Camilla Costa
Da BBC Brasil em São Paulo

“Cara, cai na real! Ser de esquerda é ser a favor de milhares de mortes causadas pelo comunismo e nazismo no mundo. Reflita!”, diz uma mensagem de janeiro no Twitter. “O socialismo/comunismo é uma ideologia de esquerda irmã do nazismo”, diz outra do final de abril. Outro participante da rede social pergunta: “Quantas pessoas será que estão em grupos de libertários no Facebook discutindo se nazismo é esquerda ou direita neste exato momento?”.

A discussão sobre se o movimento nazista alemão – cujo governo matou milhões de pessoas e levou à Segunda Guerra Mundial – teria as mesmas origens do marxismo ferve nas redes sociais há alguns meses, com a crescente polarização do debate político no Brasil.

Mas historiadores entrevistados pela BBC Brasil esclarecem o que dizem ser uma “confusão de conceitos” que alimenta a discussão – e explicam que o movimento se apresentava como uma “terceira via”.

“Tanto o nazismo alemão quanto o fascismo italiano surgem após a Primeira Guerra Mundial, contra o socialismo marxista – que tinha sido vitorioso na Rússia na revolução de outubro de 1917 -, mas também contra o capitalismo liberal que existia na época. É por isso que existe essa confusão”, afirma Denise Rollemberg, professora de História Contemporânea da Universidade Federal Fluminense (UFF).

“Não era que o nazismo fosse à esquerda, mas tinha um ponto de vista crítico em relação ao capitalismo que era comum à crítica que o socialismo marxista fazia também. O que o nazismo falava é que eles queriam fazer um tipo de socialismo, mas que fosse nacionalista, para a Alemanha. Sem a perspectiva de unir revoluções no mundo inteiro, que o marxismo tinha.”

O projeto do movimento nazista, segundo Rollemberg, previa uma “revolução social para os alemães”, diferentemente do projeto dos partidos de direita da época, “que vinham de uma cultura política do século 19, de exclusão completa e falta de diálogo com as massas”.

Mesmo assim, ela diz, seria complicado classificá-lo no espectro político atual. “Eles rejeitavam o que era a direita tradicional da época e também a esquerda que estava se estabelecendo. Eles procuravam se mostrar como um terceiro caminho”, afirma.

Nacionalismo

A ideia de uma “revolução social para a Alemanha” deu origem ao Partido Nacional-Socialista alemão, em 1919. O “socialista” no nome é um dos principais argumentos usados nos debates de internet que falam no nazismo como um movimento de esquerda, mas historiadores discordam.

“Me parece que isso é uma grande ignorância da História e de como as coisas aconteceram”, disse à BBC Brasil Izidoro Blikstein, professor de Linguística e Semiótica da USP e especialista em análise do discurso nazista e totalitário.

“O que é fundamental aí é o termo ‘nacional’, não o termo ‘socialista’. Essa é a linha de força fundamental do nazismo – a defesa daquilo que é nacional e ‘próprio dos alemães’. Aí entra a chamada teoria do arianismo”, explica.

De acordo com Blikstein, os teóricos do nazismo procuraram uma fundamentação teórica e filosófica para defender a ideia de que eles eram descendentes diretos dos “árias”, que seriam uma espécie de tribo europeia original.

“Estudiosos na Europa tinham o ‘sonho da raça pura’ nessa época. Quanto mais próximos da tribo ariana, mais pura seria a raça. E esses teóricos acreditavam que o grupo germânico era o mais próximo. Daí surgiu a tese de que, para serem felizes, tinham que defender a raça ariana, para ficar longe de subversões e decadência. (Alegavam que) a raça pura poderia salvar a humanidade.”

A ideia de uma defesa do povo germânico ganhou popularidade em um momento de perda de territórios, profunda recessão e forte inflação após a Primeira Guerra Mundial – e tornou-se o centro do movimento nazista.

“Era preciso recuperar a moral do pobre coitado, que não tinha dinheiro e era ‘massacrado pelos capitalistas'”, explica Blikstein. Nesse contexto, afirma, o nazismo vendia a ideia de “reeguer o orgulho da nação ariana. O pressuposto disso seria eliminar os não arianos. E essa teoria foi aplicada até as últimas consequências”.

‘Marxistas e capitalistas’

Mesmo propagando a ideia de que o nazismo planejava uma revolução social na Alemanha – o que incluía, por exemplo, maior intervenção do Estado na economia -, o partido fazia questão de deixar clara sua oposição ao marxismo.

“Os comícios hitleristas eram profundamente antimarxistas”, disse à BBC Brasil a antropóloga Adriana Dias, da Unicamp, que é estudiosa de movimentos neonazistas.

“O nazismo e o fascismo diziam que não existia a luta de classes – como defendia o socialismo – e, sim, uma luta a favor dos limites linguísticos e raciais. As escolas nacional-socialistas que se espalharam pela Alemanha ensinavam aos jovens que os judeus eram os criadores do marxismo e que, além de antimarxistas, deveriam ser antissemitas.”

Os judeus, aliás, tornaram-se o ponto focal da perseguição nazista porque representavam tanto o socialismo como o capitalismo liberal, mesmo que isso possa parecer antagônico nos dias de hoje.

“Havia uma simbologia do judeu como representante, por um lado, do socialismo revolucionário – porque Marx vinha de uma família judia convertida ao protestantismo, assim como muitos bolcheviques”, diz a historiadora Denise Rollemberg.

“Por outro lado, os judeus eram associados ao capitalismo financeiro porque os judeus assimilados (que assumiram as culturas de outros países, para além da nação religiosa) que viviam na Europa tinham uma tradição de empréstimos de dinheiro e de negócios.”

‘Precisão científica’

A “precisão científica” do extermínio de judeus na Alemanha nazista também dificulta as comparações com a perseguição política no regime socialista soviético, na opinião de Izidoro Blikstein.

“Há muitos genocídios pelo mundo, mas nenhum igual ao nazismo, porque este era plenamente apoiado por falsa teoria científica e linguística e levada até as últimas consequências. A União Soviética também tinha campos de trabalhos forçados, mas não existia uma doutrina para justificar isso”, afirma.

“Mas há traços comuns entre o nazismo o regime (soviético) de Stálin. A propaganda, por exemplo, e o fato de que ambos eram regimes totalitários, que controlavam e legislavam sobre a vida pública e também privada do cidadão”, admite.

Além dos judeus, o regime nazista também perseguiu democratas liberais, socialistas, ciganos, testemunhas de Jeová e homossexuais – algo que, hoje, contribui para que o nazismo seja classificado como extrema-direita, e o aproxima de grupos que pregam contra a comunidade LGBT, contra imigrantes e contra muçulmanos, por exemplo.

“Todo esse projeto de repressão, censura, campos de concentração e extermínio nazista era direcionado a quem estava fora do que eles chamavam de ‘comunidade popular’, o povo alemão. Mas alemães que eram democratas liberais e socialistas também eram excluídos por serem contrários ao projeto nazista e colocarem em risco essa comunidade popular”, explica Denise Rollemberg.

No entanto, para Blikstein, a ideia de raça é tão central ao nazismo que, assim como não se pode usar o projeto de revolução social para classificá-lo como “esquerda”, também é difícil defini-lo como a “direita” que conhecemos hoje.

“Dizer apenas que Hitler era um político de direita é apequenar o nazismo. Foi mais do que direita ou esquerda. Foi uma doutrina arquitetada para defender uma raça, embora esse conceito seja discutível e pouco científico”, diz.

‘Crise de referências’

Uma recapitulação do projeto e do regime nazista, de acordo com os especialistas no assunto, aumenta a confusão: deveria haver igualdade social e distribuição de renda, mas imigrantes, judeus, opositores políticos e até filhos “não talentosos” de alemães seriam excluídos dela por serem “menos puros”; o Estado prometia interferir mais na economia para benefício dos cidadãos, mas empresas privadas tiveram os maiores lucros com a máquina de extermínio e de guerra nazista; o movimento dizia defender os trabalhadores, mas sindicatos trabalhistas foram extintos, assim como o direito de greve; o socialismo marxista era considerado ruim, mas o liberalismo também.

Como seria possível defender todas estas ideias ao mesmo tempo?

“Quando o partido foi constituído, ele tinha uma vertente mais à esquerda e uma mais à direita. No início, tinha um discurso bastante antiburguês. Mas ao assumir o poder na Alemanha, o grupo à direita foi fazendo mais alianças com a burguesia e expulsando o grupo à esquerda”, diz a historiadora da UFF.

“Além disso, o nazismo nasce no meio de uma crise de referências muito grande após a Primeira Guerra. Muitos passaram de um lado para outro. Os valores muitas vezes vão se embaralhar, e esses conceitos de direita e esquerda atuais não resolvem bem o problema.”

Entre historiadores, a tentativa de traçar paralelos entre o nazismo e o fascismo europeus e o regime stalinista na União Soviética também não é nova, segundo Rollemberg.

“Todos eles eram regimes totalitários, mas o totalitarismo pode estar de qualquer lado. Hoje entendemos que há o totalitarismo de direita, como o nazismo e o fascismo, e o de esquerda, como o da União Soviética.

FONTE: BBC

Subscribe
Notify of
guest

101 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio
Antonio
5 anos atrás

Evidente que era de direita. Esse nacionalismo alemão em nada tem a ver com esquerda ou socialismo. A propriedade dos meios de produção sempre foi privada e os grandes empresários alemães se beneficiaram muito com o nazismo. Inclusive utilizaram mão de obra escrava durante a guerra. Só no Brasil, com seus ‘intelectuais de internet’, existe essa discussão.
Mais uma vergonha que passamos perante o mundo.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Essa questão é no mundo inteiro.
Se pesquisar em inglês vai achar varios artigos sobre.
Pergunte a um republicano o que ele acha sobre o nazismo e talvez a resposta sera a mesma da direita brasileira.
A propriedade dos meios de produção sempre foi privada e os grandes empresários alemães se beneficiaram muito com o nazismo, só no papel, na realidade eles eram obrigados a atender desmandos do NSDAP e ate se filiar.

Marquês de São Vicente
Marquês de São Vicente
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Eu conheci um governo de esquerda, de um país latino-americano, socialista mesmo, daqueles com direito à carteirinha e estrela vermelha, onde supostamente existia a propriedade privada dos meios de produção e seus grandes empresários beneficiaram-se enormemente.

Antonio
Antonio
Reply to  Marquês de São Vicente
5 anos atrás

E eu conheço vários Governos de direita onde os empresários beneficiam-se enormemente às custas dos Governos e o povo vive na miséria. Aliás, em um desses países, um candidato à Presidência está propondo substituir a contribuição patronal à Previdência por um imposto sobre movimentação financeira que os trabalhadores paguem. Sem contar a proposta de Imposto de Renda único para todas as classes. Ou seja, ricos e pobres pagando o mesmo. Igualdade. Talvez isso seja o tal do comunismo. Ou nazismo de esquerda.

Marquês de São Vicente
Marquês de São Vicente
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Você acabou de provar mais uma vez a velha tática da esquerda fugindo vergonhosamente do assunto. Esse tal país que eu citei (e que pelo visto você foi incapaz de refutar) era governado pela esquerda ou pelo nazismo? Você pode escolher.

Christiano
Christiano
Reply to  Antonio
5 anos atrás

John T. Flynn, ao definir o nazismo, já havia notado que a economia nazista é controlada via sindicatos. Ludwig von Mises, economista conservador e judeu, explica, no seu curto, porém magistral As Seis Lições, que, apesar de haver “empresas privadas” na Alemanha nazista, o empresário era chamado de “diretor” de negócios (Betriebsführer). Uma série de “Führers” controlavam a economia, submetida a um plano coletivista: até o conjunto de empregados era denominado por uma palavra que denominava o séquito de um senhor feudal na Idade Média: Gefolgschaft.

Fernando
Fernando
Reply to  Antonio
2 anos atrás

A propriedade era privada, mas o estado que decidia o que vc deveria produzir. Não existia liberdade econômica…Então sua teoria é furada.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

Pra quê tanto tópico sobre o tema ? Goebells tinha um ditado sobre assuntos repetidos à exaustão.

Luciano
Luciano
Reply to  Delfim
5 anos atrás

Porque é algo polêmico, tratado muitas vezes de forma superficial, envolto por questões que provocam grande paixão, ligados a maior guerra da história, liderados por alguns dos personagens históricos mais curiosos e parte importante da história militar, o que é relevante num site sobre assuntos militares. Se isso nao bastar, ainda há movimentos políticos que se colocam como herdeiros do nazismo e há partidos que utilizam parte de sua ideologia. (fora a briga de torcidas aqui no Brasil).

Diego K
Diego K
Reply to  Luciano
5 anos atrás

Muito bem. O site dar espaço explicando, libertando as mentes, antes que aqui vire também um lugar de extremistas.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

“Mesmo assim, ela diz, seria complicado classificá-lo no espectro político atual. “Eles rejeitavam o que era a direita tradicional da época e também a esquerda que estava se estabelecendo. Eles procuravam se mostrar como um terceiro caminho”, afirma (Rollemberg)”.
.
Seria o quê então ? Uma forma de capitalismo controlado pelo Estado ? Não precisamos ir muito longe.
De resto concordo totalmente com Rollemberg : não dá para medir o nazismo com a régua ideológica atual. É ponto fora da curva. Um regime de exceção que não seguiu receitas ideológicas.

Ivan BC
Ivan BC
5 anos atrás

Meus comentários não são mais aceitos nas páginas, justamente por isso quero dizer que esse é o meu último comentário na trilogia, espero que esse seja publicado. Se isso é um fórum e nesse fórum alguns comentários não são divulgados, então isso não é um fórum democrático. Abraço!

Marcelo Danton
Marcelo Danton
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

É A esquerda PAUTANDO.
Não gosto dos bolsominions vociferando sobre “movimento Globalista”, mas sou obrigado a dar o braço a torcer em virtude dessas exaustivas “reportagens/pareceres de intelectuais e censura. NÃO! O nazismo não era de “direita nem de esquerda” e, se fosse para escolher, há claros atos MUITO parecidos com a esquerdalha…ok!?

Bravox
Bravox
Reply to  Marcelo Danton
5 anos atrás

É simples pare e pense com qual lado o nazismo se parece mais atualmente ?
(Desarmamento civil,censura, divisão para conquistar, doutrinação nas escolas e outros varios aspectos)

Dr.Telêmaco
Dr.Telêmaco
Reply to  Bravox
5 anos atrás

Procurem tratamento. Ainda dá tempo.

Antonio
Antonio
Reply to  Dr.Telêmaco
5 anos atrás

É Dr. Telêmaco. Está ‘russo’. O que está acontecendo com o Brasil?

Kommander
Kommander
Reply to  Dr.Telêmaco
5 anos atrás

São vários perfis de uma pessoa só, Dr.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Bravox
5 anos atrás

Bravox, As armas foram proibidas aos alemães pela república de Weimar, os nazistas, é óbvio não se sentiram desconfortáveis em mudar a proibição, apenas restringiram o direito à poucos alemães. E não sei se armamento ou desarmamento da população deve ser régua para medir esquerda x direita. “armar a classe operária, substituir o exército permanente pelo povo em armas…” “é preciso que os operários sejam armados e bem organizados. Importa fazer imediatamente o que for necessário para que todo o proletariado seja provido de espingardas, carabinas, canhões e munições. Toda a tentativa de desarmamento deve ser repelida se necessário pela… Read more »

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Bravox
5 anos atrás

Trump apoiando mais regras para o porte de armas:
https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2018-02-21/donald-trump-armas-eua.html

Almeida
Almeida
Reply to  Ivan BC
5 anos atrás

Já vai tarde…

Lucas Thiago
Lucas Thiago
5 anos atrás

A conclusão “Hoje entendemos que há o totalitarismo de direita, como o nazismo e o fascismo, e o de esquerda, como o da União Soviética.” resume bem o tema.

Sidney
Sidney
5 anos atrás

Alemanha nazista de Hitler, URSS de Stalin e China comunista de Mao Tsé-Tung todos tem um ponto em comum. Deveriam ser modelos e experiências mais profundamente estudados e ensinados, desde o ensino médio, para que os erros cometidos não se repetissem e para identificarmos os menores sinais desses sistemas nos políticos e partidos dos dias de hoje, para os rejeitarmos antes que….Venezuelas Bolivarianas existam.

Delfim
Delfim
5 anos atrás

O Partido Democrata durante a Guerra Civil era sulista e escravagista, o Norte era republicano e abolicionista.
Mais de 100 anos depois Obama foi eleito pelos democratas.
Conceitos político-ideológicos são mutáveis em tempo e espaço.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Delfim
5 anos atrás

A ideológia dos republicanos continua praticamente a mesma, liberalismo clássico.
As minorias que veem o liberalismo clássico como racista, por isso foram pra esquerda e com isso se esquecem que foi esse ideal que os salvou.

Almeida
Almeida
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Os Republicanos não são liberais, são conservadores. Até protecionismo tarifário estão praticando hoje em dia.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Almeida
5 anos atrás

Contra paises que praticam contra eles, mas eles são o que representa o liberalismo clássico.
Os democratas representam o liberalismo moderno, que faz a crítica ao clássico.

Almeida
Almeida
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Não existe isso de liberalismo clássico praticar protecionismo, não importa a situação.

Incrível como você deturpa os fatos ao seu bel prazer para que eles encaixem na sua própria ótica.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

É claro que existe, o Britânicos no sec 19, que tinham uma economia totalmente lazze faire, adotavam impostos como medidas retalatorias, isso quando não adotavam politica das canhoneiras que era a principal.
No mas o liberalismo clássico não é só “free trade”, mais sim o culto a liberdade individual, à não interferência do governo em assuntos privados, sociais, religiosos ou comerciais, ou seja, praticamente o que o GOP prega.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Conservadorismo é a definição norte americana da decada de 30 para aqueles que acreditavam na velha política lazze faire.
Liberais são os que acreditam em novas ideias.
Ou seja, o termo conservador não quer dizer que eles não são liberais, eles são liberais clássicos, o partido republicano é o partido novo aqui do brasil, em termos de ideias.

Augusto L
Augusto L
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

Laissez faire*

João
João
5 anos atrás

“Todos eles eram regimes totalitários, mas o totalitarismo pode estar de qualquer lado. Hoje entendemos que há o totalitarismo de direita, como o nazismo e o fascismo, e o de esquerda, como o da União Soviética.” E assim termina o texto. Simples.

Wilson Marcos Santos
Wilson Marcos Santos
5 anos atrás

O texto é contraditório entre sua argumentação e desfecho. Afirma, nos argumentos, que o nazismo e o fascismo não podem ser de direita, porque controlam o capital. E no final, diz que é uma ditadura de direita.
Confesso que não entendi.

Marcelo Danton
Marcelo Danton
Reply to  Wilson Marcos Santos
5 anos atrás

Vim pra confundir e não pra explicar. Tática velha!

Antonio
Antonio
Reply to  Wilson Marcos Santos
5 anos atrás

E só corrigir. São de direita porque controlavam o capital e eram ditaduras de direita.

Gabriel Nery
Gabriel Nery
Reply to  Wilson Marcos Santos
5 anos atrás

Fiquei sem entender também. Pra mim isso foi proposital, no inicio do texto ficou em cima do muro para que nos interessássemos na leitura para no final dar a opinião dele.

Daglian
Daglian
5 anos atrás

“Cara cai na real! Ser de esquerda é ser a favor de milhares de mortes causadas pelo comunismo e nazismo no mundo. Reflita!”, diz uma mensagem de janeiro no Twitter. Antes fossem milhares de mortes… O erro aí é de pelo menos 4 ou 5 ordens de grandeza. O comunismo matou de dezenas a centenas de milhões de pessoas. Tentar mudar esse número é falsificação histórica e uma estratégia suja pra fazer essa ideologia parecer menos assassina. O nazismo foi um inferno, mas o comunismo o faz parecer brincadeira de criança. Leiam “O Livro Negro do Comunismo”. Nada perdoa ser… Read more »

Marcio Cosentino
5 anos atrás

Pesquisem sobre Political Triangle, acredito ser uma representação mais adequada que o espectro direita-esquerda.

Almeida
Almeida
Reply to  Marcio Cosentino
5 anos atrás

Ou o Diagrama de Nolan.

MAD DOG
MAD DOG
5 anos atrás

Acredito que o Nazismo de Hitler, Comunismo de Marx e o Fascismo de Mussolini, tenham sido uma tentativa de se criar uma nova fórmula para um novo modelo de Imperialismo popular e ditatorial para à época poder substituir os Impérios colonialistas existentes no Mundo naquele momento! Totalmente equivocados e mentirosos, quando na verdade os interesses eram apenas monopolizar o poder por tiranos, nada democráticos! De qualquer sorte e por mais que se tente confundir ideologias tendenciando para esquerda ou direita, em verdade não tinham nada haver um com o outro, mas sim concorriam entre si, possuindo dinâmica e gênese própria,… Read more »

Bravox
Bravox
5 anos atrás

Querem saber se é de esquerda ou direita ?
Comparem a atual direita e esquerda que temos no Brasil e no mundo com o nazismo e voces terão a resposta.

Antonio
Antonio
Reply to  Bravox
5 anos atrás

Dá uma passadinha na Embaixada Alemã que eles vão te explicar.

horatio nelson
horatio nelson
5 anos atrás

Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães….precisa dizer algo mais ? a esquerda sempre acusando os outros do que eles são velha tatica…e o que aconteceu em 17 de setembro de 1939 ?

Antonio
Antonio
Reply to  horatio nelson
5 anos atrás

É por essa e por outras que eu considero a República Democrática do Congo como o País mais democrático do mundo.

Almeida
Almeida
Reply to  Antonio
5 anos atrás

Hahahaha perfeito Antonio!

WVJ
WVJ
Reply to  Antonio
5 anos atrás

KkkKKKKkkkk Isso fala algo sobre nossa direita, tá no nome, tá claro, quem não concorda é comunista!

Hélio
Hélio
5 anos atrás

Hélio 5 de outubro de 2017 at 23:39 O autor ainda usa o espantalho do integralismo para tentar tirar o foco do inegável viés de esquerda do fascismo. Oras, o integralismo nunca foi versão fascista de coisa nenhuma, alias, o integralismo sequer é um movimento brasileiro, é europeu, a diferença entre o integralismo europeu e o brasileiro é a estética adotada por plinio salgado. a mesma utilizada por getúlio vargas. Por acaso voces sabiam que os desfiles de carnaval foram inspirados nos desfiles fascistas? Getúlio, o pai dos pobres e amando pela esquerda até hoje, que é defensora de suas… Read more »

Hélio
Hélio
5 anos atrás

Hélio 5 de outubro de 2017 at 23:54 Os tópicos ~fascismo no poder~ e ~fascismo e união soviética~ nem merecem resposta, mais parete um panfleto petista, totalmente vazio de conteúdo. O autor, que aqui se mostra fervorosamente comunista, e me admira que o Galante ache isso tão sensacional, vem me dizer que o fascismo é de direita porque ~foi financiado pelos bancos~ quando Lenin foi financiado por milionários desde o primeiro dia da guerra civil russa, Mao foi financiado por milionários durante toda a revolução chinesa, O LULA ENTÃO… Dizer um negócio desses é assinar atestado de burrice. Nobre naturalismo… Read more »

Hélio
Hélio
5 anos atrás

Hélio 6 de outubro de 2017 at 0:14 o tópico do “nacional-socialismo” é o mais refutado de todos. O autor, vendo que não tem meios para refutar a verdade além de acusar o nazismo de plágio, vem dizer, COMO SEMPRE FAZEM, que se você não é marxista você não pode ser de esquerda. Ora po+++, Foucault era ferrenho anti-marxista, vocês sabem quem foi Michel Foucault? bakunin idem, a própria ideologia anarquista é anti-marxista. A social-democracia não é marxista, o populismo petista não é marxista. Essa do ~ai, se não é marxismo não é esquerda~ é patético, um argumento infantil. Além… Read more »

Augusto L
Augusto L
5 anos atrás

A verdade que era um movimento sincretico.
Os levados pela ideologia cega é que falam qu é era de esquerda, assim como aqueles historiadores comunistas de Cambridge eram nas decadas de 30 a 50 em classificar como esquerda.
Eu nao estou inventando, está ate na wiki em inglês.
https://en.wikipedia.org/wiki/Nazism
O que ver me contestar, me xingar ou mesmo me descalificar é bom apresentar provas, como eu fiz.

J-20
J-20
5 anos atrás

Eu recomendo a todos leituras dos trabalhos de Tatiana Poggi, também professora da UFF, especialista em regimes autoritários de cunho fascista. Já tive aulas com a Denise, e ela é um saco dando aula, mas é uma ótima pesquisadora. Belo trabalho de divulgação e parabéns ao site.

Hélio
Hélio
Reply to  J-20
5 anos atrás

Ela não é militante do PSOL? Se você colocar o nome dela no google, verá que ela é muito ligada ao partido, inclusive assinando manifesto em apoio a campanha do boulos nessa mesma campanha de 2018. Isso reflete muito bem a isenção desse pessoal que pensa que tem autoridade para falar do assunto. É impressionante como todo apoiador dessa narrativa é militante de extrema esquerda.

Antonio
Antonio
Reply to  Hélio
5 anos atrás

É porque, simplesmente, não existem intelectuais de direita. Normalmente não combinam.

J-20
J-20
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Talvez seja o fato da direita normalmente não se interessar por pesquisar esses assuntos ou não ter capacidade argumentativa o suficiente para mostrar seus pontos. Grande parte da academia de história é formado por historiadores que seguem a linha marxista de pesquisa, isso é um dos motivos pelo qual a maioria é de esquerda. Fora isso, a Poggi é descendente de descendência italiana, com uma família altamente apoiadora de Mussolini, o que motiva ela a pesquisar sobre isso. Agora, se você acha que existirá algum trabalho de história limpa da visão do historiador que o faz, sinto muito, não vai… Read more »

Lucas Thiago
Lucas Thiago
Reply to  J-20
5 anos atrás

Perfeito J-20.

Antonio
Antonio
Reply to  Lucas Thiago
5 anos atrás

Muito bom J-20.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
5 anos atrás

É lamentável que tenhamos caído na esparrela com finalidade de propagar a santidade imaculada da palavra ‘esquerda’ e a pecaminosa sujidade da palavra ‘direita’ pela associação com o totalitarismo hitleriano. Fomos retratados, e com apoio entusiástico de compatriotas, como ignorantes absolutos, mesmo com os esclarecimentos sobre as pegadinhas do assunto. Da próxima vez, não falar da corda mesmo fora da casa do enforcado será mandatório – aliás como melhor não poderia querer o espirito totalitário contemporâneo.

Alex II
Alex II
5 anos atrás

“Cara, cai na real! Ser de esquerda é ser a favor de milhares de mortes causadas pelo comunismo e nazismo no mundo. Reflita!”.

Ser de direita é ser a favor dos 15 milhões de negros africanos mortos no ex-Congo Belga pelo rei Leopoldo II, o genocida capitalista?

Esse é o Twitter (e as redes de maneira geral) …. onde os argumentos são as coisas mais estapafúrdias do Sistema Solar. Como diz o Ciro Gomes, a democracia é ótima mas a liberdade de expressão tem um cuuuusto….

Hélio
Hélio
Reply to  Alex II
5 anos atrás

1. Não existe prova alguma de que o rei Leopoldo cometeu um genocídio no Congo, o que existe é o discurso anti-colonial que diz que antes dele o Congo tinha um número de habitantes e depois dele o Congo tinha um número menor, segundo eles, chegaram a esse numero com o senso da época. É o mesmo argumento usado para dizer que o Brasil cometeu um genocídio no Paraguai, o que hoje todos sabemos que era uma mentira criada pelos republicanos e alimentada pelos nacionalistas paraguaios. 2. Mesmo que isso tivesse acontecido, onde o capitalismo entra nisso? O comunismo é… Read more »

Almeida
Almeida
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Não existe prova do genocídio no Congo?

https://pt.wikipedia.org/wiki/Leopoldo_II_da_B%C3%A9lgica#Explora%C3%A7%C3%A3o_colonial_e_atrocidades

Ou você é realmente muito ignorante ou extremamente mau caráter. De qualquer maneira, deveria ficar calado.

Antonio
Antonio
Reply to  Almeida
5 anos atrás

Está difícil Almeida. Querer negar o que talvez tenha sido o maior genocídio da História, o praticado pelos belgas no Congo, é demais.

Tulio762
Tulio762
5 anos atrás

O ridículo não é a BBC fazer uma porcaria dessa, é até esperado, ridículo mesmo é a trilogia repetir feito papagaio essa conversa fiada de que nazismo era de direita. Deem uma lida nisso ai e saiam dessa, só analfabetos funcionais ainda acreditam nessa balela. Na Alemanha nazista, disse Mises. “Os proprietários dos meios de produção eram chamados de dirigentes comerciais, ou ‘Betriebsführer’. O governo dizia a estes supostos empreendedores o que produzir, como produzir, em quais quantidades e a que preços. O governo também determinava de quem eles deveriam comprar, a quais preços e a quem poderiam vender. O… Read more »

Almeida
Almeida
Reply to  Tulio762
5 anos atrás

Leu Mises e não entendeu nada. Ele afirmar que a economia nazista era planificada não significa que o regime era de esquerda. A ditadura militar no Brasil também quis planificar a economia, controlou preços, estatizou um monte, era de esquerda?

Augusto L
Augusto L
Reply to  Almeida
5 anos atrás

A ditadura nunca quis planificar, ela estatizou setores “estratégicos”, o que é diferente de planificar.
Vc esta falando o que não sabe

Almeida
Almeida
Reply to  Augusto L
5 anos atrás

“A ditadura nunca quis planificar, ela estatizou setores “estratégicos”, o que é diferente de planificar.”

Assim como Hitler. A economia da alemanha nazista só se tornou plenamente planificada durante o final da Segunda Guerra, por conta do esforço de guerra. Até então era a mesma baboseira nacionalista de estatizar setores estratégicos que os generais da ditadura fizeram.

Vamos ver quem não sabe do que está falando aqui: os militares estatizaram tudo que puderam, fecharam o mercado interno pro exterior, controlaram câmbio, juros, etc. Eram de esquerda? Responde.

Antonio
Antonio
Reply to  Almeida
5 anos atrás

Almeida. O que Misses apregoava é impraticável. Impossível para qualquer País levar a sério tanta baboseira. Esse assunto é mera curiosidade acadêmica nas Faculdades de Economia. Estudada em apenas meio semestre. Se tanto. Virou modinha no Brasil levada adiante por uns poucos filhinhos de papai sem nenhuma experiência de vida. Releve por favor.

Defensor da Liberdade
Defensor da Liberdade
Reply to  Almeida
5 anos atrás

Antonio, diga isso para os neozelandeses, australianos, suíços, e etc.

Hélio
Hélio
Reply to  Almeida
5 anos atrás

Quando a ditadura tentou planificar a economia? Eu acho é que você nunca leu mises, isso sim.

Tulio762
Tulio762
Reply to  Hélio
5 anos atrás

Pelo visto, o gênio acima não leu os textos nos links que coloquei.
Principalmente do Mises Brasil!
Imagina o livro negro do comunismo, acho que nunca ouviu nem falar. De Mises só a capa dos livros e mal. Depois fui eu que nunca li nada.

Almeida
Almeida
Reply to  Hélio
5 anos atrás

“Quando a ditadura tentou planificar a economia? Eu acho é que você nunca leu mises, isso sim.”

Ah claro, porque agora Mises fez tratado sobre a economia brasileira durante a ditadura militar rsrsrs

Mises virou Jesus, tem texto sagrado pra tudo!

J-20
J-20
Reply to  Tulio762
5 anos atrás

Mises é piada em qualquer faculdade de economia. Quer mesmo usar ele como referência?

Tulio762
Tulio762
5 anos atrás

Só analfabetos funcionais ainda acham que o nazismo era de direita. “Na Alemanha nazista”, disse Mises, Os proprietários dos meios de produção eram chamados de dirigentes comerciais, ou ‘Betriebsführer’. O governo dizia a estes supostos empreendedores o que produzir, como produzir, em quais quantidades e a que preços. O governo também determinava de quem eles deveriam comprar, a quais preços e a quem poderiam vender. O governo decretava os salários que deveriam ser pagos para cada trabalhador. E determinava também para quem e sob quais condições o capitalista deveria investir seus fundos. As transações de mercado não eram genuínas; eram… Read more »

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
5 anos atrás

O trecho mais correto de todo o texto é este; “Além disso, o nazismo nasce no meio de uma crise de referências muito grande após a Primeira Guerra. Muitos passaram de um lado para outro. Os valores muitas vezes vão se embaralhar, e esses conceitos de direita e esquerda atuais não resolvem bem o problema.” Tentar definir o nazismo como um movimento de esquerda ou direita é apequenar a questão imensamente complexa: é simplificar o que é, provavelmente, a questão mais importante das ciências sociais da segunda parte do século passado. A verdadeira questão é como o nazismo obteve a… Read more »

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
5 anos atrás

Quer dizer que para a ixpecialista da USP, nacionalismo é exclusivo de direita? Se for assim a coréia do norte é de direita, a Venezuela é de direita e por aí vai.

Alessandro
Alessandro
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

pois é, eles pregam a tal “pátria educadora, o petróleo é nosso” e tantas outras baboseiras nacionalistas, é a velha tática da es.quer.da negar tudo e acusar seus adversários daquilo que são.

J-20
J-20
Reply to  SmokingSnake ?
5 anos atrás

Mas vem cá, quem tem mais créditos: aquele que passa anos pesquisando sobre um tema ou um bufão metido a especialista da internet?

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
Reply to  J-20
5 anos atrás

Acho engraçado como os que mais querem distanciar o nazis.mo do socia.lsmo são justamente o pessoal que são notavelmente socialistas, não são neutros de jeito nenhum.

Alessandro
Alessandro
5 anos atrás

fato, é só fazer a comparação de agendas políticas entre na.zis.mo e co.mu.ni.smo que chegaremos a conclusão que são IGUAIS, só se diferenciavam que um pregava a “luta de classe” e a outra a hegemonia racial nacionalista, no resto, o Estado como autoridade máxima eram idênticos. Vc vê nos tempos atuais milhares de vídeos na internet desse pessoal de es.quer.da indo para as vias de fato contra quem discorda de seus ideais, em universidades públicas, depredam patrimônios históricos em seus protestos, distorcem registros históricos do nosso país querendo reescrever a história, assim como fazia o na.zis.mo, será que tudo isso… Read more »

Almeida
Almeida
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

“Só se diferenciavam que um pregava a “luta de classe” e a outra a hegemonia racial nacionalista(…)”.

Uma ou duas pautas só um pouquinho diferentes, não é mesmo?

Alessandro
Alessandro
Reply to  Almeida
5 anos atrás

mas vc só está se apegando nas duas, e o restante Almeida ? o autoritarismo, a segregação, o estatismo, nacionalismo exacerbado, o expansionismo, as falsas promessas, e etc… a lista é muito longa

Almeida
Almeida
Reply to  Alessandro
5 anos atrás

Segregação, estatismo, nacionalismo exacerbado, populismo, desarmamento da população civil, são todos sintomas de regimes totalitários, mas não somente de esquerda. Putin, Erdogan, Assad, Maduro, Kim Jong-Un e cia praticam tudo a mesma cartilha e são de espectros políticos distintos.

Mk48
Mk48
5 anos atrás

Hoje a Liga da Justiça se superou. Tá difícil eleger qual dos ixpicialistas falou e escreveu mais besteira.

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
5 anos atrás

Meus dois cents..

que se pegar item por item, vai ter muito em comum com o socialismo é fato.

Porém..

Se é de esquerda ou de direita tanto faz…

Então vou dar a minha visão, bem mais mundana, do porque afirmam de pés juntos e com teses altamente prolixas que é um movimento de direita.

A esmagadora maioria dos historiadores e professores de história são esquerdistas..

Acredito que isto seja de ponto pacífico também.

Sabendo disto vocês acham que os nobres docentes iam se colocar ao mesmo lado de Hitler ? Nunca!

DaGuerra
DaGuerra
5 anos atrás

nacional-socialismo: o nome já diz tudo, socialista, ou seja, o Estado se metendo nos mais íntimos assuntos pessoais do individuo. Dirigindo a economia. controlando a imprensa, substituindo o papel da família, relativizando a propriedade, matando D’us e escravizando à Pátria aos desígnios do partido único /hegemônico com corrupção, conflitos e fraudes eleitorais e parlamentares. De esquerda por ser revolucionário, violento, terrorista e maquiavélico. Pagão, imoral, corrupto, ditatorial, totalitário e autocrático. Ou seja, tudo que vimos em desgovernos recentes. Cabe a todos os Brasileiros honrados evitarem que nosso País não se transforme numa enorme venezuela.

Almeida
Almeida
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

Ler o comentário sobre a República Democrática do Congo acima.

J-20
J-20
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

União Democrata Nacional: apoiaram um golpe e se submeteram ao estrangeiro
República Popular democrática da Coreia: tudo, menos democrática e popular
República Popular da China: poder na mão do Estado, não do povo
República Federativa do Brasil: Estados com autonomia muito limitada
União Democrata Rural: oligarcas com todos os desejos, menos pela democracia

Marcio Cosentino
Reply to  DaGuerra
5 anos atrás

Completo com o brioso nome da Republica Democrática da Coréia, o nome já diz tudo.

Kommander
Kommander
5 anos atrás

Se o problema é porque tem “socialismo” no nome do partido nazista, o que dizer do PSL que é formado pela palavra “SOCIAL”? Pela lógica eles são esquerdistas então também, né?!

Lucas Thiago
Lucas Thiago
5 anos atrás

Apesar de o nazismo ser mais próximo da direita, e ter elementos de esquerda. Por isso alguns dizem ser outra via, ou majoritariamente de direita. Talvez o importante é notar como a herança nazista não é aceita por parte da direita moderna que não a adota, explico. Atualmente existem nazistas, neonazista, e estes são de direita em quase 100%, ou seja, parte da direita é nazista, hoje. Outra parte da direita, a maior, sem dúvidas, não é nazista. O mesmo paralelo pode ser feito com a esquerda, e parte dela ser stalinista, e a maioria não. Porém na esquerda que… Read more »

RODRIGO
5 anos atrás

Nazismo/fascismo: Regimes totalitários que sufocaram seus povos e os levaram à guerra. O primeiro permitia a propriedade privada e os grandes empresarios lucraram com o regime ( qualquer semelhança com o conluio PT-Empreiteiras-Bancos-Eike Batista não terá sido mera coincidencia) Felizmente foram derrotados principalmente pelas democracias liberais de EUA e Inglaterra, com a antiga URSS tendo papel secundário, pois a despeito do enorme sacrificio humano e material, teria sido subjulgada se nao tivesse o apoio material dos EUA. Comunismo: Outro regime totalitario, que ao pretender combater a desigualdade social, ao invés da pobreza, concentra as propriedades e os meios de produção… Read more »

Lucas Thiago
Lucas Thiago
Reply to  RODRIGO
5 anos atrás

“Felizmente foram derrotados principalmente pelas democracias liberais de EUA e Inglaterra, com a antiga URSS tendo papel secundário, pois a despeito do enorme sacrificio humano e material, teria sido subjulgada se nao tivesse o apoio material dos EUA.” Em um cenário extremamente desfavorável, com carências materiais extremas, em termos generalistas nenhum exército nacional durante a Segunda Guerra passou pelo que os soviéticos passaram. As consequências do conflito foram um número de mortos entre militares e civis cuja estimativas mais conservadoras coloca na casa dos 20 milhões, sendo a estimativa mais usada o absurdo número de 27 milhões de pessoas. De… Read more »

Delfim
Delfim
Reply to  Lucas Thiago
5 anos atrás

Patton era doido para continuar a guerra, desta vez com os soviéticos.
Mas os EUA estavam cansados de guerra.
Mas qdo a URSS detonou sua nuke em 1949 se arrependeram. E no ano seguinte já estariam na Coréia.

Antonio
Antonio
Reply to  Delfim
5 anos atrás

O Dia D consegui reunir cerca de 150 mil sodados aliados. Paralelo a isso, existiam cerca 1.500.000 de solados soviéticos no Rio Vístula, às portas de Varsóvia. E essa era apenas uma das frentes soviéicas. A desproporção de forças era abissal e os aliados seriam facilmente esmagados.
Patton era desequilibrado.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Lucas Thiago
5 anos atrás

Vou tentar ser breve para não ficar enfadonho: A URSS a despeito de seu colossal sacrificio humano e material, não venceria a Alemanha sozinha. Já os EUA sim. Não só colocaram os britanicos no colo (que também jamais venceriam os alemães sozinhos), como “de quebra”, aniquilaram o Império do Japão em paralelo. Falaram em milhoes de soldados do Exercito Vermelho, ok! Uma força formidável, mas alguém tem noção do tamanho da USAF e US Navy neste período final da guerra? Como o projeto Manhatam concluído? E finalizando não há ódio politico no comentário, apenas constatação de um fato.

Matheus S.
Matheus S.
Reply to  Rodrigo
5 anos atrás

“mas alguém tem noção do tamanho da USAF e US Navy neste período final da guerra?”

Qual o tamanho da USAF e da US Navy no final da guerra? Gostaria muito de saber.

H.Saito
H.Saito
5 anos atrás

“O que o nazismo falava é que eles queriam fazer um tipo de socialismo, mas que fosse nacionalista, para a Alemanha”

Ou seja, bugou o cérebro do pessoal pois segundo a pesquisadora, nazista não é nem de direita e nem de esquerda, era o pior dos dois mundos: radical de centro!

Ou, ambos os lados estão querendo tirar o seu da reta, ou ambos estão certos em dizer que o nazismo não é nem de direita, nem de esquerda, o que colocaria o nazismo no centro, ai caramba… kkkk

Delfim
Delfim
Reply to  H.Saito
5 anos atrás

Radicalismo isentão. E pq não ?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

“Esquerda” e “Direita” pura convenção.

Nazistas e Comunistas são antagônicos na essência e similares nas canalhices, só isso.

E tem gente que ainda vive 1917 como tem gente que pensa viver no assustado Estados Unidos na caça a qualquer comunista na década de 50.

Bem que essa turma podia ter estudado um pouco de história quando frequentaram os “bancos escolares”, parece que é a rapaziada que descia para encher a cara nos “butecos ao lado da facu” e depois matavam as ultimas aulas.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Vamos definir de uma maneira simplista: Não são nem de esquerda e nem de direita, são apenas antagônicos em sua essência e absolutamente iguais em suas canalhices. Obs.: trazer esse debate a tona em decorrência do nosso momento politico resume o momento em que vivemos; o Brasil derreteu, acabou, esta dominado na mãos de um bando de canalhas nas cores azul e vermelho. Obs.: não tenho como desistir desse Pais, mas se tivesse 19 anos estaria engraxando sapato ou fazendo um bico qualquer em qualquer lugar do mundo, menos vivendo por aqui. O nosso problema não está nas Escolas (Educação)… Read more »

Gabriel Nery
Gabriel Nery
5 anos atrás

1 – Esperando a mídia dizer que Hugo Chaves e Maduro eram de direita.
2 – Esperando alienados dizerem que a mídia está certa e que nenhum brasileiro tem condição intelectual para contradizer.

Daniel
Daniel
5 anos atrás

Pegaram até a saudação nazista e colocaram ao lado de uma do Stálin pra misturar a coisa toda…

Era melhor colocar logo a imagem dos romanos, já que eles iniciaram a saudação depois copiada por diversos povos… Assim como a águia como símbolo, presente em tudo quanto estandarte.

Daqui há pouco vão pegar Fidel Castro e Hugo Chaves de farda e postar ao lado do Mourão pra dizer que todos são farinha do mesmo saco…

Tá virando piada… de mau gosto.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
5 anos atrás

O Nazismo é de direita isto é fato uma elite dominante que dita a regras para a população sem direito a nada em nome da Patría.Mas Stalin que apesar de ser socialista era um sanguinário que fez atrocidades quase comparadas a Hilter.A Democracia mesmo não sendo um sistema ideal e um controlador de excesso tanto de extrema direita como de extrema esquerda.Claro que fica evidente que ela está aprimorando,principalmente através do voto que mesmo manobrado continua sendo um voto livre.