Foto: Oliver Hoslet/EPA-EFE

‘Francamente, muitos países nos devem uma tremenda quantia de dinheiro há muitos anos’, disse o presidente Donald Trump na cúpula de quarta-feira

11 de julho (UPI) – O presidente Donald Trump iniciou na quarta-feira a cúpula da Otan com críticas, dizendo que certas nações ocidentais precisam gastar mais em defesa e chamou a Alemanha de “cativa” da Rússia.

Trump e a primeira-dama Melania Trump chegaram à Bélgica na terça-feira para a cúpula, antes das reuniões no final desta semana com a primeira-ministra britânica Theresa May na Grã-Bretanha e Vladimir Putin na Finlândia.

A crítica de Trump envolveu países que ele disse que não estão gastando o suficiente em suas próprias defesas em troca da proteção da Otan. Os Estados Unidos gastam cerca de 67% de seu orçamento federal na defesa, mais do que qualquer outro país, equivalente a 3,5% do PIB. A organização está pedindo a todos os estados membros que gastem um mínimo de 2% de seu PIB em medidas defensivas até 2024.

“Muitos países não estão pagando o que deveriam e, francamente, muitos países nos devem uma tremenda quantia de dinheiro há muitos anos”, disse Trump em uma reunião de café da manhã com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg. “Eles são delinquentes, tanto quanto eu estou preocupado, porque os Estados Unidos tiveram que pagar por eles.”

Enquanto respondia a perguntas de repórteres antes do café da manhã, Trump traçou contrastes entre sua dura posição na OTAN e as posições de seus predecessores.

“Isso já aconteceu com muitos presidentes. Mas nenhum outro presidente trouxe a questão como eu a levantei … é um fardo injusto para os Estados Unidos.”

Stoltenberg concordou que mais deve ser feito para estimular os aliados a investirem mais em sua defesa. Ele creditou a Trump, dizendo que os países da Otan estão investindo mais em defesa por causa de sua liderança.

A Alemanha atualmente gasta cerca de 1,2% em defesa.

“Você sabe, estamos protegendo a Alemanha, estamos protegendo a França. Estamos protegendo todo mundo … isso vem acontecendo há décadas”, disse Trump. “Isso foi criado por outros presidentes. Mas outros presidentes nunca fizeram nada sobre isso porque eu não acho que eles entenderam ou simplesmente não queriam se envolver.”

Trump também criticou a Alemanha pelo uso do gás russo. Os Estados Unidos gastam muito para defender a Alemanha da Rússia, ele disse, enquanto a Alemanha está pagando “bilhões e bilhões de dólares por ano para a Rússia”.

“Como você pode estar unido quando um país está recebendo sua energia do país que você quer proteção contra?” Trump perguntou. “Eu acho que é algo que a OTAN tem que olhar.”

Stoltenberg disse que a Otan, apesar de algumas diferenças de opinião entre os membros, está se fortalecendo.

“Uma OTAN forte é boa para a Europa e também é boa para os Estados Unidos”, disse ele a Trump. “Estamos ansiosos para a reunião que você vai ter com o presidente Putin. E eu acho que os líderes também estão ansiosos sobre seus pensamentos sobre a reunião com o presidente Putin mais tarde.”

A ministra da Defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen, rejeitou os comentários de Trump, dizendo que a Alemanha não é cativa da Rússia e que o país pode aceitar as críticas de Trump.

“Acho que podemos lidar com isso”, disse von der Leyen. “Se olharmos para o gasoduto, a Alemanha é um país independente. No que diz respeito ao fornecimento de energia, diversificamos, mas o principal tema principal é a cúpula – queremos uma cúpula que envie a mensagem de unidade”.

O ministro da defesa concordou com Trump sobre gastos com defesa.

“Estamos investindo pesadamente nas forças armadas alemãs e também em outros países europeus, porque as forças armadas precisam disso … então melhoramos muito, mas ainda há trabalho a ser feito. Nesse ponto, os amigos americanos têm razão”, von der Leyen disse.

Mais tarde, Trump se reuniu com a chanceler alemã, Angela Merkel, com quem ele disse ter um “relacionamento muito, muito bom”. Ele disse a ela que acredita que o comércio entre os EUA e a Alemanha aumentará.

Merkel, que não respondeu aos comentários anteriores de Trump, disse que estava “muito satisfeita” por poder discutir questões como desenvolvimento econômico, migração e comércio.

Trump parte para Londres na quinta-feira para um jantar de estado e uma visita a May e depois à rainha Elizabeth II. De lá, ele viaja para Helsinque, na Finlândia, para o encontro de segunda-feira com o líder do Kremlin. Ele retornará a Washington, D.C., na terça-feira.

FONTE: UPI

Subscribe
Notify of
guest

82 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Everton Matheus
Everton Matheus
5 anos atrás

Não da pra negar os argumentos do Trump, realmente parece que os EUA junto ao RU tem carregado a OTAN nas costas.

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Everton Matheus
5 anos atrás

Exatamente! Eu queria ver o quanto estes países membros da Otan estariam dispostos a gastar em dinheiro e vidas para salvar os EUA…

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Ele esta certo em defender mercados para suas industrias bélicas e garantir receitas e empregos no seu país.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Antonio Palhares
5 anos atrás

Sim, ele está certo, só faz de formas erradas, o que da munição para os adversários.

Diego K
Diego K
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Exatamente ele ta fazendo as claras os inimigos estão de olho. Mas se ele está fazendo as claras é pq com certeza já tentou no escuro reunindo com a Europa e não conseguiu, agora tenta com a ajuda da imprensa fazer com que aliados se protejam mais e o mais importante comprem dos EUA e não abram mercado pra Russia e China. O jogo está se movendo.

nonato
nonato
Reply to  Antonio Palhares
5 anos atrás

Mas a questão não é necessariamente defender os interesses da indústria americana.
No ponto fulcral da matéria, muitos países simplesmente não investem o suficiente em defesa se confiando na OTAN.
Enquanto os EUA têm uma dívida de 20 trilhões alguns países posam de terem boa administração orçamentária.
Ao mesmo tempo que torram dinheiro sustentando imigrantes ilegais.

kiliki
kiliki
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

eu discordo, acho que cada pais tem o proprio dinheiro e gasta onde julgar necessario

Maicon
Maicon
Reply to  Everton Matheus
5 anos atrás

Só notar no saite do PA que os Eurofighters brits estão no estado da arte, voando bem, e os mesmos jatos, da Luftwaffe, estão em precárias condições por falta de manutençõe$$$. Aliás, a foto da matéria é emblemática, os dois mais carrancudos, que não sorriem na foto, são justamente a Merkel, representante do maior caloteiro da OTAN, e o Trump, representante do país mais financeiramente prejudicado por essa postura dos europeus de “deixai os russos e islâmicos nos atolarem até o fundo”… Por evidente que a OTAN em dado momento parecia não ter outra finalidade senão alimentar as indústrias dos… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
5 anos atrás

Por pior que Trump seja ele está certíssimo ao exigir que os países da aliança cumpram o estabelecido quanto aos gastos de defesa. Basta ver o estado calamitoso em que se encontram as forças armadas alemãs para constatar que a queixa do “Orange Man” procede.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Caro HMS Tireless, Ele pode até estar certo acerca do gasto (e nesse ponto eu concordo) dos demais aliados, mas convenhamos que as bravatas dele não ajuda muito à dar credibilidade ao que ele alega, da forma como faz, disparando despropósitos contra aliados. Como um certo jornalista bem disse, Trump é o “idiota diplomático” mais eficiente do mundo. A turnê do America First, atualmente em campanha eleitoral, não aliviaria a retórica “afirmacionista” em relação à Europa. Mas nada além do que já se esperava de Trump e a sua peculiar diplomacia de Twitter. Hehe Outro ponto: Acho que por um… Read more »

Delfim
Delfim
Reply to  Filipe Prestes
5 anos atrás

Nenhum país que preza pela sua soberania recorreria a mercenários.
Mesmo Israel, fortemente dependente dos EUA, não abririam mão de suas FAs.
E olha que não faltam WASPs que iriam de bom grado.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Não afirmei que recorreriam a mercenários. Apenas afirmei que o fato de se pagar para ter tropas americanas estacionadas (leia-se Polônia) em território me remete (e apenas isso) à tropas mercenárias, dado ao fato inusual que é por si. Sei que nem o pequeno Liechtenstein lançaria mão de mercenários e que não é algo seguro (nem moral) para país algum que se proclame sério.

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

Pior é você fazer parte de uma aliança e ter que ficar pedindo para os aliados serem aliados. É o fim da picada! O que mata nessa OTAN atualmente é a Alemanha, só dá”tiro fora”, pelo tamanho do PIB deveria ter pelo menos 1 porta aviões, caças steath, mais submarinos, destróier e participação em operações de paz….em suma, deveria ser mais ativo e ter voz, pois é ridículo a situação atual. Além desse problema, nós sabemos que muitos países, especialmente Alemanha, tem superávit comercial enorme na sua relação comercial com os EUA. A Alemanha não tem nem o que reclamar,… Read more »

Bravox
Bravox
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Questão do Brasil é muito facil gerar empregos só dar segurança juridica fazer um sistema fora da CLT com previdencia privada (10% do seu bolso + 10% do mesmo valor pago via empregador) .
Não é solução magica no caso do Brasil geraria muitos empregos.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Bravox
5 anos atrás

O Brasil sempre teve – e ainda tem – um percentual alto de pessoas na informalidade, isto é, trabalhando fora da CLT. E mesmo assim há desemprego. Emprego não se cria com lei, mas com demanda. Se a economia vai bem, os empresarios investem e empregos são gerados. No período de 2009 a 2013 a taxa de desemprego ficou ao redor de 5% a 6%, mesmo com a CLT. Nós já somos um país no qual a maior parte dos empregos é ruim ou precária. Ficar gerando formas de trabalho piores ainda não é a solução. Deveríamos estar preocupados em… Read more »

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
Reply to  Wilson França
5 anos atrás

Eu sempre trabalhei fora da CLT, ganho mais que o dobro que ganharia na CLT.

Dou minha NF para o cliente e acabou.

O problema é a insegurança jurídica que o meu cliente tem, porque ele sabe que se eu tocar ele na justiça trabalhista eu ganho.

A CLT é simplesmente um equalizador por baixo da força de trabalho.

Russian Bear
Russian Bear
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

É impressionante como os países europeus ainda fingem estar dedicados a OTAN, uma aliança militar criada para uma ameaça que não existe desde 1991. A Alemanha está mais do que certa em não investir valores desnecessários, para combater um inimigo imaginário. Merkel de maneira sábia sabe que vender Mercedes Benz e Audis, assim como milhares de outros produtos para a Rússia, e receber um gás barato, é muito mais negócio para o povo alemão, do que entrar na onda americana de financiamento das máquina de guerra bélica norte americana. A OTAN está fadada a perder cada vez mais sentido com… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Russian Bear
5 anos atrás

Melhor você se informar melhor! Na reunião do G-7 Trump sugeriu que Putin fosse convidado para a próxima restaurando, portanto, o G-8. Contudo quem mais se opôs a isso foi justamente “Frau” Merkel, com o apoio unânime dos outros cinco membros em especial Justin “Bieber” Trudeau. Entenda, o fato da Alemanha comprar gás russo não quer dizer necessariamente que o governo de Berlim deseje uma integração russa na Europa. Para que isso aconteça é necessário que o país vire uma democracia de fato e de direito, algo impossível de acontecer enquanto Putin estiver no Kremlin. E no O.M talvez a… Read more »

Leonardo
Leonardo
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Ivan BC, Seu comentário foi excelente, o único ponto que discordo é o de por a Espanha no mesmo patamar de Portugal e Grécia. A Espanha investe de maneira razoável, as forças armadas não estão sucateadas como as da Alemanha. Portugal não tem disputas, basta investir o suficiente para manter o básico exigido a ele pela OTAN. A Grécia tem um problema: é obrigada a investir, talvez mais do que possa, por conta da vizinhança hostil. O recado do Trump, para mim, tem um destinatário certo: Angela Merkel. E eu confesso que gosto mais desse estilo direto dele, do que… Read more »

Wagner
Wagner
5 anos atrás

Um dia a conta chega,a URSS quebrou carregando ex republicas sem nada a oferecer,EUA pegou esse fardo agora começa a “chorar”,vamos gastar rsrssr.

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Wagner
5 anos atrás

A URSS quebrou porque o povo não tinha liberdade de iniciativa. Todo comércio e indústria era regulado pelo governo, sem possibilidade de “ganho” para os que são melhores no trabalho, braçal ou intelectual, bem como pelo alto índice de corrupção, uma vez que sob ordens restritivas de direitos naturais, sem poder levar vantagens de “lucro”, corrompem-se. A glasnost perestroika foi senão uma tentativa de limpeza do estado corrupto, com uma maior clareza dos atos de estado. Mas nada funcionou. A corrupção nos estados comunistas é um lugar comum. A razão da URSS ter se esfacelado é esta, não outra…

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

A URSS era uma estado falido e altamente corrupto. Igual a Cuba: se você quer ser bem atendido por um médico, leve um presentinho, ou… corrompa-o ou…

ScudB
ScudB
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Amigo Victor! URSS acabou em 1987 quando foi assinado documento sobre cooperativas e entrada dos termos “propriedade privada sobre meios de produção” e “capitalização” nas fabricas e empresas estatais.O resto – é uma conversinha de “livretes da CIA” de quem entende nada ou pouco sobre assunto. Quando abriram o mercado e produtos ocidentais chegaram aos balcões dos supermercados soviéticos entre 1984 e 1987 houve uma mudança brusca nos costumes da classe media soviética. Apos disso era so questão de tempo. USSR acabou porque socialismo desenvolvido dessa união não estava mais trazendo benefícios para oligarquia.Chegaram num ponto quando o dinheiro não… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Ah sim, se não fosse isto seria o paraíso, certo? Há uma mania entre os marxistas de querer recontar a história da queda da União Soviética. Gorbachev só fez o que fez em uma tentativa de salvar o que já estava ruindo. Não seja inocente, ou não finja ser. A capitalização das empresas e propriedade privada nos meios de produção foi apenas uma tentativa de salvar o que não tem salvação. Quebrou, faliu por ser um estado burocrático, corrupto, e sem liberdade. Sem livre iniciativa. Quando Boris Yeltsin disse que não obedecia mais ao partido Comunista, os membros do Partidão… Read more »

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

“URSS acabou porque Gorbachev em 1987 deu um passo muito largo…” E porque será que teve que dar este passo heim? E, bem, Gorbachev agia sozinho ou havia uma multidão de burocratas “pensadores” para opinar e ajudar a criar planos para decisões? Estas coisas não são decididas sozinho amigo. Não foi Gorbachev que deu um passo muito largo, foi a União Soviética, como um todo. Vai estudar!

ScudB
ScudB
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Estudar?
Serio?
Continua nessa ?
Coitado…

Victor Moraes
Victor Moraes
Reply to  Victor Moraes
5 anos atrás

Tem que estudar!

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  ScudB
5 anos atrás

Acredita no que quiser, o fato é que o pib da união soviética nunca cresceu como o dos EUA e no final da década de 70 a URSS já tinha estagnado enquanto os EUA cresciam e ainda tiveram forte crescimento na década de 80. Em 1987 nem dava mais para disfarçar a disparidade entre as duas economias, e isso que a URSS era maior e formada por muitos países, se juntar os EUA com seus aliados ocidentais a surra nos países socialistas era enorme.

Madmax
Madmax
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

A URSS faliu no meio de uma queda dos valores dos combustíveis. Acabou o dindin e foram para o vinagre, o resto é conversa fiada.

Fabiano Martins
Fabiano Martins
5 anos atrás

A verdade é uma só a Alemanha está c e andando para Trump, os ingleses são os unicos verdadeiros ‘brothers’ dos americanos na Europa , agora alemães sei não rsrsrsrs.
Podem até disfarçar mas.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

SE os membros da OTAN precisam gastar mais é uma boa dúvida.
.
Comprar gás da Rússia deixa o Putin quieto.
.
Quero ver o que ele vai falar com a May. Ela precisa de um afago depois do jogo duro da UE. Mas Trump não é bom com afagos.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Esse é o problema da May ela procura afagos em vez de se fazer por onde, ngm vai ficar carregando o RU não, aliás ela tinha que ser mais ‘macho’ e bater de frente com a UE que tem feito bullying diplomático com o RU.

Delfim
Delfim
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

May não vai bater de frente com a UE não.
Pelo contrário, ela confiou demais nos EUA, seus sonhos de um RU melhor fora da UE viraram pesadelos, está se tornando impopular.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Quem esta bullinando politicamente o RU por uma decisão nacional legal é a UE, o que beira o imperalismo, o RU nunca deixou de comprir seus compromissos com a Europa pra receber o que a UE está fazendo e nunca foi um estado que a ameaçasse a UE, só escolheu deixa-la, e os EUA não tem direito nenhum de levar o RU nas costas mas tbm não estão isolando o RU como a UE. A May tinha q chegar e falar ou vcs parem ou eu apoio a p… do Trump na guera comercial e dou suporte massico aos eurocepticos.… Read more »

Delfim
Delfim
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Não está bulinando. Os compromissos e privilégios que o RU tinha como membro da UE, assim como seus súditos, é que vão cair. Justo. Ninguém expulsou o RU, eles que pediram para sair.
A May e os adeptos do Brexit que estão se tocando, achavam que a Europa rastejaria para não saírem.

Maslow
Maslow
Reply to  Delfim
5 anos atrás

A hora é de forçar a mão e ajudar o grupo do Partido Conservador a tirar a May do cargo de primeiro-ministro. E fazer o brexit como deve ser feito, com liberdade para escolher os melhores acordos comerciais (principalmente com os EUA e a Commonwealth). Boris Johnson seria uma boa escolha…

Leonardo
Leonardo
5 anos atrás

Primeira foto que vejo em que aquela figura abjeta de azul claro não faz o sinal sinistro com a mão. rs

José
José
5 anos atrás

Os ditos aliados(Europa,Coreia do Sul,Japão,Formosa…) sempre viveram às custas dos USA,eles querem a sua proteção,porém não querem incorrer em gastos,sempre empurraram com a barriga essa questão. O presidente americano tem sido desrespeitado mundo afora por não defender bandeiras que a mídia,moralmente corrupta e tendenciosa,defende e não assumir posturas quase obrigatórias,a fim de agradar a todos. A crise econômica atinge a todos,os fardos devem ser divididos e não assumidos por apenas um.Talvez ele não seja muito diplomático e nem¨liso¨como muitos políticos profissionais são,mas muitas de suas teses tem fundamento. Muitos países falidos,mundo afora,por sua própria incompetência,corrupção e erros de seus dirigentes… Read more »

Leonardo
Leonardo
Reply to  José
5 anos atrás

Verdade, imagina como deve ser vantajoso para o México: além de se livrar dos pobres, ainda recebe dinheiro dos que imigraram para os EUA. Estes, por sua vez, vivem ilegalmente em solo americano, usando serviços públicos sem pagar impostos. A verdade é que muitos países se aproveitam dos EUA.

Matheus Vinicius
Matheus Vinicius
5 anos atrás

Proteger quem de quem?, os russos, a eterna ameaça? Ora mas se está tão incomodado que deixe de “proteger” eles, se a Europa não está querendo gastar com militares é por que considera o que possui bom o suficiente ou que não possui nenhuma ameaça real visível, se “carregar a Europa nas costas” é realmente um problema, que retire todas as tropas e desative todas as bases!, aposto eu que caso isso aconteça a reação dos Europeus esperada por Trump (pedir de joelhos para que fiquem lá) muito provavelmente não acontecerá, mas os EUA dificilmente retirariam suas bases de lá,nem… Read more »

ODST
ODST
5 anos atrás

Se o EUA quisesse já teria parado de gastar grana com seus “aliados” faz tempo, mas jamais farão isso por causa da Rússia. Portanto, parem de reclamar, pois é de total interesse de Washington “investir” na OTAN/Europa, mesmo que os “parceiros não colaborem devidamente.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Alianças custam $$$.
Nenhum país é aliado dos EUA apenas pelos grandes valores democráticos. Os que são, como também havia os eram da URSS, o são por um conjunto de ligações além de ideológicas : comerciais, militares, econômicas, culturais, etc.
Daí se percebe que o estilo de Obama nunca foi errado, como se diz porraí. Ele não era um WASP, e nem poderia sê-lo.

Leonardo
Leonardo
5 anos atrás

Alemanha não tem dinheiro nem pra manter as suas próprias forças armadas… Vai bancar o quê?

IBANEZ
IBANEZ
5 anos atrás

Na minha opinião o que Trump visa em exigir mais gastos militares dos membros da OTAN é beneficiar a industria de defesa americana. A maioria dos membros é dependente de tecnologia americana até certo grau, então ao gastar mais em defesa estariam adquirindo inevitavelmente mais produtos dos EUA!

Maurício benicio de carvalho
Maurício benicio de carvalho
5 anos atrás

O grande problema de Trump não é cobrar dos países membros da Otan, é a forma de como são cobrados rs.

Gabriel
Gabriel
5 anos atrás

Acabou o almoço grátis!
Esse negócio de jogar os gastos todos no colo do contribuinte americano acabou…a Eurobambilândia vai ter que tomar vergonha

Plinio Junior
Plinio Junior
5 anos atrás

Na atual conjuntura a OTAN terá que rever e repensar muita coisa, ela foi criada para uma ameaça que não existe mais….os cortes nos orçamentos militares dos países europeus dão uma mostra clara que vários deles não pretendem seguir adiante, os americanos estão certos em tal postura, não podem mais ficar bancando a organização sozinhos, caso contrário, a mesma não terá mais utilidade…

RL
RL
Reply to  Plinio Junior
5 anos atrás

Já não tem utilidade a muito tempo. Não entendo o pq continuar com esta retórica de OTAN. A Europa quem deveria se afastar da dependência militar dos EUA e ser uma unidade independente e ao mesmo tempo manter relações econômicas com os EUA. A Rússia não faz nada. Só late no seu próprio quintal. Sequer condições financeiras ela tem pra finalizar projetos militares quanto mais se aventurar em invasões etc. Seria bom para ambos os lados um corte neste cordão umbilical. O Trump como radical que é, deveria dizer “..a Partir de tal data os EUA cortarao os custos e… Read more »

Tiago Gimenes
Tiago Gimenes
5 anos atrás

“…Trump também criticou a Alemanha pelo uso do gás russo. Os Estados Unidos gastam muito para defender a Alemanha da Rússia, ele disse, enquanto a Alemanha está pagando “bilhões e bilhões de dólares por ano para a Rússia”…”

Acabou ai xD

PauloR
PauloR
5 anos atrás

São os EUA que criam insegurança na Europa (não só na Europa), eles que banquem os gastos militares dos europeus.

Thiago
Thiago
Reply to  PauloR
5 anos atrás

Pintam e bordam, quebram acordos que visam criar estabilidade de maneira arbitrária , vivem lixando-se das resoluções ONU, ocupam, invadem destabilizam e como picada final estreitam parcerias com Estados tão “liberais” que só agora permitiram as mulheres dirigir um carro. Com tudo isso ainda ser possuem a pretensão de ser árbitros e bastião da moralidade ocidental. Os caras são tão parceiros que vivem espionando cidadãos, autoridades e empresas europeias , mas o pior é que a finalidade dessas operações não é nem a segurança deles e sim simples vigarice econômica. O caso da Boeing, da Raytheon (SiVAM) , etc ,… Read more »

Walfrido Strobel
5 anos atrás

A OTAN deveria ter acabado junto com o Pacto de Varsóvia, um não se justifica sem o outro.

Thiago
Thiago
5 anos atrás

De todo esse circo do Bufão o mais saliente é o assédio contra a Alemanha, querendo pagar uma de santinho protetor do continente . O medo atavico do possível eixo Mosca -Berlim , e o pesadelo da triangulação com Pequim. A conexão entre a reserva de matérias primas russas, o aparato industrial e know-how alemão e a construção do corredor comercial sinico . Manter o império custa orange man, não pretenda que os outros arquem com os custos. A aliança atlântica é obsoleta e não responde mais as exigências e interesses da Alemanha e da Europa ocidental, não é interesse… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Thiago
5 anos atrás

Essa “multipolaridade”, que aqui no Brasil ainda é defendida pelo megalonanico Celso Amorim, é uma tremenda bobagem que sabe-se lá porquê ainda atrai seguidores. Basta ver como os BRICS, que segundo alguns iriam mandar no mundo, simplesmente caminha para a total irrelevância. A verdade é que essa utopia não se sustenta no mundo real. O tal mundo unipolar pode estar superado? Talvez, mas caso realmente esteja será sucedido não pelo maravilhoso mundo novo multipolar mas sim pelo bom e velho bipolarismo. E se de um lado se deseja uma aliança entre Rússia e China do outro inevitavelmente estarão EUA e… Read more »

Samuca
Samuca
5 anos atrás

A galera da União Europeia, ao invés de torcerem a cara para essa exigência do Trump, deveriam era agradecer pois desde o final da II Guerra, é a justificativa perfeita para os eles recuperarem parte da sua dignidade perdida para os americanos, desde que esses implementaram o Plano Marshall em fins dos anos 40. Claro, isto se houver ‘estadista’ dentro da UE à altura que tenha coragem de ‘bancar essa chance’ ou, se os europeus querem continuar vivendo na zona de conforto, ‘emasculadamente’, sob as asas dos americanos. Claro que mesmo que a UE retomasse para si a autonomia de… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

Os mesmos que comentam que a OTAN não tem mais motivo de existir, são exatamente os mesmos que comumente comentam aqui essa “aliança” Irã, Bielorússia, Rússia, China, Síria etc…além da Ucrânia “roubada”. Os que dizem que a Rússia não é uma ameaça para a Europa estão errados, hoje é Putin, que aparentemente não deseja uma guerra direta, mas amanhã ou daqui 10 anos a Rússia pode cair nas mãos de radicais com um arsenal nuclear gigantesco, tropas, blindados, submarinos e capacidade de produção. Alemanha até a posse de Hitler parecia tranquila, a liga das nações parecia funcionar, até o Hitler… Read more »

Paulo
Paulo
5 anos atrás

O fato é que a OTAN morreu com a saída do RU da UE com patrocínio Americano. Ninguém leva mais OTAN a sério. UE não tem nada a Temer dos Russos muito menos da China, está muito bem protegida sim pelo guarda chuva nuclear Francês, e juntando material podem sim fazer frente a uma guerra com a Rússia, lembrem-se que quem tem parque industrial e tecnologia fabrica o que quer. A Rússia não tem dinheiro nem pra terminar o SU-57, quem dirá uma guerra em grandes proporções. A Rússia quer mais é vender os recursos minerais delas, e atacar algumas… Read more »

Diego K
Diego K
5 anos atrás

Os EUA, Alemanha, RU, França, estão discutindo relações entre eles, a economia deles depende um dos outros. Olhando tanta diplomacia externa desses países parece que eles não tem assunto interno pra tratar. E o Brasil? kkkkkk. A gente podia estar dominando o comercio aqui na AL, ser um grande player dela, dar as cartas na região e ascender como potência. Mas primeiro precisamos resolver o problema interno certo? Mais ou menos, dá pra fazer uma ascensão econômica resolvendo o problema da burocracia, incentivar industrias, investir em educação superior, abarrotar os vizinhos de produtos brazuca e quando o dinheiro entrar, saúde,… Read more »

nonato
nonato
5 anos atrás

Muita gente enche a boca para dizer que os EUA estão endividados e decadentes, com tom de desprezo. Em parte é verdade, e isso é admitido por Trump que diz que os EUA passaram a ser motivo de chacota. Onde estão os arranha céus mais altos dos mundo e os maiores aeroportos do mundo? Na China, Singapura, Malásia, Dubai. Tudo isso aconteceu em grande parte porque o próprio ocidente passou a investir na China que cresceu a taxas de 12% ao ano durante vários anos. É necessário estancar a sangria. Falta a Trump um pouco de tato Ele também está… Read more »

Alex
Alex
Reply to  nonato
5 anos atrás

Perfeito.

Tadeu 54
5 anos atrás

A postura fraca e oportunista da Alemanha, não investindo em suas Forças Armadas é um convite irresistível para problemas futuros, esperem e verão !
Claro que a OTAN não é só a Alemanha, mas pelo seu peso econômico, o que ela faz ( ou deixa de fazer ) acaba ditando o rumo da situação militar da aliança atlântica
Os problemas podem vir dos iranianos, russos, turcos, sei lá, mas que vão aparecer e logo, ah, isso virão !
E todos sabemos que o Trump não é nenhum modelo de gentilizas mesmo.

Thiago
Thiago
5 anos atrás

Duvido muito muito que eles abram mão da aliança atlântica. Se a Alemanha se aventurasse seriamente a tentar puxar a Europa para o caminho traçado, poderia hipoteticamente tomar forma um dos pesadelos mais profundos, perigo contra o qual Zbigniew Brzezinski advertiu teimosamente os Estados Unidos. “Para colocá-lo em uma terminologia que lembra a idade mais brutal dos antigos impérios – escreve Brzezinski -, os três grandes imperativos da geoestratégia imperial dos EUA são evitar a conivência e manter a dependência da segurança entre os vassalos, manter os tributários fracos e protegidos, e impedir que os bárbaros se juntem “. Uma… Read more »

Audaz
Audaz
5 anos atrás

Concordo com o comentário do Tadeu 54.

Russian Bear
Russian Bear
5 anos atrás

São muitos comentários infectados pela lavagem cerebral made USA. A Europa que deveria ser ressarcida pelos bilhões de dólares que gastaram com os refugiados que as fracassadas intervenções militares americanas, no Iraque, Síria e Líbia por exemplo, geraram.
Os EUA sob o governo de Trump não são parceiros confiáveis. Ele dá garantias de sobrevivência ao ditador da Coreia do Norte e, ao mesmo tempo, quer uma mudança de regime na Alemanha, o que os alemães não podem aceitar.

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Russian Bear
5 anos atrás

Concordo.
E também, o lema “American First” de qualquer jeito. A toque de caixa. Eles precisam livrar o mundo dos Russos e Chineses malvados.
E, tem gente que acredita que foi o Tom Hanks e o Tom Cruise que ganharam a segunda guerra mundial.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Russian Bear
5 anos atrás

É aquela coisa, se de um lado há a lavagem cerebral “made in USA” de outro há a doutrinação em favor do déspota corrupto do Kremlin, que promete um mundo “multipolar” de paz e prosperidade que existe apenas na imaginação….

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

A tá, agora que o Prodígio comissionado alarmista falou tá falado. Vou continuar a assistir o Pig.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Ivanmc
5 anos atrás

A propósito o Tom Cruise nunca fez filme de II Guerra…

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

A é… 😉

MGNVS
MGNVS
5 anos atrás

Trump nao dxa de estar certo, mas faz cobranças de forma errada pois hostiliza os proprios aliados. O EUA nao precisam da OTAN, a Europa sim. MAS… a OTAN em si tbm perdeu um pouco a sua funcao, ja q nos dias atuais nao existem mais nem a URSS e nem o Pacto de Varsovia. Hoje a Russia nao representa ameaça a Europa e ao contrario do q muitos pensam, Putin é um ponto de estabilidade na politica russa pois faz frente aos radicais saudosistas do antigo comunismo sovietico. A maior preocupacao russa hoje sao com as republicas do caucaso… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Se a OTAN é tão inútil quanto vocês falam, é só quem está incomodado com as exigências do Trump ir lá e pedir pra sair.. A França, já fez isto uma vez. A verdade é que a maior parte da Europa está acostumada a viver debaixo da asa dos americanos, deixando o grosso da sua defesa para eles. Agora apareceu o Trump, que quer acabar com a farra.. Simples assim.. Não querem reclamações ? Saiam da OTAN! Não querem pagar ? Saiam da OTAN! “O Trump malvado, preconceituoso e misógino está me assediando..buá buá…” Para de chorar no Facebook e… Read more »

Ivanmc
Ivanmc
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Isso é verdade. Que caminhem com as próprias pernas.

Thiago
Thiago
5 anos atrás

Mas a questão é simples , ninguém está devendo nada para o Trump ou os USA. Além disso quem está chorando é Trump, logo o incomodado é ele, então saia da OTAN. O fato é que os apaixonados pelo megalomaníaco repetem os devaneios dele sem questionar se há fundamento para essas besteiras proferidas por ele. Os EUA destinam 600 bilhões por ano para a defesa mas só miníma parte é destinada para o T.O. europeu. Os outros membros da OTAN gastam 270 bilhões de dólares para a a defesa, mas isso não quer dizer nada, as despesas operacionais da aliança… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Thiago
5 anos atrás

Sério que você acha que a OTAN vive meia hora sem os EUA para carregar os europeus ?

Thiago
Thiago
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Rodrigo com respeito, as nações compartilham interesses, nao bondade, por mais que muitos insistam pintar os EUA como um super man altruísta. Ninguém faz nada sem ter algo em troca. A OTAN foi e é uma coluna da política externa dos EUA, pôr um freio a expansão soviética ( hoje a Rússia) e impedir um retorno de uma Alemanha como ator geopolítico. O objetivo da OTAN era bem claro “to keep the Russians out, the Americans in, and the Germans down”. Sem eles essa Otan não duraria nem 15minutos, pois essencialmente na OTAN quem dita a linha política são eles…… Read more »

Thiago
Thiago
Reply to  Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

EUA para carregar os europeus ? E esse é o ponto, a OTAN não deve ser carregada por ninguém para nenhum lugar, pois os europeus já estão no próprio continente no próprio teatro , não precisam ser carregados. Não devem ser carregados para o Afeganistão ou Iraque..ou pior Irã como ele desejaria.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Thiago
5 anos atrás

Não deve,mas não se incomoda de ser.

Zé
5 anos atrás

Melhor que Trump faz e deixar esses continentais resolverem com os russos e com os turcos.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Já basta os europeus sofrerem com a migração oriunda de países onde os EUA se meteram.
.
Os europeus já estão com uma aliança militar baseada na UE engatilhada. Se a OTAN for pro saco, não vai fazer falta.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Alexandre Galante
5 anos atrás

Galante, Líbia e Síria são burradas legitimamente europeias. A primeira de obra da dupla Sarcozy/Cameron e a segunda muito mais de Hollande. E cumpre lembrar que ao capturar um reduto rebelde o exército sírio descobriu mísseis BGM-71 TOW com o emblema do Bundeswehr, as forças armadas alemãs. Nesses dois cenários a atuação norte-americana foi coadjuvante (Líbia) e vacilante (Síria). No mais é interessante recordar que a França precisou de pesado apoio logístico dos EUA quando de sua intervenção no Mali (operação serval), opertunidade em que os C-17 da USAF transportaram homens e material e os KC-135 da 100Th ARW de… Read more »