisão Encouraçada” marcou o encerramento da solenidade. Após o desfile da tropa a pé, seguiu-se o desfile mecanizado e blindado.

O General Amaro assumiu o Comando da 3ª DE, no dia 19 de agosto de 2016, foi proposto para a promoção a General de Exército e nomeado para o cargo de Secretário de Economia e Finanças (Brasília-DF).

O novo comandante, General Carrião, gaúcho de São Gabriel, é o atual Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada e acumulará interinamente a missão de comandar um efetivo superior 20 mil homens que integram a “Divisão Encouraçada”.

FONTE: 3ª Divisão de Exército / FOTOS: Sd Henckes

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
6 anos atrás

Vocês sabem quem vai assumir o COLOG ?

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
Reply to  Rodrigo Ferreira
6 anos atrás

Meu pai.

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Reply to  DOUGLAS TARGINO
6 anos atrás

E a pergunta que eu ia fazer, mas apertei o Post Comment antes.

Qual a visão dele dos CAC´s e de regulação de PCE ?

Se puder responder eu agradeço.

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
Reply to  Rodrigo Ferreira
6 anos atrás

Estava brincando amigo. Bem que eu queria que meu pai fosse General, eu acho que eu tatuaria na pele “meu pai é general”. kkkk