sábado, setembro 25, 2021

Saab RBS 70NG

Robôs tEODor e Telemax na Manobra Escolar da AMAN

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Resende (RJ) – Em um dos problemas militares simulados trabalhados ao longo da Manobra Escolar 2018, foi recebida uma denúncia da presença de um artefato explosivo em frente ao prédio de uma prefeitura. A fim de elucidar o militar em formação sobre os procedimentos em situações dessa natureza, foram acionados os robôs tEODor e Telemax, ambos da marca Telerob (empresa alemã) e pertencentes ao 2º Batalhão de Engenharia de Combate, de Pindamonhangaba (SP).

Os robôs foram criados com o propósito de serem utilizados em operações de Desativação de Artefatos Explosivos. Foram adquiridos pelo Exército Brasileiro, para o Núcleo da Diretoria de Material de Engenharia e representa um avanço significativo no manuseio de explosivos. O objetivo é que o robô estabeleça o primeiro contato com o artefato explosivo, realizando a neutralização do material sem pôr em risco a integridade física de seres humanos.

Tanto o tEODor quanto o Telemax são operados por rádio frequência com alcance de utilização de um quilômetro. A utilização de meios remotos na desativação de artefatos explosivos tem como principal finalidade diminuir a exposição humana a risco de uma detonação. Os robôs já atuaram em grandes eventos, entre eles as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

- Advertisement -

4 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carvalho
Carvalho
2 anos atrás

Um dos melhores livros sobre a participação da FEB na Itália que li chama-se “Quebra-canela”, com o relato da ação do 9º BEC.
Durante a tomada de Monte Castelo, Castelnuovo e Montese, lutaram formando forças tarefas juntos com a infantaria, abrindo “canchas” livres de minas.
Não custa mais do que 10 pila….nos sites de venda de livros usados.

Agnelo
Agnelo
2 anos atrás

Excelente aperfeiçoamento do nosso EB.

Foxtrot
Foxtrot
2 anos atrás

Como anda o desenvolvimento do robô nacional Caipora ?
Alguém saberia informar?
Outra coisa, quando o EB criará uma unidades especializada em desarme de explosivos e demolição com explosivos, aos moldes do EDO norte americano?

pedro antunes
pedro antunes
2 anos atrás

muito intetessante.

Últimas Notícias

Exército Brasileiro testa variante de engenharia do Guarani

Capacidade deve ser implementada em todas as brigadas mecanizadas Os primeiros testes de campo foram iniciados no Arsenal de Guerra...
- Advertisement -
- Advertisement -