Abertas inscrições para o 10º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa

1

Promovido pela ABED, encontro reúne civis e militares para debate sobre segurança e defesa

Estão abertas as inscrições para O 10º ENABED (Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa) que, neste ano, traz o tema “Defesa Nacional e Segurança Internacional em tempos de crise: soberania e democracia em debate”. Professores, pesquisadores, graduandos e graduados civis e militares podem se inscrever e submeter suas pesquisas no endereço www.enabed2018.abdef.org. O encontro consiste em mesas redondas, painéis, mostra de iniciação científica (pôsteres), minicursos e lançamento de livros.

Promovido pela ABED (Associação Brasileira de Estudos de Defesa), o 10º ENABED se apresenta como um espaço para discussão de questões pertinentes sobre segurança, defesa e matérias correlatas que ocupam a agenda de líderes mundiais e da sociedade como formação militar, segurança internacional, missões de paz, direito marítimo, direito internacional, regras de engajamento, securitização, indústrias e logística de defesa, operações militares, ciência e tecnologia em defesa, economia da defesa, cenários prospectivos para defesa, teoria e estudos estratégicos, entre outros. O encontro acontece em São Paulo, de 3 a 5 de setembro, na USP.

A ABED é uma sociedade acadêmica, civil e sem fins lucrativos fundada em 2005 por pesquisadores e estudiosos pertencentes a importantes e variadas instituições de pesquisa e ensino civis e militares em todo o país. Desde 2006, a associação vem promovendo anualmente encontros nacionais e regionais, incentivando estudos e ampliando o interesse pelos temas relativos à sua comunidade. Recentemente, a ABED passou a integrar o Conselho Acadêmico de Defesa, criado pelo então ministro da Defesa Raul Jungmann, por Portaria Ministerial, em 13 de dezembro de 2017.

Com mandato bienal, a atual diretoria da ABED, empossada em 5 de setembro de 2016, é presidida por Alcides Costa Vaz, da UnB (Universidade de Brasília). Participam do Conselho, Wanderley Messias da Costa, da USP (Universidade de São Paulo) como vice-presidente, Sabrina Evangelista Medeiros, da Escola de Guerra Naval (EGN), como conselheira fiscal, entre outros.

Serviço:

10º ENABED – Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa
De 3 a 5 de setembro de 2018
USP – Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) do Departamento de Geografia
Avenida Lineu Prestes, 338 – Butantã – Cidade Universitária – São Paulo – SP

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Vicente
João Vicente
5 anos atrás

Vai encher de ispecialista