Começa mais uma corrida presidencial e os brasileiros terão que decidir em outubro de 2018 quem será o seu próximo Presidente da República.

Devido aos graves problemas econômicos e de segurança pública que assolam o Brasil, o tema Defesa Nacional raramente é tratado pelos candidatos, com poucas exceções.

Para os envolvidos com o assunto, tanto militares quanto civis, a atenção dada pelos candidatos à Defesa Nacional é um aspecto importante, pois pode ajudar a esclarecer qual o nível de prioridade que o futuro governante pretende dar à área.

O Brasil tem importantes programas de reequipamento em curso, cuja garantia de financiamento é fundamental para sua continuidade.

As Forças Armadas precisam desses novos equipamentos para continuar a cumprir da melhor forma possível sua missão constitucional e a Base Industrial de Defesa precisa produzir para garantir sua sobrevivência e desenvolvimento, gerando empregos de alta tecnologia e divisas de exportação.

Principais questões que o futuro Presidente deverá enfrentar na área de Defesa Nacional

ORÇAMENTO – Do orçamento de Defesa do Brasil, mais de 70% vai para pagamento de pessoal ativo e inativo e menos de 30% serve para o custeio das despesas operacionais e investimentos. Do que sobra para investimentos, contingenciamentos frequentes prejudicam a prontidão e o planejamento do reequipamento.

O reajuste dos soldos também é uma questão de suma importância, já que há uma grande defasagem entre o que os militares recebem em comparação com outras categorias de servidores públicos.

Diagrama dos principais componentes do Sisfron
Diagrama dos principais componentes do Sisfron

SISFRON – Orçado em R$ 12 bilhões, o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras pretende fortalecer a capacidade de ação do Exército na faixa de fronteira do país, uma área uma área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados. O Sisfron é considerado o maior sistema de monitoramento de fronteiras do mundo, mas o orçamento para este programa tem sido contingenciado e sua implementação se arrasta lentamente.

Corveta classe Tamandaré
Corveta classe Tamandaré

CORVETAS – A Marinha do Brasil vem sofrendo com a obsolescência em bloco dos seus navios e a Esquadra Brasileira corre o risco de desaparecer na próxima década, se não forem incorporados novos navios para substituir as fragatas de mais de 40 anos em serviço. A MB pretende construir inicialmente quatro corvetas classe Tamandaré e vai precisar do apoio do próximo governo para atingir seu objetivo.

Submarino Scorpene, semelhante aos S-BR do Prosub
Submarino Scorpene, semelhante aos S-BR do Prosub

PROSUB – O Programa de Submarinos atualmente em produção para a Marinha do Brasil está construindo 4 submarinos convencionais no novo estaleiro e nova base em Itaguaí-RJ e prevê também a construção do primeiro submarino de propulsão nuclear, cujo projeto está sendo finalizado. O Prosub sofreu atrasos no cronograma devido ao corte de verbas e depende da continuidade de recursos para sua conclusão.

EMBRAER KC-390 – Atualmente a Embraer está testando e iniciando a produção do cargueiro militar KC-390 para a Força Aérea Brasileira, que pretende adquirir 28 unidades. Portugal está negociando a aquisição de 5 unidades e a Embraer vê um mercado potencial de 728 aeronaves para 77 países, que utilizam o velho C-130 Hercules. O KC-390 é outro programa que teve seu desenvolvimento atrasado por falta de verbas.

CAÇA GRIPEN – O Brasil durante o governo Dilma fechou um contrato para a aquisição de 36 novos caças Saab Gripen NG com a Suécia, que serão produzidos também no Brasil pela Embraer e várias empresas nacionais. A FAB já disse que vai precisar a longo prazo de 108 caças para substituir toda a frota de aviões de combate F-5 dos anos 70 e AMX dos anos 90.

Míssil de cruzeiro AV-TM 300 na Avibras

INDÚSTRIA DE DEFESA – A Indústria de Defesa brasileira ficou famosa nos anos 1980 com as exportações da Engesa, Avibras e Embraer, mas nos anos 90 a Engesa faliu. Só a partir do governo Lula que a indústria de Defesa nacional teve um renascimento, mas ainda carece de maior apoio governamental para ampliar suas exportações.

Lançamento do VLS
Lançamento do VLS

PROGRAMA ESPACIAL – O Programa Espacial brasileiro não vem tendo recebido a devida atenção por muitos anos e administrações. É preciso alavancar o uso da Base de Alcântara e os projetos de foguetes e satélites brasileiros.

FORÇAS DE PAZ DA ONU – O Brasil terminou sua longa missão de paz no Haiti, que foi muito elogiada. O futuro governo precisa decidir se continuará apoiando o emprego das Forças Armadas brasileiras em missões de paz no exterior.

PRESENÇA NO EXTERIOR – O Brasil ajudou a criar a Marinha da Namíbia e chegou a doar uma corveta e a exportar um navio patrulha para o país. A iniciativa ajudou o Brasil a ter um país aliado na costa ocidental da África e a ter uma base para ampliar sua influência estratégica e comercial para alcançar outros países da região. No entanto essa iniciativa não teve continuidade e a China tem se aproximado da Namíbia, como de outros países africanos. O novo governo deverá formar visão estratégica para ter uma presença militar na África a fim de ajudar nas exportações e aumentar a influência do país na região, pelo menos na costa ocidental.

Programas de Governo dos principais candidatos à Presidência da República

Jair Bolsonaro

O candidato Jair Messias Bolsonaro, militar da reserva e político brasileiro, cumpre atualmente o seu sétimo mandato na Câmara dos Deputados do Brasil, eleito pelo Partido Progressista (PP). Nas eleições gerais de 2014, foi o deputado federal mais votado do estado do Rio de Janeiro, com apoio de 6% do eleitorado fluminense (464 mil votos).

Em seu programa de governo de 81 páginas disponível em PDF, trata da Defesa Nacional em apenas duas páginas. Em uma delas, ele detalha:

Para acessar o programa do Jair Bolsonaro na íntegra, clique aqui.

Ciro Gomes

Ciro Ferreira Gomes, político, advogado e professor universitário brasileiro filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), do qual é vice-presidente. Foi deputado estadual por duas legislaturas no Ceará, o 43.º prefeito de Fortaleza e o 52.º governador do Ceará e ministro da Fazenda do Governo Itamar Franco durante a implantação do Plano Real e ministro da Integração Nacional durante o projeto de transposição do rio São Francisco no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Em seu programa de governo de 62 páginas, 6 páginas são dedicadas à Defesa, Política Externa e Soberania Nacional:




Para acessar o programa do Ciro Gomes na íntegra, clique aqui.

Marina Silva

Maria Silva é historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política brasileira filiada à Rede Sustentabilidade. Ao longo de sua carreira política, exerceu os cargos de senadora da República pelo Acre entre 1995 a 2011 e ministra do Meio Ambiente de 2003 a 2008, além de candidatar-se em 2010, 2014 e 2018 à Presidência da República.

Em seu programa de governo de 46 páginas, 2 páginas são dedicadas à Política Externa e Soberania Nacional:

Para acessar o programa da Marina Silva na íntegra, clique aqui.

Os programas de governo dos demais candidatos não possuem detalhamento da Política Externa e Defesa Nacional, o que confirma o pouco interesse que o assunto desperta na classe política brasileira.

Subscribe
Notify of
guest

153 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa
Leandro Costa
5 anos atrás

Cirão já inicia lavando as mãos e propondo um plebiscito para o aumento dos recursos das FFAA, o que obviamente seria encarado pela população desinformada e desinteressada como sendo algo ‘inconveniente’ e promoveria a manutenção da penúria em que se encontram as FFAA.

WVJ
WVJ
Reply to  Leandro Costa
5 anos atrás

Ciro Gomes tem um plano detalhado e nele as FFAAs têm grande importância. Bolsonaro é uma caixa preta, vai delegar atribuições de vitais, sabe fazer pouca coisa na vida. A questão é se o país terá dinheiro pra bancar suas FFAAs. Com o mito, em 3 anos, eu temo nem termos mais dinheiro pro custeio. Nem o Guedes nem ele sabem como fazer dinheiro. Ps.: Não é privatizando nem imprimindo sem lastro. O país está à beira do abismo e nossa gente tem tudo pra fazer errado na hora da urna, enfim, ando bem preocupado com o futuro. Boa noite… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  WVJ
5 anos atrás

Tenho mais medo é do Ciro na Economia parece o mesmo programa da Dilma, campeãs nacionais, protecionismo, volta da CPMF, incentivo para empresas (bolsa empresário).

matheus borges
Reply to  Carlos Campos
5 anos atrás

Ciro gomes é contra a volta da CPMF.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Reply to  WVJ
5 anos atrás

Amigo, quem sabe como fazer dinheiro é a iniciativa privada, não os burocratas. Basta o Estado não asfixiar os cidadaos com tanta carga tributária e permitir que os particulares produzam que a riqueza será gerada.

WVJ
WVJ

Espera que nossa iniciativa privada invista em ciência e tecnologia? Cadê ela no passado? O Brasil só é a potência agrícola que é hoje graças a Embrapa, não aos fazendeiros, captou amigo?

Filipe L.
Filipe L.
Reply to  WVJ
5 anos atrás

Você está redondamente enganado,a EMBRAPA perdeu seu poder tecnológico de vanguarda a décadas, e hoje é apenas mais uma empresa publica de pesquisa, que limita basicamente a suporte Técnico, e alguma pouca pesquisa em melhoramento genético. O que melhorou a agricultura brasileira foi a iniciativa privada, que trouxe os trangenicos, e biomoléculas para controle de pragas e doenças, fora a viabilização de tecnologias mecânicas, que são a base para agricultura moderna. Posso afirmar categoricamente a meu amigo “WVJ” Que a EMBRAPA participou do processo de modernização da agricultura, mas ela não teve papel fundamental, quem vos fala é um agrônomo,… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  WVJ
5 anos atrás

Caros. Quem fez a adaptação das bactérias fixadoras de nitrogênio do cerrado para a agricultura foi uma pesquisadora da Embrapa, a Johanna Döbereiner. Como a Embrapa é uma empresa de pesquisa, a produção de sementes é feita pela iniciativa privada. Sobre melhoramento genético, apenas por curiosidade, o principal centro de pesquisa em cana é a UFSCar em Araras, mas ela também não produz os clones. Isso também é a iniciativa privada. É preciso ter claro o papel da Embrapa e dos centros de pesquisa. Eles desenvolvem tecnologia. Não são produtores de sementes em escala industrial.

WVJ
WVJ

Filipe, aproveitando sua expertise.
Soja dava no cerrado?
Quem fez isso acontecer?
Iniciativa privada IMPORTOU “trangenicos, e biomoléculas para controle de pragas e doenças”.
Pra você, então, o Brasil é uma potência tecnológica, já que nossa iniciativa privada importa os Iphones X?
Peraí, né!?

Renato B.
Renato B.
Reply to  WVJ
5 anos atrás

Não existe esse muro separando setor produtivo e Embrapa, a relação é praticamente uma simbiose. A Embrapa, como qualquer outra empresa de pesquisa existe para trabalhar junto ao setor produtivo. O agronegócio é um dos clientes da Embrapa e a agricultura familiar também. Empresa privada quer mercado seguro, já existente, é preciso outro ente para abrir o caminho.

Filipe, para ilustrar a importância recente, só lembro do papel da pesquisa, e da Embrapa, no caso da praga Helicoverpa alguns anos atrás.

Filipe L.
Filipe L.
Reply to  WVJ
5 anos atrás

Não se falou em momento algum no plano de governo ou em entrevistas ou seja lá onde você encontre informações que alguém da equipe de Paulo Guedes se quer pensa em imprimir mais dinheiro, e quanto se fala em privatizações, é justamente para reduzir o gasto com custeio de estatais que não são úteis ao governo, isso sim, economizaria muito dinheiro, além de reduzir a divida interna, que hoje consome mais de 50% do orçamento do governo federal. O que sei de Ciro Gomes é que ele quer PAGAR a divida interna, como ? “PAGANDO” É só isso que sabemos… Read more »

Zorann
Zorann
Reply to  Leandro Costa
5 anos atrás

A população informada também é contra. A penúria existe porque as FAs tornaram-se um cabidão de empregos.

Overandout
Overandout
5 anos atrás

Infelizmente achei muito pobre e superficial a descrição do programa do Bolsonaro

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Overandout
5 anos atrás

A de todos foi. Eu esperava que, devido aos problemas de segurança pública, dessem mais atenção ao SISFRON, mas pelo visto, não estão nem aí.

Fred
Fred
Reply to  Overandout
5 anos atrás

O que não é superficial no Bolsonaro? Só falácias e bravatas, até na área de defesa. A campanha vai afunilando e o “mito” se esfacela como todos os mitos.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Fred
5 anos atrás

Olha, sinceramente, o grande atrativo do Bolsonaro é a equipe dele. Só o fato de colocar pessoas qualificadas à frente dos ministérios já o torna melhor do que os outros candidatos. Ou menos pior… enfim…

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Fred
5 anos atrás

Dois candidatos em quem não votar: Bozonaro e na chapa “triplex” do presidiário.

Bueno
Bueno
Reply to  Fred
5 anos atrás

O Cara já esta sendo detonado que é militar tem um vice militar , teclara que colocara ministérios nas mãos de militares , ai vocês querem que ele enche o papel de ideias , propostas para as FFAA Bom mesmo e o presidenciável que faz propostas de tirar o nome de todos da inadimplência, isto sim e proposta bem fundamentada. Os brasileiros gostam muito de propostas inexecutáveis , gostam muito de retoricas. Proposta muitos conseguem fazer, olha a MB , a questão e executar.

Overandout
Overandout
Reply to  Bueno
5 anos atrás

Na verdade estou incomodado pois até agora ele não passou disso, da superficialidade. Está apenas se mostrando igual a qualquer outro candidato que já concorreu. Essa é a questão, eu acreditava que ele poderia ser diferente e ia mostrar isso nos debates, não aconteceu.

Preciso julgar o candidato pelo que é me apresentado, seja qual for a fonte. Episódios como a funcionária fantasma do gabinete e o desconhecimento pelo próprio plano de governo (questão do bolsa família) me fizeram desacreditar.

Lúcio Maia
Lúcio Maia
Reply to  Overandout
5 anos atrás

Você quer que o Bolsonaro vá para a frente do povo simples falar de misseis, caças, radares, quando a demanda do povão é saber se chega em casa vivo para abraçar seus filhos, ou se não morre na fila de um hospital sucateado ? Só pode ser brincadeira né meu amigo !

Overandout
Overandout
Reply to  Overandout
5 anos atrás

Quero que ele vá para a frente do povo simples falar algo que faça sentido no seu governo! Economia, educação, como que ele ira governar… Até agora só ouço coisas superficiais e simplistas como se qualquer medida que ele queira possa ser adotada na base de um canetaço

Eu estava inclinado a votar nele, mas não sou obrigado a adotar político de estimação, mesmo que esteja ficando claro que ele não tenha preparo para se tornar presidente

Lúcio Maia
Lúcio Maia
Reply to  Fred
5 anos atrás

Fred, quais são as falácias ? Identifique-as. Desde quando Bolsonaro anda prometendo o paraíso na terra, se ele próprio diz de forma realista que não existe solução fácil e que o sue programa de governo seria o pior de todos por ser REALISTA ? Agora se você quer seguir o mesmíssimo caminho que a população brasileira seguiu e se ferrou nesses 30 anos, se iludindo com discurso bonito e com plano de governo cheio de soluções e promessas que nunca irão se cumprir, isso é problema seu. Discurso e promessa bonita é artifício para enganar sogra besta. Amigo, me perdoe,… Read more »

FighterBR
FighterBR
5 anos atrás

A proposta do Ciro Gomes é disparada a melhor. Mas ele disse que os americanos nos ofereceram o F-18 que para ele é ultrapassado.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  FighterBR
5 anos atrás

A proposta do Ciro Gomes só é possível com o aumento de verbas para as FFAA, coisa que ele condiciona à um plebiscito que jamais passará pelo crivo popular, o que anula todos os outros ítens. Ele é esperto, sabe que as propostas dele são mais detalhadas que a dos concorrentes, mas deixou o ‘backdoor’ aberto logo no primeiro item.

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  FighterBR
5 anos atrás

Melhor como se ela já começa dizendo que o governo dele não iria aumentar nada por conta própria e vai jogar nas mãos de um plebiscito onde vai ser praticamente impossível para o aumento dos gastos ganhar. O tópico de “soberania nacional” dele é bem deturpado e semelhante a paranoia de um vizinho do norte onde não deixam nenhuma empresa privada produzir petróleo e eles pouco produzem. Desde que o chavez ganhou em 1999, e começou a “nacionalização na área do petróleo” para estatizar tudo, que a produção da Venezuela só vem caindo e hoje eles produzem menos petróleo do… Read more »

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
5 anos atrás

Acho que o único que pode melhorar a situação das forças armadas é o Bolsonaro (e olhe lá)!

WVJ
WVJ
Reply to  DOUGLAS TARGINO
5 anos atrás

De onde você tira isso Douglas? Alguma coisa que não li no plano de governo?

Welder
Welder
Reply to  WVJ
5 anos atrás

Candidato: Bolsonaro
Vice: General Mourão

Lúcio Maia
Lúcio Maia
Reply to  WVJ
5 anos atrás

É sério que você se baseia em plano de governo ? O moderador está deixando adolescente de 12 anos postar aqui ?

WVJ
WVJ
Reply to  Lúcio Maia
5 anos atrás

Hahaha, adolescente? Queria eu….
Mas se você não acredita em uma proposta formalizada, acredita em que? Na palavra da pessoa, boa vontade, boa intenção? Piada hein

Renato B.
Renato B.
Reply to  Lúcio Maia
5 anos atrás

Se não nos basearmos em plano de governo, que é a descrição detalhada e por escrito das propostas do candidato, vamos nos basear em quê? Penteado e cor da gravata?

Histórico do candidato é um fator, mas achar que alguém comanda um país de 200 milhões de pessoas sem um plano, na base do chute e do conchavo, é o que o mantém o Brasil onde está.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

todas as propostas foram muito rasas na defesa nacional, eu vou votar no Bolsonaro devido essa bandidolatria que tomou conta desse jornalismo podre, que tenta no dia a dia impor sua pauta liberal, em um povo que é claramente conservador em valores morais. Não sei se ele vai ganhar, mas acho que pela primeira vez após a redemocratização, temos a chance de eleger um conservador para presidência da república.

Lúcio Maia
Lúcio Maia
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Amigo, a unica pessoa que pode INICIAR um novo rumo para o Brasil é Bolsonaro. ESQUEÇAM O CANDIDATO. Bolsonaro é um cidadão comum, do povão, sem muita cultura. Focar no candidato é falta de maturidade. Foquem no que está POR TRÁS do candidato. O que ele representa a médio e longo prazo para o nosso povo. Trata-se de um único candidato com uma nova visão de Brasil, contra um monte de candidatos que tão somente representam TODOS ELES, com exceção talvez de Álvaro Dias, a venezuelização do país.Ciro Gomes já foi abanar o rabo para quem ? Para o Partido… Read more »

Overandout
Overandout
Reply to  Lúcio Maia
5 anos atrás

Essa lógicado “cidadão comum” foi muito usada na primeira eleição do Lula

Renato B.
Renato B.
Reply to  Lúcio Maia
5 anos atrás

Se for seguindo essa lógica do Lúcio faz sentido votar no Amoedo e não no Bolsonaro.

Rodrigo
Rodrigo
5 anos atrás

me pgt, se as ffaa nao deveriam sofrer mudanças. como? seguir exemplo europeu,canadense,russo,norte americano. acaba com concurso publico e transforma as forças militares em tipo setor privado, vc assina contrato e serve por determinado tempo com possibilidade de renovaçao do mesmo e aposentadoria e promoçao.
Oque os senhores achem? gostaria de saber do galante ou qualquer outro versado nesse campo.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rodrigo
5 anos atrás

Olá Rodrigo. Vi anos atrás uma entrevista com comandante do EB e ele explicou a razão do serviço militar obrigatório. Deste modo, os soldados são recrutados de toda a sociedade, sem viés ideológico ou sectário. Sendo recrutados por meio do serviço obrigatório, o EB terá uma tropa representativa de toda a sociedade brasileira, culturalmente e etnicamente. Caso o EB fosse formado apenas por voluntários, há um perfil psicológico típico daqueles que buscariam as forças armadas, o que poderia resultar em uma tropa com valores éticos e morais diferentes daqueles que caracterizam a sociedade. Isso tornaria as forças armadas uma instituição… Read more »

Rafael_PP
Rafael_PP
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Não sendo você o conscrito é fácil aceitar o modelo atual…

Sério agora, santa inocência hein, a questão é unicamente financeira. Uma tropa inteiramente ‘profissional’ seria caríssima!

Vivi para ler que serviço militar obrigatório é democrático e representativo…

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rafael_PP
5 anos atrás

Caro Rafael. Esse argumento sobre a tropa não é meu mas de um comandante do EB. Sinto apenas não ter lembrar se foi uma entrevista no Canal Livre da Band ou Roda Viva, ou se li em um entrevista publicada nas páginas amarelas da Veja ou em algum jornal. Se encontrar, passarei a referência para você. Acho que isso foi uns dez anos atrás, mais ou menos.

Rafael_PP
Rafael_PP
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

O ponto é que não acredito nesta motivação nobre, o dito oficial protege a sua corporação, está no seu direito. Eu, como cidadão e contribuinte deste país me acho no direito de contestá-la.

O que me surpreende é alguém que transparece cultura e capacidade analítica ‘comprar’ facilmente a explicação…

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Rafael_PP
5 anos atrás

O que o Camargoer procede. Já ouvi isso em palestras de diversos oficiais generais do EB, e de fato é um dos grandes motivos sim. Outro motivo seria financeiro. Mesmo em se tratando de uma força voluntária, o que eu sinceramente gostaria mesmo de ver, seria justamente a possibilidade de oferecer atrativos financeiros. Mas se as FFAA passam à ser voluntárias, não apenas os soldos teriam que ser maiores, mas também precisaria existir uma campanha real de recrutamento, caso contrário existe a simples possibilidade de não preencherem os quadros necessários, visto que a seleção também teria que ser melhorada. Enfim,… Read more »

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Isso do serviço militar obrigatório selecionar jovens de toda a sociedade não é verdade. Só pessoas pobres ou, no máximo, de classe média prestam serviço militar, por não terem algo melhor para fazer. O curso é voltado para eles. Ensinar higiene básica, dar meia dúzia de tiros (não pode ensinar a atirar direito, vai que vira bandido), doar sangue, combater o mosquito da dengue, marchar e cantar o hino. Duvido que alguma pessoa de classe média alta ou rica queira ver o filho ficar 1 ano nas Forças Armadas a troco de nada. Melhor que entre numa Universidade ou se… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rafael Oliveira
5 anos atrás

Caro Rafael. Segundo o Comandante do EB em uma palestra no Senado (coloquei o link do video em outro comentário), são cerca de 1 milhão de jovens com idade para o serviço militar, dos quais são selecionados 80 mil (menos de 1%). Ele disse que praticamente não há recrutamento forçado. Ele disse que é muito provável que o jovem será dispensado se declarar que não deseja. Claro que o EB tem a prerrogativa de escolher aqueles que sejam aptos e que sejam de interesse do EB, o que explica porque jovens de alta classe média não são convocados. Também concordo… Read more »

Foxtrot
Foxtrot
5 anos atrás

Promessas azias de políticos mais vazios ainda, não perco nem meu tempo de ler.
Pois a verdade todos já sabem, sempre foi como é, sempre assim o será, isso para não incomodar interesses “alienígenas” sobre o Brasil.
Tem um vídeo no Youtube denominado “Porquê o Brasil cresceu tanto em tão pouco tempo” (acho que é esse mesmo o nome), assistam e tirem suas conclusões; só adianto que esse vídeo reafirma o que venho dizendo há anos!

carvalho2008
carvalho2008
5 anos atrás

Propostas muito fracas e vagas….isto até de quem lembrou….

Bolsonaro parece ser o mais objetivo…se é que pode dizer isto…mas em comparação aos demais….ninguem entra no cerne de fato….

A marina então, parece que quer transformar o exercito em policia ambiental….o estado brasileiro inclusive vai ficando cada vez mais com esta impressão…os faz tudo….

Não está na pauta de ninguem….

Se tivesse, um minimo de pesquisa na imprensa especializada já teria dado um monte de ideias…

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

Nenhum vai investir na defesa…pelo contrário, a chance de continuar no sucateamento é enorme, principalmente porque o objetivo do próximo governo será fazer cortes para conter gastos públicos e reduzir drasticamente o déficit público (nos últimos anos o rombo passa de 100 bilhões…na verdade esta próximo dos 200bi). O Brasil nos próximos 10 anos tem que reduzir gastos públicos, ano passado a tributação foi superior a 50% do PIB pela primeira vez em 500 anos, algo absurdo especialmente em um país pobre como o Brasil! Próximo governo terá que fazer grandes reformas de redução do Estado (privatização, concessões, terceirização em… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Caro BC. Segundo o Ministério da Fazenda, a carga tributária em 2017 foi 32%.
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/-/carga-tributaria-bruta-do-governo-geral-foi-de-32-36-do-pib-em-2017

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Camargoer 20 de agosto de 2018 at 21:30
A carga tributária da União, Estado, municípios e distrito federal quando somados, sem descontar a divida pública (principalmente as operações financeiras de recompra de papéis), correspondeu em 51% em 2017 (algo histórico). esse é o gasto real…só de recompra de papéis foi quase 400 bilhões.
De jeito algum a nossa arrecadação nacional é de 32%…nem quando o nosso PIB era 32%. Em 2012 e 2013 antes de começar a quebradeira a arrecadação já correspondia a 40%.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Correção da penúltima linha: Nem quando a nossa economia crescia, fazendo a receita aumentar, a relação PIB x arrecadação era de 32%. O governo federal mente na cara de todos, desde classe média de 300 reais de renda per/capital até dados de inflação de 2,8% ao ano…pegue uma agência privada de inflação ou algum consultor econômico para ver a inflação real. A execução orçamentária da União de 2017 foi de 2,5 trilhões, porém devemos descontar 400 bi que foram de refinanciamento da divida e não de tributação, ou seja, não dos tributos, dando com isso uma tributação real de 2,1… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Bardini, agora que eu percebi o erro…na verdade a execução orçamentário federal realmente corresponde a 32% do PIB, é exatamente os números que eu citei: 2,1 trilhões dividido por 6,5 trilhões = 32%
Porém, ainda falta a execução orçamentária do resto do país: Estados, municípios e distrito federal: 1,1 trilhão. Temos exatamente os números que eu citei: mais de 50% do PIB nas mãos do Estado e mesmo assim conseguem ter orçamento negativos na esfera federal e em vários Estados.
Abraço!

Camargoer
Camargoer
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Caro BC. O link que sugeri do Tesouro diz claramente que a carga tributária do governo geral (federal, estados e municípios) foi 32% do PIB em 2017.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Camargoer 20 de agosto de 2018 at 23:58
Então ela está absolutamente errada. Pois meus cálculos e dos principais economistas do país demonstram um arrecadação superior a 50% em 2017 em relação ao PIB. 32% equivale ao orçamento federal em relação ao PIB…o problema que a arrecadação não se restringe a receita federal, mas também Estadual, municipal e do DF.
Nem quando o Brasil crescia a relação era de 32%, em 2013 já era quase 45%.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Caro BC.
Recomendo a leitura de um estudo da FIESP chamado “A Carga Tributária no Brasil Repercussões na Indústria de Transformação”. Lá você poderá encontrar que a carga tributária média no Brasil entre 2003-2014 foi de 33%, que este valor está estabilizado neste patamar há vários anos. Boa leitura.

WVJ
WVJ
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Ivan, com todo respeito, considero bobagem o que escreveu. “Ciro Gomes não tem pauta alguma”, por exemplo, é uma grandíssima asneira, vá desculpando. Denúncias e nenhuma condenação, pra você sinônimo de culpabilidade? Talvez você queira ver Bolsonaro Presidente, um cara que nada fez pelo Rio de Janeiro, nem na área de segurança, blza. Talvez seja um militar e, assim como tantos outros, acha que vão ver aumento de soldos, essa é a idéia geral dos militares que o querem. Bem, estou me preparando pra sobreviver com qualquer cenário, mesmo o de país-colonia. Mas dizer que o Ciro é comunista, desonesto,… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  WVJ
5 anos atrás

“””um cara que nada fez pelo Rio de Janeiro””” O que ele poderia fazer pelo Rio de janeiro?? Ele é deputado federal e não governador de Estado…além disso, legislação penal é de ordem da União e não estadual e não se restringe a deputados federais, não faz parte das atribuições. O PT e o PMDB governaram o RJ durante 20 anos, roubaram o Estado do RJ até o OSSO, e a culpa é do Bolsonaro que nunca fez parte dos governos do RJ? Nunca foi aliado desses sujeitos! Sempre foi oposição e denunciava casos de corrupção? Bom…como eu comentei antes,… Read more »

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Ivan BC ,irretocáveis ambos os seus comentários!!!Parabéns!!

WVJ
WVJ
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Ivan, você fez um dossiê contra o Ciro, mas ele é o único que tem meu respeito, justamente por ser contrário em tudo ao que você atribui a ele; um de nós está completamente equivocado. No plano de governo dele consta com todas as letras a preocupação em proteger o Brasil de China, EUA ou quem que seja. Ė o verdadeiro nacionalista das opções. Quem quiser que pesquise por si a historia de vida e realizações de cada um dos candidatos. Eu voto no que estudou em Harvard (palestrante regular de lá), o que tem livros publicados sobre nossas perspectivas… Read more »

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  WVJ
5 anos atrás

Você está criando um Ciro que não existe…desde promessas de planos até a descrição sobre o candidato (que por sinal estão erradas).
Fique a vontade para votar nele, mas não espere mudanças…o PDT, PT e PMDB agradecem seu voto, o Aécio idem…

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Ivan, Ciro é um candidato em que eu jamais votaria (minto, contra o Lula ou Dilma eu votaria nele rsrs), mas muito do que você critica nele, se aplica ao Bolsonaro (nepotismo, formar um clã político, ter apoiado Lula (e Ciro), simpatizar com o Hugo Chávez, votar sistematicamente contra reformas econômicas e da previdência, querer ser vice do Aécio, trocar inúmeras vezes de partido, nunca ter empreendido, etc).

Lúcio Maia
Lúcio Maia
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Ciro Gomes chama policiais de “bandidos fardados”. Mas os meninotes de 12 anos acreditam mesmo na verborragia de um dos maiores malandros da politica brasileira. Minha nossa. Melhor continuar nesse mundinho aqui só falando de armas do que de politica sem entender.
Outra coisa: o povo não come canhões, não faz bandagens e cirurgias com mísseis, não usa um radar para ir ao Sine se cadastrar a uma vaga de emprego.
Sabemos o quanto são importantes nossas demandas militares, por mim o Brasil teria 3 porta-aviões, mas existe uma ordem de prioridades que precisa ser seguida.

Papa Chibé
Papa Chibé
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Dei uma pesquisa na parte que você comenta que interferência do governo Clinton no mercado imobiliário. Se o Clinton interferiu no mercado, foi para deixa-lo mais liberal, criando exatamente o ambiente para bolha de 2008. Fiquei ainda mais convencido das pratica sujas de argumentação das propaganda da ‘escola austríaca’.
(Nada contra o colega do fórum).

WVJ
WVJ
Reply to  Papa Chibé
5 anos atrás

Gente, a guerra de informação parece estar sendo travada em todos os lugares. Por favor pesquisem por si, não reproduzam fake news.
Lúcio Maia, não há pessoas de 12 anos comentando aqui, fique tranquilo.

Bardini
5 anos atrás

“Do orçamento de Defesa do Brasil, mais de 70% vai para pagamento de pessoal ativo e inativo e menos de 30% serve para o custeio das despesas operacionais e investimentos. Do que sobra para investimentos, contingenciamentos frequentes prejudicam a prontidão e o planejamento do reequipamento.” . Não sei quem fez essa conta, mas… Praticamente 76% do orçamento é destinado para pessoal. Só que isso aparece analisando o bolo todo do orçamento do MD. Essa forma de analise não reflete a realidade dos gastos em cada força. . Não é o orçamento do MD que precisa ser analisado. Não é assim… Read more »

Tiago
Tiago
Reply to  Bardini
5 anos atrás

“De tudo isso aí, faltou falar do planejamento do Alckimin, quer anda falando em criar uma Guarda Nacional… Sabe-se lá com que dinheiro.” Rapaz, a origem do dinheiro pra custear coisas em “planos de governo” é, me parece, mero detalhe cosmético. Lendo os dos candidatos dessas eleições, nenhum deles parece preocupado com isso, além de coisas vagas como “diminuir despesas” e “enxugar orçamentos”. Levando em conta a forma como cada candidato se comporta, acho que, se pressionados, teríamos respostas como “Deus proverá”, “dinheiro dá em árvores”, “é só mandar imprimir” ou “eu vou perguntar lá no posto Ipiranga”… Seria engraçado,… Read more »

Bardini
Reply to  Tiago
5 anos atrás

Por isso o candidato “Branco” e o vice “Nulo” tem a liderança..

Manoel Jorge Marques Neto
Manoel Jorge Marques Neto
Reply to  Tiago
5 anos atrás

Nenhum falou em diminuir regalias. A área de defesa não serve unicamente para “defender”. No campo tecnológico o crescimento de um pais se desenvolve praticamente nesta área. Assim é uma cadeia produtiva muito importante para a nação.

Bardini
Reply to  Manoel Jorge Marques Neto
5 anos atrás

“No campo tecnológico o crescimento de um pais se desenvolve praticamente nesta área.” . Isso é correto. Mas veja bem: Qual o percentual dos mais de 93 bilhões de reais do orçamento de M. da Defesa de 2017 foi destinado a investimentos, que é onde reside a pesquisa, desenvolvimento e aquisições? . R: Mal dá 9%. De mais de 93 bilhões, menos de 8,5 bilhões foi investido. . E existe um fator importante nesse percentual de investimento: Como “nunca se tem dinheiro” para as FFAA, não se investe na aquisição ou desenvolvimento de equipamentos e produtos com elevado teor “tecnológico”.… Read more »

Zorann
Zorann
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Belo comentário. Parabens

Caio
Caio
5 anos atrás

Como sempre digo nenhum desses velhos políticos, tem qualquer compromisso sério com o país, seus compromissos são poder perpétuo, regalias e populismos de esquerda ou de direita.
A nação vai continuar frágil em todos os ramos e cada vez mais vulnerável aos cartéis do crime, que estes sim, tem objetivos de poder bélico.

carvalho2008
carvalho2008
5 anos atrás

Ampliação do escopo: de -> Serviço Militar Obrigatório para-> Serviço de Cidadania Obrigatório São quase 2 MM de jovens completando 18 anos anualmente. Haveria um serviço de recrutamento e seleção para cargos publicos de nivel de ingresso, nas esferas federal, estadual e municipal (Limpeza Urbana, atendimento de repartições e hospitais publicos, etc) e inclusive o proprio serviço militar, todos a remuneração de soldo. Objetivo/Resultado: Servir de Marco a maioridade de homens e mulheres com seu ingresso no serviço publico/militar. Educação e treinamento a remuneração de soldo, o que esvaziaria o déficit de trabalhadores no serviço publico nos cargos basicos (… Read more »

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  carvalho2008
5 anos atrás

Rapaz, você é que deveria ter feito os planos de governo, tem objetividade, não sei se é factível, mas que está bem detalhado, há isto está.

Gostei muito!

Luiz
Luiz
5 anos atrás

O presidiário de Curitiba também divulgou seu plano de governo, e é bem mais detalhado que o plano de governo do bolo fofo conhecido como”””Mito””” em relação a defesa.

Gilbert
Gilbert
5 anos atrás

Aparentemente independente de quem ganhar, parece que nada vai mudar

Raduga
Raduga
5 anos atrás

Propostas de Marina e Bolsonaro muito rasas, Bolsonaro por ser oriundo do meio é mais decepcionante do que a Marina. Ciro apresenta o melhor conjunto de proposições, se ele vai cumprir é outra história.

Camargoer
Camargoer
5 anos atrás

Caros Colegas. Recomendo uma entrevida que o Comandante do EB deu ao Senado em 2017. Ela é instrutiva sobre os projetos que o EB tem como prioridade. Particularmente interessante é a reposta dele (3h25min) em defesa do serviço militar obrigatório (Tenho a impressão que quem comentou sobre as vantagens do serviço militar obrigatório resultar em forças armadas que representam os valores culturais da população que mencionei em outro comentário foi o Gen. Heleno em uma entrevista no Canal Livre). Quem elenca as prioridades e as estratégias são as próprias forças armadas. Para isso existe a Estratégia de Defesa Nacional. As… Read more »

Bardini
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Eu perdi mais de 3 horas vendo a mesma ladainha esse ano. Não muda nada. . O serviço militar obrigatório que é empregado atualmente é uma palhaçada. Roubam tempo de vida de um garoto para explorar como “serviços gerais” e dizem estar fazendo o bem. O que não querem é gastar com terceirizados pra faxina… Valor militar é pífio. É treinamento para encher saco preto em um conflito. . Se querem fazer bem social, seria muito mais útil ao país investir em uma reforma estrutural do Projeto Rondon. São praticamente 3 meses de férias para os universitários de instituições federais.… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  Bardini
5 anos atrás

Caro Bardini. As prioridades das forças armadas são determinadas pelas próprias forças. O que você chama de ladainha (corretamente ou não) foram as prioridades dada comandante do EB. Não vejo como um candidato (de qualquer alinhamento ideológico) possa propor qualquer coisa que seja contrária ao que a própria força considera prioritário. Segundo o Comandante do EB, cada recruta custa R$ 25 mil por ano. O EB convoca cercade 80 mil recrutas, o que resulta em um gasto de R$ 2 bilhões. Como o efetivo do EB é cerca de 220 mil, o número de militares profissionais de carreira seria próximo… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Camargoer
5 anos atrás

Prezado
São entre 70 e 80 mil são do SMO, inclusive TG.
Os + ou – 140 mil restantes são do Efetivo Profissional, mas aproximadamente 45 mil são de carreira. Os outros são Temporários.
Sds

Camargoer
Camargoer
Reply to  Agnelo
5 anos atrás

Olá Agnelo. Obrigado por complementar a informação. Acho que os números que você coloca sobre o efetivo do EB (80 mil recrutas, 45 mil efetivos, 100 mil de temporários) nos ajudam a compreender melhor o orçamento do EB com pessoal. Vi na entrevista do Comandante do EB que eles estão buscando diminuir o efetivo por meio do aumento dos temporários. Talvez esse seja o caminho para reduzir o custo previdenciário no orçamento do MinDefesa. Também reforça que o problema não é o número de recrutas, mas a estrutura do EB que teria que ser otimizada.

GabrielBR
GabrielBR
5 anos atrás

O único que tem de fato um projeto para a defesa nacional é o Ciro Gomes

Allan
Allan
5 anos atrás

Único que expressa compromisso com o Gripen e com o prosub é o Ciro. Em termos de detalhamento não tem como comparar com os outros. Lembrando que o programa de governo que cada candidato registra no TSE trata de linhas gerais sobre todos os tópicos que cada candidato considera importante para um eventual futuro governo, não apenas referente a defesa. Confesso que não esperava de nenhum candidato um texto sobre defesa mais amplo como o do Ciro. Único também que assume compromisso de não querer reinventar a roda e seguir a END. Quanto a possibilidade de plebiscito acho interessante, ao… Read more »

sergio ribamar ferreira
5 anos atrás

Sr.Ivan BC, parabéns! Concordo plenamente.

Wellington
Wellington
5 anos atrás

Pelo exposto, penso que a melhor proposta e de Bolsonaro, não olhando pela ótica técnica nem pelo conteúdo propriamente dito, vejo como a proposta realista, sabe-se que, o novo presidente não poderá investir muito na defesa, terá que no máximo manter os programas mais importantes, cortar gastos na carne reduzindo o tamanho e otimizando a gestão pública…. Com um trabalho bem feito vai os 4 anos apenas para melhorar e organizar a casa para depois ser reeleito pela credibilidade conquistada no primeiro mandato e só depois conseguir as reformas mais polêmicas como, previdência, reforma política entre outras.

R_Cordeiro
R_Cordeiro
5 anos atrás

Papel aceita tudo. O que do Sarney pra cá foi feito pelas forças armadas. Parem de se iludir com planos de governo que no Brasil são mero cumprimento de regra eleitoral! De certo Ciro Gomes com toda a sua militância de esquerda vai querer uma força independente ou irá dar uma de Chaves e colocar somente oficiais alinhados a sua doutrina? Mais uma vez, papel aceita tudo! O q a Dilma cumpriu do seu plano de governo? ACREDITO que precisamos votar num candidato que tenha a capacidade de reunir a melhor equipe gerencial, baseado na qualidade técnica. Não adianta pensar… Read more »

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  R_Cordeiro
5 anos atrás

Simples assim!!!!!

GABRIEL NERY
GABRIEL NERY
Reply to  R_Cordeiro
5 anos atrás

Ótimo comentário R_cordeiro!!
Povo gosta mesmo de uma promessa kkkkkk
Mas como vc mesmo disse, papel aceita tudo! O Brasil precisa de reformas profundas, essa história de gastar mais com as forças é ilusão. O dinheiro virá de onde?? Temos que privatizar nossas estatais que nos oneram, temos que enxugar a máquina pública, temos que fazer muita coisa para poder mudar algo de relevante na nossa defesa. Mas aparentemente tem gente que acredita ainda em papai Noel.

Henrique
Henrique
5 anos atrás

Incrível a platéia aplaudindo um COMUNISTA que diz que vai tirar 60 milhões de pessoas do SPC, e vai transformar o BRASIL em uma potencia militar em 4 anos. Brasileiro gosta de assistir novela, mesmo sabendo o final ridículo e previsível. Quem detalhou a defesa nacional , descamisou a defesa social do FEUDO que reina a décadas, hoje sendo um dos MAIS perigosos e violentos estados para se viver. Vá para FORTALEZA e passe por emoções radicais e inesquecíveis….

Lúcio Maia
Lúcio Maia
Reply to  Henrique
5 anos atrás

Exato. É incrível o despreparo politico de muitos aqui, que deveriam limitar-se a falar de armas, assunto que dominam bem. Aliás, já nem digo despreparo politico, mas questão de total imaturidade de vida mesmo. A família de Ciro Gomes está na política há 124 amos, desde o final do Império e o próprio Ciro está há quase 40 anos. A cidade de Sobral é seu feudo e ele acha que o Estado é sua possessão.
Ciro é o típico “Coroné” da República Velha, quando a oligarquia dos Nogueira Acioly mandavam e desmandava no Ceará.

WVJ
WVJ
Reply to  Lúcio Maia
5 anos atrás

kkKKKKkk
Coronel sem Rádio, TV e sem poder econômico?
Vai ver a declaração de renda do cara antes de reproduzir essas coisas.
Pensa um pouco:
O IDEB de Sobral é o maior do país! Melhor que o SP!
Sabe o que é IDEB? Sabe a diferença de orçamento de SP pro CE?

JCoveiro
JCoveiro
Reply to  WVJ
5 anos atrás

Mas quem calcula o IDEB?
Ah.. é o MEC… o Ministério da cumpanherada…
Quero saber onde foram parar os bilhões de reais do BNDES que sumiram da Ferrovia Transnordestina… Pergunte ao coroné..

Camargoer
Camargoer
Reply to  JCoveiro
5 anos atrás

Caro Coveiro. O IDEB é calculado pelo INEP a partir dos dados de rendimento escolar e evasão escolar registrados pelas escolas. Foi criado em 2007 e tem sido usado como parãmetro para traçar metas de qualidade em educação básica. Sua origem remonta as políticas de estado mínimo e máxima eficiência da corrente neoliberal. De fato, os pesquisadores de esquerda são mais críticos ao IDEB que os de direita. Sugiro a leitura do artigo “O IDEB como política de regulação do Estado e legitimação da qualidade: em busca de significados” se você tiver interesse em compreender as vantagens e limitações destes… Read more »

Walhalla
Walhalla
5 anos atrás

Baixas do Exercito Brasileiro, hoje eu 20 Ago 18:
2 Mortos ( 1 cb e 1 Sd)
1 Ferido
Em operações hoje no Rio de janeiro.
Bolsonaro tinha toda razão ao criticar essa palhaçada com nome de intervenção sem excludente de ilicitude. Agora temer, junkman, etchegoyn e villas boas podem escolher em bater em retirada ou se convencerem que estamos em guerra. Alguém discorda? Ah..qual deles vai entregar a bandeira para as Mães, Esposas e Filhos?
R.I.P Heróis
Mortos em Ação pela Paz, Dignidade e Defesa do nosso Povo Brasileiro!

Overandout
Overandout
5 anos atrás

Bolsonaro vem me decepcionando muito nesses últimos meses, agora já não sei mais em quem votar

Lúcio Maia
Lúcio Maia
Reply to  Overandout
5 anos atrás

Se você se ilude com o CANDIDATO e não com o que ele representa por trás das ideias que defende, você de fato não está preparado para votar e creio que não tem qualquer responsabilidade para com o seu país.

Overandout
Overandout
Reply to  Lúcio Maia
5 anos atrás

Se você não sabe conviver com alguém que mudou de ideia e não vai votar mais no mesmo candidato que você, de fato você não está preparado para votar e creio que não tem qualquer responsabilidade para com o seu país

Renato B.
Renato B.
Reply to  Overandout
5 anos atrás

A proposta do Bolsonaro é tão ruim, mas tão superficial serviu para o Ciro ficar parecendo um especialista no assunto.

Já tivemos gente despreparada no cargo de presidente, se chamava Dilma e deu no que deu.

nico 88
nico 88
5 anos atrás

Parabéns a Bardini pelos comentários. Visão ampla e crítica sobre alguns dos principais problemas do país e de nossa defesa.

CARLOS EDUARDO KWIATKOSKI
CARLOS EDUARDO KWIATKOSKI
5 anos atrás

Muito boa colocação do Bardini , o brasileiro só dará valor as Forças Armadas quando passarmos por uma guerra ,quando os sacos pretos chegarem nos portos e aeroportos ai sim vão se pergunta onde nós erramos. Torço por uma guerra .

Paulo de Lima
5 anos atrás

Gostei no monumento que será criado para o militares mortos.

Paulo de Lima
5 anos atrás

O Bolsonaro , tem ao lado dele o general Heleno e o general Mourão , o ministro da defesa será um militar , lógico que o Bolsonaro vai investir nas nossas forças armadas , Ciro Gomes quer o eleitorado militar. A chance dos militares chegarem ao poder é agora , desde 2010 vejo Bolsonaro falar e brigar pelas nossas forças armadas , já o Ciro Gomes só agora.

Fred
Fred
5 anos atrás

Engraçado ver a ginástica complexa que muitos estão fazendo para defender o programa do BOZONARO. É ruim, raso, superficial, sem objetividade mesmo. Ele é assim. O programa é assim. Se não fosse dessa forma ele não conseguiria defendê-lo… Parem com a ginástica argumentativa e admitam: “não sei muito bem pq eu vou votar nesse cara, mas eu vou votar assim mesmo” Ou admitam as contradições do cara e reflitam mais seriamente sobre o voto. Quem acha que ele é diferente, é a solução pra mudar, está sendo muito inocente. Principalmente os neoliberais que estão caindo nesse conto de gaiato, acreditando… Read more »

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Fred
5 anos atrás

O Bozonaro é tudo isso aí mas não vou votar e tampouco na chapa “triplex” do presidiário/ poste1/ poste2.

Fred
Fred
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Nem eu Tireless, mas precisamos encontrar alguma saida nesse miolo de 14 candidaturas…

Manoel Jorge Marques Neto
Manoel Jorge Marques Neto
Reply to  Fred
5 anos atrás

Ciro

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
Reply to  Fred
5 anos atrás

Fred, por incrível que pareça nesse miolo aí eu estou pendendo para o Ciro! Das candidaturas postas é a menos ruim. O que você acha de aprofundarmos o debate? Grande abraço!

Paulo
Paulo
Reply to  HMS TIRELESS
5 anos atrás

Então vcs vão adorar a notícia: O PDT acaba de pedir ao STJ o direito de Ciro Gomes visitar Lula na cadeia.

Fred
Fred
5 anos atrás

Aliás, galera, o olhar de alguns é tão ideologizado que impede de observar e analisar as complexidades e contradições de todos programas e de todos os candidatos. Política não é binária, o olhar binário, excludente, que pensa “isso ou aquilo” não serve pra analisar a política. Segue como exemplo o PDT. Gente, olhem o programa do Ciro e me digam com 100% de certeza que NADA que ele defende, nenhum ponto do programa, tem influência neoliberal. Vocês olham pro cara como se ele fosse o Brizolla, um comunista histórico, mas ele não é. Trabalhava com o Benjamin Steinbruch, dono da… Read more »

Lúcio Maia
Lúcio Maia
Reply to  Fred
5 anos atrás

Ciro é um oportunista e o fato de ele ter trabalhado com Steinbruch não significa nada. Até Lenin permitiu algum nível de mercado na Nova Politica Econômica ao ver a situação precária da Rússia. Ingenuidade sua.

Diego Lima
Reply to  Fred
5 anos atrás

Vejo muitos comentários implorando por visão de estado, autonomia na indústria de defesa, investimento em tecnologia, ” poderíamos produzir aqui, mas não temos ninguém preocupado com isso no governo” eles dizem, aí vem um cara que propõe isso além de estreitar relacionamento com os EUA e China, que são os maiores players na indústria de defesa e maiores parceiros comerciais do país mas por ser de esquerda a galera grita que não vai dar certo…

Luiz
Luiz
5 anos atrás

Só de curiosidade, tem uma PEC n°197/2016 que está na cãmara e já passou pela comissão de constituição e justica que eleva o percentual gasto em defesa para 2% do Pib.
Quem sabe acontece um milagre…………

Fred
Fred
Reply to  Luiz
5 anos atrás

A ironia é que o autor dessa PEC é do PC do B….

Camargoer
Camargoer
Reply to  Fred
5 anos atrás

Caro Fred. Não há nem ironia nem contrassenso. O fato de um político ser de esquerda não diz nada sobre seu caráter ou sobre seu valor nacionalista. Se houvesse um contraponto entre o comunismo e a identidade nacional, a China por exemplo não estaria investindo em suas forças armadas. Por outro lado, talvez seja mais comum alguém da direita expressar sentimentos antinacionais. O fato é que não dá para avaliar as opiniões ou caráter a partir de sua ideologia.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

Fazer marketing político tanto no papel que aceita tudo como falar bonito e polidamente em debates,o que não disse,diz ou dirá nunca que ser o fala bonita o melhor candidato, é do ramo político, trata se de vender ,e bem, o peixe. Acreditar no esquema bonito e bem detalhado co Ciro chega a ser infantil. Marina é mais do mesmo, cheia de social e bla bla bla. Bolsonaro pode não maquiar tanto quanto os outros as suas propostas exatamente por ter os pés no chão e saber como funciona o ,corrompido, sistema e sendo assim ser mais direto diferentemente das… Read more »

Artur Castro
Artur Castro
5 anos atrás

Eu acho incrível a capacidade dos militares em acreditar em promessa de políticos.

Vejam como a família do Ciro tratou os militares do Estado do Ceará! Foram 2 greves da PM (que nem greve poderia fazer) de tão precárias que eram as condições!

Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

Com tantos candidatos mais do mesmo na disputa a coisa está até que fácil para o Bolsonaro, que não é perfeito e todo arrumadinho como os outros se mostram mas pode, e creio que irá, nos surpreender positivamente , assim como o está sendo nos USA com o Trump(que a mídia evita mostrar é claro),o que está o levando a estar sempre na frente das pesquisas(que insistem em manter o presidiário) por diferenças enormes em relação aos outros candidatos.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

Ta osso, já mudei dezenas de vezes meu comentário e não aceita,desisti, e estou dentro dos parâmetros/regras . Trágico.rs

Marcelo Danton
Marcelo Danton
5 anos atrás

Infelizmente o cacoete do Brasileiro se eterniza no sectarismo doentio de castas. Discursos e mais discursos vazios, sem conteúdo, típico de gente desonestas com finíssimo verniz midiático de “gente boa comprometida com a Nação. Ao invés de escutar TODOS os candidatos, que não são muitos-12 no total, ficam com essa desonestidade intelectual de “Os principais”. E assim a roda da oligarquia gira há séculos esmagando o povo e suas esperanças de viver num Brasil sério. Cobramos seriedade, mas nossas atitudes diárias nos contradizem. Maldita sina latina de falta de seriedade, disciplina e excessos de dissimulados. Entreviste João Amoêdo e digam… Read more »

carlos
carlos
5 anos atrás

plano de defesa do Bolsonaro tem que caber na palma da mão, do contrario ele esquece hahaha

IBANEZ
IBANEZ
5 anos atrás

“Do orçamento de Defesa do Brasil, mais de 70% vai para pagamento de pessoal ativo e inativo e menos de 30% serve para o custeio das despesas operacionais e investimentos.” Uma coisa que sempre me deixou incomodado é essa proporção dos gastos com o orçamento destinado a defesa. Afinal de contas pq é assim? Como é nos outros países? O blog poderia fazer uma matéria especialmente pra esclarecer esse assunto.

Bardini
Reply to  IBANEZ
5 anos atrás

Esse é o Norte da OTAN: . – Allies currently meeting the NATO guideline to spend a minimum of 2% -of their Gross Domestic Product (GDP) on defence will aim to continue to do so. Likewise, Allies spending more than 20% of their defence budgets on major equipment, including related Research & Development, will continue to do so. . – Allies whose current proportion of GDP spent on defence is below this level will: – halt any decline in defence expenditure; – aim to increase defence expenditure in real terms as GDP grows; – aim to move towards the 2%… Read more »

Guilhemr sventecauscas
Guilhemr sventecauscas
5 anos atrás

-Plano previdenciário iguais para todo brasileiro, seja civil ou militar; -Reforma administrativa de forma a termos combatentes efetivamente PREPARADOS e reduzidos números auxiliares de escritórios, estafetas “mordomos”, aspones, etc, etc; -70% do efetivo em zonas de fronteiras remotas e mar aberto…patrulhando; -Gripen NG/KC, SubNuc, SIFRON e todo o aparato/equipamentos SABER/Guarani/Vant, Corvetas/fragatas, Guarda Costeira/portuária de atribuição da PF -20 Km da praia e sinergia com a Marinha nos rios Amazônicos; -Instituir segunda base naval Maranhão ou Rio Grande do Norte; -Parceria com os EUA em Alcântara sem abrir mão de desenvolver o VLS. -Desenvolver nova ou Reformar doutrina militar e das… Read more »

Tiago Gimenes
5 anos atrás

Todos sabemos que promessas são promessas… mas é indiscutível que a proposta do Ciro Gomes é de longe a mais detalhada! Muito me surpreendeu o Jair Bolsonaro ser tão vago, já a Marina Silva nenhuma surpresa, ela sempre teve os olhos mais voltados para o Social.

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Tiago Gimenes
5 anos atrás

A questão é que Ciro tem uma boa equipe de marketing!!!

Lúcio Maia
Lúcio Maia
Reply to  Tiago Gimenes
5 anos atrás

Malandragem simples: Ciro pesquisa as demandas principais dos militares, que são públicas, ou consulta um militar e faz um programa bem detalhado para iludir os otá..quero dizer, os prováveis eleitores dele.

Guilhemr sventecauscas
Guilhemr sventecauscas
5 anos atrás

Sou João Amoêdo Novo30

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Nenhum candidato sabe o quer das FAs pq o povo do qual eles saem tb não sabe.
Parte as quer extintas, parte as quer nos quartéis, parte as quer nas ruas, parte as quer no poder.
Como ninguém sabe, ninguém liga.
.
E estas matérias de candidatos é tudo obra de marqueteiros e assessores de campanha.
.
E eu vou anular mesmo.

Ozawa
Ozawa
5 anos atrás

Preliminarmente, nossa defesa nacional começa com a redução do número assombroso de homicídios de 60.000/ano, com a redução do número de analfabetos funcionais e disfuncionais que somam 70% da população brasileira, com a redução do número de desempregados que chega a 15 milhões de pessoas, entre outros trágicos números sociais, morais, policiais, gerais, que crescem num processo retroalimentador. Índices sociais e econômicos como esses só permitem gastos em projetos militares se seus desembolsos significarem a tutela incontestável e incontornável da própria nação contra adversários reais e não midiáticos. Assim, que o próximo poder civil eleito, como Comandante Supremo das Forças… Read more »

Lúcio Maia
Lúcio Maia
5 anos atrás

A todos os brasileiros aqui. Temos uma responsabilidade: Decidir entre um país totalitário, com a continuidade dos altíssimos índices de violência, com o retorno da CPMF e aumento da carga tributária sobre o já combalido cidadão brasileiro, com oficiais generais das FA escolhidos pelo alinhamento ideológico e as promoções também segundo esse viés, com o aumento exponencial da corrupção ,a perda de liberdades civis , o controle total da imprensa e da internet e a perseguição política a opositores, e a maior castração da autonomia da sociedade civil VERSUS um Brasil realmente livre, autorresponsável e voltado ao reencontro com seus… Read more »

Carlos Campos
Carlos Campos
5 anos atrás

Eu comecei a acessar esse blog em 2009, eu vi o plano de Brasil Putenphia, eu vi o povo dizer que a Fab ia ter centenas de caças, que o SP ia sair de Guanabara e ter um irmão no Nordeste, eu vi que o Brasil ia fechar acordos estratégicos para mobiliar as tropas com equipamentos de primeira, eu vi muito naquela era do PT, vi uma END bonita, vi demais no papel, papel aceita tudo, powerpoint aceita tudo, um programa de criação de texto aceita tudo, aí vem o meu espanto, pessoal daqui se impressionando com texto bonito ou… Read more »

Daglian
Daglian
5 anos atrás

Muito bonita a proposta de Ciro Gomes. Mas me pergunto o quanto dela ele conseguirá seguir já que, sendo notoriamente influenciado – para não dizer subordinado – pelos chineses, ele entrará em conflito de interesses quando o melhor para o Brasil não for o melhor para a estatal chinesa que vier para cá comprar mais uma porção da infraestrutura brasileira.

No mais, não penso que ler o que os candidatos disseram quanto a defesa é importante. Pouco dos seus projetos será efetivado, e na prática, como já sabemos, a defesa será negligenciada e os orçamentos contingenciados ad nauseam.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
5 anos atrás

O papel aceita tudo. O plano do Ciro poderia ter sido escrito por qualquer Coronel ou CMG da ativa. Como foi bem dito por alguns acima, se o problema do déficit público (herança do PT) não for resolvido, não terá dinheiro pra ninguém, muito menos para a Defesa. É uma bomba relógio que explodirá nas mãos daquele que vencer as eleições. Respeitando as preferências de cada um, vejo essa eleição como um embate entre a direita conservadora e o socialismo /comunismo. Só há dois candidatos de direita: Bolsonaro e Daciolo (muito fraco). No Amoedo não confio. É uma incógnita pra… Read more »

Tomcat4.0
Tomcat4.0
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

Simples assim II !!!!

Bardini
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

“No Amoedo não confio. É uma incógnita pra mim, e, caso vença, pode compor com a esquerda.”
.
Amoêdo compor com a Esquerda???
Rinaldo, com todo respeito mas… O Bolsonaro é um esquerdista da pior espécie perto do Amoêdo.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Bardini
5 anos atrás

O tempo é o senhor da razão. .. Já dizia o Juarez.

Bardini
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

Esse Bonfá tem umas entrevistas boas…
https://www.youtube.com/watch?v=zH5MyyMr_yk

Adriano Luchiari
Reply to  Rinaldo Nery
5 anos atrás

Concordo com o Coronel: Bolsonaro = ORDEM e seu futuro ministro da Fazenda = PROGRESSO

Nico 88
Nico 88
5 anos atrás

É risível pra não dizer patético a pessoa confiar de forma sincera em um cara que nunca foi e não fez nada. A vida inteira mamando nas tetas do governo. Meia dúzia de frases ou melhor palavras como: comunismo, Deus, família, armas, bandido, PT e pronto. Temos um “mito”. Nunca administrou nada, não sabe nada de coisa nenhuma. Não tem projeto. Simplesmente nada. E é essa nada que vamos por pra comandar o país. É uma tragédia mais que anunciada. Duvida? Espera e verás.

Raduga
Raduga
Reply to  Nico 88
5 anos atrás

É a new Dilma, outra tragédia para o país.

Alem
Alem
5 anos atrás

Pelo visto muitos aqui não gostaram das propostas do Bolsonaro por ter sido simples. Preferem o conto de fadas dos outros… trágico

Henrique
Henrique
5 anos atrás

Quem participa da política sabe que o plano de governo do candidato está ali para enfeitar e não ser cumprido, pois não há nada que lhe obrigue a cumprir a risca o famigerado. Pessoas que sabem ,ou parecem saber a real situação nacional, jamais, repito JAMAIS deveriam ter um viés comuno socialista, e chega a beirar a cegueira. Acredito que é melhor voltarem a comentar forcas armadas, pois sobre candidatos, os motivos de voto são infantis e apaixonados. Bolsonaro não é o melhor do mundo e não agrada a todos, mas é HONESTO. Isto deveria ser o primeiro mandamento de… Read more »