Rio de Janeiro (RJ) – Entre os dias 12 e 13 de setembro de 2018, o 2º Ano do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizou importantes instruções para a forja do combatente de Sampaio.

No Campo de Instrução da AMAN, os cadetes executaram o tiro de fração nível Grupo de Combate e o tiro real do morteiro 81 mm. As instruções possibilitaram que os cadetes entendessem as formas de emprego em combate de um Pelotão de Fuzileiros, unindo os conceitos do apoio de fogo e do fogo e movimento.

Na oportunidade, os cadetes ocuparam posições defensivas e realizaram fogos longínquos, defensivos aproximados e de proteção final da área de defesa avançada de um Pelotão de Fuzileiros. Também foi executado um assalto nível GC a uma posição defensiva na crista militar de uma elevação.

Já na jornada de instrução com o morteiro 81mm, os cadetes se revezaram nas funções atinentes à linha de fogo, central de tiro e observador avançado, com emprego de granadas auto-explosivas, fumígenas e iluminativas, proporcionando ao Sangue Novo o contato essencial com um dos armamentos mais versáteis da Infantaria.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Recce
Recce
5 anos atrás

Será que compensaria substituir o morteiro 81mm por um 60mm de maior alcance, que apesar de possuir menor poder destrutivo por disparo, pesa menos e permitiria levar mais munição.

Se me lembro bem os sul-africanos adotaram um 60mm com tubo longo para substituir os seus 81mm no nível companhia.

Poderia ser uma mudança interessante para unidades de infantaria que combatem essencialmente a pé e contam com pouco suporte de veículos (PQDT, AMV, Selva…).

Agnelo
Agnelo
Reply to  Recce
5 anos atrás

Prezado O Mrt 60 q o EB utiliza, se não me falha a memória, tem um alcance bem menor q o 81, q possui alcance de quase 6.000m. O Alcance Útil é o dobro do antigo, mas o 81 RO é sinistro de alcance. Outro fato legal, é q a calculadora de tiro do Pel Mrt M (q possui 2 ou 3 seções a duas peças de Mrt 81 RO) pode também controlar as Sec Mrt das SU juntos. Ou seja, em caso de necessidade, a central de tiro do Btl pode mandar granada de todos os Mrt 81 no… Read more »

Bosco
Bosco
Reply to  Recce
5 anos atrás

Recce, A África do Sul tem um morteiro 60 mm com alcance de mais de 6 km que é o DM82, mas que é quase tão pesado quanto um de 81 mm. Eu não acho que ele tenha potencial de substituir o morteiro de 81 mm. Acho mais lógico o morteiro leve de 60 mm deixar de existir e ser substituído pelo morteiro “comando” de 60 mm, que é aquele sem bipé e com alcance no máximo de 1500/2000 m. Aí, haveria apenas 3 tipos de morteiro, um leve, capaz de ser levado por apenas um homem, com uns dois… Read more »

Agnelo
Agnelo
Reply to  Bosco
5 anos atrás

Bosco
Boa tarde
O Mrt 60 tem tradição em responder pela maioria das baixas q um Pel Fuz impõe ao inimigo.
Não sei o quanto o LGr do GC pode diminuir essa influência, mas o alcance é pequeno.
Eu concordo que deve ter o Leve no Pel, o Médio na SU e o M ou Pesado no Btl.
Bem empregado é muito preciso e versátil, pelos tipos de Mun.
Sds

joshua
joshua
5 anos atrás

No 13º Batalhão de Infantaria Blindado onde servi por 4 anos existiam na época 4 Morteiros Pesados 107mm na cia de CMDO cada morteiro possuia uma equipe composta por quatro infante; um atirador, municiador , remuniciador e ajudante. Nas Companhias de fuzileiros existiam os morteiros médios 81mm. Agora atualmente os mrt pesados nos BIBS são 120mm.

Cláudio silva
Cláudio silva
5 anos atrás

Gostei da ideia do carrinho, inclusive já vi foto exército americano modelo com sensor que já não precisaria empurrar ele poderia ir sozinho acompanhando a tropa.