Javelin

Javelin

Javelin
FGM-148 Javelin

A Javelin JV da Raytheon-Lockheed Martin recebeu uma modificação de US$ 307,5 ​​milhões em um contrato existente para mísseis antitanque Javelin.

O contrato, anunciado no dia 24 de julho pelo Departamento de Defesa, autoriza a produção com cadência total e fornecerá o Javelin para a Austrália, Estônia, Lituânia, Turquia, Taiwan e Ucrânia.

O FGM-148 Javelin é um míssil anti-tanque portátil, usado pelos Estados Unidos e muitos países aliados. O míssil tem um sistema de orientação por infravermelho “dispare e esqueça” que não requer correções de percurso do operador após o lançamento.

O Javelin pode alvejar veículos em movimento, fortificações fixas, tropas em campo aberto e helicópteros em baixa altitude. Ele pode ser usado para fogo direto ou em um modo “pop-up” que permite atingir tanques de cima para aproveitar-se de sua blindagem superior mais fina.

A munição também tem uma capacidade de lançamento suave que limita seu “backblast”, permitindo que ela seja usada de fortificações e edifícios. O míssil carrega uma ogiva anti-tanque de alta explosividade em tandem para derrotar alvos fortificados.

O trabalho no contrato será realizado em Tucson, Arizona, e deverá estar concluído em 31 de agosto de 2021.

Os fundos fiscais do Exército para 2018 no valor de US $ 307,5 ​​milhões foram obrigatórios no momento da concessão.

FONTE: UPI

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINOO
DOUGLAS TARGINOO
5 anos atrás

Esse míssil é tão bom? Para a Ucrânia tá se gabando em ter eles? kkkkk

Augusto L
Augusto L
Reply to  DOUGLAS TARGINOO
5 anos atrás

Não há contramedidas e o operador não se expõe como em outros misseis.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Na verdade há, o AMAP ADS é o único do mundo capaz de interceptar mísseis em trajetória Top-Attack.

Mas o Javelin é sim um BAITA míssil, nenhum CC resiste a ele.

Apesar do Spike ainda ser superior, principalmente por atingir um ângulo maior (70o) e capacidade LOAL.

Bosco
Bosco
Reply to  Gabriel
5 anos atrás

Gabriel,
Há 5 mísseis da família Spike. Você deve estar se referindo ao Spike LR.
Há vantagens e desvantagens no modo “atire e atualize”. Essa característica por si só, do meu ponto de vista, não faz um míssil ser superior ou inferior. Mas concordo que é um diferencial que pode agradar muitos usuários.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Mas não é apenas LOAL e sim o ângulo de ataque.

Mas capacidade LOAL é uma vantagem, principalmente em cenários mais fechados e que não possui visada direta.

O mesmo vale também para blindados e helicópteros que utilizem o LR ou ER, já que possui a vantagem de acertar o alvo sem arriscar sua integridade.

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Gabriel, Ninguém em sã consciência irá lançar um míssil caro desses sem ter o alvo claramente visualizado. Essa capacidade de atirar numa direção geral sem ter um alvo visível e depois adquirir um alvo que estava encoberto é possível mas penso que na prática as ocasiões disso ocorrer são raríssimas. Seria preciso haver uma coordenação muito grande entre uma equipe avançada ou drone e o lançador em outra posição. Não é pra essa situação que esse sistema de mísseis foi desenvolvido. E sinceramente não vejo grande vantagem na possibilidade de mudar de alvo ou de “abortar” o ataque. Acho que… Read more »

Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

Boa tarde.
Qual é o alcance?

Bosco
Bosco
Reply to  Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

Aldo,
O alcance nominal é d 2500 metros, mas o alcance real é de 4750 metros. O problema é que nesse alcance é só no modo “indireto” e o alvo não é identificado, mas o míssil tem energia cinética pra chegar e o seeker consegue trancar.
Tão desenvolvendo uma versão nova, Increment 2, que será mais leve e que irá “eliminar” esse problema, além de outros avanços.