Fechamento de fronteira com Venezuela é impensável, diz Etchegoyen

94
Sergio Etchegoyen

Sergio Etchegoyen

Sergio Etchegoyen
Sergio Etchegoyen

Para ministro, além de ilegal, medida não ajudaria questão humanitária

Por Yara Aquino

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sergio Etchegoyen, informou, há pouco, que uma comissão interministerial embarca para Roraima às 14h desta segunda-feira (20) para avaliar a situação nas cidades de Paracaima e Boa Vista e identificar as medidas que podem ser tomadas pelo governo federal. No sábado (18), moradores de Pacaraima atacaram barracas e abrigos de imigrantes venezuelanos.

A comissão é formada por técnicos de pastas como Casa Civil, GSI, Defesa, Direito Humanos, Ciência e Tecnologia, Segurança Pública, Desenvolvimento Social e Relações Exteriores. Segundo Etchegoyen, a comitiva retorna a Brasília amanhã (21). “São pessoas técnicas, mas com poder de decisão já delegado para as medidas que forem necessárias”, afirmou o ministro.

Etchegoyen disse que, embora haja tensão, a situação na região está mais calma e sem perspectiva de conflitos no momento. O ministro descartou o fechamento da fronteira do Brasil com a Venezuela, afirmando que é algo “impensável” e “ilegal”. No sábado (18), em nota, o governo de Roraima voltou a reivindicar o fechamento temporário da fronteira.

“O fechamento da fronteira é impensável porque é ilegal. Temos que cumprir a lei, e a lei brasileira de migração determina o acolhimento de refugiados e imigrantes nessa situação. Além disso, [o fechamento] é uma solução que não ajuda em nada a questão humanitária”, disse Etchegoyen em entrevista a jornalistas.

Segundo o ministro, os responsáveis pela incitação do ataque de sábado devem ser responsabilizados. “O governo está profundamente preocupado em garantir a integridade e o bem-estar dos brasileiros e em atender aos venezuelanos, mas não vai, para isso, admitir o cometimento de crimes, como o que aconteceu ali. Essas pessoas serão chamadas à responsabilidade”, afirmou.

Etchegoyen acrescentou que o governo federal está empenhado em acelerar o processo de interiorização dos venezuelanos que chegam a Roraima e em garantir a segurança e o bem-estar da população local, assegurando também tratamento digno aos venezuelanos.

O conflito

No sábado (18), moradores da cidade de Pacaraima atacaram barracas e abrigos de imigrantes venezuelanos, inclusive ateando fogo, depois que um comerciante local foi assaltado e espancado supostamente por um grupo de venezuelanos. Após o ocorrido, cerca de 1,2 mil venezuelanos cruzaram de volta a fronteira do país com o Brasil.

Ontem (19) o presidente Michel Temer comandou uma reunião de emergência com ministros para avaliar a situação e anunciou que o governo federal enviará a Roraima um reforço de 120 homens para a Força Nacional Segurança Pública, entre outras medidas. O primeiro grupo de 60 homens embarcou na manhã de hoje.

FONTE: Agência Brasil

Subscribe
Notify of
guest

94 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tomcat4.0
Tomcat4.0
5 anos atrás

Só esta parte já mostra como se contamina fácil e se aprende a falar pra inglês ver rapidinho;
“O governo está profundamente preocupado em garantir a integridade e o bem-estar dos brasileiros…”
Sds.

horatio nelson
horatio nelson
5 anos atrás

esse etchegoyen é um grande melância! q vergonha

Bravox
Bravox
Reply to  horatio nelson
5 anos atrás

Estava a anos desconfiado disso, é so mais uma prova .

Overandout
Overandout
5 anos atrás

O brasileiro tem fama de povo acolhedor… Pelo jeito é só com gringo

Bosco
Bosco
Reply to  Overandout
5 anos atrás

Se for só com gringo tem uma explicação muito lógica. Gringo não vem onerar o já péssimo serviço público brasileiro.

Overandout
Overandout
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Entendo seu posicionamento, Bosco. é um ponto muito válido em toda essa discussão.

Lara
Lara
Reply to  Overandout
5 anos atrás

Esses últimos dias tem desmascarado certos discursos. O brasileiro é pacífico, o brasileiro é acolhedor. É triste essa realidade onde um discurso polarizado (esquerda,direita) acaba de sobrepondo ao amor ao próximo.

Bosco, esse seu discurso serve também para a elite brasileira indo para Portugal e Miami ?

Antonio
Antonio
Reply to  Lara
5 anos atrás

Não só a elite que vai para Portugal, mas os ‘pé de chinelo’ que vão para Miami e Boston. Segundo o Ministério da Relações Exteriores, cerca de 3 milhões de brasileiros moravam fora do País em 2016. E deve ter aumentado muito até hoje. Imagine essa gente toda de volta.

Doug385
Doug385
Reply to  Antonio
5 anos atrás

A elite vai pra onde quiser, vai com o dinheiro deles mesmo. Quanto aos ‘pés de chinelo’, esses só vão buscar uma vida melhor.
Me causa certa repulsa os que idolatram Cuba, Maduro e os chineses mas não tem a minima coragem de morar por lá.

Antonio
Antonio
Reply to  Doug385
5 anos atrás

O problema é que eles não devem querer a gente lá. Está arriscado a uma certa gente apodrecer o País deles.

Bosco
Bosco
Reply to  Doug385
5 anos atrás

Antônio,
Agora! Que tem 1 milhão de brasileiros morando lá que você acha que eles podem não querer brasileiros? Alguns milhares inclusive tendo feito ou fazendo mestrado e doutorado lá.
Agora é tarde!
E ainda assim você odeia os EUA. Imagina se não admitissem brasileiros né?

Daglian
Daglian
Reply to  Lara
5 anos atrás

Não ouse julgar o povo brasileiro. O governo deste país já é um dos mais corruptos do mundo e ainda faz suas ações sem consultar a própria população. Se estivéssemos numa democracia, o estado das fronteiras entre RR e a Venezuela seria decidido pela população. Triste é a realidade de um povo pagar impostos acachapantes e receber em troca pouco ou nenhum serviço de qualidade, e ainda ser obrigado a assistir povos de outros países disputando esses mesmos parcos serviços, isso quando não atacam e assaltam os próprios brasileiros. O “amor ao próximo” vem depois do amor ao próprio povo… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Lara
5 anos atrás

Serve sim! Se não, não haveria necessidade de fronteiras, países, nacionalidades, soberania, etc. Abre-se então o mundo pra todo mundo e acaba com esse “pxrrx” toda. Eu por exemplo quero ir morar na Itália na beira do Mediterrâneo, com todos os direitos de cidadão italiano. E olha que eu sou neto de italianos e nem estaria fazendo nada demais em exigir meus direitos à cidadania. Mas voltando ao tema, não me consta que brasileiros em Portugal estejam entrando ilegalmente, por debaixo dos panos, e causando prejuízo aos cidadãos locais. Se estiverem,que deportem todo mundo e coloquem todo mundo em cada… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 anos atrás

em “cana” , e não em “cada”.

Canarinho
Canarinho
Reply to  Lara
5 anos atrás

Ainda vem gente falar aqui sobre amor o proximo, sem paracer saber a implicação disso e o real significado. Lara, como se faz algo tentando ajudar alguem, prejudicando a outrem? Isso tem nome; se chama hipocrisia, ou voce nao tem ideia do que esta falando. Voce nao ve a realidade do povo brasileiro? E outra ja ouviu falar de soberania? Nos recebemos quem quisermos. Se achou ruim, vai la venda suas coisas, atravesse a fronteira e faca ajuda humanitaria. Com o perdao da palavra, mas voce faz um desserviço a civilização com seu comentário. Pude acompanhar o noticiario do que… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Lara
5 anos atrás

Lara, Relativismo moral é característica da esquerda. Eu não relativizo. Se entra ilegal em qualquer país (inclusive EUA ou Rússia ou China ou Coréia do Norte) está cometendo crime. Há formas de brasileiros se instalarem e viverem em qualquer país do mundo em conformidade com a legislação vigente e com tratados internacionais. Em tese os venezuelanos não cometem crimes ao entrar no Brasil tendo em vista nossa Constituição de cunho globalista/socialista, mas isso não quer dizer que possam entrar em bando. Há normas que devem ser respeitadas referentes à entrada de pessoas no país, que segue tratados internacionais e que… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Alexandre Galante
5 anos atrás

Galante,
Entrar como turista e ir ficando é uma coisa. Entrar pulando o “muro” é outra bem diferente. Até onde eu sei o segundo modo é considerado crime nos EUA.
Não fosse não tinha tanto sul americano em cana e alguns até afastados dos filhos.

Bosco
Bosco
Reply to  Lara
5 anos atrás

comentário retido

DaGuerra
DaGuerra
5 anos atrás

Impensável é um general do Exetcito Brasileiro ficar dando declarações idiotas enquanto parte do Povo Brasileiro que já vinha sofrendo com isolamento imposto por ONG internacionalistas e indios fajutos tem agora que aturar escassez, abandono, falta de atendimento, roubo, assalto, espancamento de Nacionais e epidemia de sarampo que ameaça seus filhos e filhas. Ora, não uma questão de imigração, é uma guerra de 4* geração movida pela ONU, ONG, bolivarianos, petralhas e tucanos.É uma invasão que ameaça retalhar Roraima do território da Amazônia Brasileira.Tem que recolher os venezuelanos a campos, fechar a fronteira e derrubar a ditadura socialismo Sec XXI… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

Uma coisa concordo, a ONU quer mais é ver o circo pegar fogo e desestabilizar o país. Olha a biografia do secretário geral da ONU, ele já presidiu até a internacional socialista, e a chefe dos direitos humanos da ONU também é socialista. Partidos socialista estão em peso no comando da ONU, por isso eles são tão frouxos em relação ao governo do Maduro que também é do partido socialista.

Art
Art
5 anos atrás

General ecoando a pauta globalista. Informes da inteligencia colombiana falam que maduro esvaziou as prisões e mandou guerrilheiros cubanos e milicianos pro Brasil e para Colômbia. Japão, Hungria e Polônia tem fronteiras fechadas.
https://www.youtube.com/watch?v=d7ueLKmqF_M

Art
Art
5 anos atrás

General ecoando a pauta globalista. Informes da inteligencia colombiana falam que maduro esvaziou as prisões e mandou guerrilheiros cubanos e milicianos pro Brasil e para Colômbia. Japão, Hungria e Polônia tem fronteiras fechadas.

Alex II
Alex II
Reply to  Art
5 anos atrás

hahahahahahahahhaha

Art
Art
Reply to  Alex II
5 anos atrás

viu o vídeo? leu sobre o assunto? o mundo real é diferente de blogs

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Engraçado que se meia dúzia de soldados venezuelanos atravessar a fronteira é guerra, agora, se forem 50 mil civis, aí pode!

Art
Art
Reply to  Bosco
5 anos atrás

em qualquer pais do mundo soldado atravessando a fronteira sem autorização dá incidente internacional. mas isso aqui não é um país sério.

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Mas o problema são osamericanomalvado que querem dominar o nióbio do Brasil.

Alex II
Alex II
5 anos atrás

Interessante a posição da extrema- direita brasileira. Os caras estão pretensamente fugindo de um governo socialista e eles querem mandar os caras de volta? A direita americana é mais humana com os cubanos, nem precisa documento, basta dizer que vem de lá.

Ivan BC
Ivan BC
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Extrema-direta? Sugiro desligar a Globo! Direita é sinônimo de Estado pequeno e pouco intruso em assuntos particulares; o extremo desse pensamento seria a ausência do Estado e de seus poderes, ou seja, a ação seria exatamente a oposta da defendia pela maioria aqui no site. Isso por si só não faz sentido, pois pedimos controle de fronteiras e diplomacia decente. Acho engraçado você fazer um ataque aos brasileiros que estão sofrendo em Roraima, cunha-los de extremistas, por reagirem a invasão, roubos, abusos e dificuldades internas, enquanto os próprios venezuelanos fogem do totalitarismo, da mata e da perseguição política. Nesse caso,… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Ivan BC onde eu assino ? muito lúcido seu comentário

Marcos R.
Marcos R.
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Lembrando que os hoje “refugiados” até a crise eram os eleitores do Maduro.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Onde assino?

Bosco
Bosco
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Ivan, Temo que a “extrema direita” que o nobre comentarista se referiu somos … nós, que comentamos na Trilogia e não somos adeptos da teoria que os EUA são os responsáveis por tudo de ruim que existe no mundo desde o dia que os hominídeos começaram a andar sobre os membros inferiores. – Engraçado que os mesmos que geralmente nos acusam de sermos traidores e lambe botas e vendilhões do país aos americanos são os que acham natural que o Brasil seja invadido por milhões de “refugiados” . Oprimidos podem entrar a hora que quiserem e são muito bem vindos… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Quis dizer o “PC do B” e no “PCB”.
O PCB acredita ainda que a única forma de se chegar ao paraíso socialista é através da revolução e parece que não é adepto mais do socialismo de coalizão e fisiológico que virou a esquerda caviar brasileira capitaneada pelo PT.

Canarinho
Canarinho
Reply to  Alex II
5 anos atrás

Alex II, porque nao te calas? Para de falar e faça algo. Larga tudo e vai lá ajudar do outro lado da fronteira. Aproveita e ressarci os comerciantes brasileiros que estao sendo roubados. Pimenta nos olhos do outro eh refresco ne?

Cada um…..

Art
Art
5 anos atrás

ja viu ditadura comunista de portas abertas? O proipio Fidel esvaziava as prisoes e permitia ida pros EUA. ja viu o video do yuri benzemov sobre desinformação? ja viu como se desestabiliza uma região? já leu o livro do ion mihai pachepa? já recebemos bastante. temos os nossos problemas. tanto é que eles não foram recebidos de volta. Agora é fechar e reorganizar para quem sabe abrir daqui a muito tempo talvez.

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

Espero ver esse “general” sair de Brasília, do luxo e privilégios, para viver a realidade de outros brasileiros em Roraima.
Eu apoio o fechamento e ruptura diplomática com a Venezuela, Cuba, Nicarágua e Bolívia, inclusive com sanções…não devemos ter atitude de país grande.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Até parece que todo mundo no BR é indígena. . A culpa dos refugiados não é nossa, mas virou nossa responsabilidade. . A empacotadora de vento foi na ONU, discursou que o BR aceita todos, foi aplaudida de pé, lógico. Se ofereceu de gaiata, então o pepino é nosso e nós que nos viremos. . Enquanto isso a classe média está indo embora levando sua riqueza material e imaterial para o Primeiro Mundo. Se não tomarmos cuidado vamos acabar com uma população renovada para pior. Temos uma obrigação baseada na nossa História de colonização e imigração, mas temos que conciliar… Read more »

Bravox
Bravox
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Eu não so responsavel por o Maduro/Chaves instalar uma ditadura comunista no pais deles…

Bosco
Bosco
Reply to  Bravox
5 anos atrás

E o Chaves e o Maduro usaram da própria democracia para legitimar sua ditadura.
É como age a esquerda hoje em dia.
Depois que ela se instala o que eram os mais puros e tolerantes defensores dos oprimidos e das liberdades individuais e de expressão quando eram oposições aos capitalistas lambe botas dos ianques, se tornam os mais implacáveis ditadores, só que agora, com o aval do povo que os colocou lá, de forma limpa, sem derramamento de sangue, sem assassinatos de princesinhas inocentes.
E o povo que se lasque!

CLEBER REGINALDO LETIZIO
CLEBER REGINALDO LETIZIO
5 anos atrás

É Impossível por questões ” humanitárias ” ou por covardia ,porque embora milhares de venezuelanos estão morrendo de fome e desesperados rumando ao Brasil
Me parece que a cúpula das forças Armadas e o governo não querem è na verdade mexer com o poderio militar venezuelano
É evidente que no que podemos ajudar e acolher os irmãos venezuelanos o Brasil deve fazer
Mais é triste ver o maduro rir da nossa cara da forma que ele esta fazendo

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

“Para ministro, além de ilegal, medida não ajudaria questão humanitária” Mas e a questão humanitária dos BRASILEIROS que paga seu salário como é que fica ? Então eles se ferram só pra agradar a ONU e não magoar os venezuelanos que COLOCARAM aquele ditador socialista/comunista no poder, e agora estão colhendo oq plantaram ??? Eu sinto muito pelo venezuelanos, realmente quero que eles consigam ter uma vida digna, mas foram eles que colocaram essa CORJA comunista no poder da Venezuela, e não nós brasileiros. Aqui nós tiramos os nossos, e se Deus quiser não irão voltar nunca mais, agora os… Read more »

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

outra coisa que já falei e volto a repetir, essa ONU é um ANTRO de socialistas, não presta para NADA!! Não tem solução para NADA !! Não resolve NADA!! Por mim o Brasil se retiraria dessa porcaria amanhã mesmo, não sei quais seriam as consequências de uma possível saída dessa entidade ultrapassada movida por viés ideológico, mas eu pagaria esse preço para acabar com os desmandos feita por eles.

Marcelo Monteiro
Marcelo Monteiro
5 anos atrás

General de meia tigela, covarde, fantoche de organismos e ONGs internacionais!!! Não fez absolutamente nada para ajudar os brasileiros de Roraima, esperando que o problema se resolvesse sozinho e não gerasse desgaste poltico para o seu chefe banana e corrupto. Agora qual a solução desse gênio da raça? Infiltrar milhares e mais milhares de venezuelanos miseráveis no Brasil, agravando o problema social do País, e, na prática, estimulando a vinda de mais outros milhares de refugiados ao território nacional. É preciso impor algum tipo de controle nessa entrada de refugiados!!! Todos os vizinhos já estão fazendo isso. E, ao mesmo… Read more »

Everton Matheus
Everton Matheus
5 anos atrás

dos meus avós para cima, meus familiares são imigrantes(Italia e Portugal), até onde eu sei, eles chegaram aqui, se instalaram no interior, foram trabalhar das mais diversas maneiras. No BR temos histórico de imigração de diversos povos, japoneses, alemaes,… O Hospital Sirio-Libanês tem esse nome não é atoa. Mas a realidade atual retrata um momento diferente, com situações e contextos atípicos. A população de Roraima tem se queixado dos furtos, e superlotação no já precário atendimento básico já faz mais de 1 ano, o estupim dessa revolta em Pacaraima foi um assalto cometido por venezuelanos e o espancamento feito em… Read more »

Art
Art
Reply to  Everton Matheus
5 anos atrás

ja disse Polônia, Japão e Hungria tem fronteiras fechadas. O Brasil precisa se proteger. A imigração italiana e Japonesa não era composta de agitadores sociais, bandidos e cubanos infiltrados (dados da inteligencia colombiana pois a brasileira não funciona mais só a das FFAA). Por isso deve-se fechar para primeiro reorganizar e depois com critério muito, muito alto reabrir mas agora fechar é a solução.

Marcos R.
Marcos R.
Reply to  Art
5 anos atrás

A imigração italiana, japonesa, etc se deu por interesse do Brasil que necessitava de mão de obra após a abolição da escravidao.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Art
5 anos atrás

Teve rolo com eles do mesmo jeito. O sindicalismo e o anarquismo no Brasil está muito ligado à imigração européia e com os japoneses veio a Shindo Renmei.

Inclusive, o único chefe de estado europeu que pisou no Novo Mundo era um refugiado dos conflitos napoleônicos, um certo rei de Portugal que veio para o Brasil em 1808.

Rodrigo
Rodrigo
5 anos atrás

Um ze niguem, so sabe mama nas tetas do governo! Niguem fala da guarda venezuelana apontando seus aks contras os brasileiros na fronteira ne? Brasil que fazer de bom moço na onu, mas na vdd nao resolve nem seus problemas internos, imagina externo kkkk. outra se acha mesmo, que com mais de 30 milhoes de desempregado! sim! sao: 13 milhoes desempregados que ainda procura mais 20 milhoes de informais(sem carteira assinada), pq pra mim se vc ta na informalidade e a mesma coisa ta sem emprego, pois nao e todo dia que vc vai conseguir bico,vender ou etc. Ainda temos… Read more »

Everton Matheus
Everton Matheus
5 anos atrás

Aproposito, estamos pagando parte da conta em ter governantes bajuladores de Hugo Chavez e Maduro, e a nossa parcela de responsabilidade pela constante omissão nas afrontas que ditadores faziam naquela região. Um certo partido aqui no BR inclusive emprestou um marqueteiro e usou dinheiro publico para financia-los.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Equador e Peru passaram a exigir passaporte dos refugiados. Estão selecionando, procurando receber os melhores.
Classe média venezuelana é instruída, mas assim como a classe média brasileira caiu na cilada da esquerda. Até demos sorte.

Benjamim Mendes Junior Benjamim
Benjamim Mendes Junior Benjamim
5 anos atrás

A verdade é que nenhum pais se nega a receber um estrangeiro que agregue conhecimento (ou dinheiro) ao pais de destino e todos só aceitam refugiados por pena (questões humanitárias nada mais são que pena mesmo) essa é a verdade. De certo os venezuelanos precisam e muito de ajuda, mas essa ajuda não pode vir as custas da população local. Onde está a ajuda humanitária internacional? Os brasileiros que moram na quela região são tão desamparados, se não mais, que nos nordestinos, tenho certeza que estão fazendo o que podem, mas sua capacidade é reduzida e quando a forma aperta… Read more »

BrunoFN
BrunoFN
5 anos atrás

E Complicado ,a Era do ”politicamente correto” e um porre mesmo …nossos politicos , o proprio judiciário n conhecem a situação e nem mesmo procuram entender , o mesmo se pode se dizer de alguns setores militares …q ponderem o alerta em tom beeeem ameno ,talvez agarrados a alguma cartilha da ONU do q ir ver a situ de fato ,vivenciar o problema …..mas n ,e isso é por si so um desserviço ao próprio pais e ao brasileiro q vive ali … como esta a situ hj a coisa so vai piorar .. fechamento da fronteira pra organizar os… Read more »

Delfim
Delfim
5 anos atrás

E China e Rússia, os grandes apoiadores da luta do bolivarianismo contra uzamrikanus marvadus, vão ficar só olhando ?

Binho
Binho
5 anos atrás

Sujeito falar a 3 mil km de distância é fácil

Esperar o que de um ministro de um governo corrupto totalmente perdido como o anterior…..

Edimur
Edimur
5 anos atrás

É fácil defender fronteira aberta morando longe de lá em uma bela casa com um bom convênio médico e uma cidade com boa infraestrutura!!! Eles que voltem e lutem pela democracia e se for necessário que pensam ajuda esterna e mande para para a vala aquele lixo de ditador de M…

Armando Eisele
5 anos atrás

https://br.sputniknews.com/brasil/2018082012005982-marun-fronteira-venezuela/

General de m um bandido tem mais moral que você. CAOS anunciado governo chama o POVO de xenofobia e esse generalzinho é desautorizado na CARA.

PATRIOTAS de RORAIMA meu apoio e a VCS.

Edimur
Edimur
5 anos atrás

Ops peçam e externa .

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
5 anos atrás

A economia da Venezuela está prestes a colapsar. Já imaginaram o que pode acontecer naquela republiqueta soscialista fracassada? Guerra civil, repressão militar, fuzilamentos de opositores, fome generalizada e total caos. O Brasil que se cuide, porque aí serão milhões de venezuelanos que irão correndo para invadir Roraima e penetrar para dentro do país. Esses refugiados são os outrora chavistas, que agora não tem aonde cair mortos. Fechem a fronteira, e que o EB desloque uma Brigada de Infantaria e batalhões da PE, antes que seja tarde demais. Sómente o uso da fôrça militar poderá conter e controlar a onda humana… Read more »

Canarinho
Canarinho
5 anos atrás

Sabe o que me deixa mais revoltado com essas declarações das nossa autoridades? Enquanto para cuidar de imigrante, eh dispensado toda uma atenção, comitiva, recursos….. aos brasileiros é dispensado o que? Impostos elevadíssimos, um ambiente extremamente inseguro com leis ridículas, 14 milhões de desempregados e tantos outros de desalentados, ausência de infraestrutura básica para população, sistema de saúde que dispensa comentários…. Por isso cada dia mais pessoas desanimam desse lugar. O governo devia ter um mínimo de consciência e bom sendo e entender que nao há tratamento digno nem pra própria população e vai querer ficar pagando de bom samaritano?… Read more »

João Reghin Neto
João Reghin Neto
5 anos atrás

Governinho zé ruela e general esquerdóide. Resultado ? O Brasil é a casa da mãe Joana. Lição básica: refugiado tem que ficar em campo de refugiados para haver triagem, vacinação, averiguação de documentos, etc. E aí sim, alocamento se necessário houver. Mas aqui nessa bagunça chamada Brasil pode tudo, passa gente boa, passa vagabundo, passa doente, passa bandido, passa infiltrado…

Delfim
Delfim
Reply to  João Reghin Neto
5 anos atrás

Aiiinnn não pode, é discrminação… enquanto brasileiro honesto só falta ser virado pelo avesso em aeroportos do mundo todo.

João Reghin Neto
João Reghin Neto
5 anos atrás

O povo na Venezuela empobreceu tanto que a bandidagem bolivariana está assaltando brasileiros. É pra acabar com o piqui de Goiás…

Luciano
Luciano
5 anos atrás

Eu me pergunto se todos os países do mundo tivessem fechado suas fronteiras aos judeus que fugiam dos Estados ocupado pelos nazistas nos anos 30-40….provavelmente Israel hoje nao existiria, pois quase nao existiriam judeus…

Luis Antonio Marcello Senger
5 anos atrás

Lamentãvel e a que nível desceram nossos outroras representantes do povo brasileiro decente ! Refigiado não é Imigrante , portanto têm de ter uma especial atenção sim , e o atual desgoverno desmoralizado totalmente não sabe lidar com isso ou finge que não quer ! Brasil acima de tudo ! Que Deus nos proteja !

Bosco
Bosco
Reply to  Luis Antonio Marcello Senger
5 anos atrás

Luis, Os judeus estavam sendo caçados e colocados em campos de concentração para serem assassinados. Não é o que está acontecendo com os venezuelanos. Eles não são refugiados no sentido estrito do termo, já que não fogem de catástrofe natural, guerra ou perseguição de qualquer natureza. Fogem da miséria da qual eles mesmos consentiram o dia que acreditaram no discurso esquerdista do Chaves e do Maduro, em defesa dos oprimidos. E aí vão competir com a miséria do já combalido nacional, que também está comendo o pão que o diabo amassou. Não é todo mundo que pode se dar ao… Read more »

Heitor
Heitor
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco, podem não estar sendo caçados igual aos judeus, mas, igual ao meu Bisavô (espanhol de Múrcia), têm fome ou estão doentes e a Venezuela não pode dar nada disso a eles. Os hospitais lá nem água tem.

Eles fazem o que a humanidade faz desde que surgiu: quando o lar não dá mais jeito, migra, vai buscar ajuda ou comida e água em outro lugar.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Heitor
5 anos atrás

Mais ai Heitor não são Refugiados e sim imigrantes. Seu avô era um Imigrante e não um refugiado. É essa diferença que o Bosco está traçando. O refugio dado por uma nação a um cidadão de outra nação acontece nesses casos em que o Bosco citou: “catástrofe natural, guerra ou perseguição de qualquer natureza.” Esse não foi o caso do seu Bisavô e nem dos venezuelanos, a condição deles é de imigrantes. No caso de seu bisavô provavelmente o que o fez migrar foi o mesmo motivo que fez migrar vários outros europeus, que foi as condições ruins da Europa… Read more »

Heitor
Heitor
Reply to  Eduardo
5 anos atrás

Na verdade creio que meu bisavô veio em caráter de refugiado de uma das muitas guerras civis na Espanha e posteriormente conseguiu cidadania. Nunca encontrei nenhum registro dele no Museu da Imigração. De qlq forma ele veio pra cá com os pais dele porque o cinto apertou lá, assim como Libaneses, Italianos e outros. Os venezuelanos (entre eles, 25% tem graduação) pretendem voltar a terra deles qdo as coisas melhorarem por lá (qdo? Eu não sei, por isso falo em atacar a raiz do problema, que está em Caracas). Se houvesse eleições honestas, sem fraudes, sem perseguição a oposição, aí… Read more »

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Acolher refugiados não é só humanismo. Refugiados podem desenvolver um forte elo nacional com quem os recebe.

Thiago
Thiago
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Que o digam os judeus americanos. O Brasil apesar não ser um país completamente desenvolvimento apresenta sempre mais semelhanças demográficas com as regiões mais desenvolvidas, uma baixa taxa de fertilidade ( inferior aos 2.1 necessário pra garantir a continuidade e reposição da população) e uma crescente aspectativa de vida, com o consequente envelhecimento da sociedade brasileira. Políticas de natalidade podem ser uma solução, mas custam caro demais e nem sempre são eficazes. Em um sociedade aberta e multiracial Como a brasileira a imigração ( controlada e selecionada) pode ser uma resposta. Ainda mais se consideramos que não são populações distante… Read more »

Delfim
Delfim
Reply to  Thiago
5 anos atrás

Perfecto.

Renato B.
Renato B.
Reply to  Thiago
5 anos atrás

Não é a situação perfeita, movimentos como esse criam sua cota de problemas, mas concordo que é possível extrair algo de útil dessa situação.

E não dá para o governo federal dizer que fez sua parte movendo apenas umas mil pessoas.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
5 anos atrás

Delfim,

E daí? E quem precisa de refugiados desenvolvendo elo nacional?

O Brasil já está saturado de pobreza e de miséria, e ainda por cima vai importar mais do mesmo?

O regime dêles fracassou, como já era de se esperar, mas eu tenho certezs que see situação fosse invertida, êles jamais iriam receber refugiados brasileiros.

Delfim
Delfim
Reply to  Tadeu Mendes
5 anos atrás

E vc continua nos EUA ?

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Delfim, Eu nao vim para os EUA, nem como refugiado politico e nem como refugiado economico. Vim porque era um sonho desde muito jovem. Alem do mais, no principio dos anos 80 ja se podia ver a infiltracao do PT em quase todos os segmentos da sociedade brasileira, e eu nunca gostei dessa gente. Isso tambem me ajudou a impulsionar minha decisao de emigrar. Deixei o Brasil quando terminei a faculdade, larguei meu emprego na compania telefonica. Completei meus estudos aqui, formei minha familia aqui. Sou fluente no idioma, pago meus impostos e vivo uma vida normal. Estou em casa.… Read more »

Bosco
Bosco
5 anos atrás

Tem um comentário meu preso mas só pra adiantar, os venezuelanos que estão invadindo o Brasil não se enquadram na classificação de refugiados.

Art
Art
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Uma regra simples, geralmente refugiado é velho e criança. (mães com família sem homens – talvez). Homem em idade militar, solteiro é combatente.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Veio aqui gente de todas as cores e crenças, degredados, escravizados, perseguidos, empobrecidos.
Migração é uma constante universal.
Minha família só veio de Portugal em 1947, no pós guerra, pobre.
Sim, está uma bagunça mas não vou jogar a História do BR, e a minha, no lixo.

Renato Berlim
Renato Berlim
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Eu acho que é uma questão de princípios. Não sou contra seleção e análise de quem entra e deportação e/ou prisão de criminosos que forem encontrados na triagem. Mas o resto merece um mínimo e uma chance de fazer a vida. Eles virão de qualquer jeito, custa menos botar os capazes para ganhar dinheiro do que prender esse povo todo e bancar alimentação e moradia para todo mundo.

Agora, o governo federal dizer que está “fazendo a sua parte” ao mover apenas 1.000 pessoas é conversa para boi dormir.

Heitor
Heitor
5 anos atrás

Pessoal, a raiz do problema não é o venezuelano que entra ou deixou de entrar no Brasil, na Colômbia ou no Peru… a raiz do problema está em Caracas.. ninguém quer falar sobre o assunto porque todos sabem que será um banho de sangue e ninguém quer ser responsável por isso… Nem Trump, nem Temer, nem Duque quer ter esse peso. Então, intervenção externa (única e mais triste maneira de tirar o chavismo do poder) não é cogitada, porém, não pode mais ser evitada.

Heitor
Heitor
Reply to  Heitor
5 anos atrás

PS.: A longo prazo, o chavismo no poder pode significar uma ameaça ao Brasil e aos outros.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Off : Rússia declarou que vai abrir fábrica da Kalashnikov na Venezuela. O que os desarmamentistas de esquerda tem a dizer sobre isto ?
https://www.terra.com.br/noticias/mundo/russia-planeja-abrir-fabrica-de-fuzis-kalashnikov-na-venezuela-em-2019-diz-ria,a7f32442494380cfd9d07b242732dff2zxofv0xh.html

Heitor
Heitor
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Já está acontecendo… A Venezuela pode se tornar a próxima Síria, um ponto estratégico de influência russa. Não ficaria surpreso se pretendem fazer uma base por lá também.

Delfim
Delfim
Reply to  Heitor
5 anos atrás

Traficantes vão receber AKs made in Venefavela.

Marcius
Marcius
5 anos atrás

Eu até entendo ajudar quem está passando necessidade, mas se o país inteiro resolver entrar no Brasil está tudo aberto, tranquilo? Se juntar aqueles imigrantes lá da Europa, Africa, se todo mundo resolver vir aos montes, pela lei temos que deixar entrar, e vamos socializar, arrumar emprego, cuidar, que lindo, mas na outra ponta da história temos não sei ao certo 13, vinte poucos milhões de desempregados, mas nós temos que encaixar e encaminhar primeiro o estrangeiro num emprego. Um dos problemas é que eles vão entrando meio sem ordem, mas um brasileiro foi espancado no seu país??? Os venezuelanos… Read more »

Binho
Binho
5 anos atrás

Sinto muito pelos venezuelanos, mas temos que pensar nos brasileiros, quem vai imigrar pra Austrália, NZ…….somente com 500 mil dólares pra investir nesses países (isso se não for estudante, casar com alguém do país ou visto de emprego já encaminhado), e não tem choro se você é um refugiado com 7 filhos, se não tiver dinheiro, você volta….. Brasil não é a Austrália e muito menos a NZ, mas vamos pensar assim vida inteira? O que dizer de brasileiros que ganharam dinheiro pra trazer um barco de refugiados da Africa para o Brasil? pelas novas leis do “Mateus” ex motorista… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Binho
5 anos atrás

Binho,
É o tal negócio! Eu sou classe média no Brasil mas sou miserável em Mônaco. Será que me aceitam em Mônaco com minhas 2 filhas menores de idade por conta de eu ser considerado miserável e cidadão de segunda classe no Brasil (sou profissional liberal e não mamo nas tetas do Estado direta ou indiretamente, não sou minoria oprimida, presidiário, bandido, empregado, etc.) ???
Com essa crise eu poderia muito bem me aventurar a pedir visto como refugiado em Mônaco. Será que cola?

Delfim
Delfim
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Seus avós eram miseráveis na Itália e meu pai em Portugal.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
5 anos atrás

Tadeu Mendes 21 de agosto de 2018 at 4:11

Concordo 100% nos dois comentários.

Objetivo da Venefavela que é comandada por Havana:

Promover forte desestabilização do Brazil, tá fácil….soma-se nosso “buraco” que vai aumentar e muito, somada as ações bolivarianas mais o LuloPetismoEsquerdaCaviarMR8MDB.

A fronteira tem que ser fechada e os venezuelanos expulsos.

Todos estrangeiros ilegais devem ser expulsos, não importa a origem.

M.Silva
M.Silva
5 anos atrás

Impensável (além de imoral) é um general do EB dar as costas à Pátria, ao bem comum da nação brasileira para abraçar outras pátrias, outras nações e ideologias antipatrióticas.

Renuncie ao cargo!

nonato
nonato
5 anos atrás

Esse pessoal usa palavras bonitas.
Ajuda humanitária?
Tem dinheiro?
Fala-se em dar saúde, educação e emprego aos venezuelanos.
Não dá nem para os brasileiros…
Se tem dinheiro sobrando e quer ajudar, ajude.
Faça um acampamento para 20 mil pessoas e os receba lá.
Não há como receber 200.000 mil pessoas em cidades seja Pacaraima, Manaus ou são Paulo.
Mantenha o acampamento pelo tempo necessário (um, dois anos).
Se quer dar ajuda humanitária, mande 100.000 soldados para a fronteira, 300 tanques, mande 50 AMX para lá, prepare o porta helicópteros…

Hawke
Hawke
5 anos atrás

Parece que tem gente que comenta aqui que vive em outro mundo!
Contra fatos na há argumentos.