Formosa (GO) – No dia 8 de agosto, a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (1ª Bda AAAe) promoveu o Exercício de Adestramento do Sistema de Armas da Artilharia Antiaérea com execução de tiro real, no Campo de Instrução de Formosa, na Região da Pedra de Fogo.

O principal objetivo da atividade foi proporcionar a atualização das capacidades da Artilharia Antiaérea e da Força Terrestre. Participaram desse Exercício cerca de 600 militares de todas as organizações militares voltadas para essa missão específica. Mais de 90 viaturas deslocaram-se até 2.500 km, transportando material para a realização do evento.

Durante a apresentação, foram executados tiros com os canhões de 40 mm Bofors, da Viatura Blindada de Combate Antiaérea com canhões 35 mm Gepard, além dos mísseis portáteis RBS-70 e IGLA-S. Os disparos foram efetuados contra alvos aéreos desenvolvidos pelo 3° Grupo de Artilharia Antiaérea, visando à otimização do treinamento e à racionalização de custos.

O Comandante da 1ª Bda AAAe, General de Brigada Alexandre de Almeida Porto, salienta que esse Exercício é o mais importante da Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro. O General explicou que foram necessárias muitas horas de treinamento no simulador para poder realizar um único disparo. “Selecionamos, entre todos os que estavam aptos, os melhores para estar aqui presente e realizar o disparo”, disse o Gen Porto.

Também estiveram presentes na apresentação o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Claudio Coscia Moura; o Comandante do Comando Militar do Sudeste, General de Exército Luís Eduardo Ramos Baptista Pereira; o Chefe de Logística e Mobilização do Ministério da Defesa, General de Exército Laerte de Souza Santos; o Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz, Ministro do Superior Tribunal Militar; além de outros oficiais-generais e convidados civis e militares.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
5 anos atrás

Bom para repelir um possível ataque do Paraguai ou da Bolívia…

Dodo
Dodo
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Olha, em termos de efetividade, creio que a Rússia provou na Síria, que para ameaças aéreas aproximadas, um bom canhão de 20 mm aliado a mísseis igla dão conta do recado. O mesmo vale para os iemenitas. Agora concordo que deveríamos possuir um sistema de artilharia antiaérea de longo alcance. Creio que atualmente, esse seja o próximo passo para as compras do exército

Luiz
Luiz
Reply to  Dodo
5 anos atrás

O sistema de longo alcance é atribuição da Força Aérea. Ao Exército cabe a defesa aérea em baixa altitude.

Selvatico91
Selvatico91
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Crítico de sofá.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
Reply to  Selvatico91
5 anos atrás

Então na sua visão está tudo certo em quantidade e qualidade ?

Para defender o país da maior parte das ameaças da América do Sul, não precisa nem de FFAA basta as PMs

Épsilon
Épsilon
5 anos atrás

Só uma pergunta me corrijam se eu estiver errado o Gepard em tese substituiu os Canhões L/60 que deram baixa no EB pelo menos eu acho que deram baixa. É há planos de se adquirir mais um lote desses blindados?

Agnelo
Agnelo
Reply to  Épsilon
5 anos atrás

Que eu saiba, não há mais disponíveis para venda.
Tendo em vista o entendimento q a Rússia é novamente uma ameaça, a Alemanha se arrependeu de sua venda e ofereceu 3x o preço q cobrou.

Dr.Telemaco
Dr.Telemaco
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Agnelo, não estou duvidando, é curiosidade mesmo: onde viste essa informação?

Agnelo
Agnelo
Reply to  Dr.Telemaco
5 anos atrás

Em uma visita ao CMS, o Cmt do BLog responsável pela Mnt dos Gepard de lá comentou.

Alexandre dos Santos Nogueira
5 anos atrás

Temos que revitalizar nossa indústria bélica. Se possível fazendo parcerias com nossos vizinhos Sulamericanos.

TeoB
5 anos atrás

Eu pouco comento Aki mas esse tópico acho muito importante. Dentre todas as nessessidades existentes em nossas forças armas, na minha opinião essa é a mais gritante, em caso de necessidade não teríamos superioridade aérea em nosso território terrestre e nem marítimo, visto que em ambos os casos não temos nada efetivo além de 10mil metros. Já temos avanços com os radares saber M60 e M200 agora é vital que desenvolvamos uma plataforma para lançamento de mísseis (talvez derivada do sistema Astros da Avibras ) e os próprios mísseis ( já possuímos algum know-how nessa área também) , assim teríamos… Read more »

Mauricio R.
Mauricio R.
Reply to  TeoB
5 anos atrás

Custos mais baixos aonde???? Somente por serem produtos de empresas brasileiras???? Ambos os radares citados sequer estão em produção seriada, condição necessária para gerar economia de escala e baratear custos. O M60 não é mais que um modelo em pré-produção e o M200 é, de favor, somente um protótipo. Não temos também nem o rascunho do C-2 necessário, pra gerenciar um sistema de defesa aérea minimamente crível. E qnto aos mísseis, bem se conversarmos com os sul africanos talvez tenha-se algo, a partir do A-Darter. Não vale a pena correr atrás dos “Piranhas”, não são confiáveis e algo a partir… Read more »

Kommander
Kommander
5 anos atrás

Temos mísseis terra-ar de longe alcance?

mowag
mowag
5 anos atrás

Este vídeo é muito bom e complementa a matéria acima:

https://www.youtube.com/watch?v=BmT4CoENApw

Lucas Schmitt
5 anos atrás

Esse bofors parece canhão AA da segunda guerra…

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

“Kommander 9 de agosto de 2018 at 22:51
Temos mísseis terra-ar de longe alcance?”

Não e não precisamos.

De curta e média distância necessitamos em função de pontos estratégicos,

prefiro o do link abaixo, interação com Derby & Python, lembro que o Derby já tem versão ER e o
Python já está a caminho da versão 6.

https://www.army-technology.com/projects/spyder/
_________________________________________________________

“SmokingSnake ? 9 de agosto de 2018 at 18:25
Bom para repelir um possível ataque do Paraguai ou da Bolívia…”

Quais são as outras ameaças efetivas ?

Joao Moita Jr
5 anos atrás

Como adivinhadores??? O Bofors Anti Aircraft Cannon é um projeto de…1930!!! Rsrsrs

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Bofors_40_mm_gun

Joao Moita Jr
5 anos atrás

A realidade dura é que o Brasil só tem artilharia anti aérea digna do nome no que se refere a ameaças muito básicas, estilo drone, helicópteros ou algum Mig 21 da vida. Mas para lidar com Bolívia ou Paraguai, tá de bom tamanho. Só que mais além disso, não.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

Quais ou quem nos ameaça ?

BILL27
BILL27
Reply to  Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

COmo se precisasse de alguma ameaça para ter uma AA decente ..E outra , inimigos pode m aparecer de uma hora para a outra .O KAdafi que o diga ,em menos de um ano da França atacar ,tinha cargueiro da força aerea Francesa desfilando e mbase aerea na Libia

Carlos Sinésio
Carlos Sinésio
5 anos atrás

Senhores, o Programa Defesa Antiaérea recebe, em média, anualmente, 30% do valor mínimo necessário para a aquisição do material AAe para o EB. Faz-se o possível…Para investimento em AAe de média altura precisaríamos aumentar bastante os recursos orçamentários para o Programa, o que depende de decisão política, então…

Bardini
Bardini
5 anos atrás

Deslocaram 600 cabeças, muitos figurões e toda uma parafernália logística, para a grande maioria desse pessoal assistir showzinho do pessoal realmente especializado e importante do EB, que teve de disparar sua meia dúzia de rajadas contadas e, para assistir também algo ainda mais espetacular e raro, que é o disparo de MANPADS!
Tudo isso é claro, contra alvos que não conseguem emular grandes dificuldades de engajamento, já que “não se tem dinheiro” nem para se adquirir um alvo que preste…
.
Estamos no fundo do poço.
Muita mão amiga, pouco braço forte.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Bardini
5 anos atrás

É Bardini,

Se você com esse conhecimento todo que não serve para m…. nenhuma, de repente pode fazer melhor! Fácil falar sentado na cadeirinha de jogador de XBox né?

Bardini
Bardini
Reply to  Marcelo Andrade
5 anos atrás

Fácil… Muito fácil. Sabe o que também é muito fácil? Manter o status quo, onde sustentamos um Exército que custou mais de 40 bilhões de reais em 2017 e que deste montante todo, só conseguiu destinar pouco mais de 1,5 bilhão para investimentos, sendo que nem todo esse dinheiro do montante de investimentos, vai para o “Braço Forte”. . É muito fácil continuar como está. É muito fácil continuar sustentando o foco na “Mão Amiga”, ao invés do “Braço Forte”. Ninguém está reclamando disso, muito pelo contrário. A aprovação que a instituição obtém com essa abordagem, está lá encima. Está… Read more »

pgusmao
pgusmao
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Estás coberto de razão, enquanto se gastar 80% do orçamento das Forças Armadas com pessoal ativo e inativo nunca chegaremos a lugar algum, estamos entre os 15 maiores orçamentos militares do mundo, mas pouco se vê disso na aquisição de equipamentos. Não é possível mantermos militares se aposentando com 43 anos, filhas solteiras recebendo pensão e várias outros absurdos!! O problema é gerencial.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  pgusmao
5 anos atrás

45 anos. Acho que em todas as FFAA do mundo. Quer combatente de 70 anos? Se não tem dinheiro pra manter, fecha. Simples assim.

Diplomata92
Diplomata92
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Bardini meu caro disse tudo !
Já me empolguei muito com nossas forças armadas,sempre tem um bom motivo Pra se iludir um veiculo uma arma nova,um projeto.
Só que cresci e hoje quando agente vê os números esses mesmo que você citou,quando você se depara com isso sua ficha vai cair!
Algo vai ter que mudar e não estamos falando de mais verbas não.
Parece que sempre seremos aquele cara enorme de voz fina e bobão isso aos olhos do mundo e logo logo da América latina
Por enquanto estamos salvos pelo tamanho

Gabriel
Gabriel
Reply to  Bardini
5 anos atrás

O Exército Brasileiro ira te proporcionar a grande possibilidade de colocar “todo teu conhecimento” em prática!
Se inscreva e seja selecionado para “Major Temporário”.
O Brasil e as Forças Armadas “precisam” de profissionais “preparados” e “conhecedores profundos da arte militar” como você!

Cada um que me aparece!!!

Bardini
Bardini
Reply to  Gabriel
5 anos atrás

“Cada um que me aparece!!!”
.
Pois é.

737-800RJ
737-800RJ
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Ele está está exercendo o direito inalienável de emissão de opinião enquanto pagador de impostos. Tem dinheiro dele ali. E meu também. Nem que seja 1 centavo, mas tem. Não nos me pediram permissão pra retirarem parte de nossa renda todo mês por meio de impostos, mas já que pagamos, que tenhamos ao menos o direito de criticar como nosso dinheiro é gasto. Dá-lhe, Bardini!

J.Neto
J.Neto
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Nem que seja para criticar de modo bobo, infantil e pouco eloquente…mas o cordão dos PS vai aumentando…

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  J.Neto
5 anos atrás

O site do MD tem um “fale conosco” para as críticas. Dia 29 de setembro estarei com o TB Baptista Jr. Quer que eu leve as críticas? Mas escreva algo decente e factível. rinaldonery@uol.com.br

Proelio Procusi
Proelio Procusi
5 anos atrás

Se o Exército Brasileiro do mundo real fosse efetivamente equipado como consta nos manuais de campanha, não haveria tanta reclamação.

Exemplo:

Consta no manual IP-7-35 (O Batalhão de Infantaria Leve) que cada BIL deveria possuir:

1 Seção AC com 3 peças do CSR Carl Gustav em cada uma de suas companhias de fuzileiros. Um total de 9 peças por Batalhão.

1 seção AC com 4 peças (posto de tiro/lançador e guarnição) de míssil anticarro de médio a longo alcance.

1 Grupo de Autodefesa Antiaérea, com 3 peças (posto de tiro/
lançador e guarnição) de mísseis antiaéreos.

Proelio Procusi
Proelio Procusi
Reply to  Proelio Procusi
5 anos atrás

E pelo que me lembro todo batalhão de infantaria deve ter um Grupo de Autodefesa Antiaérea com 3 peças de IGLA.

Selvatico91
Selvatico91
5 anos atrás

Boa noite, senhores. Procuro levar a sério os comentários deste canal, onde se pode constatar grande conhecimento técnico por parte de muitos. Entretanto percebo que em sua maioria, os rançosos que sempre criticam tudo e todos, especialistas de sofá, com manifestações pobres como “bom para repelir um ataque Paraguai e Bolívia”, são civis que jamais envergaram uma farda e devem possuir certa mágoa, e por mais que tenham certo conhecimento, jamais terão o sentimento. No mundo da fantasia deles, a vitória se resume apenas em deter o melhor equipamento. Que falem, pois só sabem fazer isso: eterna e rotineiramente criticar.… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Selvatico91
5 anos atrás

Qualquer caça voa a mais de 10km de altitude, então o genio explica como derrubaria um caça com armas anti aéreas que vão somente a até 5km de altura (considerando que os F-5 já tenham sido derrotados).

J.Neto
J.Neto
Reply to  Selvatico91
5 anos atrás

Você abate um caça quando ele está atacando, qual ataca a 10 Km de altura? B-52? Aqui? Menos bem menos…Além disto, é que temos e precisa ser treinado…

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  J.Neto
5 anos atrás

Uma JDAM pode ser lançada a 15km de altitude por um caça e acertar o alvo com precisão como já foi demonstrado, com a Rússia instalando bases do glonass no norte do Brasil eles vão ter a mesma capacidade, talvez passem até bombas guiadas para a Venezuela…

Mas com essas armas realmente não é preciso voar alto no espaço aéreo brasileiro. Me equivoquei dizendo que elas só vão até 5km, na verdade é pior do que pensava, o igla só vai até 3km de altura e o Bofors 40mm só é efetivo a menos de 4km.

BILL27
BILL27
Reply to  Selvatico91
5 anos atrás

PQ é tão dificil algum militar assumir que alguns equipamentos que o Brasil usa e´inadequado para o que se destina ? Aconteça o que acontecer ,sempre tem um justificativa para falar que o equipamento é o correto e bla bla …

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Selvatico91
5 anos atrás

Bill,

A reportagem não disse nunca , nem eu, que critiquei o comentário do bardini e de outros, que estamos ótimos nesta área.

É o que temos para o momento e o EB está se exercitando com o que tem e não ficar passando Kaol nos canhões e peças dentro do quartel, como dizem por aí.

Consta nos Planos do EB, se é que alguém aqui tem a curiosidade de pesquisar, um sistema anti aéreo para médio alcance e, quiça longo, mas o EB não imprime plata!! Mas a luta continua…

Joao Moita Jr
5 anos atrás

“civis que jamais envergaram uma farda e devem possuir certa mágoa” Não sou civil, não. Sou militar, e porto minha farda com orgulho. Mas, se por acaso fosse civil? E daí? Não podemos criticar esse estado calamitoso do EB? A artilharia anti-aérea é sim muito básica, e hoje em dia seria varrida do mapa em caso de conflito de verdade, em questão de minutos. Faço minhas as observações de Bardini também, que sempre comentou aqui com muita lucidez. Exército que custou mais de 40 bilhões de reais em 2017, ficando a base de Bofors e Manpads para se defender??? Realmente,… Read more »

Selvatico91
Selvatico91
Reply to  Joao Moita Jr
5 anos atrás

O senhor se considera militar, que porta(!) farda, mas considerando seu discurso, provavelmente não é do EB. E, se surpreendentemente for, com certeza é um pé-pretão do ar-condicionado. E por favor, não vá me dizer que seu nome de guerra é “Moita”…

BILL27
BILL27
Reply to  Selvatico91
5 anos atrás

O EB é composto de pessoas sem arugumentos como vc ? Acredito que não ,então para de querer fingir qwe tudo é mil maravilhas que não é .

Agnelo
Agnelo
5 anos atrás

Bom Parece q tem não só ma vontade, especialismo, mas vaidade e desconhecimento também…. A escolha de um Meio de Emprego Militar depende não só do Poder Militar de um país, mas Econômico, Político e Coentifico-Tecnologico. Por vezes, até Psicossocial. Precisamos de melhores meios AAe? Sim Urgentemente? Lógico q não…. Quanto ao exercício. Interessante o achismo q comentário de leitor de 4 rodas q não sabe dirigir é dado como “sábio”…. E ser militar não capacita ninguém a saber tudo da área…. obviamente… O exercício é de Adestramento… Logo, vai TODA a fração… Seção, Bateria e, por vezes, Grupo. As… Read more »

J.Neto
J.Neto
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Boa e lúcida reflexão…

Cristiano GR
Cristiano GR
5 anos atrás

Servi em Bia AAAé e na época, com FH presidente, se operava as metralhadoras múltiplas .50, aquelas com 4 armas e cofres do lado e os canhões Bofors de operação manual. Muito se falava nos Igla, mas passaram mais de 10 anos para eles aparecerem.
Esses equipamentos são da Segunda Guerra e servem para combate a aviões turbo hélice e helicópteros, fora isso, a única coisa que se pode fazer numa situação de combate é se cobrir com a camuflagem e torcer para o inimigo não achar.

J.Neto
J.Neto
Reply to  Cristiano GR
5 anos atrás

Você pode também fugir e se esconder…

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

“SmokingSnake ? 11 de agosto de 2018 at 12:09
Qualquer caça voa a mais de 10km de altitude, então o genio explica como derrubaria um caça com armas anti aéreas que vão somente a até 5km de altura (considerando que os F-5 já tenham sido derrotados).”

Primeiramente,
Seu comentário sobre engajamento está errado.

Segundo
Em nosso TO quem nos ameaça com fantástica capacidade .

Terceiro:

Já foi mencionado a necessidade de Base de média altitude.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

haha tem certeza? A Rússia enche a venezuela de armas e agora estão instalando bases do glonass no norte do Brasil, bastaria passarem uma KAB-500S-E, que é guiada pelo glonass, para eles. Uma bomba guiada pode ser lançada facilmente a mais de 10km de altura.

ScudB
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

KAB-500S-E “declaradamete” pode ser lançada numa faixas das altitudes entre 500m e 5000m.
http://roe.ru/eng/catalog/aerospace-systems/air-bombs/kab-500s-e/
Mas tudo indica que no momento não esta disponível para Venezuela devido sistema de mira do Su-30MKV.Alem disso o valor elevado (aprox 45 mil “presidentes mortos” por unidade) impede qq um (com cabeça razoavelmente sóbria , sem fumar muito :)) imaginar este tipo de negocio com estado falido.

Aldo Ghisolfi
5 anos atrás

LEIGO, mas quis me parecer que estamos com operacionalidade muito obsoleta, quem sabe, em nível dos anos ’60…
E a informática como se adequou neste exercício? Teve oportunidade?
Estou errado?

Paulo B
Paulo B
5 anos atrás

Boa tarde Fico pensando que muitos guerreiros do teclado deveriam vestir a farda. Mas não só sob a bandeira verde amarela. Mas de outros países. De preferência de um país que realmente se imponha militarmente. Há sempre um ranço em relação as FAA verde amarelas. Sabemos que falta muito para elas. E o pior é o blablabla que se gasta com salários. Alguém aqui se alimenta de capim? Caramba, para prá pensar. Fazemos parte de um todo. O governo federal gere de acordo com a legislação brasileira e a mesma impõe o gasto com a reserva e inativos da verba… Read more »

Sérgio
Reply to  Paulo B
5 anos atrás

Muito bom!!

Lucas Schmitt
5 anos atrás

Poxa, essa é nova. Preciso ser da área para criticar… Você precisa ser jogador de futebol para criticar seu time? Você precisa ser político para criticar o Estado? Você precisa ser jornalista para criticar uma reportagem? Você precisa ser engenheiro para criticar uma construção? Sério, se esse é o “argumento” de vocês, por favor, fiquem quietos na próxima.

Agnelo
Agnelo
Reply to  Lucas Schmitt
5 anos atrás

Depende
Critica do tipo: Sacanagem ninguém passar a bola para aquele cara de preto….. (No futebol) é melhor ir pra uma página de pescaria do q essa aqui….

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

“Só aquele cara diferente põe a mão na bola!” Hahahahaha

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Em tese o EB não está errado. Ele provê defesa de baixa altitude e o resto deixa por conta da FAB . A FAB é que está errada em operar até hoje alguns poucos F-5. Tivéssemos uns 100 Gripens (ou F-16 ou F-18 ou MiG-35 ou Rafales) e mais alguns E-99 e estaria tudo bem. Aliás, alguns países só têm defesa terrestre de baixo nível, como por exemplo o RU, que não tem sistemas AA de média ou grande altitude, e dão conta do recado só com o Rapier (que está sendo substituído pelo CAMM), com o Starstreak e o… Read more »

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Na verdade até o USA “pensa” igual o EB. O USA só tem sistemas de grande altitude (Patriot e THAAD) por conta da defesa contra mísseis balísticos. Não fosse isso eles só teriam o Avenger, o Stinger e o Centurion.
O resto ficaria por conta da USAF.
Agora eles estão dando uma incrementada na defesa de baixa altitude mas ainda assim tá longe de ser algo muito sofisticado. Tá visando principalmente UAVs e C-RAM e mísseis cruise. Ou seja, tudo em baixa altitude e curto alcance.

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Smoking, Mesmo as bombas guiadas por laser podem ser lançadas de grande altitude e distância. Um bom sistema de designação de alvos consegue marcar um alvo grande (edifício, bunker, etc.) a 20 km e alvos táticos móveis a mais de 10 km. Ambas as situações colocam as aeronaves lançadoras fora do envelope de nossas armas AA. Claro, o desempenho do sistema designador de alvo e a capacidade dele em marcar alvos pelo laser não é o fator exclusivo do desempenho da arma já que depende também da capacidade da bomba em chegar a grandes distâncias. Mas as mais modernas com… Read more »

Alfredo RCS
Alfredo RCS
5 anos atrás

Só iremos entender nossas necessidades militares quando entendermos o quanto somo ricos e possuidores de recursos que devem ser defendidos.
Por isso, nosso Braço é fraco e nossa mão inútil…infelizmente.