Home Defesa Nacional As propostas dos presidenciáveis para a Defesa Nacional

As propostas dos presidenciáveis para a Defesa Nacional

8576
153

Começa mais uma corrida presidencial e os brasileiros terão que decidir em outubro de 2018 quem será o seu próximo Presidente da República.

Devido aos graves problemas econômicos e de segurança pública que assolam o Brasil, o tema Defesa Nacional raramente é tratado pelos candidatos, com poucas exceções.

Para os envolvidos com o assunto, tanto militares quanto civis, a atenção dada pelos candidatos à Defesa Nacional é um aspecto importante, pois pode ajudar a esclarecer qual o nível de prioridade que o futuro governante pretende dar à área.

O Brasil tem importantes programas de reequipamento em curso, cuja garantia de financiamento é fundamental para sua continuidade.

As Forças Armadas precisam desses novos equipamentos para continuar a cumprir da melhor forma possível sua missão constitucional e a Base Industrial de Defesa precisa produzir para garantir sua sobrevivência e desenvolvimento, gerando empregos de alta tecnologia e divisas de exportação.

Principais questões que o futuro Presidente deverá enfrentar na área de Defesa Nacional

ORÇAMENTO – Do orçamento de Defesa do Brasil, mais de 70% vai para pagamento de pessoal ativo e inativo e menos de 30% serve para o custeio das despesas operacionais e investimentos. Do que sobra para investimentos, contingenciamentos frequentes prejudicam a prontidão e o planejamento do reequipamento.

O reajuste dos soldos também é uma questão de suma importância, já que há uma grande defasagem entre o que os militares recebem em comparação com outras categorias de servidores públicos.

Diagrama dos principais componentes do Sisfron
Diagrama dos principais componentes do Sisfron

SISFRON – Orçado em R$ 12 bilhões, o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras pretende fortalecer a capacidade de ação do Exército na faixa de fronteira do país, uma área uma área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados. O Sisfron é considerado o maior sistema de monitoramento de fronteiras do mundo, mas o orçamento para este programa tem sido contingenciado e sua implementação se arrasta lentamente.

Corveta classe Tamandaré
Corveta classe Tamandaré

CORVETAS – A Marinha do Brasil vem sofrendo com a obsolescência em bloco dos seus navios e a Esquadra Brasileira corre o risco de desaparecer na próxima década, se não forem incorporados novos navios para substituir as fragatas de mais de 40 anos em serviço. A MB pretende construir inicialmente quatro corvetas classe Tamandaré e vai precisar do apoio do próximo governo para atingir seu objetivo.

Submarino Scorpene, semelhante aos S-BR do Prosub
Submarino Scorpene, semelhante aos S-BR do Prosub

PROSUB – O Programa de Submarinos atualmente em produção para a Marinha do Brasil está construindo 4 submarinos convencionais no novo estaleiro e nova base em Itaguaí-RJ e prevê também a construção do primeiro submarino de propulsão nuclear, cujo projeto está sendo finalizado. O Prosub sofreu atrasos no cronograma devido ao corte de verbas e depende da continuidade de recursos para sua conclusão.

EMBRAER KC-390 – Atualmente a Embraer está testando e iniciando a produção do cargueiro militar KC-390 para a Força Aérea Brasileira, que pretende adquirir 28 unidades. Portugal está negociando a aquisição de 5 unidades e a Embraer vê um mercado potencial de 728 aeronaves para 77 países, que utilizam o velho C-130 Hercules. O KC-390 é outro programa que teve seu desenvolvimento atrasado por falta de verbas.

CAÇA GRIPEN – O Brasil durante o governo Dilma fechou um contrato para a aquisição de 36 novos caças Saab Gripen NG com a Suécia, que serão produzidos também no Brasil pela Embraer e várias empresas nacionais. A FAB já disse que vai precisar a longo prazo de 108 caças para substituir toda a frota de aviões de combate F-5 dos anos 70 e AMX dos anos 90.

Míssil de cruzeiro AV-TM 300 na Avibras

INDÚSTRIA DE DEFESA – A Indústria de Defesa brasileira ficou famosa nos anos 1980 com as exportações da Engesa, Avibras e Embraer, mas nos anos 90 a Engesa faliu. Só a partir do governo Lula que a indústria de Defesa nacional teve um renascimento, mas ainda carece de maior apoio governamental para ampliar suas exportações.

Lançamento do VLS
Lançamento do VLS

PROGRAMA ESPACIAL – O Programa Espacial brasileiro não vem tendo recebido a devida atenção por muitos anos e administrações. É preciso alavancar o uso da Base de Alcântara e os projetos de foguetes e satélites brasileiros.

FORÇAS DE PAZ DA ONU – O Brasil terminou sua longa missão de paz no Haiti, que foi muito elogiada. O futuro governo precisa decidir se continuará apoiando o emprego das Forças Armadas brasileiras em missões de paz no exterior.

PRESENÇA NO EXTERIOR – O Brasil ajudou a criar a Marinha da Namíbia e chegou a doar uma corveta e a exportar um navio patrulha para o país. A iniciativa ajudou o Brasil a ter um país aliado na costa ocidental da África e a ter uma base para ampliar sua influência estratégica e comercial para alcançar outros países da região. No entanto essa iniciativa não teve continuidade e a China tem se aproximado da Namíbia, como de outros países africanos. O novo governo deverá formar visão estratégica para ter uma presença militar na África a fim de ajudar nas exportações e aumentar a influência do país na região, pelo menos na costa ocidental.

Programas de Governo dos principais candidatos à Presidência da República

Jair Bolsonaro

O candidato Jair Messias Bolsonaro, militar da reserva e político brasileiro, cumpre atualmente o seu sétimo mandato na Câmara dos Deputados do Brasil, eleito pelo Partido Progressista (PP). Nas eleições gerais de 2014, foi o deputado federal mais votado do estado do Rio de Janeiro, com apoio de 6% do eleitorado fluminense (464 mil votos).

Em seu programa de governo de 81 páginas disponível em PDF, trata da Defesa Nacional em apenas duas páginas. Em uma delas, ele detalha:

Para acessar o programa do Jair Bolsonaro na íntegra, clique aqui.

Ciro Gomes

Ciro Ferreira Gomes, político, advogado e professor universitário brasileiro filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), do qual é vice-presidente. Foi deputado estadual por duas legislaturas no Ceará, o 43.º prefeito de Fortaleza e o 52.º governador do Ceará e ministro da Fazenda do Governo Itamar Franco durante a implantação do Plano Real e ministro da Integração Nacional durante o projeto de transposição do rio São Francisco no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Em seu programa de governo de 62 páginas, 6 páginas são dedicadas à Defesa, Política Externa e Soberania Nacional:




Para acessar o programa do Ciro Gomes na íntegra, clique aqui.

Marina Silva

Maria Silva é historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política brasileira filiada à Rede Sustentabilidade. Ao longo de sua carreira política, exerceu os cargos de senadora da República pelo Acre entre 1995 a 2011 e ministra do Meio Ambiente de 2003 a 2008, além de candidatar-se em 2010, 2014 e 2018 à Presidência da República.

Em seu programa de governo de 46 páginas, 2 páginas são dedicadas à Política Externa e Soberania Nacional:

Para acessar o programa da Marina Silva na íntegra, clique aqui.

Os programas de governo dos demais candidatos não possuem detalhamento da Política Externa e Defesa Nacional, o que confirma o pouco interesse que o assunto desperta na classe política brasileira.

153 COMMENTS

  1. Cirão já inicia lavando as mãos e propondo um plebiscito para o aumento dos recursos das FFAA, o que obviamente seria encarado pela população desinformada e desinteressada como sendo algo ‘inconveniente’ e promoveria a manutenção da penúria em que se encontram as FFAA.

    • Ciro Gomes tem um plano detalhado e nele as FFAAs têm grande importância.
      Bolsonaro é uma caixa preta, vai delegar atribuições de vitais, sabe fazer pouca coisa na vida.
      A questão é se o país terá dinheiro pra bancar suas FFAAs. Com o mito, em 3 anos, eu temo nem termos mais dinheiro pro custeio. Nem o Guedes nem ele sabem como fazer dinheiro. Ps.: Não é privatizando nem imprimindo sem lastro.
      O país está à beira do abismo e nossa gente tem tudo pra fazer errado na hora da urna, enfim, ando bem preocupado com o futuro. Boa noite a todos.

      • Tenho mais medo é do Ciro na Economia parece o mesmo programa da Dilma, campeãs nacionais, protecionismo, volta da CPMF, incentivo para empresas (bolsa empresário).

        • Espera que nossa iniciativa privada invista em ciência e tecnologia? Cadê ela no passado? O Brasil só é a potência agrícola que é hoje graças a Embrapa, não aos fazendeiros, captou amigo?

          • Você está redondamente enganado,a EMBRAPA perdeu seu poder tecnológico de vanguarda a décadas, e hoje é apenas mais uma empresa publica de pesquisa, que limita basicamente a suporte Técnico, e alguma pouca pesquisa em melhoramento genético. O que melhorou a agricultura brasileira foi a iniciativa privada, que trouxe os trangenicos, e biomoléculas para controle de pragas e doenças, fora a viabilização de tecnologias mecânicas, que são a base para agricultura moderna. Posso afirmar categoricamente a meu amigo “WVJ” Que a EMBRAPA participou do processo de modernização da agricultura, mas ela não teve papel fundamental, quem vos fala é um agrônomo, que estagiou na EMBRAPA Amazônia oriental, que sabe o papel dela, mas que é realista em saber que o que nos trouxe para o século XXI foi a iniciativa privada multinacional.

          • Caros. Quem fez a adaptação das bactérias fixadoras de nitrogênio do cerrado para a agricultura foi uma pesquisadora da Embrapa, a Johanna Döbereiner. Como a Embrapa é uma empresa de pesquisa, a produção de sementes é feita pela iniciativa privada. Sobre melhoramento genético, apenas por curiosidade, o principal centro de pesquisa em cana é a UFSCar em Araras, mas ela também não produz os clones. Isso também é a iniciativa privada. É preciso ter claro o papel da Embrapa e dos centros de pesquisa. Eles desenvolvem tecnologia. Não são produtores de sementes em escala industrial.

        • Filipe, aproveitando sua expertise.
          Soja dava no cerrado?
          Quem fez isso acontecer?
          Iniciativa privada IMPORTOU “trangenicos, e biomoléculas para controle de pragas e doenças”.
          Pra você, então, o Brasil é uma potência tecnológica, já que nossa iniciativa privada importa os Iphones X?
          Peraí, né!?

          • Não existe esse muro separando setor produtivo e Embrapa, a relação é praticamente uma simbiose. A Embrapa, como qualquer outra empresa de pesquisa existe para trabalhar junto ao setor produtivo. O agronegócio é um dos clientes da Embrapa e a agricultura familiar também. Empresa privada quer mercado seguro, já existente, é preciso outro ente para abrir o caminho.

            Filipe, para ilustrar a importância recente, só lembro do papel da pesquisa, e da Embrapa, no caso da praga Helicoverpa alguns anos atrás.

      • Não se falou em momento algum no plano de governo ou em entrevistas ou seja lá onde você encontre informações que alguém da equipe de Paulo Guedes se quer pensa em imprimir mais dinheiro, e quanto se fala em privatizações, é justamente para reduzir o gasto com custeio de estatais que não são úteis ao governo, isso sim, economizaria muito dinheiro, além de reduzir a divida interna, que hoje consome mais de 50% do orçamento do governo federal. O que sei de Ciro Gomes é que ele quer PAGAR a divida interna, como ? “PAGANDO” É só isso que sabemos até agora, além é claro de que ele está cagando e andando para o preço do dólar, que ele já admitiu que não é relevante para ele, e que ele avisou para os brasileiros não manterem dividas em dólar, porque o dólar vai “CAGALGAR”, e não sei se sabe meu caro, más tudo que se trata de defesa, é contabilizado em dólar americano. Não vi detalhamento algum em planos de governo, além do genérico, do comum, do simples, viabilizar esses projetos é que eu quero ver. Com o dólar a 5 ou 6 reais como Ciro disse esperar que chegue, sabemos que qualquer projeto de defesa será inviabilizado, pelo aumento significativo de custos, apenas pela desvalorização de nossa moeda, frente a moeda que determina o preço da grande maioria dos produtos de defesa, já imaginou o preço de um acento ejetavel como dólar dobrando de preço ? e um sensor infravermelho? um sistema de data link ? Ciro tem um plano “detalhado” através de palavras, mas seu viés socialista, que ele sabe que não funciona economicamente, mas é um risco que ele afirma estar disposto a correr, não permite que tenhamos recursos para nada, além de fabricar fuzil, e reformar os URUTU que ainda temos. Acorde e veja com quem ele queria se aliar, o PT, que nem quis papo com ele… Tem gente se iludindo com quem diz que vai tirar todo mundo do SPC… Francamente.

    • A de todos foi. Eu esperava que, devido aos problemas de segurança pública, dessem mais atenção ao SISFRON, mas pelo visto, não estão nem aí.

    • O que não é superficial no Bolsonaro? Só falácias e bravatas, até na área de defesa. A campanha vai afunilando e o “mito” se esfacela como todos os mitos.

      • Olha, sinceramente, o grande atrativo do Bolsonaro é a equipe dele. Só o fato de colocar pessoas qualificadas à frente dos ministérios já o torna melhor do que os outros candidatos. Ou menos pior… enfim…

      • O Cara já esta sendo detonado que é militar tem um vice militar , teclara que colocara ministérios nas mãos de militares , ai vocês querem que ele enche o papel de ideias , propostas para as FFAA Bom mesmo e o presidenciável que faz propostas de tirar o nome de todos da inadimplência, isto sim e proposta bem fundamentada. Os brasileiros gostam muito de propostas inexecutáveis , gostam muito de retoricas. Proposta muitos conseguem fazer, olha a MB , a questão e executar.

        • Na verdade estou incomodado pois até agora ele não passou disso, da superficialidade. Está apenas se mostrando igual a qualquer outro candidato que já concorreu. Essa é a questão, eu acreditava que ele poderia ser diferente e ia mostrar isso nos debates, não aconteceu.

          Preciso julgar o candidato pelo que é me apresentado, seja qual for a fonte. Episódios como a funcionária fantasma do gabinete e o desconhecimento pelo próprio plano de governo (questão do bolsa família) me fizeram desacreditar.

          • Você quer que o Bolsonaro vá para a frente do povo simples falar de misseis, caças, radares, quando a demanda do povão é saber se chega em casa vivo para abraçar seus filhos, ou se não morre na fila de um hospital sucateado ? Só pode ser brincadeira né meu amigo !

          • Quero que ele vá para a frente do povo simples falar algo que faça sentido no seu governo! Economia, educação, como que ele ira governar… Até agora só ouço coisas superficiais e simplistas como se qualquer medida que ele queira possa ser adotada na base de um canetaço

            Eu estava inclinado a votar nele, mas não sou obrigado a adotar político de estimação, mesmo que esteja ficando claro que ele não tenha preparo para se tornar presidente

      • Fred, quais são as falácias ? Identifique-as. Desde quando Bolsonaro anda prometendo o paraíso na terra, se ele próprio diz de forma realista que não existe solução fácil e que o sue programa de governo seria o pior de todos por ser REALISTA ?
        Agora se você quer seguir o mesmíssimo caminho que a população brasileira seguiu e se ferrou nesses 30 anos, se iludindo com discurso bonito e com plano de governo cheio de soluções e promessas que nunca irão se cumprir, isso é problema seu.
        Discurso e promessa bonita é artifício para enganar sogra besta. Amigo, me perdoe, mas se você se ilude com promessas lindas, aqui no Ceará tem um apelido para essa postura com um nome não muito lisonjeiro: rapariga de discurso.

    • A proposta do Ciro Gomes só é possível com o aumento de verbas para as FFAA, coisa que ele condiciona à um plebiscito que jamais passará pelo crivo popular, o que anula todos os outros ítens. Ele é esperto, sabe que as propostas dele são mais detalhadas que a dos concorrentes, mas deixou o ‘backdoor’ aberto logo no primeiro item.

    • Melhor como se ela já começa dizendo que o governo dele não iria aumentar nada por conta própria e vai jogar nas mãos de um plebiscito onde vai ser praticamente impossível para o aumento dos gastos ganhar.

      O tópico de “soberania nacional” dele é bem deturpado e semelhante a paranoia de um vizinho do norte onde não deixam nenhuma empresa privada produzir petróleo e eles pouco produzem. Desde que o chavez ganhou em 1999, e começou a “nacionalização na área do petróleo” para estatizar tudo, que a produção da Venezuela só vem caindo e hoje eles produzem menos petróleo do que o México e o Brasil. Vão aprender do pior jeito que manter petróleo debaixo da terra não serve para nada.

        • Hahaha, adolescente? Queria eu….
          Mas se você não acredita em uma proposta formalizada, acredita em que? Na palavra da pessoa, boa vontade, boa intenção? Piada hein

        • Se não nos basearmos em plano de governo, que é a descrição detalhada e por escrito das propostas do candidato, vamos nos basear em quê? Penteado e cor da gravata?

          Histórico do candidato é um fator, mas achar que alguém comanda um país de 200 milhões de pessoas sem um plano, na base do chute e do conchavo, é o que o mantém o Brasil onde está.

  2. todas as propostas foram muito rasas na defesa nacional, eu vou votar no Bolsonaro devido essa bandidolatria que tomou conta desse jornalismo podre, que tenta no dia a dia impor sua pauta liberal, em um povo que é claramente conservador em valores morais. Não sei se ele vai ganhar, mas acho que pela primeira vez após a redemocratização, temos a chance de eleger um conservador para presidência da república.

    • Amigo, a unica pessoa que pode INICIAR um novo rumo para o Brasil é Bolsonaro. ESQUEÇAM O CANDIDATO. Bolsonaro é um cidadão comum, do povão, sem muita cultura. Focar no candidato é falta de maturidade. Foquem no que está POR TRÁS do candidato. O que ele representa a médio e longo prazo para o nosso povo.
      Trata-se de um único candidato com uma nova visão de Brasil, contra um monte de candidatos que tão somente representam TODOS ELES, com exceção talvez de Álvaro Dias, a venezuelização do país.Ciro Gomes já foi abanar o rabo para quem ? Para o Partido Comunista chinês. O mesmo que assassinou 70 milhões de cidadãos chineses.
      Não precisa gostar de Bolsonaro, isso é infantilismo psíquico. Ele tem uma retórica péssima. Não é o candidato que eu foco, é no contexto geral.Trata-se de escolher entre a barbarização do Brasil com o controle estatal de tudo, e a devolução à sociedade civil de sua autonomia.

  3. me pgt, se as ffaa nao deveriam sofrer mudanças. como? seguir exemplo europeu,canadense,russo,norte americano. acaba com concurso publico e transforma as forças militares em tipo setor privado, vc assina contrato e serve por determinado tempo com possibilidade de renovaçao do mesmo e aposentadoria e promoçao.
    Oque os senhores achem? gostaria de saber do galante ou qualquer outro versado nesse campo.

    • Olá Rodrigo. Vi anos atrás uma entrevista com comandante do EB e ele explicou a razão do serviço militar obrigatório. Deste modo, os soldados são recrutados de toda a sociedade, sem viés ideológico ou sectário. Sendo recrutados por meio do serviço obrigatório, o EB terá uma tropa representativa de toda a sociedade brasileira, culturalmente e etnicamente. Caso o EB fosse formado apenas por voluntários, há um perfil psicológico típico daqueles que buscariam as forças armadas, o que poderia resultar em uma tropa com valores éticos e morais diferentes daqueles que caracterizam a sociedade. Isso tornaria as forças armadas uma instituição sem vínculo, fechada em si. Por outro lado, os oficiais das forças armadas são profissionais e já ingressam por concurso. Até então, eu imaginava que o serviço voluntário seria mais adequado. Fui convencido que o atual modelo é mais adequado.

      • Não sendo você o conscrito é fácil aceitar o modelo atual…

        Sério agora, santa inocência hein, a questão é unicamente financeira. Uma tropa inteiramente ‘profissional’ seria caríssima!

        Vivi para ler que serviço militar obrigatório é democrático e representativo…

        • Caro Rafael. Esse argumento sobre a tropa não é meu mas de um comandante do EB. Sinto apenas não ter lembrar se foi uma entrevista no Canal Livre da Band ou Roda Viva, ou se li em um entrevista publicada nas páginas amarelas da Veja ou em algum jornal. Se encontrar, passarei a referência para você. Acho que isso foi uns dez anos atrás, mais ou menos.

          • O ponto é que não acredito nesta motivação nobre, o dito oficial protege a sua corporação, está no seu direito. Eu, como cidadão e contribuinte deste país me acho no direito de contestá-la.

            O que me surpreende é alguém que transparece cultura e capacidade analítica ‘comprar’ facilmente a explicação…

        • O que o Camargoer procede. Já ouvi isso em palestras de diversos oficiais generais do EB, e de fato é um dos grandes motivos sim. Outro motivo seria financeiro. Mesmo em se tratando de uma força voluntária, o que eu sinceramente gostaria mesmo de ver, seria justamente a possibilidade de oferecer atrativos financeiros. Mas se as FFAA passam à ser voluntárias, não apenas os soldos teriam que ser maiores, mas também precisaria existir uma campanha real de recrutamento, caso contrário existe a simples possibilidade de não preencherem os quadros necessários, visto que a seleção também teria que ser melhorada. Enfim, existem diversos fatores para a manutenção do serviço militar obrigatório que inviabilizam, neste momento, sua substituição por serviço voluntário.

      • Isso do serviço militar obrigatório selecionar jovens de toda a sociedade não é verdade. Só pessoas pobres ou, no máximo, de classe média prestam serviço militar, por não terem algo melhor para fazer.
        O curso é voltado para eles. Ensinar higiene básica, dar meia dúzia de tiros (não pode ensinar a atirar direito, vai que vira bandido), doar sangue, combater o mosquito da dengue, marchar e cantar o hino.
        Duvido que alguma pessoa de classe média alta ou rica queira ver o filho ficar 1 ano nas Forças Armadas a troco de nada. Melhor que entre numa Universidade ou se prepare para tal. Até quem quer ver o filho militar espera que ele ingresse nas escolas e academias e não nos quartéis e tiros de guerra.
        Para o jovem que presta serviço militar, pode ser que ele goste e depois procure se tornar sargento, o que será uma grande evolução caso ele seja pobre de verdade.

        • Caro Rafael. Segundo o Comandante do EB em uma palestra no Senado (coloquei o link do video em outro comentário), são cerca de 1 milhão de jovens com idade para o serviço militar, dos quais são selecionados 80 mil (menos de 1%). Ele disse que praticamente não há recrutamento forçado. Ele disse que é muito provável que o jovem será dispensado se declarar que não deseja. Claro que o EB tem a prerrogativa de escolher aqueles que sejam aptos e que sejam de interesse do EB, o que explica porque jovens de alta classe média não são convocados. Também concordo que para alguns jovens, a carreira militar pode ser uma excelente alternativa profissional. Segundo o IBGE, o salário médio no Brasil para quem tem nível médio é de cerca de R$ 2,5 mil enquanto que o salário de um terceriro sargento é de R$ 3584,00 (maior que o salário médio de quem tem nível superior). A defasagem salarial na carreira militar ocorre nos níveis superiores, o que é compensado pelas regras da previdência. A renda líquida do Comandante do EB é de R$ 12 mil reais (portal da transparência)

  4. Promessas azias de políticos mais vazios ainda, não perco nem meu tempo de ler.
    Pois a verdade todos já sabem, sempre foi como é, sempre assim o será, isso para não incomodar interesses “alienígenas” sobre o Brasil.
    Tem um vídeo no Youtube denominado “Porquê o Brasil cresceu tanto em tão pouco tempo” (acho que é esse mesmo o nome), assistam e tirem suas conclusões; só adianto que esse vídeo reafirma o que venho dizendo há anos!

  5. Propostas muito fracas e vagas….isto até de quem lembrou….

    Bolsonaro parece ser o mais objetivo…se é que pode dizer isto…mas em comparação aos demais….ninguem entra no cerne de fato….

    A marina então, parece que quer transformar o exercito em policia ambiental….o estado brasileiro inclusive vai ficando cada vez mais com esta impressão…os faz tudo….

    Não está na pauta de ninguem….

    Se tivesse, um minimo de pesquisa na imprensa especializada já teria dado um monte de ideias…

  6. Nenhum vai investir na defesa…pelo contrário, a chance de continuar no sucateamento é enorme, principalmente porque o objetivo do próximo governo será fazer cortes para conter gastos públicos e reduzir drasticamente o déficit público (nos últimos anos o rombo passa de 100 bilhões…na verdade esta próximo dos 200bi). O Brasil nos próximos 10 anos tem que reduzir gastos públicos, ano passado a tributação foi superior a 50% do PIB pela primeira vez em 500 anos, algo absurdo especialmente em um país pobre como o Brasil!
    Próximo governo terá que fazer grandes reformas de redução do Estado (privatização, concessões, terceirização em massa de setores), redução e simplificação de tributos, redução de burocracia, reforma do modelo federalista (dando autonomia para Estados e municípios), alteração de processos gerenciais do Estado, abertura comercial, política econômica mais agressiva, reforma trabalhista e principalmente reforma previdenciária. Será necessário um conjunto de reformas para por o Brasil nos trilhos e para daqui 10 anos voltar a tentar competir no mercado internacional.
    Na área de defesa e militar, tirando 1 dos candidatos citados, todo o resto durante décadas atacam os militares, tanto seus valores quanto aspectos de carreira e modo de agir.
    Vi um dos comentaristas dizer que a proposta de Ciro Gomes é a melhor, acho de uma inocência sem tamanho. O PDT e Ciro há décadas faz ataques contra os militares, não consegue esquecer 64, usa isso para atacar os militares de todas as formas, pior que o PDT, somente o PcdoB e Psol…são exatamente contra os valores da instituição, dentro desse partido 95% odeia militares e trabalham contra. Falo porque conheço bem esse partido e sua corrente ideológica. As pautas do PDT são exatamente contra aquilo que os militares defendem, as pautas na área de mudanças do código penal, processo penal, prisional etc…são exatamente contra os interesses dos policiais.
    A estratégia do Ciro é simples, é marketing político (roubar votos do Bolsonaro), o Bolsonaro tem muitos votos de militares, tanto das Forças Armadas quanto das policiais (eu não conheço nenhum militar que não irá votar em Bolsonaro), esta em 1 nas pesquisas com 3 vezes mais votos que o Ciro. Ciro até 1 mês atrás estava dentro da PF defendendo um criminoso, justamente para conseguir votos do bandido preso…ele está atirando para todos os lados, o sujeito quer votos, apenas isso.
    O pior do Ciro é quando ele abre a boca para falar de economia, até o Boulos é menos burro que ele…Eu vejo o Ciro Gomes falar muita coisa errada de economia, muita coisa errada mesmo, sem falar o pior: apresenta dados errados, estatísticas erradas, conceitos errados e fora de contexto, faz uma confusão de ideias para seduzir os votos de pessoas que não sabem nada de economia.
    O pior que ele diz é em relação a crise de 2008, diz que foi causada por causa do liberalismo, sendo que é exatamente o contrário, a crise de 2008 é reflexo da ingerência pública nos bancos. Tão verdade que o governo americano, desde 1999 (Clinton), prometia recomprar títulos privados imobiliários falidos, ou seja, o Estado assumia os riscos inerentes aos negócios, dessa forma, a economia imobiliária desandou, pois você tirou o maior pilar que existe nos negócios, que é o RISCO! Além disso, foram feitas diversas regulamentações para jogar dinheiro no mercado imobiliário, tudo de forma irresponsável, coisa que a economia por si só jamais faria, uma banco jamais daria dinheiro para 1 ou 2 casas para quem não tem condição de quitar, foi isso que fizeram.
    Ciro Gomes nunca fez nada na vida, nunca administrou uma empresa, nunca faliu uma empresa, nunca esbarrou com as dificuldades de ser empreendedor, nunca passou em um concurso público e ocupou um cargo público estável, nunca foi carteira assinada, NUNCA exerceu sua formação de advogado, ou seja, nunca foi um advogado de fato, nunca exerceu a profissão de fato…sempre mamou nas tetas do Estado, o pai dele era prefeito de sobral, nomeou ele para o cargo de procurador municipal (hoje isso é crime de nepotismo), com 23 anos SEM NUNCA TER EXERCIDO A PROFISSÃO. O tio dele antes do pai foi prefeito e o avô foi prefeito…os tios deputados. Meritocracia é ter sido aprovado em concurso público, sem PADRINHO POLÍTICO, apenas critérios técnicos!
    A família Gomes é uma das mais velhas oligarquias políticas do Ceará, os avós dele já comandavam a região, depois os tios, agora ele e o irmão. Estão há mais de 80 anos intimamente ligados a política e ISSO É PÉSSIMO, é exatamente as oligarquias que temos em todos os Estados, donos de partidos, amigos de donos de mídia (amigão do Jereissati), jornais e instituições…formam bolhas políticas impenetráveis de perpetuação, usam o Estado para si.
    Ciro Gomes é mais do mesmo…não é em vão que ele é adorado pela mídia de esquerda e empresários de esquerda…é a peça para deixar tudo do jeito que sempre foi! Você pode ter certeza, quem foi aliado de LULA, FHC E AÉCIO NEVES NÃO DEVE PRESTAR!
    Ciro Gomes vivia elogiando Aécio Neves , LULA E DILMA, chegou a dizer que se Aécio Neves fosse candidato ele não seria candidato a presidente, pois estaria representado pelo Aécio (hoje cheio de processos por corrupção). Diz que a Dilma, pessoa que administrou a Petrobras durante 7 anos e que ROUBOU BILHÕES da empresa, é vítima de golpe kkkkkkkkkk Dilma é uma vagabunda corrupta, limpou o cofre da Petrobras, ela, juntamente com vários bandidos hoje presos superfaturaram dezenas de bilhões em contratos, TUDO ASSINADO PELA DILMA…os bandidos gostavam tando da Dilma que ela foi a escolhida para roubar na PRESIDÊNCIA DO BRASIL.
    A verdade é apenas uma: Ciro não tem pauta alguma, ele segue a manada, até semana passada ele defendia diversos corruptos, estava dentro da PF defendendo um criminoso…tudo para tentar herdar os votos desse sujeito.
    ………………………………………………………………………..
    ALGUMAS DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO, algumas estão no STF e outros tribunais, outras simplesmente foram “”arquivadas por falta de provas””, novidade:
    A caminho da reeleição em primeiro turno, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), é citado em denúncia da revista “Veja” sobre um esquema que, entre 2003 e 2009, teria desviado R$ 300 milhões de prefeituras cearenses.
    (curiosamente o caso foi arquivado por 2 ministros do STF por falta de provas, Ministros Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski). Nada a se espantar diante do Brasil, isso não é novidade, basta ver o STF arquivando esquemas de corrupção do amigo do Ciro Gomes: Aécio Neves.
    Cid Gomes forneceu à Justiça informações que corroboram a acusação de Wesley Batista, segundo parecer de Raquel Dodge enviado ao STF.
    Segundo a Folha, o parecer é uma resposta a pedido feito por Cid, que tentava alegar justamente o contrário e pedia que o delator da JBS fosse processado por mentir. Em sua delação, Wesley contou que Cid lhe pediu R$ 20 milhões para a campanha de Camilo Santana (PT) ao governo do Ceará. Em troca, pagaria os créditos de ICMS devidos a uma empresa do grupo.
    DENÚNCIAS:
    Cid Gomes vira réu em ação por improbidade administrativa
    Ex-governador do Ceará é acusado de fraude em empréstimo de 1,3 milhão de reais, contraído junto ao Banco do Nordeste
    DENÚNCIAS:
    Ministério Público Federal (MPF) no Ceará investigará o então presidente da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) durante o Governo Cid Gomes, Leão Montezuma, por ter recebido propina de R$ 500 mil da construtora Odebrecht. Fato relevante é que o ato ilício aconteceu no estrangeiro, fora do Brasil, como mostra o documento do ministro do STF, Edson Fachin.
    DENÚNCIAS:
    Manoel Adeodato Pinheiro recebe constantes ameaças de morte e alerta autoridades: “Se algo acontecer comigo ou com minha família, a responsável é a quadrilha formada pela Marquise e Governo Cid Gomes” O engenheiro civil Emanuel Adeodato Pinheiro trabalhou três anos e meio como gerente nas obras do Consórcio do Porto do Pecém, formado pelas empresas Marquise, Queiroz Galvão e Ivaí. Foi demitido ao descobrir corrupção interna entre a empresa Marquise e o Governo Cid Gomes. Ele garante que tem recebido ameaças de morte e aponta nomes: José Carlos Pontes, Erivaldo Arraes, Roberto Reis e Renan Carvalho da Marquise; e pessoas ligadas aos governos de Cid Gomes e Camilo Santana.
    DENÚNCIAS:
    executivos da Odebrecht, incluindo o ex-presidente Marcelo odebrecht, fecharam acordo de delação premiada, e a Operação Lava Jato chega cada vez mais perto do ex-governador Cid Gomes (PDT). Cid foi citado na lista da planilha da propina da Odebrecht, com o codinome “O Falso”, ao lado da quantia de R$ 200 mil. O envolvimento do ex-governador no esquema de propina da empreiteira pode prejudicar os planos da família Ferreira Gomes para 2018, tanto no Palácio da Abolição quanto na disputa da presidência, com Ciro Gomes hoje pré-candidato.
    DENÚNCIAS:
    O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), pode ter o mandato cassado por haver recebido doação de duas empresas que têm autorização da Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviários) para funcionar. A lei proíbe empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público de doarem recursos para campanhas eleitorais. Cid Gomes agora é réu em ação de cassação de mandato, no Tribunal Regional Eleitoral. Curiosamente, a ação corre em “segredo de Justiça”, sabe-se lá porquê. Só a empresa CNA (Companhia de Navegação da Amazônia) doou ilegal e oficialmente R$ 500 mil, enquanto a Aliança Navegação e Logística contribuiu com R$ 200 mil.
    DENÚNCIAS:
    MPF denuncia Cid por desmatamento irregular de 15 mil m² em APA da Serra da Meruoca O ex-governador é sócio-proprietário da empresa Condomínio Terra Nova e Comunicação, que desmatou a área sem autorização para construir um condomínio de luxo.
    DENÚNCIAS:
    “Servidores foram perseguidos, ameaçados de transferência, sofreram toda ordem de assédio, mas continuaram, corajosamente, denunciando. E hoje, finalmente, o atual superintendente foi afastado por decisão judicial, ele está lá há seis anos, desde o governo Cid Gomes e passou por todo o governo Camilo. Estão abertas agora as portas do governador para uma alteração profunda na Semace, para ampliar os seus processos correcionais, pra que ela seja mais dotada de transparência”.
    DENÚNCIAS:
    Reportagem da revista IstoÉ deste fim de semana, com o título “Unidos pelo petróleo”, fala sobre as relações entre o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, delator de esquema de corrupção na estatal, e o governador do Ceará, Cid Gomes. Segundo a matéria houve corrupção para levar a construção de uma refinaria no ceará.
    DENÚNCIAS:
    Diretores da Galvão Engenharia começam a delatar corrupção em obras no Ceará. O presidente da empreiteira, Dario Galvão, deve entregar todas as negociatas sobre a construção da Arena Castelão, o Centro de Eventos e o Centro de Formação Olímpica com contratos no Governo do Ceará durante a gestão Cid Gomes (PDT) superiores a R$ 2 bilhões.
    DENÚNCIAS:
    Cid Gomes pede desculpa por levar sogra em viagem oficial para a Europa EM ÉPOCA DE CARNAVAL COM DINHEIRO PÚBLICO. Os gastos da viagem, realizada durante o carnaval, estão sendo analisados pelo Tribunal de Contas e pelo Ministério Público do Ceará. No jato, fretado pelo governo do estado por R$ 388 mil, embarcaram Cid Gomes, a primeira-dama, a sogra, o secretário de Turismo e um assessor, com suas respectivas esposas. Por conta do episódio, o governador é suspeito de mau uso de dinheiro público.
    ……………………………………
    As críticas do pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, contra membros do Ministério Público (MP) causaram apreensão em entidades representantes da categoria. Ciro disse para o promotor cuidar de suas atribuições pois se ele fosse eleito presidente “a mamata iria acabar”. Um promotor aqui de São Paulo resolve me processar por injúria racial. E pronto, um filho da puta desse faz isso. Ele que cuide de gastar o restinho das atribuições dele, porque se eu for presidente essa mamata vai acabar — afirmou Ciro durante a palestra…..Segundo o jornal essa é a 5 vez que Ciro Gomes faz ataques aberto contra juízes e promotores de justiça! Justamente na época em que grandes políticos e empresários estão sendo presos por corrupção, lavagem de dinheiro, obstrução da justiça, ocultação de patrimônio, sonegação, uso do Estado para benefício próprio e para outrem.
    Amigo, isso é um completo absurdo! Em qual momento da história o brasileiro passou a acreditar em políticos e a atacar agentes da PF (policiais e administrativos), juízes, procuradores, desembargadores, promotores e corpo técnico, auditores e pessoal da Receita Federal, Tribunal de Contas da União???

      • Camargoer 20 de agosto de 2018 at 21:30
        A carga tributária da União, Estado, municípios e distrito federal quando somados, sem descontar a divida pública (principalmente as operações financeiras de recompra de papéis), correspondeu em 51% em 2017 (algo histórico). esse é o gasto real…só de recompra de papéis foi quase 400 bilhões.
        De jeito algum a nossa arrecadação nacional é de 32%…nem quando o nosso PIB era 32%. Em 2012 e 2013 antes de começar a quebradeira a arrecadação já correspondia a 40%.

        • Correção da penúltima linha: Nem quando a nossa economia crescia, fazendo a receita aumentar, a relação PIB x arrecadação era de 32%. O governo federal mente na cara de todos, desde classe média de 300 reais de renda per/capital até dados de inflação de 2,8% ao ano…pegue uma agência privada de inflação ou algum consultor econômico para ver a inflação real.
          A execução orçamentária da União de 2017 foi de 2,5 trilhões, porém devemos descontar 400 bi que foram de refinanciamento da divida e não de tributação, ou seja, não dos tributos, dando com isso uma tributação real de 2,1 trilhões em nível federal…soma-se a isso mais 1,1 trilhão de todas as outras esferas de governo. Ou seja, 3,3 trilhões de reais em tributos. O PIB foi de 6,5 trilhões.

      • Bardini, agora que eu percebi o erro…na verdade a execução orçamentário federal realmente corresponde a 32% do PIB, é exatamente os números que eu citei: 2,1 trilhões dividido por 6,5 trilhões = 32%
        Porém, ainda falta a execução orçamentária do resto do país: Estados, municípios e distrito federal: 1,1 trilhão. Temos exatamente os números que eu citei: mais de 50% do PIB nas mãos do Estado e mesmo assim conseguem ter orçamento negativos na esfera federal e em vários Estados.
        Abraço!

        • Caro BC. O link que sugeri do Tesouro diz claramente que a carga tributária do governo geral (federal, estados e municípios) foi 32% do PIB em 2017.

          • Camargoer 20 de agosto de 2018 at 23:58
            Então ela está absolutamente errada. Pois meus cálculos e dos principais economistas do país demonstram um arrecadação superior a 50% em 2017 em relação ao PIB. 32% equivale ao orçamento federal em relação ao PIB…o problema que a arrecadação não se restringe a receita federal, mas também Estadual, municipal e do DF.
            Nem quando o Brasil crescia a relação era de 32%, em 2013 já era quase 45%.

          • Caro BC.
            Recomendo a leitura de um estudo da FIESP chamado “A Carga Tributária no Brasil Repercussões na Indústria de Transformação”. Lá você poderá encontrar que a carga tributária média no Brasil entre 2003-2014 foi de 33%, que este valor está estabilizado neste patamar há vários anos. Boa leitura.

    • Ivan, com todo respeito, considero bobagem o que escreveu.
      “Ciro Gomes não tem pauta alguma”, por exemplo, é uma grandíssima asneira, vá desculpando.
      Denúncias e nenhuma condenação, pra você sinônimo de culpabilidade?
      Talvez você queira ver Bolsonaro Presidente, um cara que nada fez pelo Rio de Janeiro, nem na área de segurança, blza. Talvez seja um militar e, assim como tantos outros, acha que vão ver aumento de soldos, essa é a idéia geral dos militares que o querem.
      Bem, estou me preparando pra sobreviver com qualquer cenário, mesmo o de país-colonia.
      Mas dizer que o Ciro é comunista, desonesto, farinha do mesmo saco, etc. dá nas minhas bolas pois uma pessoa como ele que se preparou a vida inteira, que abdicou de 3 pensões proporcionais pra se manter coerente, merece minha defesa. Você falou que ele nunca fez nada!? Estava trabalhando na CSN qdo decidiu sair pra tentar realizar a vocação dele que é servir ao país como presidente.
      Quer um novato, despreparo (e tapado) pra presidir nossa República? Blza. Tenho que respeitar, mas temo que um navio desse tamanho precise de alguém com capacidade pra prever os destinos do mundo, e eu te garanto, Bolsonaro não tem esse perfil muito menos essa capacidade. A China está vindo com tudo e, com todo respeito aos EUA e ao seu protagonismo no mundo, devemos nos manter atentos a essa guerra comercial que vai começar. Precisamos estar no meio e não lacaios de qualquer país que seja.

      • “””um cara que nada fez pelo Rio de Janeiro”””
        O que ele poderia fazer pelo Rio de janeiro?? Ele é deputado federal e não governador de Estado…além disso, legislação penal é de ordem da União e não estadual e não se restringe a deputados federais, não faz parte das atribuições. O PT e o PMDB governaram o RJ durante 20 anos, roubaram o Estado do RJ até o OSSO, e a culpa é do Bolsonaro que nunca fez parte dos governos do RJ? Nunca foi aliado desses sujeitos! Sempre foi oposição e denunciava casos de corrupção?
        Bom…como eu comentei antes, Ciro Gomes, na minha opinião, é um dos piores dentre os candidatos, juntamente com o Boulos.
        Falando em China: Olhe essa notícia do apoio do partido comunista chinês a Ciro Gomes, o que está descrito nesse link é crime, é proibido e vedado pela constituição nacional, além de ser um tapa na cara da sociedade, ver um candidato a presidente ser apoiado por um país ditatorial como a China, onde as pessoas sequer podem ter acesso a um YouTube e Facebook, tudo é controlado pelo Estado! O sujeito vive falando mal dos EUA, mas faz reunião com partido comunista…é um hipócrita!
        http://www.pdt.org.br/index.php/pdt-e-partido-comunista-da-china-fortalecem-parceria-e-discutem-candidatura-de-ciro/
        Ciro sempre foi aliado desses lixos de PT, PSDB, PMDB, PP, PDT e companhia, foi ministro de dos tucanos e dos petistas, a turma que precisa estancar a SANGRIA da Lava jato!
        Disse que receberia um juiz a tiros, um juiz que faz parte de uma força tarefa que recuperou BILHÕES de reais roubados da empresa nacional de petróleo do Brasil. Uma operação que prendeu inúmeros bandidos, homens riquíssimos e poderosos, coisa jamais vista na história do Brasil.
        Ciro se preparou a vida toda? Imagine se não tivesse se preparado…o sujeito a vida inteira pulando de cargos políticos, nunca fez nada a vida, defende o mesmo modelo de Estado que temos atualmente, ou seja, um lixo. Nós precisamos de pessoas com ideias completamente diferentes das do Ciro, virar 180 graus.
        Bolsonaro é outro que não tem o devido preparo, fala besteiras e pisa na bola, porém, na minha opinião é muito superior, desde o fato de não se envolver com corruptos (coisa que o Ciro é envolvido até o pescoço, sempre andou com criminosos); o apoio dos filhos que são inteligentes (policial federal, empresário, advogados…o Eduardo faz mestrado em Economia Liberal pelo Instituto Von Mises), passando pelo apoio de economistas como Paulo Guedes (liberal) e vários outras pessoas importantes em várias áreas.
        Por fim, só pelo fato da mídia odiar ele já é um tremendo ponto positivo, no Brasil podemos balancear nossas decisões pela mídia corrupta, se os blogs sujos do PT atacam ele, se os conglomerados de mídia atacam ele…então o sujeito deve ser bom! Já que nenhuma dessas mídias atacam abertamente os grandes criminosos presos pela LAVA JATO, reviram a vida de Bolsonaro ,as não reviram a de Renan calheiros, de Dilma, de Gleisi, de Cunha…jornais com a capa: “””Bolsonaro é uma ameaça!”””
        Tempo atrás eu vi uma palestra de 2 horas do Ciro (justamente para saber o que o sujeito pensa), durante as 2 horas eu discordei de tudo, a quantidade de mentiras e incoerências é algo incrível.
        Você disse: “””Mas dizer que o Ciro é comunista, desonesto, farinha do mesmo saco, etc. dá nas minhas bolas””” Então olhe este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7F61Yj9AoA0
        Estamos no século 21, tentando buscar menos Estado, mais liberdades, mais garantias individuais e o sujeito querendo socialismo. Justamente em um país que ficou 21 anos sobre regime militar para impedir ameaças comunistas no período da guerra fria.

        • Ivan, você fez um dossiê contra o Ciro, mas ele é o único que tem meu respeito, justamente por ser contrário em tudo ao que você atribui a ele; um de nós está completamente equivocado.
          No plano de governo dele consta com todas as letras a preocupação em proteger o Brasil de China, EUA ou quem que seja. Ė o verdadeiro nacionalista das opções.

          Quem quiser que pesquise por si a historia de vida e realizações de cada um dos candidatos.
          Eu voto no que estudou em Harvard (palestrante regular de lá), o que tem livros publicados sobre nossas perspectivas de futuro, que não recebeu auxilio moradia tendo imóvel em Brasília, que não possui funcionário fantasma em seu gabinete (a do açaí), que não trouxe os filhos pras mamatas políticas, etc.
          Eu vou ficar com o experiente pra tentar por ordem nessa zorra. Vamos ver no que dá.
          Mas repito, o que sabe os caminhos pra economia voltar a crescer e assim ter dinheiro pra FFAAs (aumento de soldos incluso) não é o liberal, nem o socialista, mas sim o do desenvolvimento.

          • Você está criando um Ciro que não existe…desde promessas de planos até a descrição sobre o candidato (que por sinal estão erradas).
            Fique a vontade para votar nele, mas não espere mudanças…o PDT, PT e PMDB agradecem seu voto, o Aécio idem…

    • Ivan, Ciro é um candidato em que eu jamais votaria (minto, contra o Lula ou Dilma eu votaria nele rsrs), mas muito do que você critica nele, se aplica ao Bolsonaro (nepotismo, formar um clã político, ter apoiado Lula (e Ciro), simpatizar com o Hugo Chávez, votar sistematicamente contra reformas econômicas e da previdência, querer ser vice do Aécio, trocar inúmeras vezes de partido, nunca ter empreendido, etc).

    • Ciro Gomes chama policiais de “bandidos fardados”. Mas os meninotes de 12 anos acreditam mesmo na verborragia de um dos maiores malandros da politica brasileira. Minha nossa. Melhor continuar nesse mundinho aqui só falando de armas do que de politica sem entender.
      Outra coisa: o povo não come canhões, não faz bandagens e cirurgias com mísseis, não usa um radar para ir ao Sine se cadastrar a uma vaga de emprego.
      Sabemos o quanto são importantes nossas demandas militares, por mim o Brasil teria 3 porta-aviões, mas existe uma ordem de prioridades que precisa ser seguida.

    • Dei uma pesquisa na parte que você comenta que interferência do governo Clinton no mercado imobiliário. Se o Clinton interferiu no mercado, foi para deixa-lo mais liberal, criando exatamente o ambiente para bolha de 2008. Fiquei ainda mais convencido das pratica sujas de argumentação das propaganda da ‘escola austríaca’.
      (Nada contra o colega do fórum).

      • Gente, a guerra de informação parece estar sendo travada em todos os lugares. Por favor pesquisem por si, não reproduzam fake news.
        Lúcio Maia, não há pessoas de 12 anos comentando aqui, fique tranquilo.

  7. “Do orçamento de Defesa do Brasil, mais de 70% vai para pagamento de pessoal ativo e inativo e menos de 30% serve para o custeio das despesas operacionais e investimentos. Do que sobra para investimentos, contingenciamentos frequentes prejudicam a prontidão e o planejamento do reequipamento.”
    .
    Não sei quem fez essa conta, mas… Praticamente 76% do orçamento é destinado para pessoal. Só que isso aparece analisando o bolo todo do orçamento do MD. Essa forma de analise não reflete a realidade dos gastos em cada força.
    .
    Não é o orçamento do MD que precisa ser analisado. Não é assim que a coisa funciona. Cada Força é uma instituição independente, dentro do MD.
    .
    Pega o orçamento de 2017 do “Exército pés nos chão”… Mais de 85% foi para pessoal. Mas os caras teimam que “não tem onde cortar”. E enquanto tiver equipamento de segunda mão para empurrar essa bobagem com a barriga, segue a vida.
    .
    Total: 40.838,0 Bilhões de Reais.
    Pessoal: 35.266,9 Bilhões de Reais.
    Despesas: 4.012,9 Bilhões de Reais.
    Investimento: 1.558,2 Bilhões de Reais.
    .
    https://www.defesa.gov.br/arquivos/orcamento_financas/consolidado-2000-a-2018-v-ascom-dot-atualizadas-e-empenhadas-2018.pdf
    .
    Qual candidato vai bater de frente com isso?
    R: Nenhum…
    .
    Esse planejamento da Marina é uma piada. E piada de muito mal gosto…
    4 regiões do mundo são importantes para o Brasil: Américas do Sul e do Norte, União Européia (é uma região essa porcaria?) e Leste Asiático (Pq não toda a porcaria da Ásia? A Índia é a nova China e tem mais de 1 bi de bocas para alimentar lá.) .
    Sério… E a África, que é ali do lado e tem espaço para crescer? E o Caribe, que se der problema vem uma enxurrada de imigrante pra cá? E a Antártica, onde estamos investindo trocentos milhões?
    É uma palhaçada… O papel em que esse planejamento foi impresso não serve nem pro pessoal do PV fazer palheiro de maconha.
    .
    O engraçado foi ver o Ciro imprimir, digo, apresentar um planejamento para o setor militar, muito mais bem estruturado que o show do horrores do Bolsonaro. O pessoal do Bolsonaro que aliás, não soube nem usar o World para escrever aquilo que chamaram de “planejamento”.
    Deu vergonha alheia ler aquilo. Fora as trocentas contradições causadas pela maquiagem “mamãe quero ser liberal”.
    .
    Mas bom mesmo é se o Cabo Daciolo ganhar… Segundo ele, no debate da REDE TV: Dia primeiro de Janeiro, quem não tem emprego deve procurar a instituição militar mais próxima. Para a honra e glória do nosso senhor Jesus Cristo!
    .
    De tudo isso aí, faltou falar do planejamento do Alckimin, quer anda falando em criar uma Guarda Nacional… Sabe-se lá com que dinheiro.
    .
    Ahh…
    Também tem o planejamento do Lula. Opa… Não tem!

    • “De tudo isso aí, faltou falar do planejamento do Alckimin, quer anda falando em criar uma Guarda Nacional… Sabe-se lá com que dinheiro.”

      Rapaz, a origem do dinheiro pra custear coisas em “planos de governo” é, me parece, mero detalhe cosmético. Lendo os dos candidatos dessas eleições, nenhum deles parece preocupado com isso, além de coisas vagas como “diminuir despesas” e “enxugar orçamentos”. Levando em conta a forma como cada candidato se comporta, acho que, se pressionados, teríamos respostas como “Deus proverá”, “dinheiro dá em árvores”, “é só mandar imprimir” ou “eu vou perguntar lá no posto Ipiranga”… Seria engraçado, se não fosse com a gente.

      • Nenhum falou em diminuir regalias. A área de defesa não serve unicamente para “defender”. No campo tecnológico o crescimento de um pais se desenvolve praticamente nesta área. Assim é uma cadeia produtiva muito importante para a nação.

        • “No campo tecnológico o crescimento de um pais se desenvolve praticamente nesta área.”
          .
          Isso é correto. Mas veja bem: Qual o percentual dos mais de 93 bilhões de reais do orçamento de M. da Defesa de 2017 foi destinado a investimentos, que é onde reside a pesquisa, desenvolvimento e aquisições?
          .
          R: Mal dá 9%. De mais de 93 bilhões, menos de 8,5 bilhões foi investido.
          .
          E existe um fator importante nesse percentual de investimento: Como “nunca se tem dinheiro” para as FFAA, não se investe na aquisição ou desenvolvimento de equipamentos e produtos com elevado teor “tecnológico”. Compramos equipamentos com baixo teor de sofisticação, pq “não temos dinheiro para manter” equipamentos de ponta, que custam caro.

  8. Como sempre digo nenhum desses velhos políticos, tem qualquer compromisso sério com o país, seus compromissos são poder perpétuo, regalias e populismos de esquerda ou de direita.
    A nação vai continuar frágil em todos os ramos e cada vez mais vulnerável aos cartéis do crime, que estes sim, tem objetivos de poder bélico.

  9. Ampliação do escopo:
    de -> Serviço Militar Obrigatório
    para-> Serviço de Cidadania Obrigatório

    São quase 2 MM de jovens completando 18 anos anualmente. Haveria um serviço de recrutamento e seleção para cargos publicos de nivel de ingresso, nas esferas federal, estadual e municipal (Limpeza Urbana, atendimento de repartições e hospitais publicos, etc) e inclusive o proprio serviço militar, todos a remuneração de soldo.

    Objetivo/Resultado: Servir de Marco a maioridade de homens e mulheres com seu ingresso no serviço publico/militar. Educação e treinamento a remuneração de soldo, o que esvaziaria o déficit de trabalhadores no serviço publico nos cargos basicos ( e os unicos realmente importantes e não inchados). Reduziria a folha de pagamento do serviço publico pois todo os anos haveria levas e levas de jovens ocupando esta função sem os encargos sociais atuais de remuneração. ocuparia a faixa de entrada do serviço. Uma fração de homens e mulheres ao serviço militar e outra ao serviço publico. Ser servidor publico, deixa de ser categoria, vira uma fase de vida de 1 ano do cidadão o qual poderá optar entre a prestação de serviço publico ou militar.

    Instituição de uma nova força de reserva Militar de 1o. nível
    Todas as Forças das Policias Militares irão conceder até 1/12 de seus homens/mulheres em idade de até 30 anos, para cursos das FAs de reciclagem de 30 dias, anualmente, para compor força reservistas de rápido emprego.

    Aposentadoria de Militares:
    Militares acima dos 50 anos poderiam ser manejados para o serviço publico tecnico e gerencial afim de não existir qualquer aplicação redutora de aposentadoria, perfazendo assim os anos de trabalho em isonomia com o civil. é sabido que podem possuir lastro de horas trabalhadas acima deste, mas será cada vez mais gritante a defasagem de horas produtivas de um militar altamente treinado e especializado versus o restante da expectativa de vida que só aumenta. Um militar de 50 anos não estará no vigor da forma fisica que a profissão exige, mas estará na flor de sua maturidade intelectual e de experiencia. Exceto aqueles que ocupam as cadeiras maximas da carreira militar, deveriam os demais finalizar até os 60 ou 75 no serviço publico da Alta Administração. Assim, resolve-se o dilema das contas contas que nunca iriam fechar nas aposentadorias militares. Isto aliado aos dispositivos de pensão, seguros e indenizações por morte ou invalidez no exercicio da função, daria solução a formula que tentamos encontrar e isonomia com o civil. De um lado, ambos aposentariam com a mesma idade e de outro, sendo um militar um servidor publico, teria a aposentadoria integral tal como é hoje.

    DA ESTRATÉGIA/EQUIPAMENOS

    Dar enfase a guerra assimetrica de alta tecnologia, mobilidade e engajamento. Priorizando armas e sensores sobre vetores, mantendo-se no entanto pequenos nucleos de excelencia em equipamentos de linha como caças, navios e forças blindadas. dando prioridade a modularidade de doutrinas e equipamentos entre as forças.

    Priorizar a patrulha, aerea, terrestre e naval.

    Estabelecer a força de Submarinos como o maior dissuasor contra forças agressoras e navios anfibios e de multifunção das mais variadas tonelagens.

    Não dá para entra tecnicamente nos equipamentos…pois o texto iria ficar gigantesco….

    • Rapaz, você é que deveria ter feito os planos de governo, tem objetividade, não sei se é factível, mas que está bem detalhado, há isto está.

      Gostei muito!

  10. O presidiário de Curitiba também divulgou seu plano de governo, e é bem mais detalhado que o plano de governo do bolo fofo conhecido como”””Mito””” em relação a defesa.

  11. Propostas de Marina e Bolsonaro muito rasas, Bolsonaro por ser oriundo do meio é mais decepcionante do que a Marina. Ciro apresenta o melhor conjunto de proposições, se ele vai cumprir é outra história.

  12. Caros Colegas. Recomendo uma entrevida que o Comandante do EB deu ao Senado em 2017. Ela é instrutiva sobre os projetos que o EB tem como prioridade. Particularmente interessante é a reposta dele (3h25min) em defesa do serviço militar obrigatório (Tenho a impressão que quem comentou sobre as vantagens do serviço militar obrigatório resultar em forças armadas que representam os valores culturais da população que mencionei em outro comentário foi o Gen. Heleno em uma entrevista no Canal Livre). Quem elenca as prioridades e as estratégias são as próprias forças armadas. Para isso existe a Estratégia de Defesa Nacional. As propostas dos candidatos devem atender à EDN.
    https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoaudiencia?id=11256

    • Eu perdi mais de 3 horas vendo a mesma ladainha esse ano. Não muda nada.
      .
      O serviço militar obrigatório que é empregado atualmente é uma palhaçada. Roubam tempo de vida de um garoto para explorar como “serviços gerais” e dizem estar fazendo o bem. O que não querem é gastar com terceirizados pra faxina…
      Valor militar é pífio. É treinamento para encher saco preto em um conflito.
      .
      Se querem fazer bem social, seria muito mais útil ao país investir em uma reforma estrutural do Projeto Rondon.
      São praticamente 3 meses de férias para os universitários de instituições federais. É gente capacitada, que pode contribuir com a sociedade. É uma mão de obra que ociosa, e que está sendo bancada pela sociedade. E mais importante, é gente que vai ser o topo da sociedade, é gente que vai ser influente no futuro. Deveriam pagar ao menos 2 meses trabalhando em projetos sociais relevantes e vendo a realidade do país e suas regiões… Isso impactaria muito mais. Ajudaria a formar um visão de Brasil em parte da futura elite.
      .
      Sobre reforma, passou batido por aqui, mas até os Koreanos que tem uma ameaça do seu lado estão se modernizado: https://www.koreatimes.co.kr/www/nation/2018/07/205_252937.html
      Brasil: “Não tem onde cortar”…

      • Caro Bardini. As prioridades das forças armadas são determinadas pelas próprias forças. O que você chama de ladainha (corretamente ou não) foram as prioridades dada comandante do EB. Não vejo como um candidato (de qualquer alinhamento ideológico) possa propor qualquer coisa que seja contrária ao que a própria força considera prioritário. Segundo o Comandante do EB, cada recruta custa R$ 25 mil por ano. O EB convoca cercade 80 mil recrutas, o que resulta em um gasto de R$ 2 bilhões. Como o efetivo do EB é cerca de 220 mil, o número de militares profissionais de carreira seria próximo a 140 mil (maior que o número de recrutas). Portanto, o EB é majoritariamente uma força profissional com ingresso por concurso. Considerando que o orçamento do MinD é de cerca de R$ 80 bilhões e 70% é usado em folha de pagamento, isso representa R$ 56 bilhões. Suponto que metade seja em previdência (um numero aproximado), a folha de pagamento dos eletivos seria da R$ 29 bilhões. Supondo que a MB e a FAB recrutem cada um metado do EB, o gasto do MinDef com recrutas seria de R$ 4 bilhões, sobrando R$ 25 bilhões para o salário dos efetivos. A conclusão é que não faz diferença alguma o modo como são recrutados ou quanto são recrutados. O maior peso no orçamento são os efetivos que ingressam nas forças armadas por concurso. Claro que são números aproximados que poderão ser refinados.

        • Prezado
          São entre 70 e 80 mil são do SMO, inclusive TG.
          Os + ou – 140 mil restantes são do Efetivo Profissional, mas aproximadamente 45 mil são de carreira. Os outros são Temporários.
          Sds

          • Olá Agnelo. Obrigado por complementar a informação. Acho que os números que você coloca sobre o efetivo do EB (80 mil recrutas, 45 mil efetivos, 100 mil de temporários) nos ajudam a compreender melhor o orçamento do EB com pessoal. Vi na entrevista do Comandante do EB que eles estão buscando diminuir o efetivo por meio do aumento dos temporários. Talvez esse seja o caminho para reduzir o custo previdenciário no orçamento do MinDefesa. Também reforça que o problema não é o número de recrutas, mas a estrutura do EB que teria que ser otimizada.

  13. Único que expressa compromisso com o Gripen e com o prosub é o Ciro.
    Em termos de detalhamento não tem como comparar com os outros.
    Lembrando que o programa de governo que cada candidato registra no TSE trata de linhas gerais sobre todos os tópicos que cada candidato considera importante para um eventual futuro governo, não apenas referente a defesa.
    Confesso que não esperava de nenhum candidato um texto sobre defesa mais amplo como o do Ciro.
    Único também que assume compromisso de não querer reinventar a roda e seguir a END.
    Quanto a possibilidade de plebiscito acho interessante, ao contrário de outros que comentaram aqui, porque pode transformar as ações referentes a defesa em política de estado e não de governo.

  14. Pelo exposto, penso que a melhor proposta e de Bolsonaro, não olhando pela ótica técnica nem pelo conteúdo propriamente dito, vejo como a proposta realista, sabe-se que, o novo presidente não poderá investir muito na defesa, terá que no máximo manter os programas mais importantes, cortar gastos na carne reduzindo o tamanho e otimizando a gestão pública…. Com um trabalho bem feito vai os 4 anos apenas para melhorar e organizar a casa para depois ser reeleito pela credibilidade conquistada no primeiro mandato e só depois conseguir as reformas mais polêmicas como, previdência, reforma política entre outras.

  15. Papel aceita tudo. O que do Sarney pra cá foi feito pelas forças armadas. Parem de se iludir com planos de governo que no Brasil são mero cumprimento de regra eleitoral! De certo Ciro Gomes com toda a sua militância de esquerda vai querer uma força independente ou irá dar uma de Chaves e colocar somente oficiais alinhados a sua doutrina? Mais uma vez, papel aceita tudo! O q a Dilma cumpriu do seu plano de governo?

    ACREDITO que precisamos votar num candidato que tenha a capacidade de reunir a melhor equipe gerencial, baseado na qualidade técnica. Não adianta pensar que iremos sair das Niteróis para FREEM com o próximo presidente sendo um país com 13 milhões de desempregados.

    O próximo presidente precisa primeiro resolver os problemas logísticos de segurança e de ambiente negocial e com isso aumentando os empregos e consequentemente a riqueza gerada no país, para a partir de um momento com caixa favorável tirar do papel qualquer plano mais ambicioso de reaparelhamento da força, gostem ou não está é a realidade.

    Neste contexto, ao meu ver, o Bolsonaro é o único que não está com o rabo preso com nenhum outro partido e que em tese (lembre-se, em tese) possui a capacidade e pela primeira vez desde a redemocratizacao construir um governo voltado de fato ao Brasil e aos temas importantes do nosso país.

    Um candidato que afirma fumar maconha, soltar vai o Lula por decreto, vai tirar todo mundo do SPC com uma canetada, o cara que mais solta fake números em sabatinas e debates e é alinhado ao PDT/PT/esquerda. Enfim, deste balaio de gato não acredito que possa sair coisa boa para o nosso Brasil.

    Por outro lado não acho o Bolsonaro o mais qualificado porém das com reais chances sem dúvida é o melhor.

    • Ótimo comentário R_cordeiro!!
      Povo gosta mesmo de uma promessa kkkkkk
      Mas como vc mesmo disse, papel aceita tudo! O Brasil precisa de reformas profundas, essa história de gastar mais com as forças é ilusão. O dinheiro virá de onde?? Temos que privatizar nossas estatais que nos oneram, temos que enxugar a máquina pública, temos que fazer muita coisa para poder mudar algo de relevante na nossa defesa. Mas aparentemente tem gente que acredita ainda em papai Noel.

  16. Incrível a platéia aplaudindo um COMUNISTA que diz que vai tirar 60 milhões de pessoas do SPC, e vai transformar o BRASIL em uma potencia militar em 4 anos. Brasileiro gosta de assistir novela, mesmo sabendo o final ridículo e previsível. Quem detalhou a defesa nacional , descamisou a defesa social do FEUDO que reina a décadas, hoje sendo um dos MAIS perigosos e violentos estados para se viver. Vá para FORTALEZA e passe por emoções radicais e inesquecíveis….

    • Exato. É incrível o despreparo politico de muitos aqui, que deveriam limitar-se a falar de armas, assunto que dominam bem. Aliás, já nem digo despreparo politico, mas questão de total imaturidade de vida mesmo. A família de Ciro Gomes está na política há 124 amos, desde o final do Império e o próprio Ciro está há quase 40 anos. A cidade de Sobral é seu feudo e ele acha que o Estado é sua possessão.
      Ciro é o típico “Coroné” da República Velha, quando a oligarquia dos Nogueira Acioly mandavam e desmandava no Ceará.

      • kkKKKKkk
        Coronel sem Rádio, TV e sem poder econômico?
        Vai ver a declaração de renda do cara antes de reproduzir essas coisas.
        Pensa um pouco:
        O IDEB de Sobral é o maior do país! Melhor que o SP!
        Sabe o que é IDEB? Sabe a diferença de orçamento de SP pro CE?

        • Mas quem calcula o IDEB?
          Ah.. é o MEC… o Ministério da cumpanherada…
          Quero saber onde foram parar os bilhões de reais do BNDES que sumiram da Ferrovia Transnordestina… Pergunte ao coroné..

          • Caro Coveiro. O IDEB é calculado pelo INEP a partir dos dados de rendimento escolar e evasão escolar registrados pelas escolas. Foi criado em 2007 e tem sido usado como parãmetro para traçar metas de qualidade em educação básica. Sua origem remonta as políticas de estado mínimo e máxima eficiência da corrente neoliberal. De fato, os pesquisadores de esquerda são mais críticos ao IDEB que os de direita. Sugiro a leitura do artigo “O IDEB como política de regulação do Estado e legitimação da qualidade: em busca de significados” se você tiver interesse em compreender as vantagens e limitações destes índice e se o seu uso em um contexto político faz ou não sentido. Bom estudo.

  17. Baixas do Exercito Brasileiro, hoje eu 20 Ago 18:
    2 Mortos ( 1 cb e 1 Sd)
    1 Ferido
    Em operações hoje no Rio de janeiro.
    Bolsonaro tinha toda razão ao criticar essa palhaçada com nome de intervenção sem excludente de ilicitude. Agora temer, junkman, etchegoyn e villas boas podem escolher em bater em retirada ou se convencerem que estamos em guerra. Alguém discorda? Ah..qual deles vai entregar a bandeira para as Mães, Esposas e Filhos?
    R.I.P Heróis
    Mortos em Ação pela Paz, Dignidade e Defesa do nosso Povo Brasileiro!

    • Se você se ilude com o CANDIDATO e não com o que ele representa por trás das ideias que defende, você de fato não está preparado para votar e creio que não tem qualquer responsabilidade para com o seu país.

      • Se você não sabe conviver com alguém que mudou de ideia e não vai votar mais no mesmo candidato que você, de fato você não está preparado para votar e creio que não tem qualquer responsabilidade para com o seu país

        • A proposta do Bolsonaro é tão ruim, mas tão superficial serviu para o Ciro ficar parecendo um especialista no assunto.

          Já tivemos gente despreparada no cargo de presidente, se chamava Dilma e deu no que deu.

  18. Muito boa colocação do Bardini , o brasileiro só dará valor as Forças Armadas quando passarmos por uma guerra ,quando os sacos pretos chegarem nos portos e aeroportos ai sim vão se pergunta onde nós erramos. Torço por uma guerra .

  19. O Bolsonaro , tem ao lado dele o general Heleno e o general Mourão , o ministro da defesa será um militar , lógico que o Bolsonaro vai investir nas nossas forças armadas , Ciro Gomes quer o eleitorado militar. A chance dos militares chegarem ao poder é agora , desde 2010 vejo Bolsonaro falar e brigar pelas nossas forças armadas , já o Ciro Gomes só agora.

  20. Engraçado ver a ginástica complexa que muitos estão fazendo para defender o programa do BOZONARO. É ruim, raso, superficial, sem objetividade mesmo. Ele é assim. O programa é assim. Se não fosse dessa forma ele não conseguiria defendê-lo…

    Parem com a ginástica argumentativa e admitam: “não sei muito bem pq eu vou votar nesse cara, mas eu vou votar assim mesmo”

    Ou admitam as contradições do cara e reflitam mais seriamente sobre o voto. Quem acha que ele é diferente, é a solução pra mudar, está sendo muito inocente. Principalmente os neoliberais que estão caindo nesse conto de gaiato, acreditando que ele virou liberal da noite pro dia…

  21. Aliás, galera, o olhar de alguns é tão ideologizado que impede de observar e analisar as complexidades e contradições de todos programas e de todos os candidatos.

    Política não é binária, o olhar binário, excludente, que pensa “isso ou aquilo” não serve pra analisar a política. Segue como exemplo o PDT. Gente, olhem o programa do Ciro e me digam com 100% de certeza que NADA que ele defende, nenhum ponto do programa, tem influência neoliberal. Vocês olham pro cara como se ele fosse o Brizolla, um comunista histórico, mas ele não é. Trabalhava com o Benjamin Steinbruch, dono da CSN.

    Olhem o candidato do PDT pro governo do estado do RJ: na mesma frase ele defende ser o legado do Brizola e lança ideias de austeridade e meritocracia… Me digam se isso não é uma contradição lógica e política gigantesca?

    Olhem as alianças dos partidos como diferem nos estados, das chapas pra presidência. O próprio PT coliga com seus algozes do impeachment ou golpe em alguns estados. Tem FHC dizendo que no segundo turno apoiaria o PT! Tem muita incoerência rolando, se vocês não analisarem tudo isso, estão sendo enganados ou inocentes voluntariamente…

    Confrontem o que os caras dizem com o que praticam, enchem a boca pra falar de moralidade enquanto tem funcionários fantasmas trabalhando em Angra dos Reis, tipo o Bolsonaro, que demitiu a Wal, atestando a sua culpa…

    Gente, corram da visão binária, complexifiquem a análise de vocês, o Brasil precisa de coerência pra encarar a urna. Pouquíssimos ali tem coerência entre discurso e prática. Pouquíssimos partidos tem coerência nas alianças políticas em todos os estados…

    • Ciro é um oportunista e o fato de ele ter trabalhado com Steinbruch não significa nada. Até Lenin permitiu algum nível de mercado na Nova Politica Econômica ao ver a situação precária da Rússia. Ingenuidade sua.

    • Vejo muitos comentários implorando por visão de estado, autonomia na indústria de defesa, investimento em tecnologia, ” poderíamos produzir aqui, mas não temos ninguém preocupado com isso no governo” eles dizem, aí vem um cara que propõe isso além de estreitar relacionamento com os EUA e China, que são os maiores players na indústria de defesa e maiores parceiros comerciais do país mas por ser de esquerda a galera grita que não vai dar certo…

  22. Só de curiosidade, tem uma PEC n°197/2016 que está na cãmara e já passou pela comissão de constituição e justica que eleva o percentual gasto em defesa para 2% do Pib.
    Quem sabe acontece um milagre…………

      • Caro Fred. Não há nem ironia nem contrassenso. O fato de um político ser de esquerda não diz nada sobre seu caráter ou sobre seu valor nacionalista. Se houvesse um contraponto entre o comunismo e a identidade nacional, a China por exemplo não estaria investindo em suas forças armadas. Por outro lado, talvez seja mais comum alguém da direita expressar sentimentos antinacionais. O fato é que não dá para avaliar as opiniões ou caráter a partir de sua ideologia.

  23. Fazer marketing político tanto no papel que aceita tudo como falar bonito e polidamente em debates,o que não disse,diz ou dirá nunca que ser o fala bonita o melhor candidato, é do ramo político, trata se de vender ,e bem, o peixe.
    Acreditar no esquema bonito e bem detalhado co Ciro chega a ser infantil.
    Marina é mais do mesmo, cheia de social e bla bla bla.
    Bolsonaro pode não maquiar tanto quanto os outros as suas propostas exatamente por ter os pés no chão e saber como funciona o ,corrompido, sistema e sendo assim ser mais direto diferentemente das velhas raposas que muitos amam nelas acreditar que prometem e não cumprem com a mesma carinha de bom samaritano e isto somado a sua maneira mais direta, e até bruta, de se pronunciar somado a outros fatores fazem dele a promessa que é, de não ser mais do mesmo.

  24. Eu acho incrível a capacidade dos militares em acreditar em promessa de políticos.

    Vejam como a família do Ciro tratou os militares do Estado do Ceará! Foram 2 greves da PM (que nem greve poderia fazer) de tão precárias que eram as condições!

  25. Com tantos candidatos mais do mesmo na disputa a coisa está até que fácil para o Bolsonaro, que não é perfeito e todo arrumadinho como os outros se mostram mas pode, e creio que irá, nos surpreender positivamente , assim como o está sendo nos USA com o Trump(que a mídia evita mostrar é claro),o que está o levando a estar sempre na frente das pesquisas(que insistem em manter o presidiário) por diferenças enormes em relação aos outros candidatos.

  26. Infelizmente o cacoete do Brasileiro se eterniza no sectarismo doentio de castas.
    Discursos e mais discursos vazios, sem conteúdo, típico de gente desonestas com finíssimo verniz midiático de “gente boa comprometida com a Nação.
    Ao invés de escutar TODOS os candidatos, que não são muitos-12 no total, ficam com essa desonestidade intelectual de “Os principais”.
    E assim a roda da oligarquia gira há séculos esmagando o povo e suas esperanças de viver num Brasil sério.
    Cobramos seriedade, mas nossas atitudes diárias nos contradizem. Maldita sina latina de falta de seriedade, disciplina e excessos de dissimulados.
    Entreviste João Amoêdo e digam para aquele general vermelho ouvi-lo. O resto é blábláblá de eternos corruptos.

  27. “Do orçamento de Defesa do Brasil, mais de 70% vai para pagamento de pessoal ativo e inativo e menos de 30% serve para o custeio das despesas operacionais e investimentos.” Uma coisa que sempre me deixou incomodado é essa proporção dos gastos com o orçamento destinado a defesa. Afinal de contas pq é assim? Como é nos outros países? O blog poderia fazer uma matéria especialmente pra esclarecer esse assunto.

    • Esse é o Norte da OTAN:
      .
      – Allies currently meeting the NATO guideline to spend a minimum of 2% -of their Gross Domestic Product (GDP) on defence will aim to continue to do so. Likewise, Allies spending more than 20% of their defence budgets on major equipment, including related Research & Development, will continue to do so.
      .
      – Allies whose current proportion of GDP spent on defence is below this level will:
      – halt any decline in defence expenditure;
      – aim to increase defence expenditure in real terms as GDP grows;
      – aim to move towards the 2% guideline within a decade with a view to meeting their NATO Capability Targets and filling NATO’s capability shortfalls.
      .
      – Allies who currently spend less than 20% of their annual defence spending on major new equipment, including related Research & Development, will aim, within a decade, to increase their annual investments to 20% or more of total defence expenditures.
      .
      Ou seja, existe um mínimo ideal que eles impõem para investimento. No Brasil, não chegamos nem em sonho perto desses 20%…
      .
      https://www.nato.int/cps/en/natohq/official_texts_112964.htm

  28. -Plano previdenciário iguais para todo brasileiro, seja civil ou militar;
    -Reforma administrativa de forma a termos combatentes efetivamente PREPARADOS e reduzidos números auxiliares de escritórios, estafetas “mordomos”, aspones, etc, etc;
    -70% do efetivo em zonas de fronteiras remotas e mar aberto…patrulhando;
    -Gripen NG/KC, SubNuc, SIFRON e todo o aparato/equipamentos SABER/Guarani/Vant, Corvetas/fragatas, Guarda Costeira/portuária de atribuição da PF -20 Km da praia e sinergia com a Marinha nos rios Amazônicos;
    -Instituir segunda base naval Maranhão ou Rio Grande do Norte;
    -Parceria com os EUA em Alcântara sem abrir mão de desenvolver o VLS.
    -Desenvolver nova ou Reformar doutrina militar e das escolas militares (diminuir ação das castas de famílias quatrocentonas de militares, Vamos ter mais sobrenomes espanhol, italiano, japonês, libanês, alemão, e até mesmo brasileiros né não?! No alto comando.. não temos Negro gente…tem algo de muito errado nessa panela portuguesa com certeza.
    Isso sim é proposta de gente séria e é só pra começar…

  29. Todos sabemos que promessas são promessas… mas é indiscutível que a proposta do Ciro Gomes é de longe a mais detalhada! Muito me surpreendeu o Jair Bolsonaro ser tão vago, já a Marina Silva nenhuma surpresa, ela sempre teve os olhos mais voltados para o Social.

    • Malandragem simples: Ciro pesquisa as demandas principais dos militares, que são públicas, ou consulta um militar e faz um programa bem detalhado para iludir os otá..quero dizer, os prováveis eleitores dele.

  30. Nenhum candidato sabe o quer das FAs pq o povo do qual eles saem tb não sabe.
    Parte as quer extintas, parte as quer nos quartéis, parte as quer nas ruas, parte as quer no poder.
    Como ninguém sabe, ninguém liga.
    .
    E estas matérias de candidatos é tudo obra de marqueteiros e assessores de campanha.
    .
    E eu vou anular mesmo.

  31. Preliminarmente, nossa defesa nacional começa com a redução do número assombroso de homicídios de 60.000/ano, com a redução do número de analfabetos funcionais e disfuncionais que somam 70% da população brasileira, com a redução do número de desempregados que chega a 15 milhões de pessoas, entre outros trágicos números sociais, morais, policiais, gerais, que crescem num processo retroalimentador.

    Índices sociais e econômicos como esses só permitem gastos em projetos militares se seus desembolsos significarem a tutela incontestável e incontornável da própria nação contra adversários reais e não midiáticos.

    Assim, que o próximo poder civil eleito, como Comandante Supremo das Forças Armadas, não seja conduzido nem pelo revanchismo ideológico tampouco pelo ufanismo patológico, aquele fazendo das Forças Armadas simples capachos, ou este atendendo das Forças Armadas meros caprichos.

    Isto posto, da relação de projetos antes citados na matéria, efetivamente relevantes para um poder de dissuasão adequado ao nosso contexto geopolítico e capacidade econômica – à exceção da “presença brasileira no exterior”, muito mais ufanista que realista – o Sisfron é o de maior impacto estratégico, com clara e inequívoca repercussão na segurança pública, a primeira fronteira da defesa nacional, e que o(a) próximo(a) presidente eleito(a) deveria se (pre)ocupar com ênfase.

  32. A todos os brasileiros aqui. Temos uma responsabilidade: Decidir entre um país totalitário, com a continuidade dos altíssimos índices de violência, com o retorno da CPMF e aumento da carga tributária sobre o já combalido cidadão brasileiro, com oficiais generais das FA escolhidos pelo alinhamento ideológico e as promoções também segundo esse viés, com o aumento exponencial da corrupção ,a perda de liberdades civis , o controle total da imprensa e da internet e a perseguição política a opositores, e a maior castração da autonomia da sociedade civil VERSUS um Brasil realmente livre, autorresponsável e voltado ao reencontro com seus verdadeiros valores e sua cultura que foi desconstruída desde os anos 60.
    Esqueçam as figuras dos candidatos, eles por si são patéticos. Foquem no que há por trás, no que eles representam para o nosso povo. Os de esquerda nunca representaram o povo brasileiro, representam interesses de poder internacional. Se perdermos a chance de mudar o rumo do Brasil nunca mias teremos o nosso país nas mãos de novo.

  33. Eu comecei a acessar esse blog em 2009, eu vi o plano de Brasil Putenphia, eu vi o povo dizer que a Fab ia ter centenas de caças, que o SP ia sair de Guanabara e ter um irmão no Nordeste, eu vi que o Brasil ia fechar acordos estratégicos para mobiliar as tropas com equipamentos de primeira, eu vi muito naquela era do PT, vi uma END bonita, vi demais no papel, papel aceita tudo, powerpoint aceita tudo, um programa de criação de texto aceita tudo, aí vem o meu espanto, pessoal daqui se impressionando com texto bonito ou texto curto.

  34. Muito bonita a proposta de Ciro Gomes. Mas me pergunto o quanto dela ele conseguirá seguir já que, sendo notoriamente influenciado – para não dizer subordinado – pelos chineses, ele entrará em conflito de interesses quando o melhor para o Brasil não for o melhor para a estatal chinesa que vier para cá comprar mais uma porção da infraestrutura brasileira.

    No mais, não penso que ler o que os candidatos disseram quanto a defesa é importante. Pouco dos seus projetos será efetivado, e na prática, como já sabemos, a defesa será negligenciada e os orçamentos contingenciados ad nauseam.

  35. O papel aceita tudo. O plano do Ciro poderia ter sido escrito por qualquer Coronel ou CMG da ativa. Como foi bem dito por alguns acima, se o problema do déficit público (herança do PT) não for resolvido, não terá dinheiro pra ninguém, muito menos para a Defesa. É uma bomba relógio que explodirá nas mãos daquele que vencer as eleições.
    Respeitando as preferências de cada um, vejo essa eleição como um embate entre a direita conservadora e o socialismo /comunismo. Só há dois candidatos de direita: Bolsonaro e Daciolo (muito fraco). No Amoedo não confio. É uma incógnita pra mim, e, caso vença, pode compor com a esquerda. Sou anti comunista /socialista de carteirinha. O País precisa de ORDEM, de reformas estruturais. Como já postei antes, não possuímos um nível cultural, ainda, pra sermos uma democracia plena. Democracia não se resume às eleições. O PT está se desdobrando em artimanhas judiciais, com o fito de que a estampa do Molusco presidiário esteja nas urnas , “a fim de iludir os eleitores analfabetos funcionais”. Temos condições de ser uma democracia? Sejam honestos.
    Se Bolsonaro vencer, todos os projetos das Forças vão prosseguir dentro das suas prioridades e recursos : SISFRON, PROSUPER, PROSUB, KC-390, GRIPEN. Não precisa estar ipsis literis no plano dele. Esse detalhamento caberá ao MD, que será, sim, ocupado por um oficial general. Assim como é, hoje, nos EUA.

  36. É risível pra não dizer patético a pessoa confiar de forma sincera em um cara que nunca foi e não fez nada. A vida inteira mamando nas tetas do governo. Meia dúzia de frases ou melhor palavras como: comunismo, Deus, família, armas, bandido, PT e pronto. Temos um “mito”. Nunca administrou nada, não sabe nada de coisa nenhuma. Não tem projeto. Simplesmente nada. E é essa nada que vamos por pra comandar o país. É uma tragédia mais que anunciada. Duvida? Espera e verás.

  37. Quem participa da política sabe que o plano de governo do candidato está ali para enfeitar e não ser cumprido, pois não há nada que lhe obrigue a cumprir a risca o famigerado. Pessoas que sabem ,ou parecem saber a real situação nacional, jamais, repito JAMAIS deveriam ter um viés comuno socialista, e chega a beirar a cegueira. Acredito que é melhor voltarem a comentar forcas armadas, pois sobre candidatos, os motivos de voto são infantis e apaixonados. Bolsonaro não é o melhor do mundo e não agrada a todos, mas é HONESTO. Isto deveria ser o primeiro mandamento de um apaixonado pelo BRASIL.

  38. O Brasil é um país maior q a Europa sem Rússia.
    Diferente daquele continente, possui regiões com terreno e climas muito diferentes entre si, o q acontece em menor grau na Europa.
    A estrutura logística q administrativa dos exércitos europeus atendem áreas como estados brasileiros. As nossas estruturas atendem todo um continente.
    Não adianta comparar…. O Exército Espanhol tem unidades como bombeiros, assim como o nosso próximo Chile. O exército espanhol tem navio…
    Os países da OTAN tem socorro dos EUA previsto,nós não.
    Considerem muitas coisas mais para julgar nossas forças.
    Quanto a salario/previdencia…
    Já expliquei várias vezes. É matemática! Por isso, nenhum governo mexe no final das contas.
    Poucos militares vão para a reserva remunerada, e menos ainda ganham consideravelmente (menos q o dobro mesmo assim) q o teto.
    Levaria 10 anos pra economizar 1 Bi com a reserva, parando em no máximo 3 bi.
    Em contra mão, a ativa gastaria mais 60 Bi ano, em média, se o militar ganhasse benefícios dos civis.
    As mudanças devem ser estruturantes, como o aumento de temporários, q está acontecendo.
    Ou seja, cada um com sua realidade.

  39. HMS TIRELESS 21 de agosto de 2018 at 9:21

    Acabei de assistir a entrevista do Guru financeiro do Ciro, ops gritos … Globo News, deve ser repetida.

    Ainda bem que não jantei …. vómito e diarréia seriam enormes.

    ____________________________________

    Rinaldo Nery 21 de agosto de 2018 at 14:39

    Somos, concordo 100%.

    https://www.youtube.com/watch?v=V1auEWuEtPM

    • Impressionante como tem “comunista caviar” aqui neste site. E são fiéis à essa doutrina fracassada. Eles realmente acreditam. Devem ser bem mais jovens que nós. Produtos das universidades aparelhadas, há décadas.

  40. Amigos…eu não sou militar e nem tenho parentes militares…..meu pai trabalhou muitos anos na Bardella , principalmente em Itaipu.
    O governo militar naquela época tinha planos de desenvolvimento para o país…o que acabou com a chegada do governo civil.

    O que falta hoje é um politico patriota ….vejo isso no Bolsonaro.

    Os politicos atuais não estão nem ai para o povo , só querem grana e poder.

    Bolsonaro na teoria é diferente de tudo que está ai…….temos que pagar pra ver.

  41. “Talvez você queira ver Bolsonaro Presidente, um cara que nada fez pelo Rio de Janeiro, nem na área de segurança, blza. ”
    Vc é só mais um MAV desesperado como estão todos os esquerdoPaTas, a imprensa vermelha e as pesquisas mentirosas.
    O Brasil foi destruído em 13 anos do ParTido.
    E só há um candidato pra desaparelhar o Brasil.

  42. Eu sou contra:
    – aumento do orçamento de Defesa
    – aumento do efetivo
    Sou a favor:
    -redução do efetivo
    -reforma da previdencia
    -orçamento impositivo
    .
    Nenhum dos candidatos tocou nestes assuntos de fato, que é oque realmente importa.
    .
    O Bolsonaro já disse que não vai mudar a previdência dos militares, e o Ciro com esta ideia ridicula de aumentar os gastos.
    .
    OBS: os gastos com pessoal são muito maiores ao que está informado na matéria.

    • Olá Zorran. Acho que a questão do efetivo das forças armadas é algo mais complexo. O Cel Nery menciona as vezes que uma grande parte do efetivo da FAB está alocado no controle de tráfego. A MB e o EB também possuem outras atribuições além da tropa de combate. Por exemplo, se o controle de tráfego for passado para uma agência civil, os recursos da FAB usados para esta função serão transferidos para esta nova agência civil. Portanto, o orçamento do MInDef será reduzido na mesma proporção que for reduzido o efetivo. Já a previdência, eu recomendo o relatório da CPI da Previdência. Uma das conclusões é que a previdência militar está equalizada para os próximos anos. O orçamento impositivo é contrária à separação dos poderes A execução do orçamento é uma prerrogativa do executivo, que só pode empenhar no limite autorizado pelo legislativo, mas cabe ao executivo avaliar caso-a-caso a efetividade e viabilidade das despesas autorizadas. Um orçamento impositivo destrói a pouca flexibilidade que o executivo tem de coordenar gastos para maximizar resultados. Como o legislativo é bastante sensível às demandas de diferentes setores, ele não tem como coordenar despesas. Mesmo no Japão, que é um regime parlamentarista, o orçamento não é impositivo.

    • Olá Felipe. Pelo contrário. A eleição de um ou outro candidato representa a vontade popular. O projeto político vitorioso pode ser contrário ao que você acredita, mas não significa que isso seja o melhor ou pior. O pior que pode acontecer seria um regime fascista que não tolera a diversidade e oposição. O modelo de pesos e contra-pesos funciona em um regime democrático para evitar excessos de um ou outro lado.

  43. O objetivo dos políticos é transformar as FFAA em equipes de Airsoft…desde que eles estejam cercados de jagunços a lamber-lhes as botas.

  44. Lula é o FHC do Bolsonaro…
    .
    Estamos presos em uma fratura temporal. Parece que ninguém quer acordar pra realidade. O povo só quer saber de terceirizar a culpa por todos os seus problemas e buscar um salvador da pátria, que “vai resolver tudo”, milagrosamente.
    .
    2018 virou 2002.
    E segue a polarização burra, entre Direita fajuta e Esquerda Caviar, onde todos perdem e sofrem as consequências juntos.

    • É isso aí Bardini, não haverá um salvador da pátria, mas precisamos eleger alguém que encare o status-quo e quebre a hegemonia do socialismo em todas as suas vertentes. Governantes de centro-esquerda, no poder desde 1985, se novamente eleitos este ano, acabarão por levar o país a uma situação parecida com a da Venezuela.

      • São necessárias impactantes medidas, para tornar o Estado Funcional. O modelo liberal / conservador, determinará que será necessário diminuir e muito o efetivo. Países em situações de conflito tem muito menos efetivo do q o Brasil. Também, não há espaço no orçamento para, nem mesmo atender o orçamento do estado que da tudo. Acredito sim, que a prioridade do próximo governo será de pagar a dívida para não tornar o país inviável em futuro próximo, dai, acredito que o atual modelo será muito modificado, com a previdência militar separada do orçamento de defesa, sendo paga por securitização, e o efetivo reduzido a níveis mínimos, com concordância do Estado maior. Projetos megalomaníacos deverão ser cortados também para construir uma ffaa crível e temida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here