Home Exército Brasileiro 60 anos dos Boinas Azuis do Batalhão Suez

60 anos dos Boinas Azuis do Batalhão Suez

1080
2

Curitiba (PR) – No dia 27 de julho, foi realizado, no 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB), “Batalhão Sargento Max Wolf Filho”, um encontro de Boinas Azuis do Batalhão Suez, com o objetivo de comemorar os 60 anos da saída do 4º Contingente daquela organização.

Durante a formatura, foi destacada pelo Comandante do 20º BIB a importância dos feitos e legado de uma geração que levou com orgulho o nome do Brasil para além das nossas fronteiras. O exemplo deixado pelos veteranos de Suez inspira as novas gerações de militares a perpetuarem as tradições de nosso Exército.

Uma placa comemorativa foi inaugurada, deixando registrado no Museu da organização militar o nome de todos os integrantes do 4º Contingente, como justa homenagem aos seus bravos integrantes.

O evento contou com a presença do General de Brigada R1 Waldstein Iran Kümmel, veterano do 4º Contingente, primeiro-tenente à época do embarque; do Sr Jauri Conrado Rodrigues, veterano do 4º Contingente e Presidente da Associação Batalhão Suez do Paraná; além de veteranos de diversos contingentes; comandantes de organizações militares do Exército e da Força Aérea na Guarnição de Curitiba; familiares; amigos e parceiros do Batalhão.

O Batalhão Suez

Em 29 de julho de 1958, o 4º Contingente partiu para RAFAH (Faixa de Gaza), sede do Batalhão Suez, que integrava as “Forças de Emergência das Nações Unidas (UNEF I). Conhecida como a primeira força de paz das Nações Unidas, a UNEF I atuou no Oriente Médio no período entre 1957 e 1967, supervisionando o fim do conflito entre Egito e Israel, com atuação ao longo do Canal de Suez e na Faixa de Gaza. Dos integrantes daquele contingente, havia um militar do então 20º Regimento de Infantaria, Unidade origem do 20º BIB, o Subtenente Benedito Lacerda.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Joao Moita JrRodrigo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Rodrigo
Visitante

Meus Parabéns aos veteranos do Batalhão, Quando se participa de uma missão internacional como essa alem da importância é o Brasil que esta sendo representado é a imagem do próprio País ,

Joao Moita Jr
Visitante

Está na hora de mandar uma força igual aquela para Gaza de novo. A IDF só respeita poder de fogo a medida.