Home Diplomacia Brasil e mais cinco países suspendem participação na Unasul

Brasil e mais cinco países suspendem participação na Unasul

5323
118

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira, e os chanceleres da Argentina, do Paraguai, da Colômbia, do Chile e do Peru enviaram carta à Presidência Pró-Tempore da União das Nações Sul-americanas (Unasul). No documento encaminhado ao chanceler da Bolívia, Fernando Huanacumi, que está no comando da organização, eles informam sobre a decisão de suspender, por tempo indeterminado, a participação nas reuniões do bloco.

A iniciativa, segundo o documento, foi motivada pelo impasse com o governo da Venezuela em relação à escolha do secretário-geral da organização. Na carta, os chanceleres alegam que a Unasul está paralisada desde janeiro de 2017 porque a Venezuela, com o apoio da Bolívia, do Suriname e do Equador, vetou o candidato argentino ao posto de secretário-geral.

Na ocasião, o candidato era o embaixador argentino José Octávio Bordón. Apesar do veto, a Venezuela e os demais países não apresentaram alternativa ao nome. Assim, a secretaria-geral ficou vaga e a organização, de acordo com os chanceleres liderados pelo Brasil e Argentina, acéfala.

Os chanceleres do Brasil e dos outros cinco países argumentam que o cargo de secretário-geral é fundamental na Unasul e a ausência da liderança prejudicou as discussões políticas do bloco, incluindo reuniões de chanceleres, que desde então não estão funcionando de forma adequada.

Sede da Unasul, no Equador

Polêmica

Na Unasul, há uma divisão entre as alas lideradas pela Bolívia e pela Argentina, sendo que esta segunda é denominada de conservadores. Atualmente a ala conservadora domina a organização.

O documento elaborado pelos chanceleres do Brasil e dos cinco países foi encaminhada no último dia 18. Para os ministros, há uma série de dificuldades que ameaçam o funcionamento do bloco.

Criada em 2008, a Unasul foi uma iniciativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ex-presidentes da Venezuela Hugo Chávez (já morto) e da Argentina Néstor Kirchner. O objetivo era incentivar a integração regional.

Porém, com os novos presidentes da República de vários países, houve mudanças dos governos, redirecionando prioridades e tendências políticas. A Unasul é formada pela Argentina, o Brasil, Chile, Equador, a Guiana, o Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e a Venezuela.

FONTE: Jornal do Brasil

118
Deixe um comentário

avatar
59 Comment threads
59 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
52 Comment authors
Marcelo BaptistaGustavo BarrosFabianojose luiz espositoFlanker Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

Tem mais é que sair fora de todos esses organismos criados por concepção do Foro de São Paulo.

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Foro comunista de São Paulo diga-se de passagem.

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

Pois é, por incrível que pareça achei uma matéria antiga da rede bobo escrita pelo ex ministro da fazenda da Colômbia, onde mostra as reais intenções dessa organização e dos partidos que governavam/governam o Brasil, Argentina, etc.

https://oglobo.globo.com/opiniao/o-elefante-despercebido-da-unasul-17191837

Nonato
Visitante
Nonato

E as intenções do comunismo são quais? É muito fanatismo e cegueira. A população precisa acordar. As viúvas do comunismo são o atraso da América latrina.

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

Fanatismo do Maduro e desses partidos de esquerda, eles que são as viúvas do comunismo trazendo essa ideologia fracassada. Pior são os cegos que se recusam a ver.

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

Os cegos são os principais responsáveis pelo avanço dessa ideologia e a situação da Venezuela que ainda por cima afeta os vizinhos.

Bueno
Visitante
Bueno

Deus seja Louvado!
Achei esta forma de agradecer por este fim !!

Delfim
Visitante
Delfim

Já há o Mercosul. Não precisamos de Unasul.

Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

E temos a OEA também, muito mais séria.

Agnelo Moreira
Visitante
Agnelo Moreira

Uma ideia q seria boa, parida por vagabundos pra aparelhar a praga do Foro de SP…

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Isso mesmo. São um bando de vagabundos.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

“Criada em 2008, a Unasul foi uma iniciativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ex-presidentes da Venezuela Hugo Chávez …”

Os governantes que seguem a política bolivariana tiveram suas chances de demonstrar as qualidades de seus governos e veja onde (politicamente e economicamente) cada país foi parar…

Precisa dizer mais? Já vai tarde.

Agnelo Moreira
Visitante
Agnelo Moreira

Exatamente. Mais cristalino do q isso, impossível, mas a esquizofrenia é maior em não perceber isso.

William Coimbra
Visitante
William Coimbra

Somos 3.

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Aleluia

WellingtonRK
Visitante
WellingtonRK

Sai fora desse aparelhamento comunista.

Tiago Gimenes
Visitante
Tiago Gimenes

Gosto do conceito de integração da Unasul, mas de fato com cada país afundado em suas crises internar, isso fica em segundo plano.

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

O Brasil deveria dar o que esses comunas querem e invadir, colocar governos fantoches e anexar todos esses países para criar um grande bloco que nem a Rússia fez haha

Delfim
Visitante
Delfim
José Carlos David
Visitante
José Carlos David

Graças a Deus!!!!!

Mark
Visitante
Mark

Demorou mas o dia chegou.

Wellington Góes
Visitante
Wellington Góes

Não é se ausentando que se resolverá os problemas do bloco. Isto acabou tornando a Venezuela o que ela é hoje. Uma atitude imbecil (ideologizar o Bloco), não pode ser respondida com outra atitude imbecil. Minha opinião.

Claudiney
Visitante
Claudiney

Aleluia. Um comentário descente finalmente.

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Duque, a questão é que como organismo a UNASUL já nasceu ideologizada.

O ideal seria a criação de outra entidade, que representasse Estados e instituições e não regimes e pessoas.

colombelli
Visitante
colombelli

Sugação de dinheiro publico em viagens que eram usadas pra politicagem de esquerda. Reformula todo organismo ou caiam fora e deixem os retrógrados bolivarianos falando sozinhos. O Paraguai e a Argentina deram a guinada, e este ano será nossa chance

jose luiz esposito
Visitante
jose luiz esposito

Direita e Esquerda formados por molestados mentais !!!

Ivan BC
Visitante
Ivan BC

Notícia BOA! Brasil tem que sair da ONU e dessa porcaria de Mercosul e Unasul. Nosso país internamente já é uma tartaruga de tanta amarração, do ponto de vista externo fica preso a votos de países nânicos que não agregam nada de bom. Vamos acordar!

Wilson França
Visitante
Wilson França

cho que deveríamos suspender toda e qualquer relação bilateral com outros países e fechar todas as embaixadas mundo afora, que só servem para gastar dinheiro dos nossos impostos.
Deveríamos tbm interromper qualquer tipo de exportação. O que é produzido no Brasil deve ficar no Brasil, para consumo dos brasileiros.
E as fronteiras deveriam ser definitivamente fechadas, não só para venezuelanos mas para qualquer estrangeiro, que vêm aqui só para roubar e matar.
Só nos tornaremos uma grande nação nos isolando desse mundo corrompido, comunista e muçulmano.

colombelli
Visitante
colombelli

Não de tudo, mas de boa parte destes organismos que voces de esquerda criaram ou apoiam para propagar ideologia e troca de favores políticos.

Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

Discordo, com todo respeito Wilson. Deveria ser exatamente o contrário do que você propõe: O Brasil sair do Mercosul, estabelecer relações comerciais bilaterais com qualquer país que se propuser a fazê-lo, sem as condições, interferências e amarras do bloco. O mundo está cada vez mais integrado, o isolacionismo interromperia o nosso desenvolvimento, já bem comprometido em relação a outras nações. Claro que isso não implicaria em abrir indiscriminadamente nossas fronteiras e salvaguardas.

Ivan BC
Visitante
Ivan BC

Adriano Luchiari 23 de Abril de 2018 at 19:13 ……………….. Concordo! Meu medo é apenas a questão da onde imigratoria instigada por movimentos com objetivo questionáveis, geralmente meramente econômicos, como se a vida humana fosse apenas em detrimento do aspecto econômico. 1 -Acho que devemos privilegiar as relações BILATERAIS e tentar fugir de blocos econômicos, especialmente com grupo de países na mesma condição que o Brasil. 2 -Interromper as exportações??? Vamos vender para quem se o Brasil é um país onde as pessoas não tem poder de compra? Se outros países, especialmente europeus e americano, pensarem dessa forma, vamos voltar… Read more »

Johnnie
Visitante
Johnnie

Receita de Coréia do Norte. Só faltou sugerir para começar um programa nuclear agressivo, padronizar as roupas e cortar o cabelinho daquele jeito. kkkkk

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

Pelo menos o prédio da Unasur é bonito… Quanto será que custou aos cofres públicos brasileiros, para sair agora de mãos abanando?

Ivan BC
Visitante
Ivan BC

Exato, Victor…quanto eu não sei, mas tenho certeza que daria para fazer com 1/3 do dinheiro gasto.

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Deveria ter a sigla em portugues também 》 UNASUL. Mas como os espanos não aceitam outros idiomas, fica por isso mesmo.

E o governo do Brasil reclamou? Patéticos e incultos socialistas.

Hélio
Visitante
Hélio

Falando em unasul, o que deu aquele avião de treinamento para o bloco?

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Em nada!

Lucas Senna
Visitante
Lucas Senna

Abandonado, tem uma matéria de 2015 no Aéreo sobre.

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Notícia mais do que bem vinda…. A UNASUL foi criada pelo falecido ditador (e bufão) bolivariano Hugo Chávez e o Brasil sob o tacão da malfadada “diplomacia dos atabaques” do infame trio Samuel Pinheiro Guimarães-Celso Amorim e o também falecido MAG comportava-se nesse organismo como mero caudatário do tiranete tal como vimos no lamentável episódio ocorrido em Honduras quando não apenas acolhemos o presidente deposto Manuel Zelaya como ainda por cima permitimos que nossa embaixada em Tegucigalpa fosse utilizada como palanque político. Ademais a UNASUL foi obviamente criada para proteger apenas e tão somente os governantes e tiranos populistas de… Read more »

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

Uma organização na América Latina em que o Brasil não tenha 50% dos votos nunca irá funcionar…

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

Demorou!

Agnelo Moreira
Visitante
Agnelo Moreira

Por vezes, acho q deixaram os projetos da FAB e MB devagar, pra não entrarmos de marisco nas aventuras de Venezuela e Argentina, pelos laços da UNASUL…
Só achismo…

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

Um fundador no colo do capeta e o outro na cadeia…

Até demorou para sair.

Rafa_positron
Visitante
Rafa_positron

La no estado do Ceara, um General recém filiado ao PSDB quer ser governador

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

entenderam né

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante
Rodrigo Martins Ferreira

O Aécio virou réu e o Azeredo está para ir para o xadrez..

Morreu mais uma narrativa da esquerda..

Quero ver você cobrar com ênfase agora o STF sobre a Gleisi e o Lindbergh

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Eisenhower antes de filiar-se ao partido republicano e governar os EUA foi general, aliás foi comandante aliado supremo no TO europeu durante a II GM. Ou seja, nada impede que um militar, afastando-se da carreira e filiando-se a um partido político, venha a disputar eleições.

Assim, se o aludido general comprir as exigências legais e constitucionais poderá tranquilamente disputar o governo cearense.

Ivan BC
Visitante
Ivan BC

Rafa, bebeu?

Rafa_positron
Visitante
Rafa_positron

Bebi não…muito pelo contrario… é só buscar a noticia na internet

e a propósito está aberta a temporada de contorcionismos verbais!!!!!

Vamos la!

Rafael_PP
Visitante
Rafael_PP

Não entendi. O que as Relações Exteriores da República Federativa do Brasil têm em comum com a pré-campanha no Ceará?

Rafa_positron
Visitante
Rafa_positron

Nada como um dia após o outro eim…

kkkkkkkk

ps.: viva a UNASUL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mateus von Marchi
Visitante
Mateus von Marchi

“Viva” um bloco falido, de países de terceiro mundo. Esquerdista orgulha-se do seu “império de areia”.

Juarez
Visitante
Juarez

Rafa, tu trabalhas na Positron? Se sim, tenho dezenas de rastreadores em meus veículos da positron, vou mandar cancelar todos, porque de gente como tu, não bebo agua, e vou mandar uma oficio a empresa dizendo o porque.
Unasur, bom, berramos aos quatro ventos que devíamos já ter caído fora deste antro de vagabundos,comunistas e terroristas. Finalmente, parece que para minha surpresa, ainda existe vida inteligente em Banárnia Setentrional.

João Vicente
Visitante
João Vicente

Quando pessoas começão a usar foro de são paulo, comunista, vagabundo e terrorista como argumento, já dá pra saber que é um entendido kkkkkkkk

Mikhail Bakunin
Visitante
Mikhail Bakunin

Começão…

João Vicente
Visitante
João Vicente

Muito bom anarquista. Você identificou um erro na minha sentença. Vendo a dos outros, consegue identificar? Não digo gramatical….

Não vai me dizer que usa nome de anarquista e é conservador?

Mikhail Bakunin
Visitante
Mikhail Bakunin

Se desconhecer tempos verbais for sinônimo de “progressista” pode me chamar de conservador.

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Perdoa o portugues dêle. Aprendeu com a Dilma, coitado.

Alessandro
Visitante
Alessandro

menos um, agora só falta sair do mercosul, OEA, unesco e ONU

Kornet
Visitante
Kornet

Clap,Clap,Clap e mais palmas por saírem dessa palhaçada esquerdoPaTa.
Precisamos de menos circo e mais seriedade pro país andar.

Oráculo
Visitante
Oráculo

Melhor notícia dos últimos 20 anos.

Almeida
Visitante
Almeida

Já não era sem tempo!

Daglian
Visitante
Daglian

Pessoal, por mais que eu aprove a notícia, vale lembrar que o Brasil NÃO saiu da Unasul, mas apenas suspendeu sua participação. Eu comemoraria mais se o nosso país tivesse de fato saído desta organização inútil.

João Vicente
Visitante
João Vicente

É engraçado entrar nos comentários desse blog. Enquanto há uma quantidade razoável de trabalhos, entrevistas e artigos acadêmicos sobre o tema, muitos críticos ao projeto, por sinal, os confrades aqui não tem medo de passar vergonha com suas assertivas mirins. Outro dia publicaram que vai ter evento da ABED aqui. Pra quê? ver professores e pesquisadores falar sobre defesa? Sendo que as pessoas aqui são muito mais inteligentes do que eles…

Quando penso em exemplos de dunning kruger eu venho aqui.

Petardo
Visitante
Petardo

É só especialista. Acho engraçado vender a UNASUL como organização de esquerda, sendo que ela foi criada para ser um meio termo entre oea e Alba. Ter menos interlocução com os nossos vizinhos é sempre a melhor solução para os nossos problemas. Parabéns a todos os envolvidos nesta genial ideia.

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

A UNASUL nunca foi um “meio termo” entre a ALBA (outra criação do falecido bufão bolivariano) e a OEA (o organismo multilateral legítimo das Américas). Ela sempre foi, apenas e tão somente, um instrumento para defender as pessoas e os regimes que a criaram ( Chavismo, Evo Morales, Rafael Correa, o Lulopetismo e o Kirchnerismo) e não países e instituições. Tal fato ficou muito claro quer no impeachment ocorrido no Brasil como também na “constituinte” pela qual o boçal do Maduro oficializou a narcoditadura bolivariana. Ademais ela está velozmente perdendo sua razão de ser ante ao implacável avanço da história… Read more »

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Aonde ě que eu assino?

Mikhail Bakunin
Visitante
Mikhail Bakunin

ALBA não foi proposta como contraponto à OEA, o objetivo era ser uma área de comércio antagônica à que foi proposta pelos americanos com a falecida ALCA.

sub-urbano
Visitante
sub-urbano

Lendo os comentários eu percebo que hoje em dia uma ideia boa seria fazer uma marca de café: “Café da Direita” com uma versão premium “Café Patriótico Gourmet” o slogan seria “o sabor anticomunista” ou “nosso sabor nunca será vermelho” uhauhauha ia vender demais.

O negócio hoje virou quase torcida de futebol.

Essa UNASUL nunca serviu pra nada, nem para os “propósitos de esquerda” alegados aqui. Pelos comentários parece que com o fim dela o Brasil vai virar uma Suíça uhauhauha O debate ideológico é necessário, mas isso é ridículo, virou briguinha de quinta série…

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

Há a questão de não se ter nomeado um secretário. Eis a razão do conflito. Como bem alguém nos corrigiu, o Brasil não “saiu” da Unasur, mas não vai participar. A questão é que não se precisa sair da Unasur, desde que o Brasil exerça sua influência de forma predominante. O Brasil precisa exercer no mínimo 50% do poder de decisão. E, bem, se tiver que funcionar, é assim. Unasur é uma ótima oportunidade para Brasília definir como sua fronteirá única lá no norte do México, e dali para o sul, Brasilia exerce no mínimo 50% do poder decisório sobre… Read more »

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

Ou UNIÃO DA AMÉRICA.

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

UNIÃO DAS REPÚBLICAS da AMÉRICA dá a abreviação – URA, que em latin significa “Atacar!”. Ura é o grito de guerra do exército romano.

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

E das forças armadas russas também. Coincidência?

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

Como e o grito de guerra Brasileiro? Atacar? Atacar! Fogo? Vai lá e desce o cacete? Passa fogo? Cada um por si e Deus por todos? Ura, para os Russos talvez não seja coincidência, mas influência. Influência romana e do latim.

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

Eu não sei exatamente…

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

ou UNIÃO DAS NAÇÕES DA AMÉRICA – UNA.

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

Ou então sair de todas estas organizações. Elas só servem para engessar. É igual sociedade, sempre começa bem e cheio de sonhos valiosos, mas com o tempo, começam os conflitos. É igual casamento. Aliás, acordos bilaterais como o casamento vá lá, o que não pode é suruba. Então… Maldita Unasur que como tantas outras organizações Latino Americanas não deram certo. Desperdício de tempo e dinheiro…

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

Ao invés de nos unirmos com os outros países latino americanos para formar uma comunidade latino americana de nações, como deseja nossa constituição, nós deveríamos fazer, sempre ter feito, como fazem os americanos agora, valorizar o que é nosso, esforçar em produzir tudo aqui, ser auto-suficiente em quase tudo, ou em tudo, e, antes de nos preocuparmos com o conforto de nuestros hermanos, deveríamos nos preocupar com nossas mazelas, que já não são poucas. Como dizem os militares brasileiros, “Brasil acima de tudo, só abaixo de Deus”.

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

Eu me arrependo amargamente de ter sugerido a formação de uma União das Repúblicas da América. Muito arrependido. Ao invés de demonstrar capacidade de domínio soft power do Brasil, em relação aos demais países Latino-Americanos, mostra sim toda nossa “viralatice”, pois, mostra que nós não nos amamos, primeiro. Exceto pelo domínio militar, opressivo e de forte ordem, qualquer acordo pode ser rompido facilmente depois que os parceiros ganharem e nós perdermos. A tendência matemática destes acordos é o Brasil sair perdendo. Nós somos exóticos. Nós falamos uma língua que praticamente ninguém mais fala no mundo (apenas países insignificantes no cenário… Read more »

Rodrigo Ferreira
Visitante
Rodrigo Ferreira

O português é o sétimo idioma mais falado do mundo.

Você estava melhor quando ficava promovendo a volta da Monarquia.

Mateus von Marchi
Visitante
Mateus von Marchi

A monarquia é a melhor forma de governo para o Brasil. República nunca funcionou aqui.

Victor Moraes
Visitante
Victor Moraes

O chinês é o idioma mais falado no mundo, nem por isto tem abrangência. Quem mais fala chines no mundo além da China? Mesma coisa o português, é o sétimo idioma mais falado, mas mais de 70% dos falantes de português vivem no Brasil, depois, Angola, Moçambique, e Portugal. Quais mais “significantes” falam português? Você parece que comenta apenas para contestar. Contestar por contestar.

Rodrigo Ferreira
Visitante
Rodrigo Ferreira

Se é o mais falado do mundo tem abrangência…

Pode não ter no seu meio de convivência..

Contesto porque eu quando vejo bobagem falo mesmo.

Vai fazer o que ? Me mandar para a sua masmorra imperial ?

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Interessante que a sigla na fachada da sede, está em espanhol somente.

Deveriam ter também escrito em Portugues. Aonde está a integração, se discriminam o idioma portugues na fachada do edifício sede?

O Itamaraty foi ideologicamente sufocado pela a esquerda.

DaGuerra
Visitante
DaGuerra

Tem que fechar a fronteira, congelar as contas do ditador maduro e seus comparsas, promover um boicote mundial ao petróleo da ditadura bolivariana e comandar uma Força internacional, junto aos EUA, para intervir na Venezuela. O povo Venezuelano e Roraimense não podem mais sofrer as consequências funestas dessa ditadura comunista.

Aldo Ghisolfi
Visitante

MUITO BOM!

Agora é só esperar pala nossa saída do MercoSul.

Vader
Membro
Trusted Member

Longe de gostar desse verme socialista do Aloysio Nunes, em quem votei porque a alternativa era PT ou PCdoB, mas pelo menos uma bola dentro ele deu, suspendendo a participação brasileira nessa estrovenga bolivariana. . Não, o Brasil não deixou a Unasur, mas tocou o dobre de morte nessa joça. Sem Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, Chile e Peru essa porcaria acaba. Vira outra ALBA, sem representatividade alguma. Vira mais um foro pra comunista ficar falando com comunista, coisa que eles, aliás, adoram… . Resultado, aliás, previsível. Onde quer que “socialistas do séc. XXI” pisem a grama morre. Ou alguém em… Read more »

João Vicente
Visitante
João Vicente

Cara, você é que devia estar no Itamaraty. Vc é muito foda!!!

Votou no Aluysio ex-guerrilheiro e listado na odebrecht?

Nesses 15 anos que comenta aqui nos blogs, nunca coçou a mão para comprar um livro de RI?

Esse é grande Vader kkkkkkkk leitor do Olavo do Caralho, lunático, visão monocromática de tons de vermelho, enxerga comunisno em tudo que vê.

Vader
Membro
Trusted Member

Cara, se tem uma coisa que eu não preciso fazer é provar nada pra esquerdista algum. Tudo que eu escrevi está aí no blog, público. Os meus conhecimentos de RI estão demonstrados pelos fatos, mais uma vez…
.
Já vocês que seguem defendendo idéias mortas tudo que conseguem demonstrar é o desespero diante do enterro (infelizmente nada tardio) de sua ideologia.
.
Vocês estão acabados. São dignos de pena. Tudo que conseguem hoje em dia é encher o saco. Nada mais.

cwb
Visitante
cwb

Unarsul….o nar vcs sabem…

João Vicente
Visitante
João Vicente

Os camaradas que aqui comentam, caso formados, já pensaram em ingressar no Rio Branco? Seriam excelentes diplomatas!!! Estão anus luz a frente de nossa diplomacia!!!! É impressionante o tamanho das ideias!!!!!!!! São ideias grandiosas! Gigantescas!!! Ideiazonas!!! Ideotas!!!

Caso não sejam formados, já pensaram em estudar em um curso de RI, para aprender como funcionam essas organizações e diplomacia???

Aliás, já pensaram em estudar?

Mikhail Bakunin
Visitante
Mikhail Bakunin

Depois vai reclamar que é perseguição, mas já pensou em estudar uma boa e velha gramática antes de mandar os outros estudarem? Ânus luz quem tem é o vagalume.

Vader
Membro
Trusted Member

Mikhail Bakunin mitando forte, rsrsrsrs

João Vicente
Visitante
João Vicente

Anus foi justamente uma provocação… mas pelo visto faltou interpretação….

Ai vem o rei da palhaçada toda e acha que tá mitando kkkkkk bom…mas pra essa gente até bolsonaro é mito kkkk

Devia mudar o nome pra Mikhail Kudabunda…

Mikhail Bakunin
Visitante
Mikhail Bakunin

Tá serto jênio, vosse vemceu

Robsonmkt
Visitante

Sair da ONU, da OEA, do Mercosul… Esperando para ver quem propor sairmos do planeta…

Alfredo CS
Visitante
Alfredo CS

Unasul, o Pacto de Varsovia corrupto da América Lstina..

Rafael_PP
Visitante
Rafael_PP

Sempre achei que o Mercosul se assemelhava mais ao congênere soviético – Comecon. É um bloco de escambo acordado, não de livre mercado.

João Adaime
Visitante
João Adaime

O Mercosul foi criado para os 4 países membros ganharem dinheiro juntos. O Chile preferiu ficar de fora. Posteriormente a Bolívia virou um estado associado. Agora aguarda para virar membro pleno. Com a tomada do poder pelas esquerdas na América Latina, a Venezuela passou diretamente a membro pleno, atropelando a Bolívia. Não satisfeitos, os esquerdistas criaram a Unasul. Se o Mercosul era para ganhar dinheiro, a Unasul é para gastar. Sua sobrevivência se baseava nos petrodólares da Venezuela, que assumiu com o Chávez a liderança do bloco, e dos dólares do BNDES (ou do povo brasileiro). Com a virada do… Read more »

Mikhail Bakunin
Visitante
Mikhail Bakunin

Na criação dessa instituição o Brasil foi a reboque do desejo de protagonismo da Venezuela, e ao suspender sua participação seguiu a Argentina. Relações internacionais devem ser conduzidas com pragmatismo, se não houver ganho para o país melhor não participar.

Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

Concordo plenamente com você Bakunin, devem ser conduzidas com pragmatismo e sem ideologia política. Você poderia listar quais os ganhos reais que a UNASUL, o Mercosul e mesmo a ONU proporcionaram ao Brasil?

João Vicente
Visitante
João Vicente

Sem ideologia? Então não há ideologia nessa ação?

Ideologia é coisa só da esquerda mesmo…kkkkkkkkk

Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

Não João Vicente, só ações visando os interesses comerciais e estratégicos que possam trazer vantagens para o Brasil. Pura e simplesmente!

Ozawa
Visitante
Ozawa

Nem unasur presa . . .

Henrique
Visitante
Henrique

Me impressiona um país como o Brasil que deveria ser o carro chefe da AL, ditando o direcionamento do continente, entrar em associações caquéticas como essa Unasul liderada por bolivarianos populistas. Enquanto a maior nação do continente se portar como um cachorro vira lata ninguém nos respeitará seja neste ou qualquer outra continente. Primeira medida decente tomada em relação à questão geopolítica regional… espero que não sejamos mais dragados por esse tipo de acefalia esquerdeopada. O Brasil é grande mas precisa primeiro eliminar os inimigos internos para de fato emergir no cenário mundial. Unasul, Foro de São Paulo, Mercosul …..… Read more »

colombelli
Visitante
colombelli

apoiado, so sugação e gasto para fins político partidários. Atraso e perda de tempo. Não precisamos união com ninguem daqui para nada

Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

Apoiado Henrique, graças a Deus estamos caminhando para isso!

Juarez
Visitante
Juarez

A próxima, é nos livrarmos das amarras do ‘Merdosul” que só serviu para servirmos de “rufião” dos daquela gente de “Corrientes” que não valem a boia que comem. Literalmente cagaram em cima de nós, criado problemas e barreiras as nossas exportações ao sabor de seu mercado interno.
Vamos tentar de forma lenta e gradativa nos juntar a elite do mundo, nos livrando das amarras da escória.

Rodrigo Ferreira
Visitante
Rodrigo Ferreira

Pois é…

Não entendo a tara que esta turma tem de ficar amarrado com miserável.